Sun abondona projeto SwingX oficialmente

[quote=InsanelyTotalMac][quote=djemacao][quote=InsanelyTotalMac][quote=djemacao]Ai que tá. O MONO não roda 100% .Net, nem aqui, nem na China. Sempre há alterações de bibliotecas que devem ser feitas. Isso irrita, de vez em sempre.
Nem o Swing eu diria ser uma boa alternativa, uma vez que, apesar de maduro, ainda é complexo para se desenvolver fora de uma ferramenta como o NetBeans.
[/quote]

Ai eu discordo ! Se voce tem a mao da para fazer muitas coisas sem o Netbeans… E se voce ainda quiser outras ferramentas ha o Jdeveloper que da um suporte fabuloso a drag and drop para criacao de janelas e o proprio Eclipse tem tambem.

Abraco.[/quote]

Continue discordando e pegue um aplicativo bem grande, faça na mão e depois declare aqui sua experiência. Aliás, claro, também coloque a experiência da equipe e também da empresa que contratou o serviço, todo vão amar a idéia da produtividade.
Agora, o que tem a ver JDeveloper e Eclipse com minha resposta? Apenas disse, e repito, AINDA é complexo para se desenvolver fora de uma ferramenta COMO o NetBeans, OK? Ler faz bem, saber interpretar, melhor ainda.[/quote]

Amigão… Trabalhei em um sistema grande que inclusive tinha integrações com SAP B1 e era feito todo em Swing… A equipe no começo apanhou, mas depois pegou a mão… fizemos tudo em Eclipse sem usar Drag and Drop… o código ficou limpo… e todos conseguiam dar manutenção… Mostrando que experiencia resolve o problema.

Outro sistema grande feito em Swing: http://www.compiere.com/

O que tem haver é que você citou o Netbeans e eu falei que existem outras IDEs que fazem o mesmo trabalho…

Acho que você é meio stresado… só falei que discordava da sua resposta… aceitar críticas também faz bem. :wink:[/quote]
O Compiere é grande e levou tempo pra fazer, nada do dia para noite. Não me refiro a projetos long-time. Me refiro a projetos com prazos pequenos. Outra, já fizemos onde trabalho várias integrações com SAP, mas o Swing ainda assim, era desejado em alguma ferramenta. Nada contra fazer “no braço”, mas fazer uma pequena tela simples usando swing sem uma ferramenta visual mais rápida, pra que? Essa é a questão. Existem “n” tecnologias desktop que são mais produtivas, até na “unha”. Esse é o meu questionamento. Essa história velha do Java de que roda em qualquer sistema operacional não cola.
Então, não sou estressado. Apenas não consigo ver um problema sendo sanado com apenas uma ferramenta, sendo que há uma gama delas :smiley: .

Esse é o objetivo do javafx, abstrait a complexidade do swing. Ao inves de programar com swing direto vc programa em javafx script. Vc ganharia em relacao ao swing um modelo com melhor suporte a ferramentas visuais (WYSIWYG), fundamental para essa area.

Lembrando que o JavaFX usa o Swing, mas parece tem gente que ainda nao se deu conta que Swing e SwingX sao coisas distintas.[/quote]
Exato, o JavaFX usa Swing, mas para desenvolver uma simples telinha, não precisa de todo aquele código do próprio Swing. Aposto muito no JavaFX como substituta para desenvolvimento desktop. Só não sei quanto ao lado Web.

não se trata de drama, se trata de informação, a não ser que o pessoal tenha dramatizado em algum aspecto. É importante saber quando um projeto acaba de ser descontinuado, pois pessoas estão o tempo todo tomando decisões e complementado seus projetos com outros existentes, podendo ser este longo prazo, e no caso de existência de bugs não teria novos releases disponíveis, pelo menos a frequência de releases tende-se a diminuir, agravando uma péssima decisão de projeto e talvez não dê tempo de levantar a âncora.

Quanto ao SwingX destaco o login e o painel de tarefas que achei bastante legal. afinal, como vocês mencionaram espero também ser uma boa notícia para que o pessoal possa prosperar com o JavaFX e não uma desculpa por não poder continuar com o projeto apenas.

[quote=djemacao]Aposto muito no JavaFX como substituta para desenvolvimento desktop. Só não sei quanto ao lado Web.
[/quote]
Não sei dos efeitos colaterais quanto a isto, mas espero que haja foco em algumas premissas para +facilidade, + qualidade, -bugs + satisfação da comunidade.

agora quanto a concorrer com o Flex e Silverlight o que faltaria para o JavaFX atualmente ? O que o JavaFX perde no caso de não possuir um player como o flashplayer instalado no client ?

[quote=djemacao]Esqueci de mencionar que fica evidente que a Sun quer direcionar seus esforços sobre o JavaFX, uma vez que a Adobe já está tomando conta do mercado multimídia online com seu Flash faz tempo. Foi apenas um pequeno empurrão para sair da mera animação bonitinha, exibição de vídeos com tamanho reduzido para pular no colo do desenvolvimento corporativo.
Pra mim, a Sun vai ter que comer muito arroz com feijão para chegar nos pés da Adobe.[/quote]

Bom nada mais natural da parte de Sun não é?!

porém eu acho que javaFX só vai pegar aqui no Brasil pra substituir o Flash quando finalmente as hospedagens forem mais em conta…pq é muito caro por um ambiente pouco robusto :frowning:

Eu ando a brincar seriamente com JavaFX a algum tempo, e acho ele muito bom, realmente acho que construir telas a moda antiga do Swing, já era.

JavaFX é o futuro, e quem não esta gostando disto, é por que ainda não mexeu com o JavaFX e não comprovou a facilidade que é, acho o JavaFX bastante potente, potente o suficiente para dar conta do recado pro que der e vier.

Acho que não é grave eles fecharem um projeto que esta estável para trabalhar melhor naquele virá a substituir.

Boa tarde a todos.

Olha, se a Sun ter que comer muito feijão com arroz, pelo menos a Adobe terá que dividir o seu filézinho que vem comendo a muito tempo com a W3C que vem tentando padronizar o HTML 5 para a maioria dos seus navegadores, e olha que eles estão conseguindo impressionar meio mundo, quando introduziu os objetos “Canvas”, “Audio” e “Video”. Isto significa dizer que os mesmos estão tentando livrar a marcação HTML daqueles famosos plugins de Flash, Codecs de audio e video e muitos outros.

O problema que a W3C (World Wide Web Consortium) vem encontrando nesta padronizão é exatamento o que nosso amigo Sergiotaborda disse abaixo:

[quote=“Sergiotaborda”]
O Swing não é uma alternativa, o Swing é o padrão…
…O ponto é que os programadores não estão habituados a programar interfaces nem componentes, coisa que é vital para UI em Java desktop. O swing não existe para ser usado “puro” ele existe para que os programadores construam os seus componentes em cima dele. Isso é verdade para o .NET também, mas no .NET é possivel vc utilizar o seu form como o “superComponent” em Swing isso não só não é util como não é o padrão.

[/code]

Isto ocorre devido aos diversos fabricantes de Navegadores de Internet que não padronizam um interpretador único para DOM dos seus produtos, e particularmente acho isto um tanto quanto benéfico para a concorrência, porém existem também as desvantagens de se ficar na dependência desse ou daquele plugin, retrocompatibilidade, de framework ou seja lá o que for. Como o próprio Sergio disse, a padronização do Swing nos permite criar nossos próprios componentes e por isso o código Java é aberto, e é exatamente esse o erro nosso, de querer ficar sempre na dependência daquilo que o Sofware tem a nos oferecer.

Um abraço.

Boa tarde a todos.

Olha, se a Sun ter que comer muito feijão com arroz, pelo menos a Adobe terá que dividir o seu filézinho que vem comendo a muito tempo com a W3C que vem tentando padronizar o HTML 5 para a maioria dos seus navegadores, e olha que eles estão conseguindo impressionar meio mundo, quando introduziu os objetos “Canvas”, “Audio” e “Video”. Isto significa dizer que os mesmos estão tentando livrar a marcação HTML daqueles famosos plugins de Flash, Codecs de audio e video e muitos outros.

O problema que a W3C (World Wide Web Consortium) vem encontrando nesta padronizão é exatamento o que nosso amigo Sergiotaborda disse abaixo:

Isto ocorre devido aos diversos fabricantes de Navegadores de Internet que não padronizam um interpretador único para DOM dos seus produtos, e particularmente acho isto um tanto quanto benéfico para a concorrência, porém existem também as desvantagens de se ficar na dependência desse ou daquele plugin, retrocompatibilidade, de framework ou seja lá o que for., e talvez este seja o problema que Sun também vem encontrando para adaptar seus frameworks como JSF, e também o JavaFX. Como o próprio Sergio disse, a padronização do Swing nos permite criar nossos próprios componentes e por isso o código Java é aberto, e é exatamente esse o erro nosso, de querer ficar sempre na dependência daquilo que o Sofware tem a nos oferecer.

Um abraço.

:wink:

Boa tarde.

Povo que não conhece a sua história, está condenada a repeti-la

Micro obsoleto :?: :?: :?:

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/268/computadornovo.jpg/][/URL]

Tecnologia de ponta

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/860/computadorvelho1.jpg/][/URL]