Olá pessoal. Gostaria de obter a impressão de quem já está usando o Struts 2 para desenvolver as suas aplicações. O que existe hoje já é um release final estável? Como está comparado com as versões anteriores (1.2.x)? Vale a pena utilizá-lo? E com relação ao JSF? Grato T+
iktuz, já estou utilizando o Struts2 e estou gostando. Não posso falar de JSF pois não conheço muito, mas com relação a união com o WebWork, eu vejo mais coisas do WebWok do que do Struts.
A maioria dos arquivos utilizados no WebWork foram apenas renomeados, por exemplo:
[quote]WebWork = webwork.properties
Struts2 = struts.properties[/quote]
Tem algumas coisas que melhoram, por exemplo:
:arrow: Integrar o Tiles. Antes para integrar o Tiles com o WebWork havia dois problemas: era um vodoo brabo para funcionar e existia o SiteMesh.
:arrow: No WebWork a validação era feita via XML, agora no Struts2 ela pode ser feita através de anotações. Na verdade no WebWork 2.2.4, esse recurso já estava disponível, mas não era recomendável utilizá-la.
:arrow: Outro fator importante é que já existe um número razoável de documentação disponível no site do Struts2.
Enfim, o Struts2 um beta release e acredito que algumas coisas ainda serão bem melhoradas. Agora, eu não vi muitas novidades.
Beleza Guilherme, valeu pelas dicas. Atualmente estou com o Struts 1.2.x Meu receio é isto se tornar uma salada Os recursos que o Struts incorpora como tiles, validation, resource bundle é essencial no que construímos. Por isso queria saber como estaria a versão 2. Na verdade esperava que estive finalizado. Sabe se é possível alterar o resource pelo usuário sem necessariamente usar o locale do browser? Na verdão 1.2.x não descobri como fazê-lo, se possível.
Em termos de interface mesmo acabei optando pelo Dojo, mas está sendo um pouco traumático porque as coisas mudam muito e o que funcionava antes pára de funcionar nos novos releases. Não fosse isso Dojo ia ser muito bom! Tens usado algum tookit Ajax para as telas? Recomenda olhar alguma coisa?
T+
Não sei. Você notou que a documentação do Struts2 é basicamente a mesma do WebWork (até os exemplos de validação) ? parece que eles ainda terão que adicionar mais conteúdo à documentação.
Também já utilizei o Dojo e tive problemas desse tipo.
Já uso o DWR há um bom tempo e não quero outra coisa. Ultimamente tenho estudado o OpenLaszlo que é muito show para construir interfaces ricas.
Abraço.
Já tinha ouvido falar do OpenLazlo. Acabei de acessar o site do projeto e vendo os demos parece ser muito bom. Sabe da complexidade de uso? Valeu, T+
Já estou brincando com ele há um tempinho e não tive muita dificuldade (graças ao Erko). Aqui no PJ tem um ótimo ambiente de desenvolvimento pronto para sair programando.
Estou migrando uma aplicação para o OpenLaszlo e até agora ele superou as minhas expectativas.
iktuz
Começei a desenvolver em J2EE a pouco tempo. Tive pouco contato com o Struts 1 mas informo que estou achando o 2 mais facil de utilizar.
Pelo que estou percebendo, o código está ficando mais limpo que anteriormente.
A única coisa que pesa é que ainda não tem muitos exemplos e as vezes fico perdido quando tenho que fazer coisas novas.
No mais ele é muito bom.
Qualquer duvida estou a disposição.