Sistema Biblioteca- Modelo entidade - relacionamento

Olá.
Estou começando a criar um projeto java - banco. Antes de tudo tive que fazer o modelo físico.
"Projeto - Sistema para cadastro, leitura de usuários e livros para uma biblioteca. Haverá também a possibilidade de cadastro de funcionários por parte do administrador.
"
Gostaria de saber se há alguma falha no relaciomento abaixo.

:smiley:

Começar do banco de dados é começar procedural. Se você vai fazer em java, porque não começar com os objetos? :wink:

Fiz no jude. Agora falta as regras de negocio.

Em primeiro lugar, você precisa definir qual a modelagem que irá seguir.
Se começar pelo DFD ou DER, implicitamente escolhe procedural, estruturado.
Se quer fazer com java, sugiro começar levantando os requisitos, criando os use cases definitions e, então, o diagrama de classes.
Afinal, o DER nem sempre reflete o diagrama de classes.

Hmm…e onde você acha que as regras de negócio devem estar?

Você criou os objetos…mas pensando nas tabelas. Nota-se isso por vários dos métodos que você criou. Se tivesse pensado nos comportamentos primeiro (ou, se preferir, regras de negócio) saberia que elas deveriam estar nesses objetos.

(procurando links para os posts do site fragmental do pcalcado, em português e não encontrando nada além de páginas da web perdidas ao vento…) :roll:

Bom, procure na internet sobre modelos de domínio no google. Vai ajudar. :wink:

Preocupar-se com o banco de dados é algo bacana, demonstra preocupação com a integridade do mesmo.
Porém, esse cuidado é algo que deve existir quando o banco de dados for o ponto do projeto, o que, neste caso, não é.
A não ser que tudo seja feito através de stored procedures, na chamada POBD - programação orientada a banco de dados.
Explico, você cria todas as lógicas dentro do banco de dados, utilizando cursores, views, functions e stored procedures. Aí, só cria uma interface gráfica do usuário (GUI) que irá interagir com as procedures.