Struts 2.1

A versão 2.1 do Struts2 framework acabou de ser lançada. Essa release tem um upgrade importante, com mudanças e refatorações, reduzindo configurações XML e adicionando plugins de convenções, bem como fornecendo suporte a REST.

Principais diferenças entre as versões 2.0 e 2.1: muitos bugs foram consertados (no Struts e Xwork). Existem agora novos plugins na versão 2.1, como suporte a REST, convenção e templates Java.

Fonte: InfoQ

Eu havia testado o Struts 2.1 há muitos meses atrás, quando ainda estava em Beta. Naquela época, o plugin do REST tinha uma falha básica: falta de suporte para recursos aninhados (“nested resources”). Essa feature parece ainda estar ausente, pela documentação que andei olhando. Encontrei uma gambi na internet, que resolve mais-ou-menos o problema. Mas, sei lá, se REST fosse requisito, não usaria Struts 2.1.

O JavaTemplates é algo praticamente sem documentação (como quase tudo no Struts) que juro que ainda não entendi.

Por outro lado, o suporte a convenção é interessante, parece o que outros frameworks, como o VRaptor, já faziam há anos. Basicamente uma url do tipo “/book/search” mapearia para o método search() da classe BookAction. Fantástico. Quem já programou com Struts 1.x, vai levar um susto agora.

Tendo em base que o Struts é orientado a bugs… tem muuuuita coisa aí a corrigir :). Fiz uns testes com o Struts 2.1 e não gostei não. Uma das coisas mais fuleiras é a dependencia a Freemarker obrigatória, mesmo que eu use tiles + jsp, ou até mesmo velocity.

E concordo com o Leonardo, estão implementado agora o que o Menta e o Vraptor já faz há tempos. Ainda prefiro usar esses dois que Struts ou Spring MVC.

Pô, dizer que um framework é orientado a bugs é um pouco de exagero hein.
Participei de um projeto, tudo bem que de pequeno porte, onde utilizamos struts 2 e nao encontrei bugs não!
funcionou muito bem.

:smiley: cara rss

trabalho em um projeto que usa o Struts 2, to com saudades do JSF, o bixinhu que tem bug esse Struts 2, fora uma coisa que me chateia muito é fazer a mesma coisa de formas diferentes, como apanhei para entender o trampo dos outros e outros dos outros e assim vai, esse projeto é dureza rs

Massssss é mais um framework rsss

hauahaua
realemnte gosto é q nem bunda cada um tem um hauahaua
eu ja axo o JSF uma coisa muito esquisita!!
to trabalhando num projeto usando o Visual JSF do Netbeans (acho q é esse raio de implementação que é um caos) e nao to entendendo bulufas…
to menos produtivo que um gato morto!!!
mas como dissestes é mais um framework hauahaua

Sejamos sinceros, struts 2 é horrivel !!!
Desenvolvi com ele um projeto nas primeiras versões, e vou te falar, o esquema de template dele é péssimo.
Nunca trabalhei com JSF, mas fiz um curso na global code, e posso afirma: JSF é bem melhor.
Mas se for para escolher um framework mvc based action eu fico com VRaptor ou Menta.
Abraços

Não tiro o mérito que o Struts tem de ter ajudado a popularizar o conceito de MVC por aí…
Também não posso dizer que nunca usei… Até pelo fato de ainda utilizar muito (por causa dos clientes).
Mas, depois que conheci o VRaptor, que acho maravilhoso, não consigo utilizar o Struts sem ficar extremamente p… da vida com as “amarras” do framework.

Abraços.

ja uso o Struts 2 já a um bom tempo em meus projetos…não conheço o VRaptor mas to curioso em ver oque ele tem a oferecer…

[quote=rufostec]:smiley: cara rss

trabalho em um projeto que usa o Struts 2, to com saudades do JSF, o bixinhu que tem bug esse Struts 2, fora uma coisa que me chateia muito é fazer a mesma coisa de formas diferentes, como apanhei para entender o trampo dos outros e outros dos outros e assim vai, esse projeto é dureza rs

Massssss é mais um framework rsss[/quote]

Primeiro, que bugs que ele tem? Segundo, se tem tanto bug assim, porque não reporta para os desenvolvedores do framework que eles vão avaliar e se for bug mesmo, eles vão corrigir? Terceiro, porque ao invés de reclamar tanto não conserta vc mesmo o(s) bug(s) e manda o patch pra Apache?

Srs, o Struts é bom e não tem como negar. A versão 1 foi o precursos dos MVC, e até hoje é bom. Mas não tem como negar que há uma série de bugs e pequenas gambiarras.

Eu já abri uma série de tickets lá, alguns corrigidos e outros não. Até mesmo já enviei minhas correções para lá para que os desenvolvedores analisassem e se gostarem, colocar na árvore.

Vc esta falando de qual versão? 1 ou 2? Pois a versão 2 é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito diferente da 1.

O que mais tem de Struts 1 na versão 2 é o nome! :stuck_out_tongue:

O único projeto que fui obrigado a fazer com Struts 2 eu ia de hora em hora vomitar.

no flames rs

[quote=luiz_ross]
Primeiro, que bugs que ele tem? Segundo, se tem tanto bug assim, porque não reporta para os desenvolvedores do framework que eles vão avaliar e se for bug mesmo, eles vão corrigir? Terceiro, porque ao invés de reclamar tanto não conserta vc mesmo o(s) bug(s) e manda o patch pra Apache?[/quote]

Para !!!
Eu corrigir bug ? Se ta de brincadeira, né ? Reportar o bug para o pessoa da apache, tudo bem, agora corrigir fala sério !
Eu tenho prazo, trabalho com o cliente para resolver os problemas dele não do framework que eu escolhi. Problema todos os frameworks isso é normal agora perder tempo para corrigi-lo não dá.

Engraçado que outras pessoas podem perder tempo pra corrigir algo que vc talvez vá usar.

[quote=Luiz Aguiar]O único projeto que fui obrigado a fazer com Struts 2 eu ia de hora em hora vomitar.

no flames rs[/quote]

Porquê?

bugs?
poxa. vcs podiam falar quais sao esses tenebrosos bugs pra ajudar quem gosta de desenvolver em struts 2 a não se deparar com eles ou entao a ajudar a conserta-los.
Afinal este é um grupo de usuarios Java. Temos que nos ajudar. hehehehe

Eu acredito, que, o que não se pode fazer é q por uma questão de gosto, opção ou preguiça de aprender, escrachar um framework sem fundametos.

Continuo em busca dos famigerados bugs do struts2.

PS. Será que não são encontrados “tantos” bugs em outros frameworks devido ao numero limitadissimo de desenvolvedores que o utilizam?

Eu uso Struts 2 e nunca tive problemas. Agora nego vem com papo furado que o fmrk é cheio de bugs e não diz um sequer.

Pessoal…
Como que faz mesmo para reportamos os tais bugs caso encontramos um no struts?