Logo logo vem a licença para usar Java também. Aguardem.
pra que posta então?
-_-
Normal né.
Gastaram uma grana com a Sun e vão querer retorno.
Bom,
A oracle comprou a SUN e vai querer fazer dinheiro com ela… o que me preocupa não é o que ela está fazendo atualmente e sim o quie ela vai fazer futuramente… sei lá… glassfish, máquina virtual java …
E lá vem besteira de novo.
Povo mais exagerado viu.
Povo mais exagerado viu.[/quote]
Só porque a empresa vai querer fazer dinheiro depois de comprar a SUN o pessoal começa a falar essas coisas.
Seria a mesma coisa se a HP comprasse o Microsoft. O WMP ia ser liçenciado, SilverLight, Media Center, MovieMaker, IE, MSN etc…
Povo mais exagerado viu.[/quote]
Não vejo porque não pensar nisso… tá certo que isso é uma coisa que não acontece da noite pro dia… mas vai saber se a Oracle já tem um projeto desse…
[quote=deniswsrosa]Bom… vamos lá:
- Certificação a 600 reais ( enquanto não entra no oracle academy)
- Morte do kenai.
- Solaris pago.
Cara, eu amo a Oracle![/quote]
Falou tudo…
Não sei se ela gastou muito para comprar as coisas… Mas agora ta correndo atrás do prejuíso, prejundicando agente =/
Isso realmente vai ser dureeeeeeeza…
Eita capitalismo!
HUAuahuahu
ta td bem a Oracle tem
direito de licenciar td tem
ms sejam sinceros, se lincencia
o java como o solaris… ops
meio mundo tbm vai quebrar
eu ate sou a favor, mas tem ver
como vai ser essa lincença, se a
empresa nao tiver condiçao de bancar, for
nova no mercado por exemplo?, se ja tiver varios projetos
feitos em java? por ai vai muitos outros
"se" e melhor esperar, cenas dos proximos
capitulos.
Oracle era a pior empresa que poderia comprar a Sun.
A Oracle trabalha com uma filosofia bem diferente.
Muitas das tecnologias ao redor da Sun podem ser afetadas sim.
Ignorante é o cara que acredita que a Oracle só vai fazer essas atuais mudanças. :twisted:
[quote=pedroroxd][quote=deniswsrosa]Bom… vamos lá:
- Certificação a 600 reais ( enquanto não entra no oracle academy)
- Morte do kenai.
- Solaris pago.
Cara, eu amo a Oracle![/quote]
Falou tudo…
Não sei se ela gastou muito para comprar as coisas… Mas agora ta correndo atrás do prejuíso, prejundicando agente =/[/quote]
Pessoal, esse tipo de alarde atrapalha mais do que ajuda, vamos tentar entender o que realmente está acontecendo antes de criar “dramas”…
Certificação 600 reais - A certificação ser 600 reais é relativo… a certificação no site da Prometric sempre foi USD $300 a questão é que a SUN do brasil vende por um preço “adequado” ao mercado, no caso 330 reais. Acredito que o preço continue 330 (faz duas semanas que liguei perguntando e estava com esse preço), mas se não tiver provavelmente a Oracle vai colocar o preço no patamar de mercado emergente (como ela já faz com outras certificações).
Kenai - No caso do Kenai acho acertada a atitude do Oracle, nunca entendi poque a Sun criou o Kenai e não investiu no java.net. No início achei errado, tirei até um projeto que tenho de lá, mas logo retornei quando recebi um e-mail da Oracle pedindo desculpas e pedindo que retornasse e que só encerrariam o projeto para o público quando o java.net tivesse condições de substituir o Kenai plenamente no formato atual. O Kenai então passará a ser um produto oferecido a clientes (provavelmente com aquela infra-estrutura integrada com produtos Oracle).
O Solaris se tornar pago - Tava mais que na hora esse sistema operacional dar dinheiro, a Red Hat tomou o mesmo caminho e deu certo, hoje o Red Hat Enterprise é lucrativo e a distribuição Fedora continua com força. Se a Oracle conseguir alavancar o Solaris vai ser muito bom para o OpenSolaris também pois os dois tiveram a mesma concepção.
Falou tudo. Não adianta nada sustentar um SO que só dá prejuízo. A RH e a Novell fizeram o melhor modelo: uma versão paga pra quem precisa de suporte e estabilidade e uma versão livre e gratuita pra quem quer uma coisa mais dinâmica e com uma maior participação da comunidade.
A Oracle contribui pra Eclipse Foundation, pro PHP, e pra vários softwares livres. Sem falar nos produtos livres dela, como o Berkeley DB.
Acho que tem que cobrar tudo, e o Java não vai ser diferente, vai doer em muita gente, mas vai ser assim.
Fala isso não, que dá até pontada na barriga…
Se cobrar por java, realmente eles vão triplicar a fortuna deles da noite para o dia…
Mas axo que muita gente vai de vez para outras linguagens!
Fala isso não, que dá até pontada na barriga…
Se cobrar por java, realmente eles vão triplicar a fortuna deles da noite para o dia…
Mas axo que muita gente vai de vez para outras linguagens![/quote]
Vai nada, isso pode até impulsionar mais o Java a se mexer e avançar mais rápido, veja o .NET com a Microsoft, todo ano lançando coisa nova e avançando, e é pago, se você fatura com Java, todos devem faturar.
Bom, dificilmente eu posto alguma coisa aqui. Mas vamos lá.
Não vejo nenhum problema também da Oracle começar a cobrar pelo Solaris, porem, não pode deixar o Open Solaris sem o devido suporte. Como foi falado a cima a Red Hat e a Novell cobram, sim eles precisam manter o seu time de desenvolvedores, a Red Hat por exemplo tem no seu time nomes como Linus Torvalds (ô), sim e ele precisa ser pago, Fedora Fedora Fedora, beleza todos só falam do Fedora mas ninguem fala do CentOS que também é o Red Hat Enterprise para a comunidade totalmente estavel para servidores e um ótimo OS e detalhe ele é GRATIS.
E detalhe, a Red Hat ganha sim com o Fedora e com o CentOS são essas distribuições que mais reportam BUGS para eles, assim melhorando a sua distribuição paga, então não vem falar que empresa não ganha nada com isso.
Governo adota modelo open source e software livre;
Empresas adota modelo open source e software livre;
OpenSource e Software Livre são diferentes, não vamos confundir.
Não sejamos hipocritas, do que adianta falar;
“A eu prefiro softwares pagos” (você prefere ? mas você crackeia o mesmo, e não fale que você não faz isso porque vai esta mentindo, tudo que roda no seu belissimo windows é original ? cof cof cof tá bom, vou na casa do papai noel)
“A que a comunidade se exploda” (Não, a comunidade ajuda muito você, em forums, em chats, olha o SF aí gente,freenode).
Photoshop vs Gimp (hum)
Photoshop vs Inkscape
Photoshop, Adobe Effects (ou sei la) vs Blender
Photoshop 0 vs 10 Comunidade
O java ser pago ? Pessoal sinceramente eu acho que isso vai ser dificil, vamos lá. LP a anos no mercado, tem tanto codigo java espalhado por aí que aff maria, nos orgão publicos principalmente eu acho que a onde eles podem ganhar com java é nas certificações, cursos.
A minha opinão sobre isso é que a Oracle que fazer mais ainda o nome dela em cima do Java, mas nem pra isso ela precisa “cobrar” pelo o Java.
Sem mais.
Pessoal,
Isso é apenas uma especulação, não é notícia oficial.
Olha o que o representante da Oracle postou na lista dos JugLeaders:
[quote]Like yourselves, I only know what I’ve read in the press or on Twitter - and we all know how reliable those sources can be (often not very).
There are still many, many issues to work out in this integration so I encourage everyone to be patient until we get official confirmation of future directions.[/quote]
Só nos resta esperar a notícia oficial…
[quote=knowledgebr]
Vai nada, isso pode até impulsionar mais o Java a se mexer e avançar mais rápido, veja o .NET com a Microsoft, todo ano lançando coisa nova e avançando, e é pago, se você fatura com Java, todos devem faturar.[/quote]
O .NET nunca foi pago. O Visual Studio, sim. O .NET evolui justamente por ter um modelo aberto.