[quote=Kenobi][quote=paulohrl]Minha opinião é de que o pessoal exagera nessa questão de Open Source.
Quantos aqui trabalham única e exclusivamente produzindo software livre?
Pense se você for abrir uma empresa, para desenvolver software, você iria adotar o modelo Open Source, ou você iria querer ser remunerado pelo seu trabalho?
A comparação feita entre o Photoshop e o GIMP foi muito feliz… O GIMP depende da boa vontade da “comunidade” melhorar ele, enquanto o Photoshop, por ser pago, e bem pago, conta com um “time” 100% dedicado ao seu desenvolvimento, e pelo alto valor do software, nota-se que se torna possível investir em um time de alta capacidade.
O Open Source é bonito, mas não sejamos hipócritas… as empresas, por mais que elaborem lindas missões para colocarem em seus sites, no geral tem UMA grande missão: obter lucro, remunerar seus colaboradores e render dividendos aos acionistas… Se a empresa não estiver fazendo isso, ela simplesmente é fechada.
Concordo que o Open Source pode ser rentável em alguns formatos, mas a sociedade como existe hoje, ainda não remunera e nem reconhece o Open Source como faz com o Software proprietário. [/quote]
Amigo, a comparação com o Gimp não era para desmerecer as contribuições e sim para chegar exatamente ao fato, de uma empresa visar o lucro e manter focada os investimentos numa excelente equipe.
Talvez o Gimp tenha até colaboradores Adobe, vai saber ? A idéia era evidenciar que o software “pago” não é ruim, especialmente à nós desenvolvedores, onde teríamos a chance de salários mais altos. [/quote]
Amigo
Eu também não quis desmerecer em nada o GIMP, que faz um ótimo trabalho, mas concordo que não é páreo para o Photoshop CS4.
Obviamente há ótimos softwares, tanto proprietários como Open Source… O que não acho válido é a “comunidade” se achar no direito de cobrar que uma empresa (com fins lucrativos) mantenha seu produto Open Source, ou gratuito ou seja la o que for.