Eu particularmente estudei pelo livro do Sommerville… por conselho de um professor da faculdade. Acha que valeu a compra?
Eu gostei do livro… nossa… entrei no segundo ano com uma visão e saí dele com uma totalmente diferente… sei o livro de ponta a ponta praticamente.
[quote=pcalcado]
Mas o conselho de sempre: não acredite em nada que ouvir na faculdade sobre processos de software[/quote]
… tirando as aulas do Vinícius, da ImproveIt
[quote=dedejava]Eu particularmente estudei pelo livro do Sommerville… por conselho de um professor da faculdade. Acha que valeu a compra?
Eu gostei do livro… nossa… entrei no segundo ano com uma visão e saí dele com uma totalmente diferente… sei o livro de ponta a ponta praticamente.[/quote]
Eu não confiaria muito no que ensinam sobre engenharia de software nas faculdades. Eu estudei numa universidade federal onde o professor comparava eXtreme Programming com code-and-fix. Nisso já dá pra ver o nível…
Alguem poderia citar consultorias 3 letrinhas ?
Vejo que a maioria aqui não gosta muito da ideia de PJ ? Ou não gostam de consultorias 3 letrinhas ? rs…
Nao tenho muita experiencia em PJ, alias, nada, sempre fui CLT.
mas vira e mexe, consultorias me ligam com proposta na faixa dos R$ 30,00 / R$ 35,00 a hora para JAVA… o que da muito mais do que eu ganho como CLT…
[quote=seiya]Alguem poderia citar consultorias 3 letrinhas ?
Vejo que a maioria aqui não gosta muito da ideia de PJ ? Ou não gostam de consultorias 3 letrinhas ? rs…
mas vira e mexe, consultorias me ligam com proposta na faixa dos R$ 30,00 / R$ 35,00 a hora para JAVA… o que da muito mais do que eu ganho como CLT…[/quote]
Ao menos Accenture e Tata, que são as empresas que estão sendo citadas, nada tem a ver com PJ. As contratações nessa empresa em sua maioria são CLT.
Quanto a gostar ou não de PJ. Procure no forum que já foram feitas 1000 discussões a respeito disso. Não vamos começar mais uma nesse tópico, pois elas sempre acabam mal.
[]'s
[quote=lavh][quote=seiya]Alguem poderia citar consultorias 3 letrinhas ?
mas vira e mexe, consultorias me ligam com proposta na faixa dos R$ 30,00 / R$ 35,00 a hora para JAVA… o que da muito mais do que eu ganho como CLT…[/quote]
Ao menos Accenture e Tata, que são as empresas que estão sendo citadas, nada tem a ver com PJ. As contratações nessa empresa em sua maioria são CLT.
Quanto a gostar ou não de PJ. Procure no forum que já foram feitas 1000 discussões a respeito disso. Não vamos começar mais uma nesse tópico, pois elas sempre acabam mal.
[]'s[/quote]
I got it.
Sobre o tema, a 1 ano atráz o que eu escutava era que a TATA pagava mais do que a Accenture, e este seria o unico ponto positivo da empresa.
Já trabalhei com indianos, e digo… é zoado d+
Até agora vcs não falaram claramente as vantagens e desvantagens de se trabalhar la. Recebi uma proposta e gostaria de saber se a Tata é uma boa empresa, pois se for como a Accenture, to fora.
Bom, acho que o Shoes já falou tudo … Realmente, empresas 3 letrinhas dá não sô :-).
Um dos moderadores do GUJ trabalha (ou trabalhava) lá. Vamos ver se ele da sinal de vida
Engraçado que eu fiz o caminho reverso e, por enquanto (3 semana on-going) está tudo bem. Sai de uma consultoria pequena por falta de projetos desafiadores, neguei a proposta de uma empresa de produtos (por $$) e vim para uma “3 letrinhas”, na verdade “9 letrinhas”…
Eu acho que toda experiencia é valida.
O tempo que estive na TCS tive oportunidade de conhecer muitas pessoas e aumentar a rede de contatos, para mim esse foi o maior beneficio.
Quanto a parte de desenvolvimento, muitas pessoas não sabem nem os conceitos de OOP, mas há também excelentes profissionais.
Em todos os projetos que participei a pressão foi muito grande, quando se falava em atraso no cronograma … não quero nem lembrar … (trabalho até mais tarde, madrugadas), pelo que estou vendo, esse é o verdadeiro mal das empresas de 3 letrinhas.
Outro ponto é a documentação, pelo fato de possuir o CMMI, você tinha que seguir todo um processo que incluía milhares de documentos, era um saco preencher todos aqueles templates, muitos não tinham sentido algum, você era obrigado a preencher só para falar que tem.
[quote=rap]Eu acho que toda experiencia é valida.
O tempo que estive na TCS tive oportunidade de conhecer muitas pessoas e aumentar a rede de contatos, para mim esse foi o maior beneficio.
Quanto a parte de desenvolvimento, muitas pessoas não sabem nem os conceitos de OOP, mas há também excelentes profissionais.
Em todos os projetos que participei a pressão foi muito grande, quando se falava em atraso no cronograma … não quero nem lembrar … (trabalho até mais tarde, madrugadas), pelo que estou vendo, esse é o verdadeiro mal das empresas de 3 letrinhas.
Outro ponto é a documentação, pelo fato de possuir o CMMI, você tinha que seguir todo um processo que incluía milhares de documentos, era um saco preencher todos aqueles templates, muitos não tinham sentido algum, você era obrigado a preencher só para falar que tem.
[/quote]
Então pelo o que vc falou é uma m**** trabalhar la.
[quote=pcalcado]Waterfall é um grande mal entendido. Empresas que fazem waterfall estão ignorando décadas de evolução da indústria (e depois vivem dizendo que não possuímos maturidade…). Existem muitas referências, comece pela wikipedia :http://en.wikipedia.org/wiki/Waterfall_model#Arguments_for_the_waterfall_model
Mas o conselho de sempre: não acredite em nada que ouvir na faculdade sobre processos de software[/quote]
Shoes, estou fazendo faculdade, ainda não trabalho com java mas estou estudando para isto. Na Disciplina de Engenharia de Software estou aprendendo um pouco sobre BPMN. Gostaria de saber se este tipo de modelagem é realmente utilizado em grandes projetos ou não?
Sem querer desvirtuar o tópico.
[quote=thiagotn]
Shoes, estou fazendo faculdade, ainda não trabalho com java mas estou estudando para isto. Na Disciplina de Engenharia de Software estou aprendendo um pouco sobre BPMN. Gostaria de saber se este tipo de modelagem é realmente utilizado em grandes projetos ou não?
Sem querer desvirtuar o tópico. [/quote]
Não, elo menos não em engenharia de software. BPM é uma modelagem de processo. Ele possui mapeamento direto para algumas tecnologias como SOA e CBD mas isso é algo que eu duvido muito que deva ser ensinado num primeiro contato com engenharia de software. Muitos projetos grandes usam BPM BPEL e sua turma mas isso serve para criar um modelo executável de processo, não para modelar software.
Acredito que uma coisa que é mal utilizada nessas consultorias grandes é a forma como eles pregam o “Plano de Carreira” e suas contratações.
1º - Quem é o R.H. pra decidir que sabe ou não programar !! Ja fui numa dinâmica de grupo de uma consultoria grande com nome de banda emo, e eles fizeram a seleção toda de acordo com akelas brincadeirinhas bobas de R.H., onde nenhum conhecimento técnico foi avaliado.
2º - Pendurado nesse agravante, vem o “Plano de Carreira”. Ou seja, aquele cara que entrou pq sabia se exibir, e não conhecia nada de programação bem como não tinha a menor aptidão pra isso, eh OBRIGADO a subir de cargo em 6 meses ou 1 ano (depende da empresa), não sendo levada em conta sua performance.
Resultados: analistas de sistemas que não conseguem modelar um sistema de pizzaria, ou programadores senior que fazem cada absurdo que nem dá pra comentar.
Por isso que sistemas de consultorias grandes são muitas vezes fracassados (e muito mais caros aliás). Por isso que se algum dia eu fosse um contratador, nunca pediria pra uma consultoria dessas fazer um sistema pra minha empresa.
Dinâmica de grupo é a prática equivalente em RH ao waterfall em TI… o “cliente” aceita pagar o mico esperando que saia alguma coisa boa no final, e o “fornecedor” finge que funciona p/ parecer que está fazendo alguma coisa de útil… :roll:
Sinceramente trabalhei lá 1 ano e meio, os projetos em que mexi foram bons para eu ir aprendendo mais, gostei de ter trabalhado lá, não tenho o que reclamar
se gostava tanto pq saiu?
se gostava tanto pq saiu?[/quote]
Pq moro em São Caetano e a TCS está em Tamboré, acordar todo dia 05:00 para chegar em casa as 20:00 estava mto ruim, tanto que tive q trancar a facul esse ano pq quase estava estourando em faltas… faz hoje 1 semana que pedi minha demissão, mas o motivo era msm distância…
se gostava tanto pq saiu?[/quote]
Pq moro em São Caetano e a TCS está em Tamboré, acordar todo dia 05:00 para chegar em casa as 20:00 estava mto ruim, tanto que tive q trancar a facul esse ano pq quase estava estourando em faltas… faz hoje 1 semana que pedi minha demissão, mas o motivo era msm distância…[/quote]
entendo…
fiz hj a entrevista la…me pareceu ser legal o lugar, mas não rola pq eles pedem experiência em EJB.