SOA - Carreira, por onde seguir?

Olá amigos GUJeiros =]

Queria abrir aqui uma discussão sobre rumos a se tomar em uma carreira de SOA. Possuo um professor que é arquiteto de aplicação na TIM, e me interessei pelo assunto desde que ele fez uma palestra apresentando um overview sobre o assunto.

Pretendo fazer o meu TCC baseado nisso, e gostei tanto que meu foco é me tornar um arquiteto SOA. É um caminho muito longo, tenho 21 anos e entrei este ano na área de desenvolvimento. Creio que precisarei de pelo menos 6, 7 anos para alcançar o meu objetivo.

Mas queria saber, por onde começar? Quais cursos e quais escolas procurar? Quais certificações devo priorizar?

Andei pesquisando sobre cursos e encontrei a SOA Expert em um dos posts daqui do fórum. Alguém realizou cursos lá para me dar alguma referência?

Meu plano até aqui é o seguinte:

[list]Realizar alguns cursos na Caelum de EJB e Web Services, e aprimorar bastante esses conhecimentos.[/list]
[list]Trabalhar algum tempo na área de desenvolvimento utilizando estas tecnologias.[/list]
[list]Realizar cursos de SOA (posso até fazer na SOAExpert), aprendendo ferramentas de ESB e BPM[/list]

Andei pesquisando também e vi 2 cursos de MBA voltados para SOA na FIAP. Um de desenvolvimento e outro de Engenharia de Software Orientado a Serviços.

Acham que um MBA pode agregar mais do que cursos técnicos?

Enfim, comentem e me dêem opiniões, ainda sou novo e acho que posso pegar muitas idéias boas aqui de vocês =]

Obrigado e um ótimo final de ano à todos

PS: link dos cursos de MBA da FIAP
http://www.fiap.com.br/portal/Cursos-de-MBA-MBA-em-Desenvolvimento-de-Aplicacoes-Java-SOA---/D1350/
http://www.fiap.com.br/portal/Cursos-de-MBA-MBA-em-Engenharia-de-Software-Orientada-para-Servicos-SOA/D1332/

Acredito que quanto conhecimento você agregar certamente será melhor para você.
Sobre seus planos estão bom.
Acredito que você fazendo o que gosta, fará de você um ótimo profissional.
Sucesso.

eu já trabalhei na tim e o pessoal manda muito bem em SOA lá

o arquiteto lá que você se refere é o Guilherme?

Não esqueça também da parte teórica… o Thomas Erl escreveu uma série de livros focados nesse assunto, que abordam bem a parte teórica.

Quanto à parte prática, você pode começar por web services tradicionais e REST. Uma vez entendidos esses conceitos, passe para o ferramental.

Ah, e o mais essencial: trabalhe numa empresa que use SOA. Só assim para pegar esse conteúdo no tempo que você está querendo.

[]´s

Acreditoque existam boas oportunidades de consultoria para empresas que tem problema usando SOA. Mas carreira com SOA? Daqui dois anos já deu lugar pra outra coisa.

O que seria a outra coisa?

O que seria a outra coisa?[/quote]
Creio que ele se refere a uma coisa nova que alguém vai inventar e deixar as tecnologias atuais obsoletas…

Realmente isso vai acontecer, mas acho que vai demorar um pouco mais, talvez uns 20 anos…

Dá uma olhada na pós de SOA do IBTA
Eu estudei lá e gostei muito dos professores, pelo menos os que deram aula em campinas eram muitos bons.
http://www.veris.com.br/pages.php?recid=25&id=79

O que seria a outra coisa?[/quote]

Como não sou vidente vou me restringir a analisar o presente. O problema que SOA pretendia resolver da maneira mais complicada (e com menor interoperabilidade) já foi resolvido com tecnologias que são bastante comuns hoje em dia, como HTML, JSON, links, microformats, RDF, e integrações não mais requerem ferramentas complicadas nem consultores SOA especializados.

Isso eu ouço já fazem uns… 5 anos

mas logo logo dará lugar para outra coisa […]

.

[quote=Leozin]eu já trabalhei na tim e o pessoal manda muito bem em SOA lá

o arquiteto lá que você se refere é o Guilherme?[/quote]

Não, é o Érico.

asaudate, poderia me fornecer o nome dos livros do Thomas Erl?

E quanto aos cursos, ainda acham que vale mais a pena realizar treinamentos do que uma especialização (MBA, que de MBA não tem nada :roll: )

[quote=Leonardo Gaona][quote=Leozin]eu já trabalhei na tim e o pessoal manda muito bem em SOA lá

Não, é o Érico.

E quanto aos cursos, ainda acham que vale mais a pena realizar treinamentos do que uma especialização (MBA, que de MBA não tem nada :roll: )[/quote]

Se eu começar a digitar, não paro mais (são muitos!).

Dê uma olhada neste site: http://www.soabooks.com/.

Ah, os livros estão disponíveis em português, também.

[]´s

[quote=asaudate][quote=Leonardo Gaona][quote=Leozin]eu já trabalhei na tim e o pessoal manda muito bem em SOA lá

Não, é o Érico.

E quanto aos cursos, ainda acham que vale mais a pena realizar treinamentos do que uma especialização (MBA, que de MBA não tem nada :roll: )[/quote]

[]´s[/quote]

1 - Muito legal os livros
2 - As certificações deste Site são reconhecidos? http://www.soaschool.com/
3 - WTF. Como ele escreveu tantos livros assim?

Olá Leonardo, que bacana ouvir que optou em seguir pela carreira SOA :slight_smile:

Quanto à SOA|EXPERT, não sem se tem Gujeiros que fizeram o curso comigo, mas você pode marcar de ir conhecer nosso material, assistir à uma aula e ver se gosta na prática.

PS: Se tiver twitter, dá uma busca com a hashtag #soaexpert, tem muito comentário que pode lhe ser útil dos próprios alunos !

Bom, o que me motivou montar a empresa foi essa sensação que levava muito tempo para aprender, dominar todos os aspectos desde modelagem a técnicos, passando por patterns de integração, estilos arquiteturais (Clássico e Restful - JSON, RDF, OAuth…) e as artimanhas dos produtos.

Quando iniciei minha jornada de aprendizado, foram milhares de livros, muitas horas lendo documentação de produtos e claro, erros na prática que você vai superando com os anos de estrada.

A idéia é passar todo o conhecimento que levei anos pra construir, de uma maneira fácil de assimilar.

Consegui reunir todo esse conhecimento em 3 módulos, que é nossa Formação Consultor SOA, em detalhes nesse link - http://www.soaexpert.com.br/cursos/fsoa

PS: Ainda não tem no site, mas vou linkar lá na home.

Com 116h de treinamento, aproximadamente 2 meses de curso ( quase o tempo total de alguns MBAs que andei vendo), você conseguirá sair com uma boa visão de modelagem e implementação, fazendo todo o ciclo.

Isso resultaria em alguns anos de estudo e toneladas de livros. Cobrimos toda a bibliografia do Thomas Erl e ainda avançamos para outras abordagens como Restful - Roy Fielding, Leonard Richardson e Sam Ruby, com exercícios práticos parecidos com o livro do Jim Webber e Ian Robson, além de patterns de integração, linguagens como Xquery (feito na mão com compilador em C), diferentes produtos desde Oracle SOA Suíte 11g (líder do mercado pela Gartner) a produtos Open Source - Mule, Apache Camel e por aí vai.

Também gosto de explorar outras linguagens de programação, dependendo da sala de aula, podemos fazer exercícios em Ruby, Clojure, Scala, Python etc.

Importante que além de toda a teoria, temos muitos laboratórios, slides explicativos e dinâmicas em grupo.

Não vou mais fazer propaganda, vale mais à pena você marcar um dia e acompanhar uma aula com os alunos :-).

Um abraço,

Kenobi

PS: Com o curso + experiência prática, em 1 ano você está no trilho :slight_smile:
PS2: Encaminhamos nossos alunos ao mercado de SOA 8)

[quote=Lucas Emanuel][quote=asaudate][quote=Leonardo Gaona][quote=Leozin]eu já trabalhei na tim e o pessoal manda muito bem em SOA lá

Não, é o Érico.

[]´s[/quote]

1 - Muito legal os livros
2 - As certificações deste Site são reconhecidos? http://www.soaschool.com/
3 - WTF. Como ele escreveu tantos livros assim?[/quote]

1 - Também acho!
2- Não sei te dizer. Eu tenho uma, mas não acho que ela tenha feito tanta diferença na minha carreira (fez bastante diferença no meu conhecimento :slight_smile: ).
3- Ele vive disso!

[]´s

Kenobi, muito obrigado pela explicação, vou marcar sim uma visita em breve. Quando for tentar o contato, posso lhe enviar uma MP?

[quote=asaudate]

[]´s[/quote]

Realmente, fiquei perdido em meio a tantos livros, nem sei por qual começar… tenho a impressão de que o primeiro seria o Service-Oriented Architecture:
Concepts, Technology & Design
correto?

Outra dúvida que eu tenho sobre SOA: Ela é muito usada em conjunto com a plataforma Java correto? Junto com EJB e Web Services… mas um arquiteto SOA não precisa de profundos conhecimentos em Java per se, apenas em Web Services (independente de plataforma, apenas como os Web Services funcionam)

Pergunto isso pois ja havia visto um pouco de material sobre SOA com .NET, e vi um dos livros do Thomas Erl que trata disso: “SOA with .NET & Windows Azure”, e fiquei com essa dúvida em mente: “Até que ponto eu preciso focar em Java? Será que um curso de EJB não seria muito proveitoso?”

Devo estar enchendo a paciência já, mas é que estou terminando a faculdade, e embora esteja trabalhando com desenvolvimento atualmente, eu já quero pensar no meu futuro, pra que lado correr. E, querendo ou não, quando a gente sai da faculdade, bate essa caralhada de dúvidas e aquela insegurança básica… por mais que a gente possa pensar em tudo.

Agora estou tentando pegar uma boa base na linguagem Java, inclusive comecei a estudar para a certificação. Mas é seria uma boa planejar os próximos passos

Agradeço a todos que estão contribuindo e respondendo minhas dúvidas e contribuindo com informações! Muito obrigado e um abraço à todos!

mas logo logo dará lugar para outra coisa […][/quote]

Serviços estarão em alta. Mas em 2 anos ninguém mais estará falando em SOA, assim como não falam mais de CORBA.

mas logo logo dará lugar para outra coisa […][/quote]

Serviços estarão em alta. Mas em 2 anos ninguém mais estará falando em SOA, assim como não falam mais de CORBA.[/quote]

#MãeDináFeelings

[quote=Leonardo Gaona]Kenobi, muito obrigado pela explicação, vou marcar sim uma visita em breve. Quando for tentar o contato, posso lhe enviar uma MP?

[quote=asaudate]

[]´s[/quote]

Realmente, fiquei perdido em meio a tantos livros, nem sei por qual começar… tenho a impressão de que o primeiro seria o Service-Oriented Architecture:
Concepts, Technology & Design
correto?

Outra dúvida que eu tenho sobre SOA: Ela é muito usada em conjunto com a plataforma Java correto? Junto com EJB e Web Services… mas um arquiteto SOA não precisa de profundos conhecimentos em Java per se, apenas em Web Services (independente de plataforma, apenas como os Web Services funcionam)

Pergunto isso pois ja havia visto um pouco de material sobre SOA com .NET, e vi um dos livros do Thomas Erl que trata disso: “SOA with .NET & Windows Azure”, e fiquei com essa dúvida em mente: “Até que ponto eu preciso focar em Java? Será que um curso de EJB não seria muito proveitoso?”

Devo estar enchendo a paciência já, mas é que estou terminando a faculdade, e embora esteja trabalhando com desenvolvimento atualmente, eu já quero pensar no meu futuro, pra que lado correr. E, querendo ou não, quando a gente sai da faculdade, bate essa caralhada de dúvidas e aquela insegurança básica… por mais que a gente possa pensar em tudo.

Agora estou tentando pegar uma boa base na linguagem Java, inclusive comecei a estudar para a certificação. Mas é seria uma boa planejar os próximos passos

Agradeço a todos que estão contribuindo e respondendo minhas dúvidas e contribuindo com informações! Muito obrigado e um abraço à todos![/quote]

Imagino que o primeiro livro a ser lido é o Principles of Service Design.

Quanto ao seu questionamento de Java… bom, é fato, a maior parte das vagas são pra Java, mas, que eu saiba, profissionais que sabem lidar com o Biztalk (Microsoft) são muito bem remunerados e assediados pelo mercado. Mas a maioria das vagas SOA requerem conhecimentos de Java, sim, então não se preocupe com outras linguagens (por enquanto).

Quanto à insegurança, é normal, todos sentem a mesma coisa. Mas não se preocupe, normalmente a carreira escolhe você, não o contrário. Isso quer dizer que o direcionamento que você dará à sua carreira vai depender mais das empresas onde você vai trabalhar do que de você mesmo.

[]´s