Já falam menos de SOA do que há 5 anos. Alguns dizem até que SOA já esta morto, querendo dizer que não cresce mais.
Eu só sei que Software-as-a-service é um termo muito menos intimidador que arquitetura orientada a serviços.
Já falam menos de SOA do que há 5 anos. Alguns dizem até que SOA já esta morto, querendo dizer que não cresce mais.
Eu só sei que Software-as-a-service é um termo muito menos intimidador que arquitetura orientada a serviços.
Recomendo os cursos da SOA|EXPERT, eles vão até te ajudar a fazer o teu TCC, com uma biblioteca que deve ter quase toda a literatura publicada sobre o assunto.
O nosso Kenobi aqui (@scaphe / Felipe Oliveira) é um dos mestres brasileiros na área, pode te dar umas dicas melhores que o teu orientador.
[quote=mochuara]Já falam menos de SOA do que há 5 anos. Alguns dizem até que SOA já esta morto, querendo dizer que não cresce mais.
Eu só sei que Software-as-a-service é um termo muito menos intimidador que arquitetura orientada a serviços.[/quote]
Aham. Só pra te informar, a entidade que falou isso voltou atrás no final do ano passado, tá ?
Ola Leonardo Gaona.
Eu faço curso na SOA Experts e lhe garanto que você estará muito bem servido de conhecimento se estudar lá.Digo isso por que além do Felipe Oliveira(@scaphe) ser um ótimo instrutor tecnicamente falando, ele estimula muito bem a sinergia entre os alunos.
Os tópicos abortados vão muito além daquilo que se encontra na apostila e o nível técnico sobe muito a cada aula.
Me adiciona no twitter @sleipni_r que você vai conhecer um pouco do pessoal de lá e do que costumamos falar durante o coffe break.
Abs
Eu trabalho com SOA, mais precisamente com as ferramentas da Oracle (AIA principalmente).
É interessante ver esses “em 2 anos SOA morre” ou “SOA já esta morto” ou “não se fala em SOA como a 5 anos”. Tenho visto e vivido coisas bem diferentes do que esses comentários. De certa forma até gosto disso, o mercado acaba caindo no meu colo (no caso da empresa onde trabalho) e eu me mantenho muito bem
Eu pessoalmente tenho investido nisso e talvez em Março consiga estar em SPO e fazer um curso na SOA Experts para saber como é e em que ponto minha base de conhecimento SOA se encontra, após um ano peleando com o Oracle AIA. Começarei pelo básico SOA Foundation.
Boa sorte nos seus estudos, esta investindo certo e pelos comentário a SOA Experts parece ser uma ótima opção.
[]'s
Olá Leonardo,
Grandes empresas como o BRADESCO, NET SERVIÇOS, CLARO etc estão investindo em software e pessoas para aplicar o conceito de SOA.
Adquirir os conhecimentos necessários para ser um bom profissional SOA utilizando livros não é uma boa idéia por conta do tempo que você vai perder. O mercado não está mais discutindo se vai ou não adotar. SOA é um fato.
Meu conselho: Faça um curso de SOA. Isso vai fazer com que você dê um nitro, igual o do top gear 2 do snes e alcance o restante do pessoal.
Eu recomendo SOAEXPERT. O Felipe Oliveira (kenobi aqui no forum) sabe o que está fazendo. O material dele é de primeira e está todo escrito em português. Não é uma tradução vagabunda. Além disso, ele tem milhares de anos experiência. Durante as aulas ele vai te contar vários casos reais de implantações e problemas que ocorreram, e o mais importante, como estes problemas foram resolvidos. Fora isso, como professor ele é um cara super atencioso com os alunos. Está sempre preucupado se todo mundo conseguiu desenvolver a atividade proposta, não lê os slides, enfim, você vai sair de lá sabendo SOA.
Quando eu comecei a aprender SOA, há mais de 2 anos atrás muita gente falava mesmo que o SOA estava morto. Porém muitas dessas pessoas se retrataram em 2010.
Até porque, por mais que as pessoas falem o contrário, só vemos aumentar a demanda de SOA, e cada vez mais o SOA vai deixando de ser algo de grandes empresas para estar presente em projetos mais próximos das médias e até pequenas empresas.
Conheci os cursos da SOA|Expert após assistir a uma palestra do Felipe no GUJ onde ele punha abaixo o mito de que SOAP é pesado, inútil, ultrapassado, etc…
E conhecendo os cursos da SOA|Expert eles são os que eu recomendo pra qualquer um que se interessa por aprender um pouco mais de arquitetura de software em geral (SOA Fundations), e pra qualquer um que deseja realmente se especializar em SOA. O material é bem feito, com uma linguagem direta e abrangente. As explicações também são completas. Recomendo!
.
Amigos, farei outro mini curso de introdução ao SOA em parceria com a Globalcode dia 18-02. Quem puder ir: http://www.globalcode.com.br/gratuitos/minicursos/minicurso-introducao-a-soa
Abs
Olá,
Atualmente estou cursando pós em Engenharia de Software, e estou pensando em fazer monografia sobre SOA e em seguir a carreira SOA.
Estou querendo adquirir o Self-Study KIT http://soaschool.com/selfstudy/kit1 para iniciar juntamente com o livro http://soabooks.com/psd/
Penso também em certificações oferecidas por eles. Sei que o custo é alto, por isso gostaria de saber se vale o investimento.
É um bom começo?
Felipe…
O cabeção trocou de número para não falar mais comigo?? :lol: :lol: :lol:
Me mande seu novo número por MP eu estava precisando falar com vc, quando tiver um tempo. Eu estou precisando de recursos SOA, derrepente rola uma join-venture…