Selecionando os melhores programadores?

Uma empresa sem reuniões relâmpagos na copa ou em volta da máquina de café não possui o menor futuro, principalmente se for de TI

louds,IMHO acho q uma empresa digital não pode prescindir são de torneios de CS,Quake e Fifa ou quais quer outros meios lúdicos-digamos assim-q possam promover uma maior integração entre seus membros; bem como reuniões regadas a cerveja,coca-cola e pizzas! :wink:

Opa!

eu gerencio os negócios aqui em Cuiabá e redondezas…

Tá, gente, vamos parar com o delírio, por favor :wink:

Uma empresa veramente digital, como disse o Ironlynx, não funcionaria de jeito nenhum, ainda mais uma feita com o pessoal do GUJ, onde todo mundo manda bem tecnicamente, mas passa o dia inteiro de nhaca visitando o fórum :smiley:

Desculpem por me intrometer num tópico tão fora do meu range de conhecimento mas … a melhor entrevista de emprego que eu já fiz o cara, entre outras coisas perguntou:

  1. Qual o último livro que eu já li
  2. O que eu fazia nos finais-de-semana
  3. Hobbies
  4. Se tocava algum instrumento musical

Com esse tipo de pergunta dá para sacar se alguém algum dia vai levar uma arma para o escritório e descarregar o pente na mocinha do café, se a pessoa tem capacidade de resolver problemas (seja qual for a natureza dele), resistir ao stress … etc

IMHO aprender a programar bem muita gente consegue … muita mesmo. Mas ter um funcionário capaz de aprender (e gostar de fazer isso) é impagável.

Sei não… :twisted:

Cara, entrevista boa foi uma que eu fiz a uns anos atras que ela acabou num bar. Você só conhece realmente uma pessoa fora do escritorio, por que as pessoais ainda insistem em tentar fazer assim?

Olá

LIPE

Precisava enviar uma mensagem para reavivar este importante tópico e incluir um link esquecido por todos: http://www.artima.com/wbc/interprog.html

Então encontrei sua mensagem:

Será que foi comigo a entrevista com estas perguntas? Estas são coisas que sempre perguntei.

Avaliar e escolher pessoas para contratação é muito difícil. Primeiro que nem sempre a gente tem tempo para preparar testes razoáveis e decentes. Segundo porque as vezes a diretoria pressiona para contratar logo para se livrar do problema. Todas as pessoas tem qualidades. Algumas mostram tudo no primeiro contato (“quem sabe tudo e diz logo fica sem nada a dizer”), outras vão mostrando devagarzinho e nem chegam a ter tempo de se mostrar todo. Quem escolhe sempre precisa contar com a sorte e esta quase sempre esteve do meu lado quando precisei contratar alguém.

Vamos discutir mais este tema que parece ser sempre bem atual.

[]s
Luca

Em relação à empresa digital seria viável sim ! :smiley:

[]´s

[quote]Com esse tipo de pergunta dá para sacar se alguém algum dia vai levar uma arma para o escritório e descarregar o pente na mocinha do café, se a pessoa tem capacidade de resolver problemas (seja qual for a natureza dele), resistir ao stress … etc
[/quote]
Huhauahuahu…não tinha reparado nisso!Qquer um poderia fazer isso sob muita pressão…viu um dia de fúria?

Eh?Mas quem seria o carcamano da história?(BOSS) Eh complicado delegar as funções de cada um e o q cada um deve fazer…tem q ser um Zidane para distribuir as tarefas e cobrar de geral…

Se o Zidane precisa de tanto $$$…

[]´s

Foi mal pela ignorancia, mas eu nao sei quem eh o Zidane. O Google me diz que ele joga futebol. Bleh. :smiley:

Sobre o post do Luca, faltou mencionar o caso do cara que pega todos os feitos da equipe e joga pra ele. Fica facil descobrir que vc esta falando com um cara desses quando vc pede pra ele te dizer qual o melhor e qual o pior cara com quem ele ja trabalhou, e esperar pelas contradições.

Mas nao sejamos tao negativos… a sugestao do topico aqui é selecionar os melhores, e nao descartar os piores. :wink:

Uma ideia que me ficou tilintando pela minha cabeca esses dias, depois de ter lido em zilhoes de artigos por ai, foi a de que um programador ótimo é pelo menos 10 vezes mais produtivo do que um programador razoável, e eu não consigo imaginar que isso não possa servir também para outras profissões - inclusive a de entrevistador/recrutador. Alguém aí já foi entrevistado por alguem, e a entrevista foi algo absolutamente sensacional, as melhores e mais inteligentes perguntas ja feitas, e por ai vai?

Ae,

Vou contar um pouco de um teste que eu fiz.

Primeiro foi o teste de currículo. Ae blz, passei.

Depois foi o teste escrito. Era para resolver umas questões de JAVA. Questões de marcar, abertas, de lógica, qual é a melhor saída para tal situação, bubble sort, blah blah blah. Ae blz, passei.
Ps.: Pessoas de dentro da empresa me disseram que eu tirei uma das melhores notas.

Depois foi o teste psicológico. Chego lah, com + 12 pessoas para fazer esse teste. A mulher marcou o teste para 8h e chegou as 8h40min. Nos levou para uma sala quente, abafada e com cadeiras desconfortáveis. Chego lah ela pede para todo mundo se apresentar, dizer o nome, o que faz, … Depois ela pede para a gente fazer uma máquina. Uma máquina qualquer. Decidimos que iria ser um carro. Depois ela diz que a gente tem que fingir que é essa peça de carro. (Sentar no chão, colocar a peça direitinho, …)(moh palhaçada).
PS.: Era engraçado a galera fingindo que era um pneu. hHAhUAdhiaud muito engraçado

No outro dia eu ligo: “Oi, gostaria de saber se eu passei no teste.”
“Não, me desculpe, vc não passou!”

O que vcs acham desse teste?
Será que eu sou louco!?!? :?
Existe uma pessoa 100% normal em TI? Vc acha que existe cv?

Porra Cv,não sabe quem eh Zinedine Zidane?(Não,Não e remédio contra câncer…)
Espero q vc não seja daqueles campeões mundiais de Peteca… :lol:

Concordo em partes…ah os criativos(pensam em algo q ninguém pensou ainda),construtivos(codam e produzem feito loucos-geralmente ganham bem-e são escravizados pela empresa)e os q criam e constroem na mesma forma(raros-linus torvalds?) e claro,os parasitários,tem pinta de q sabem,mas enrolam mais do q produzem…

[quote=“New__Radical”]…
O que vcs acham desse teste?
Será que eu sou louco!?!? :?
Existe uma pessoa 100% normal em TI? Vc acha que existe cv?[/quote]

Pera ae! Seu problema foi com o RH! Pesquisas indicam que a maioria dos funcionarios de RH são psicólogos frustrados e/ou incompetentes que usam das entrevistas como forma de testar todas teorias cretinas deles sobre comportamento humano.

Putz, louds / New Radical… a unica conclusao a que eu consigo chegar aqui eh que, antes de tudo, quem tem que testar o RH eh voce: pq se o RH nao funciona pra vc, pode ter certeza que a empresa inteira PASSOU naqueles testes. Eh um bom aviso de que a empresa vai estar lotada daqueles que vc considera idiotas. :wink:

[quote=“cv”]Mas nao sejamos tao negativos… a sugestao do topico aqui é selecionar os melhores, e nao descartar os piores.
[/quote]

Boa, cv, já pode se candidatar a vereador… nota 10 em política, 0 em álgebra booleana…

Bela!! A gente vive nessa paranóia de ser rejeitado, de achar que não é bom o suficiente praquilo, e na verdade a gente nem pensa que muitas das coisas que “dão errado” só iam fazer a gente infeliz.

[]s!!

Existem programadores e desenvolvedores esse é o foco principal para contratação, o entrevistador sabendo diferenciar esse dois tipos de profissionais a chance de acerto aumenta muito.
O programador é mais rápido que o desenvolvedor, mas sua criatividade para resolução de problemas deixa a desejar.

[quote=“rdbj”]Existem programadores e desenvolvedores esse é o foco principal para contratação, o entrevistador sabendo diferenciar esse dois tipos de profissionais a chance de acerto aumenta muito.
O programador é mais rápido que o desenvolvedor, mas sua criatividade para resolução de problemas deixa a desejar.[/quote]

hmm, desconhecia essa divisao…

Marcio Kuchma

[quote=“rdbj”]
Existem programadores e desenvolvedores esse é o foco principal para contratação, o entrevistador sabendo diferenciar esse dois tipos de profissionais a chance de acerto aumenta muito.
O programador é mais rápido que o desenvolvedor, mas sua criatividade para resolução de problemas deixa a desejar.[/quote]

Qual a diferenca? programador eh o cara porco que faz as cosias nas coxa e desenvolvedor eh o que usa patterns corretamente?

Rafael