Selecionando os melhores programadores?

To espantado de ver que não foi muito valorizada a capacidade de aprender do entrevistado.

Já mudei de emprego diversas vezes (ó eu mudando de novo!), e na minha visão existem dois tipos de vaga (por isso é bom que o entrevistador saiba o que ele está procurando):

1- Programador para evoluir um problema em solução - é o cara que vai entrar na empresa para participar do desenvolvimento de um produto que já existe, ou um projeto de longa duração. O candidato precisa conhecer as tecnologias envolvidas e terá que mostrar performance no desenvolvimento.

2 - Programador para resolver problemas desconhecidos - é o cara que vai entrar na empresa para perticipar de projetos não iniciados ou de vários projetos com diferentes domínios, possivelmete utilizando diferentes tecnologias.

Normalmente, a empresa tem uma vaga só, mas precisa preenchê-la com os dois tipos de profissional. Lógico, pq depois que acabar o projeto, ela vai querer manter o cara lá, certo? E daí ele provavelmente vai ter que aprender outra coisa completamente diferente.

Por isso eu acho a capacidade de aprender importantíssima. Lógica de programação, daquela que vc aprende em poucas semans (feijão com arroz, né cv?), vai bem. Mas e a capacidade, o interesse, a iniciativa de aprender novas lógicas??

O Paulo não vai ajudar ninguém a desenvolver em C++ por um simples motivo: ele não quer aprender C++. Se o candidato quer aprender as coisas que ele precisa saber para trabalhar na empresa, ele deveria passar à frente na corrida pela vaga.

[]s!!

Eu já tive que selecionar algumas pessoas para trabalhar comigo no passado, sempre procurei ver o que a pessoa conhece, pelo que se interessa e qual a criatividade dela… até porque eu não me considero uma boa programadora(assim não tenho tecnicas mirabolantes de programação), não lembro de metade dos comandos que preciso usar no dia-a-dia porem nunca deixo um problema sem solução, seja qual for, por isso mesmo sobra para mim os projetos mais sinistros da minha area(depto) ;o) e eu acho otimo.

Os projetos que mais gosto de trabalhar são aqueles que os outros analistas olham torto porque sabem que vai dar MUITO trabalho… não adianta o cara saber TODA a API do Java decor se não tiver criatividade para criar as soluções.

Galera,

To achando essa discussão muito produtiva.
Uma coisa que vale citar é se o perfil do candidato é aderente ao perfil da empresa. Tipo, em várias multinacionais, antes do gerente de TI entrevistar alguem, tem uma serie de entrevistas no RH. E a galera de RH nao tem nada a ver com agente, eles pensam de outra de forma, eu me apavorei quando comecei a participar de varias entrevistas de candidatos para vagas na Oracle. Os caras do RH buscam skills que nao tem muito a ver com informatica, é negócio de louco. E ainda uma vez eu presenciei uma entrevista onde o cara tinha que fazer uma redação. Me espantei quando soube que o RH nao estava interessado no que o candidato escreveu, e sim estava interessado na caligrafia, para achar umas coisas de maluco no perfil da pessoa… comedia neh?
Entao, tem muito nego bom que eu indico para trabalhar na Oracle, mas eles nao passam na entrevista do RH. Tipo, no exemplo da Oracle, o nego tem que ser muito dinamico e proativo, ai o RH atraves de suas tecnicas busca esse skill.
Só para se ter uma idéia, nos ultimos 6 meses eu tive 3 chefes diferentes, depois virei chefe de mim mesmo e me reportava direto para um VP, e agora voltei a ter um gerente… muito doido neh. Entao os nego do RH procuram isso, porque tem gente que nao curte mudança, e nesse dinamismo doido, os nego pira e cai a produtividade…

2 Frases tipica dos gerentes da Oracle quando um novo funcionario entra:
“Voce vai ter um Laptop de ultima gercao,e vai poder levar para onde quiser”. OBA! diz o infeliz, mal sabe que é para ele trabalhar de casa e nos fins de semana.
Outra dahora:
“A unica constante aqui é que haverá mudanças…”
meus dois cents…

PS: Na Microsoft é a mesma coisa doida… (como eu sei disso?!)

Curiosamente, Adriano, isso eh verdade na maioria das grandes empresas: ou voce se vira e corre atras do que vc precisa pra se manter ali dentro, ou vc acaba sendo esquecido num canto ate que ninguem lembre mais de vc e te demita (ou vc nao aguente ficar ali parado e vá procurar outra coisa).

Vi isso acontecer na HP tambem… parece mais uma meritocracia, bem comum em projetos OpenSource, do que uma hierarquia aristoteliana que a gente ve em empresas “familiares”…

Como ja disse em um outro post, o maior diferencial de um profissional é a capacidade de aprender coisas novas. Logicamente haverá situações que você precisará de um kra bom “naquilo” e mais nada.

:arrow: Tive um cenário muito interessante na empresa onde trabalho.
Contratamos um kra para dar manutenção e andamento no projetos em delphi. O Kra até que era bom, mas no primeiro sistema pedi que ele fizesse a implementação de uma Thread, ele nunca tinha visto Thread, e teve uma puta dificuldade de se adaptar. Tivemos que chamar outro kra, que em dois dias resolveu o que o outro não conseguiu em uma semana, e este outro também nunca tinha programado com Threads.

:idea: Acho que a melhor forma de analizar um profissional é solicitar exemplos de projeto que ele ja fez (profissionalmente ou não), selecionar o que melhor se encaixar e jogar uma “bucha” no “colo” dele. Se em uma semana ele não deslanchar busca outro.

:arrow: Geralmente em testes são solicitados conhecimentos que o kra nunca vai precisar…

Humm…

Como testar o cara?
Como escolher o cara?
Que tipo de cara voce precisa?

Cada um respondeu uma pergunta de um jeito…
Entao minha opiniao…

Testes existem milhares de tipos.

  • Aquele de questao aberta e bem filosofica, onde voce pode falar o que voce quiser e se o cara gostar da tua ideia ele te pega. Acho que esse eh ruim pq ele pega alguem que eh parecido com ele no jeito de pensar… (talvez um cara oposto seja melhor pra alavancar as tecnologias usadas na empresa)
  • Questoes especificas de API… meu Deus, voce nao consulta o javadoc em “real time”? Nao usa CTRL+espaco pra completar aquele metodo que voce esqueceu o nome? Entao olha o q vc pede do seu candidato!
  • Questoes de outra vaga… voce quer alguem que programe, desenvolva, arquiteture ou administre? foque as suas perguntas no trabalho do cara necessitado. Escolha aqueles especializados naquilo… nao pergunte de banco de dados pra quem trabalha criando sistemas de suporte com jms…

por fim, adoro conversar com chefes de projeto… eles ficam com uma ideia MUITO boa daquilo que eu sei e de como eu usei… e a carta de recomendacao da ultima empresa detalha cada coisa que fiz com qual tecnologia… alem de dar uma ideia de como voce eh como pessoa (aprende rapido ou nao? gosta de trabalhar ou nao? eh motivado ou nao?)

eu acho que boas referencias sao importantes…

:arrow: Realmente, na maioria dos casos não é o melhor que ganha a vaga e sim quem tem a melhor indicação. Traçar um caminho limpo durante sua carreira as vezes vale muito mais que “quilos de certificados”.

No fundo você é um produto e como todo produto quem tem o melhor marketing vende mais (Você pode até ser dispensado na semana seguinte… Mas até ai…).

Se qualidade e competencia fosse um item predominante, não haveriam tantas consultorias fechando e tantas outras horriveis faturando mais a cada dia… Eu particularmente conheço excelentes profissionais, que sempre foram o #1 onde trabalharam e quando se aventuraram em ter sua própria consultoria, “deram com os burros n`agua”…

Tenho alguma experiência com isso:

  1. Amigos que procuram emprego no ramo de IT
  2. Amigos que conseguiram emprego
  3. Troquei altas idéias com uma head-hunter
  4. Eu mesmo já procurei trampo nas situações 1 e 2

Primeiro: o mercado é cruel. É meio parecido com a idéia do Pans. Faz isso e o cronômetro está rodando. Nem Einstein teria capacidade de aprender jdbc em 30 minutos. Um abraço para quem não está qualificado… Não adianta cara… vc tem que ter um currículo bonitinho (com um monte de certificados e o título de uma faculdade boa, inglês é um bom diferencial…)

Segundo: qualificado … você está empregado. Onde ? Vai depender da viagem do pessoal de RH. Só estes seres conseguem prever com suas bolas de cristal, quem se enquadra no perfil desejado pela empresa.
Saber interagir com pessoas abre um leque de possibilidades ainda maior.

Terceiro: ninguém está procurando cientistas da computação no mercado. O mercado quer gente que resolva o seguinte problema estúpido: Persistir informações … foco em pessoas práticas

é isso.

Tenho algumas perguntinhas… (pode ajudar vocês como entrevistadores, e tirar um peso da minha consciencia, pois por enquanto assumo só o papel de entrevistado)

Um curso superior, ou ao menos estar cursando um, é SEMPRE necessário? Até que ponto pode influenciar?

O cara tem de ser uma máquina que consegue soluções em 20 segundos? (Tipo, eu fico assustado, tenho amigos que conseguem resolver as coisas em php em 1 hora, duas, enquanto eu, muitas vezes, levo duas, três, pra fazer a solução ficar completa.

São avaliados ítens como conhecimentos gerais - especialmente “do negócio da empresa” - , comunicação?

Gustavo Guilherme BacK

Acho q entramos num ponto muito interessante… o que eh avaliado no curriculo?
Muitas empresas ao contratar alguem devem analisar somente a formacao do canditato.Eu acho isso um tremendo desrespeito.

ja trablho com php/mysql ha 2 anos e meio mas veja os cursos que tenho:
Montagem e manutencao de micro e java(que fiz ha alguns anos pra ver se conseguia alguma coisa nessa area). antes fazia uma univesidade que tinha o nome parecido com o da USP. Mandei alguns curriculos e em especial 2 que me chamaram e fiquei muito triste. Teve um que os caras falaram: “Voce esta no 2º ano da USP nao eh”. Qdo eu falei que nao e parecia que a entrevista tinha terminado ali mesmo.
Acredito que as pessoas nao veem coisas no curriculo que sao mais importantes do que simples nomes de faculdades.
Por exemplo voce mesmo lendo isso chegou a se perguntar onde que aprendi o PHP ou Mysql.Acredito que apesar de ser uma linguagem “facil” precisa de vontade para se aprender.
Qdo entrei neste estagio no qual estou ate hoje ja tinha 2 programadores php com curso e tal.Hoje eu e outro estagiario que cuidamos de praticamente todos os projetos que entram na empresa(desde a entrada ate a implantacao).
Agora vc deve estar se perguntando. Pq esse ***** ta falando isso: eu acredito que as empresas nao veem essas pequenas coisas que estao escondidas no curriculo de alguem e qdo veem que a faculdade do cara eh XYZ a nao ser as 10 melhores da info ja descartam o candidato sem mesmo passar por uma entrevista.
Desculpem, mas precisava desabafar isso com alguem e saber opinioes sobre isso…té mais

Acho legal termos este tipo de discussão aqui… pelo menos o que estão por aqui parecem que tem uma mente mais aberta para entrevistas… :smiley:
Bom… não sei se as pessoas aqui fazem este diferencial tb… mas por exemplo no meu caso… muitas vagas se foram pq tenho cabelo grande.
E ai o que vcs acham ???
Este tipo de comportamento na entrevista pode poupar a empresa de uma dor de cabeça ???
Ou é puro pré-conceito do entrevistador ???
:roll:

fbx,infelizmente muitos dos entrevistadores acham q nome de facul eh tudo,e esquecem o óbvio;q existem excelentes e medíocres seja em facul do governo,seja em particular… :roll:

r_linux,
acho essa parada de olhar para aparência do candidato bullshit!Tem um amigo meu q tem aparência á la Iggy Pop,e faz estágio na globo.com.Aliás,ele falou q lá todo mundo eh assim…ele tah fazendo o novo site do Big Brother,e todos vão trabalhar desgrenhados,ás vezes de bermuda…o chefe dele diz:“Tô andando para como se veste e tal,eu quero eh o serviço pronto!” Taí,concordo com esse cara… :wink:

Ironlynx,
As empresas que trabalhei eram assim… teve uma que eu trabalhei… que o dono… quando vinha os caras da Intel… ou uma outra… todos engravatados e tal… ele apontava para mim e dizia… “Não quero pessoas certificadas ou arrumadinhas, quero pessoas que resolvam os problemas.”, hehehe, isso eu acava legal :slight_smile:
Mas muitas das empresas que fui, vc sentia que havia o preconceito… na empresa que estou hj, o gerente de TI vai de AllStar :slight_smile:
:lol:

r_linux,
pena q empresas assim são poucas…vamos juntar uma galera fera do forum(Bani,Cv,Daniel,Louds,Paulo…) e fazer a nossa q tal? :smiley:
Cada um trabalha em casa,nos reunimos diariamente para discutir os progressos…huaahauah q viagem…Mas garanto q seria uma empresa com excelente material humano e competência,isso seria!

set delirio mode=“off”

Hahaha… não é uma má idéia… que ai do grupo tem melhor noção de Administração ??? Quem no Financeiro ??? Quem em vendas, negocios ???
:lol:

[quote=“r_linux”]Hahaha… não é uma má idéia… que ai do grupo tem melhor noção de Administração ??? Quem no Financeiro ??? Quem em vendas, negocios ???
:lol:[/quote]

Bom, entre os citados pelo Ironlynx, quem perdeu 4 anos da vida estudando para ganhar um diploma em administração de empresas fui eu… :?
Mas atualmente prefiro focar na área técnica. No máximo uso os conhecimentos para impressionar o entrevistador dizendo que entendo do negócio da empresa e posso traduzí-lo no sistema… hehehehe

Acho que essa parte da empresa podemos resolver com outsourcing…

Então… vamos ou não ??? :lol:

Claro!
Vamos primeiro criar um bom plano de negocios e dar o golpe em alguma agencia estatal de formento e/ou achar algum investidor privado que gosta de fortes emoções.

Feito isso, e meu salario milhonario garantido, vamos lá!

Já pensou?Uma empresa veramente digital?! Nos reunimos on-line,discutimos a parte q cada um implementa on-line,e entregamos via web tb! :smiley:
Só nos reunimos fisicamente para fechar contrato,e pegar a grana! :lol: