Selecionando os melhores programadores?

Rafael,acho q ele está mais comparando a criatividade…embora tb não entendi essa divisão…

Meio estranho se for o lance de “criatividade”…pq assim estariamos considerando que um “programador” eh alguem com pouca ou nenhuma criatividade… o que seria julgar um ser humano pela aparencia.

Nao sei a distincao entre cada, mas “programador eh o cara com menos experiencia que o desenvolvedor” ou “o desenvolvedor agrega mais conhecimenos/tarefas que o programador” me parece algo um pouco mais justo… ( nao que seja a correta ou ideal, claro )

Rafael

Olá

Estou vendo aqui a turma discutir a frase do outro sem que o autor realmente explique o que pensou. Mas vou dar meu depoimento sobre como entendo o termo desenvolvedor:

Antigamente havia uma clara divisão entre analista de sistemas e programador. Os programadores (aqui no Brasil) eram somente mão de obra e mais nada. Todo o sistema era criado por analistas a partir de entrevistas com futuros usuários e para o programador era passado o que precisava ser codificado. De código o analista no máximo escrevia para o programador o pseudo-código do que precisava ser feito na codificação. Ai do programador que criasse alguma coisa.

Depois as funções foram se misturando e começaram a aparecer os analistas-programadores, isto, gente que bolava o sistema e também codificava.

Atualmente um sistema exige muitas funções que são acumuladas por vários integrantes da equipe. Precisa de analistas de vários tipos, conhecedores de base de dados, de programadores, de quem faça testes, gente que faça deployment, etc. Então para mim o melhor termo para englobar todas estas funções é desenvolvedor que engloba funções do analista, programador, QA, deployer, etc. É assim que me apresento há algum tempo.

[]s
Luca

[quote=“Luca”]
Depois as funções foram se misturando e começaram a aparecer os analistas-programadores, isto, gente que bolava o sistema e também codificava.

Atualmente um sistema exige muitas funções que são acumuladas por vários integrantes da equipe. Precisa de analistas de vários tipos, conhecedores de base de dados, de programadores, de quem faça testes, gente que faça deployment, etc. Então para mim o melhor termo para englobar todas estas funções é desenvolvedor que engloba funções do analista, programador, QA, deployer, etc. É assim que me apresento há algum tempo.[/quote]

Exatamente Luca…

Antigamente vinha tudo mastigado pelo analista, o programador sentava e codificava, codificava e codificava…sem parar para analisa se existia soluções melhores para o desenvolvimento (isso acontecia muito com clipper) esse é o programador, hj as empresas ñ querem mais este tipo de profissional, o q elas querem mesmo é um desenvolvedor, é o cara q tem um senso critico e participa ativamente e positivamente do desenvolvimento do projeto, está sempre em uma melhora continua e por dentro das melhores praticas de programação.

Sera que so eu trabalho num lugar onde isso eh o que se diz, mas nao o que se faz? :smiley:

[quote=“cv”]
Sera que so eu trabalho num lugar onde isso eh o que se diz, mas nao o que se faz? :D[/quote]

E onde boas práticas de desenvolvimento são utopia?

Eu ia dizer isso, mas ia soar tao redundante que eu achei melhor ateh deixar de fora da frase. Eu ainda tou pra trabalhar numa empresa onde codigo de qualidade vale mais do que meramente cumprir o prazo. Alias, eu ainda tou pra ver uma empresa aqui no Brasil que desenvolva software de qualidade mesmo. :?

Olá

CV, a noção de qualidade está ligada a noção de conformidade com especificações e adequação às finalidades. Em outras palavras, diz-se que algo passou nos testes de qualidade quando funciona conforme as especificações e é adequado ao cliente.

O que tenho visto de M… (com M maiúsculo mesmo) sendo feita porque está exatamente conforme o pouco que o cliente pagou e completamente adequado ao muito que o cliente encheu o saco.

Bem alto: Vivam os clientes e usuários, que seríamos sem eles.

Psss, bem baixinho…eles são todos uns FDPs.

[]s
Luca

Eu ia dizer isso, mas ia soar tao redundante que eu achei melhor ateh deixar de fora da frase. Eu ainda tou pra trabalhar numa empresa onde codigo de qualidade vale mais do que meramente cumprir o prazo. Alias, eu ainda tou pra ver uma empresa aqui no Brasil que desenvolva software de qualidade mesmo. :?[/quote]

www.getlink.com.br

=]

[quote=“cv”]
Eu ia dizer isso, mas ia soar tao redundante que eu achei melhor ateh deixar de fora da frase. Eu ainda tou pra trabalhar numa empresa onde codigo de qualidade vale mais do que meramente cumprir o prazo. Alias, eu ainda tou pra ver uma empresa aqui no Brasil que desenvolva software de qualidade mesmo. :?[/quote]

Ontem mesmo um pessoal dando manutenção em um projeto “ue, mas nós tinhamos implementado isso isso e isso, arrumado isso, isso e isso”. Ok, cade os testes de regreção? cade o SCM para acharmos quando ocorreu a regreção? cade os testes unitarios que deveriam ter tocado o alarme quando os bugs voltaram? A documentação/modelagem foi feita para ser usada ou mostrar serviço?

Valeu pelas dicas pessoal!
Amanha vou pra entrevista preparado!
:smiley:

[quote=Nielsen Teixeira]Valeu pelas dicas pessoal!
Amanha vou pra entrevista preparado!
:smiley: [/quote]

Vê se não sujou o teclado de poeira aí meu filho, a última mensagem desse post foi em 2004 :stuck_out_tongue:

Ai eu te pergunto colega:
O conteudo escrito acima mudou, foi sobrescrito, ou o tópico foi apagado???

Nossa, o povo resurgiu tópico das cinzas.

Verificar se o profissional se adaptar a exigência da vaga (ex: se a vaga exige conhecimentos sólidos e bons de swing e se o candidato apresenta esses conhecimentos, via projetos passados ou via um teste). Deve-se então o candidato apresenta todos requirimentos ou quase todos.

Algumas perguntas sobre sua vida pessoal pode revelar um pouco de sua personalidade.

Esboçe uma situação onde fique claro para o candidato que ele não tenha o conhecimento para resolvé-la e pergunte a essa pessoa que medidas ela irá tomar para conseguir resolver essa situação.

Apresente um pouco das políticas da empresa (ou do ambiente de trabalho) e pergunte o que ela acha e o que deve ser feito para melhorar essas políticas e o ambiente de trabalho (isso poderá revelar alguns traços de personalidade).

É importante entender o perfil da pessoa, se ele é daqueles que aceita tudo mastigado sem questionar e irá fazer tudo sem pensar, sem análise crítica ou senso crítico ou se é uma pessoa com vontade de projeção, querendo aprender, inovar e procurar melhorar e questionar processos.