SCJP 6.0, passei com 98%!

Boa tarde galera,

Após longos dias de estudo e sacrifício hoje fiz a prova para a SCJP 6.0, e é com prazer que digo que PASSEI!!

Pra não perder o costume do GUJ, deixa eu contar como foi minha preparação…

Tem algum tempo que decidi tirar a SCJP, e então, a ± 1~2 meses atrás comecei a estudar. Li o livro SCJP: Certificação Sun para Programador Java 5 - Guia de Estudo e para cada cap. já fazia os exercícios e ia anotando os resultados para uma futura comparação. Feito isso, após acabar o livro, refiz todos os exercícios, em alguns minhas notas melhoraram, em outros, abaixaram. A média era de 85~100%.

Então foi a hora de começar os mocks, mas além dos mocks, teve algo muito importante também, estar no GUJ junto com o pessoal vendo as dúvidas dos outros, e tirando as minhas e também no javaranch, lá tem bastantes dúvidas, e vendo as dos outros e tentando resolvê-las ajudou bastante!

De mocks eu fiz o Inquistion (2 vezes, 79% na primeira e uns 95% na segunda), 2 Master Exam para SCJP 5 (2 vezes cada), Master Exam para SCJP 6 (2 vezes), fiz um simulado oficial da SUN também, algumas outras questões que sai catando na NET de vários simulados. E então decidi comprar o Whizlabs 6.0, Fiz Os 6 Exames e sua Quiz, tendo média geral de 90-95%. Lembro que após fazer o Inquisition também fiz o Test Killer e ontem, fiz novamente todo o Test Killer. Alguns simulados após acabar eu revisava todas as questões para a ver a nota do mesmo.

Então chegou o momento da prova, no começo recebi um aviso que não poderia sair pra beber aguá ou ir ao banheiro. Blz, tinha acabado de ir, comecei a prova, parecia muito tranquila, mas quando chego na questão 40, começou a apertar a vontade de ir ao banheiro, na 60 eu já não aguentava mais… Decidi ir até o final e perguntar se deixariam eu ir, caso não deixassem voltaria e revisaria a prova rapidão. Para minha sorte, deixaram, voltei mais calmo e revisei toda a prova, quando olhei, ainda faltavam 1h… fiquei pensando se revisava novamente ou não, mas não lembrava de nada que poderia me deixar em dúvida para revisar novamente, então apertei o maledito end.

Fiquei aguardando ansiosamente o resultado, olhei logo o score, para minha felicidade, um 98%, apenas 1 questão errada das 72. No início senti raiva, “poxa, apenas 1 de 100%”, mas depois a alegria tomou conta e o todo o esforço valeu a pena!

Passei 1~2 meses estudando de 4~12 horas por dias. Dia de semana não estudava tanto por causa que trabalho, mas sempre que podia estava no javaranch, chegava a noite e metia a cara. Fim de semana era o dia todo estudando!

É isso, valeu pela ajuda de todos.

Abraços e que venha a SCWCD (essa vai demorar pois as aulas da faculdade vão começar, mas fim do ano eu tiro. :smiley: )

EDIT:
Ah, detalhes da prova:
Foram 10 drag’n drop e apenas 1 questão da 1.6, sobre console.

EDIT2: PASSO A PASSO da certificação

Bom pessoal, como alguns me pediram informações de como me preparei para a prova resolvi fazer logo um passo a passo e colocar aqui, para quem desejar, assim como links de parte do material usado.
Ai vai…

[quote]1 - Li todo o livro, resolvendo os exercícios e anotando os resultados para cada capítulo, colocando meu score, data e tudo mais para uma futura compação. Também fazia resumos por capítulos, pequenos, só de coisas que eu achava importante relembrar no futuro.
2 - Após acabar de ler o livro, refiz todos os exercícios, e vi o que tinha ficado na memória de curto prazo e o que tinha gravado, os resultados foram bons, ao menos para mim :stuck_out_tongue:
3 - Feito isso, teoricamente você já tem conhecimento para tudo, então, já pode começar outros simulados e ir no www.javaranch.com na parte de SCJP, caso saiba inglês. Eu praticamente virei um “moderador” de lá enquanto estava estudando. Fazer isso vai é bom pois você vai aprender com as dúvidas dos outros, e também pode colocar suas dúvidas lá. Caso queira ver como eu realmente fazia lá, procura posts meus lá, Raphael Rabadan, vai no meu profile e pega Recent Posts. Eu fiz isso para algumas pessoas que tinham passado a pouco tempo com notas boas e olhei suas dúvidas, podiam ser minhas também, e se tiraram boas notas, então o nível seria bom.
4 - MOCKS, MOCKS MOCKS, MOCKS. Bom, não sei a ordem exata, mas foi mais ou menos assim: Fiz o Inquisiton uma vez, depois fiz o Master Exam 310-055, depois Master Exam 310-055 Bonus e depois o Master Exam 310-065, Fiz o test killer(não lembro se antes ou depois dos master exams, mas eu recomendo após o Inquisition), depois disso fiz um simulado oficial da sun e uns outros simulados que tinha em txt e power point aqui, por último, deixei o Whizlabs! Detalhe, antes de fazer o Whizlabs, eu refiz todo o Inquisition e os Master Exam, tenha em mente que o tempo para fazer um mock novamente é bom ser de pelo menos 10 dias depois, pq senão as respostas estarão muito recente na cabeça. Bom, após o Whizlabs( Diagnostic Exam, Pratice Exam 1, 2, 3 e 4, Quiz e Final Exam) eu refiz o Test Killer, um dia antes da prova, todas as 220+ questões. Repito, foi fundamental!
5 - Resumindo acima: Inquistion => Master Exams(os 3) => Simulado da Sun => Outros simulados se quiser(não precisa, pelo menos eu acho que não, mas nunca é demais) => Test Killer => Inquistion Novamente => Master Exam novamente(os 3) => Whizlabs(Todos, e só uma vez) => Test Killer
6 - Apenas um OBS, sempre que fazia o simulado eu voltava em todas as questões para ver as explicações dadas pelo pessoal que fez o Exame, tipo Inquistion, Master Exam, Whizlabs
7 - JavaRanch o dia todo, todos os posts que interessam para a certificação :stuck_out_tongue: (Eu conseguia conciliar geralmente com o horário de trabalho, até pq to sem net em casa por enquanto)
8 - Console, NavigableMap e NavigableSet => Procurei no GUJ e Javaranch, não achei nada interessante, Li as API’s, deu pra entender tudo, só console que eu fiquei meio assim na hora, então googlei bastante e achei material, fiz alguns exemplos, de cada caso da API e pronto. O Whizlabs tem exercícios sobre isso, foram bons para cedimentar os conceitos. Ah, também usei o javabeat para SCJP 6, aqui está http://www.javabeat.net/products/cert/scjp-1-6.php
9 - O tempo de estudo foram de 1~2 meses. 3~4 horas durante dia de semana e 8~12 horas fim de semana.

OBS.: Em algum momento após que acabei de ler o livro eu li os tutorias de Generics e o de Collections da Sun. Peguei o link para o de regex mas não cheguei a ler(nem lembro de ter caído regex na prova)

Pronto, fazendo APENAS isso, passa tarnquilamente :stuck_out_tongue:

Bom, é isso, eu tinha a idéia de depois de fazer isso reler o livro novamente e refazer todos os simulados, não o fiz(graças a Deus) porque as aulas da faculdade estavam para começar e então não teria muito tempo para estudar, pra falar a verdade, praticamente nenhum.

Um detalhe curioso é que como eu pensava em reler o livro e refazer tudo, eu encomendei a versão nova do livro, para SCJP 6, paguei até a entrega um pouco mais rápida do Amazon para chegar em 1 semana, mas o livro chegou ontem, 1 dia depois da certificação, ehhehe. Vai ficar de lembrança e vou vender o meu do SCJP 5 =P Por sinal, o livro em inglês tem uma capa muito melhor, vem com o CD, e as ilustrações são melhores.

Seguem os links com os materias:

Mocks e Tutorias: http://rapidshare.com/files/135324954/CompleteMocks.zip
Material especifico para SCJP 6: http://rapidshare.com/files/135324455/SCJP6.zip.html[/quote]

Esforço recompensado.
Meus parabéns, EXCELENTE score.
E não pare, vá em frente!

Abraços.
Higor

h0h0h0h0 picou a prova, rapaz!
Parabéns, MESMO!!!

Sucesso, bom trabalho e bons estudos!

:shock: :shock: :shock:

[size=18]98%![/size]

Parabéns!

Rapaz, eu reli 2x pra poder acreditar que voce tirou 98%.

Eu acho que sem duvida esse e o melhor score do GUJ que ja apareceu.

[]`s

[color=green]Olá.

Excelente Score amigo, parabéns.

As horas de estudos valeram a pena, hein?

Até.[/color]

Ótimo score hein…
Dá para ver que o esforço valeu a pena.

Parabéns !!!

[]s

Caraca meu!

meu score foi de 86% na SCJP 6 e 88% na SCWCD 5…
Horrivel comparado ao seu… :cry:

Parabéns!!!

Vamos montar uma campanha “Batam o recorde do Rabadan!” rsrsrs. Tem que ver as inscrições pra entrar no Guiness, ne não?

Eu vou comprar outro voucher ainda só pra isso, rsrsrs.

[]'s

[quote=Sergio Figueras]Vamos montar uma campanha “Batam o recorde do Rabadan!” rsrsrs. Tem que ver as inscrições pra entrar no Guiness, ne não?

[]'s[/quote]

Como ele acertou 71 das 72 questões, a única forma de bater o recorde dele é gabaritar a prova. Pelo que eu saiba apenas alguns poucos nerds indianos conseguiram isso. :wink:

Opa galera,

Obrigado a todos pelos parabéns!!

Gostei da idéia da campanha, heheheheh :stuck_out_tongue:

Mas então, comecei a juntar material pra SCWCD, quem tiver algo pra contribuir, agradeço :stuck_out_tongue_winking_eye:

Sobre SCJP, quem estiver em busca de tirar o seu e precisar de alguma ajuda, seja de material, mocks, etc. Estarei a disposição :slight_smile:

Ah, como eu comprei o Whizlabs 6.0 e apenas instalei uma vez, tenho uma segunda instalação, fecho a quem quiser pela metade do valor do Whizlabs. (R$40,00)

É isso, abraços a todos.

Primeiramente parabéns!! Foi um excelente score, quase perfeito!

Poxa, eu tava ansioso para ver sua nota hahaha…
Pois em outros posts que colocamos nossas notas, voce disse que tava tirando mais de 90% no whizlabs oO

Pensei:
Se esse cara tirar menos que 80% eu vou é remarcar a minha uheahuea pois provavelmente nao estaria preparado.

Mas enfim, foi uma otima noticia ver seu score!
Dia 25 é minha vez :slight_smile:

Parabens novamente!

[quote=victorwss][quote=Sergio Figueras]Vamos montar uma campanha “Batam o recorde do Rabadan!” rsrsrs. Tem que ver as inscrições pra entrar no Guiness, ne não?

[]'s[/quote]

Como ele acertou 71 das 72 questões, a única forma de bater o recorde dele é gabaritar a prova. Pelo que eu saiba apenas alguns poucos nerds indianos conseguiram isso. :wink: [/quote]

um amigo meu fez 100% na SCBCD5.
so acredito pq vi o resultado… :lol:

Esqueci de perguntar no meu tópico, vou aproveitar esse :slight_smile:
Agora pra chegar aquele diploma mesmo, que é assinado pelo presidente da Sun, é só esperar o correio? Demora muito?

[quote=Metallica]Esqueci de perguntar no meu tópico, vou aproveitar esse :slight_smile:
Agora pra chegar aquele diploma mesmo, que é assinado pelo presidente da Sun, é só esperar o correio? Demora muito?[/quote]

Sei que eles mandam um email para confirmar o endereço, não sei se é apenas para a primeira certificação, para SCJA chegou(demorou umas 2~3 semanas só para chegar esse emai, o certificado mesmo não chegou) e para SCJP até agora nada, então não posso confirmar nada.

[b]Pessoal, só um aviso para os que ainda buscam a certificação, editei meu primeiro post desse tópico com um passo a passo detalhado da preparação. Deixei também links com boa parte do material usado.

É isso, boa sorte a quem está atrás do SCJP. :-)[/b]

• muito bom o material raphael

aproveitando para perguntar:

• a nota minima para passar é 65%?
  • quanto tempo de prova é?

abraços

[quote=aleeebr]- muito bom o material raphael

aproveitando para perguntar:

• a nota minima para passar é 65%?
  • quanto tempo de prova é?

abraços[/quote]
Sim, o mínimo é 65%.
O tempo de prova é 210 minutos (3h30min).

Meus parabéns!
Estou na luta também!
Uma pergunta apenas, já trabalha com java a muito tempo? como era seu conhecimento em java antes de estudar para prova? pergunto isso pois não sei se estou 100% preparado para estudar para certificação.
meus parabéns novamente!

Fala Raphael, fala a verdade! Vc é indiano naturalizado brasileiro, né? :lol:

Brincadeira cara, parabéns.