Salário de programador

Boa noite pessoal

Conheci há poucos dias esse fórum e gostei muito, apesar de não parecer ser muito movimentado. Estudo ciência da computação em uma boa universidade e vou (provavelmente) me formar no final de 2016. Infelizmente, para seguir a ementa do curso, não existe muito desenvolvimento de programas, portanto, não possuo muita desenvoltura em linguagens senão o C.
A minha dúvida é relativamente simples: é possível ganhar bem como programador?

No último mês empenhei muito do meu tempo livre para pesquisar sobre salários: google, youtube, fóruns, sites de contratação (catho) e professores da faculdade. A principal conclusão que pude tirar dessa “pesquisa” foi que existe um abismo entre o salário de um programador inexperiente/ruim e o salário de um programador bom/experiente. Um engenheiro, no final da carreira, nunca vai ganhar menos de R$ 10.000,00. É possível receber isso sendo um programador? Para escolher uma linguagem para me especializar, devo colocar como um parâmetro os salários que encontro para programadores que utilizam essa linguagem?

Olá topoi, primeiramente, bem vindo ao forum!

Bom, em relação a não ser movimentado, antes era muito mais! Infelizmente o fórum está caindo mesmo.

Sobre ganhar mais de 10k no fim de carreira, é bastante relativo. Não é raro, mas também não é fácil. Como você tem uma boa formação acadêmica, ajuda bastante no alcance de salários mais altos, em empresas maiores. É possível ganhar mais facilmente 10k+ em SP e como PJ. Ter uma boa experiência profissional, bom networking e algumas certificações e publicações em blogs/sites/revistas, ajuda muito para ser reconhecido, ser palestrante também.

Linguagem de programação faz diferença sim, Java e .NET são os que tem mais mercado, porém tem muitos outros crescendo por aí, como Android, iOS, Ruby on Rails, Javascript. Dependendo da senioridade é bem pago. Agora linguagens como Delphi, VB e as vezes até PHP já é mais difícil alcançar salários mais altos (acredito eu).

Infelizmente para quem está começando, vejo o mercado difícil para entrar, porém é rápido para crescer e, possui mercado para níveis mais senior, principalmente no exterior.

Bom, esse é meu ponto de vista. Deixo claro que terá muitas outras opiniões de experiencias de outros profissionais.

Primeira recomendação: fique atento aos programas de trainee e estágios que começam com o processo de seleção no segundo semestre, não termine a faculdade sem estágio/emprego.

Em relação ao salário, espere uma evolução entre 3 a 5 vezes um salário de Jr para Sr e um intervalo de tempo para conseguir isso entre 6 e 10 anos. Mas, apesar de ser um salário bom, não se pode esquecer que é um cargo de nível técnico intermediário, então em relativo pouco tempo vai bater no topo. Para conseguir ganhar mais vai ter que se especializar ou ir para cargos mais administrativos. Vai depender também do tipo de empresa que trabalhar.

Certificações, pós, mestrado e doutorado devem ter lugar nas suas considerações futuras.

Pelo amor dos meus filhinhos não saia da faculdade sem fazer um estágio.

Quanto a salário o “fácil” é chegar até uns 5-6k, pra passar dessa barreira tem que se especializar em alguma área e estudar bastante.
TI é uma boa área se você souber oque está fazendo, não igual as reportagens do jornal hoje que “falta mão de obra” porque isso é balela

ipsis litteris de um grande site de recolocação
? O salário médio de um Analista de sistemas sênior no Brasil é R$ 3882,26, e pode chegar a R$ 6420,00.

Não acho que é realistico esperar ganhar o mesmo que uma profissão que lida com vidas, como engenharia e medicina, a não ser claro, se o software que você desenvolve oferece o mesmo tipo de risco.

Isso depende muito da empresa que você está e a equipe…

É muito relativo.

Na empresa que estou e muito fácil ver plenos ganhando 4 mil e plenos recebendo 7 mil,porém depende da experiência e formação e inglês,Senior acima de 8 mil não é difícil.

E têm uns arquitetos na mesma faixa de um gerente de projeto :wink:

Moro em SP.
Não posso falar de outras regiões.

Sou do Rio de Janeiro, RJ.

Aqui no Rio varia demais.
Abaixo para CLT:
Jr (Java e .NET) - R$3.000,00 (aprox.)
Pl (Java e .NET) - R$4.500,00 (aprox.)
Sr (Java e .NET) - R$6.500,00 (aprox.)

PJ vc pode aumentar em 30% cada salário acima.

Agora PHP, Delphi e VB estão cada vez mais escassas às oportunidades. Até é possível achar vagas que pagam bem para essas linguagens, mas é difícil e requer bastante experiência.

Outra coisa, não conclua a faculdade sem fazer estágio!

Cara , linguagem de programação é apenas uma ferramenta mas a maioria não pensa assim , por isso , existe esse abismo de salários .
Na verdade os empregadores querem contratar pessoas em começo de carreira , para pagar pouco , e lucrar muito , não se importam com a qualidade do software.

Logo , com o cenário que vivemos hoje , no Brasil , será dificilmente receber reconhecimento no final de sua carreira por ser programador .
Pelo contrario ,acredito até que será criticado , pois muitos acham que programação é um estagio inicial , e o cara , tem que depois de algum tempo , deixar de desenvolver , e ir para cargos gerenciais .

Amo , programar mas essa é a realidade , acho que o primeiro passo para isso melhorar seria justamente parar com esse negócio de programador java , .net ou z# pois essa divisão não é boa para categoria .

aqui mesmo , no site, se o java estivesse bombando , acho que o site estaria sendo mais movimentado .

E salários médios de 5000,00 é realmente muito pouco para pessoas que precisam estar o tempo todo atualizado .

Com todo respeito a profissão ,só para desabafar , um pedreiro veio aqui em casa fazer um orçamento e cobrou 20.0000,00 por dois meses de trabalho , e o cara ainda quer ajudante :slight_smile:

Isso foi devido principalmente os próprios profissionais se rotularem. Mas depois de décadas, na altura do campeonato não muda mais.

Em TI é impossível ter essa certeza no setor privado pelo menos. Nesse aspecto desista de TI enquanto é tempo.

[quote=misterize]Cara , linguagem de programação é apenas uma ferramenta mas a maioria não pensa assim , por isso , existe esse abismo de salários .
Na verdade os empregadores querem contratar pessoas em começo de carreira , para pagar pouco , e lucrar muito , não se importam com a qualidade do software.

Logo , com o cenário que vivemos hoje , no Brasil , será dificilmente receber reconhecimento no final de sua carreira por ser programador .
Pelo contrario ,acredito até que será criticado , pois muitos acham que programação é um estagio inicial , e o cara , tem que depois de algum tempo , deixar de desenvolver , e ir para cargos gerenciais .

Amo , programar mas essa é a realidade , acho que o primeiro passo para isso melhorar seria justamente parar com esse negócio de programador java , .net ou z# pois essa divisão não é boa para categoria .

aqui mesmo , no site, se o java estivesse bombando , acho que o site estaria sendo mais movimentado .

E salários médios de 5000,00 é realmente muito pouco para pessoas que precisam estar o tempo todo atualizado .

Com todo respeito a profissão ,só para desabafar , um pedreiro veio aqui em casa fazer um orçamento e cobrou 20.0000,00 por dois meses de trabalho , e o cara ainda quer ajudante [/quote]

Olha só, o misterize não trollando, haha. Concordo com a maioria do que ele disse! Muitos empregadores pagam baixo para iniciantes, e não se preocupam com a qualidade. Também concordo que, querendo ou não, para ter um bom reconhecimento ou ganhar mais, terá que partir para um cargo mais de liderança/gerencial. Isso não significa parar de programar, mas ser algum outro título maior, assim como o Martin Fowler é “Chief Scientist” na Thoughworks.
Também concordo que se Java estivesse bombando, esse fórum estaria bem mais movimentado, mesmo com os moderadores tentando matar ele :frowning: , este fórum tem potencial, e acredito ser o melhor fórum Java brasileiro. Outra coisa que concordo é que o salário nosso é muito baixo, pelo tanto que nós precisamos nos atualizar.

Mas uma coisa me deixa com esperança na nossa área: imagino ser uma das únicas, se não a única, que dá pra ganhar dinheiro a curto prazo e sem precisar de um capital inicial monstro. Nós podemos criar um aplicativo mobile, um site, um jogo e ganhar bastante dinheiro com isso. Fácil não é, mas é uma esperança de um dia ficar rico.

uma obra tem muito mais riscos do que um projeto de TI, não tem nem comparação.

Voce fala assim, como se salário fosse baseado em riscos.

[quote=igor_ks]
Voce fala assim, como se salário fosse baseado em riscos.[/quote]

O que te faz pensar que não é?

Quanto vc acha que ganha um policial, um piloto de avião/helicóptero, instrutor de asa delta/para-quedas (daqueles que pulam junto). Acha que ganham mais que 10k?

Não tive relatos das outras profissões, mas instrutor de voo duplo (asa delta) já soube de caso ganhando fácil mais de 10k, tipo 500 reais o voo, sem contar serviços adicionais.

PM comum realmente é unanime que não ganha e precisa arrumar por fora.

Sobre riscos de vida em TI, dependendo do projeto pode acontecer sim.

Em TI é impossível ter essa certeza no setor privado pelo menos. Nesse aspecto desista de TI enquanto é tempo.[/quote]

É possível chegar nesse nível no setor público? Em quanto tempo?

Em TI é impossível ter essa certeza no setor privado pelo menos. Nesse aspecto desista de TI enquanto é tempo.[/quote]

É possível chegar nesse nível no setor público? Em quanto tempo?[/quote]
Alguns já entram por ai. Perito em Informatica na PF estava entrando já com 13k. Analista de Sistemas no BNDES, mesmo sendo economia mista e regime CLT, quandro tiver o próximo será 10k (se nao me engano em 2011 era 8k), fora que a que PL é gorda. TRT pra tecnologia da informacao recentemente entraram com 8k, fora gratificacoes. Estabilidade e tranquilidade nem precisa falar né.

Com essa crise logicamente o numero de oportunidades diminuem, segure as boas oportunidades que surgirem e em paralelo trace novos horizontes.

Boa noite pessoal!

Acho que o fórum ficou fora do ar por algum tempo pois quando tentei acessar esse post, não consegui. Somente consegui entrar no site de perguntas e respostas do GUJ e por isso só estou respondendo hoje.
Confesso que estou ligeiramente desanimado com as respostas. O recesso escolar termina essa semana e estou ficando com preguiça de terminar a faculdade. Não sei se isso se deve ao fato de eu ser relativamente novo (quase 21 anos), mas penso muito em salário, e que talvez devesse ter escolhido algum curso com melhor remuneração ao invés de optar pelo que me interesso (programação). Meu pai é funcionário público e só foi fazer faculdade depois dos 40 anos. Seu salário beira os R$ 9000/mês, não consigo ficar bem com isso sabendo que é bem improvável que eu vá conseguir um salário desse.