Saiu o beta1 da implementação de referência do JSF 2 e o resultado da votação da versão final da especificação: aprovado
Entre as novidades estão:
:arrow: o suporte a anotações
:arrow: implicit navigations
:arrow: ajax
:arrow: suporte a várias VDL (View Definition Language): a implementação deve ao menos suportar JSF e Facelets, sendo o Facelets o default
:arrow: uma forma nova, mais simples e mais robusta de se construir componentes com Facelets
:arrow: custom scopes
:arrow: suporte à resources
:arrow: URL’s amigáveis (método GET)
:arrow: e por aí vai…
Frequentemente eu tenho postado aqui sobre essas novidades. Alguns assuntos eu ainda não publiquei nada mas já tenho os exemplos prontos, então logo devo colocar no blog.
Além das novas funcionalidades que eu comentei acima (e umas que eu provavelmente esqueci de colocar nessa lista), o JSF 2 vai se beneficiar da nova versão da Unified EL (que sairá no JEE 6, passando a ter suporte a passagem de parâmetros), e tem integração com a especificação Bean Validation.
Muitas das novas features é conseguido hoje com frameworks como JBoss Seam.
E o suporte da EL parametrizada já estava na hora, hoje com a JBoss-EL isso é possível.
Bom, não da pra chorar sobre o leite derramado, certo? Fazer o que?
Devemos comemorar sim, afinal a tecnologia não morreu, muito pelo contrário, está sendo aprimorada.
Que JSF tinha potencial isso todo mundo já sabia. O que todos também sabiam era da complicação absurda da API nos seus primórdios. O JCP escutou os apelos da comunidade e criou uma API consistente e que prova que a comunidade pode ajudar a amadurecer tecnologias.
Aqueles discrentes com JSF 1.x poderão ver agora uma opção viável para um arquitetura simples e robusta.
Framewors que estenderam JSF como Facelets, Ajax4Jsf e tantos outros colaboraram e muito para um resultado muito satisfatório.
Famos forçar o pessoal que cuida o JSF a lançar uma versão nova a cada 3 meses igual a M$ faz com o windows e dai eles levam 6 meses para lançar um Service Pack corrigindo N bugs das versões. (Por favor fanaticos pela M$ não venham com flames, é somente a verdade, e utilizei como um exemplo)
Prefiro esperar 10 anos por uma especificação desde que ela ja esteja madura e melhor de usar.
O tempo de desenvolvimento não quer dizer nada.
E acredito que até pela espera pela nova versão é motivo sim de comemoração
E também já olhei no VRaptor 3, no Struts 2.1, no Spring MVC 3 Beta…, e comparando o Faces com o restante dos frameworks MVC, achei ele… meio… Ah, deixa pra lá! Não quero gerar brigas.
Bom eu me reservo ao direito de “esperar mais” e ai me manifestar … já tenho experiencial com o JSF 1.2 vamos ver o que vem pela frente para tirar minhas conclusões.
Mas de qualquer forma a noticia tem um ar muito positivo.
Pelo que vi na especificação isso não ira acontecer … terá sim melhora na integração com AJAX e o Facelets vai ser nativo agora … e as configurações de XML que convenhamos é chato pra caramba deixarão de existir, será tudo via @Anotações .
Infelizmente sim, Milfont. Tudo pela JCP é sempre mais lento, por isso frameworks como Restfaces, Ajax4jsf, Facelets, JBoss Seam entre alguns outros foram desenvolvidos para suprir a lentidão da JCP (vide caso do Spring para suprir J2EE, e de muitos outros). Todos estes frameworks existem hoje para trazer features que deveriam existir na especificação do JSF 1.x.
A especificação do JSF1.x realmente era (é) bem amarrada, com muitos problemas no design da API, mas agora com a JSF2.0 isso foi consertado e está bem melhor e bem mais extensível, muitas das features trazidas com os frameworks que citei acima já são nativas nessa nova especificação, e as que não existem já podem ser implementadas sem muitas gambiarras. Outro fato interessante é a retrocompatibilidade com versões anteriores. Estes são de fato os motivos da comemoração.
Enfim, são melhorias há muito tempo desejadas e bem vindas.
nem tanto a terra nem tanto ao mar… que bom que veio a nova versão, com uma serie de melhorias… estoucomeçando com jsf inda…mecho a poquissimo tempo mais gostei muito disso de usar anotações ao invéz de xml… claro que ainda penso que tem que toma cuidado pra não fica um monte de informação tudo num lugar só, de uma forma dificil de fica procurando, a minha opinião é que isso que dexo o xml uma coisa massante…
agora, por outro lado… que demoro, demoro, pode ser devido a lentidão no JCP ou ao que for… mais demoro…