Venho recorrer a voces aqui, depois de dias tentando sem sucesso.
Tenho uma tabela Alunos, uma tabela Turmas, e uma tabela Chamadas.
A tabela Chamadas contem os campos turma_id:int, aluno_id int, data:date, presente:boolean
Como podem ver, a ideia e simples: tenho na minha view um combo com um collection de turmas e um date select. Uma vez selecionado estes, monta-se o array com os alunos referente aquela turma, e renderiza-se um por um com o nome do aluno e um campo checkbox para confirmar a presença.
O problema é, como fazer isso em Rails ? Ja tentei trocentas combinações de relações diferentes, e simplesmente nao consigo.
Não entendi exatamente se você quer uma sugestão pro relacionamento ou só pra fazer o que você já tem no Rails… de qqr maneira acho que ficaria melhor descrito conforme o DCP sugerido em anexo.
As multiplicidades podem mudar de acordo com a sua regra de negócio aí.
Só completando, a Chamada faz mais sentindo como Relatório do que como classe persistente, então na verdade eu renomearia o reacionamento associativo Aluno/Aula para Presença, mas mero detalhe.
Obrigado amigo, a parte do relacionamento das tabelas fisicamente falando esta tranquilo, mas de qualquer forma vou aceitar sua sugestão e modificar o nome da tabela… hehehe
A grande dúvida porem é, como vou representar isso em Rails ??