amigos sou desenvolvedor .net como oficio a alguns anos…
tenho algum conhecimento de java tb um pouco menos que C#…
mas me interessei bastante pelo ruby… “programei” um pouco nele num tutorial que encontrei na internet que permite
fazer umas coisas basicas no proprio site e ver acontecer na hora…
mas quero me aprofundar e gostaria de saber qual a melhor IDE pra desenvolvimento em ruby…
e aonde posso baixar…
eu uso um editor simples mesmo, tipo jEdit com alguns plugins para “highlighting”…
só sinto necessidade de IDE quando to trabalhando a parte “visual” da aplicação (html, css) por causa do autocompletar…
eu uso um editor simples mesmo, tipo jEdit com alguns plugins para “highlighting”…
só sinto necessidade de IDE quando to trabalhando a parte “visual” da aplicação (html, css) por causa do autocompletar…
[/quote]
Agora que li, acho que não me expressei muito bem, o que eu quis dizer é que desenvolvedores Ruby normalmente não usam IDEs
[/quote]
Agora que li, acho que não me expressei muito bem, o que eu quis dizer é que desenvolvedores Ruby normalmente não usam IDEs :)[/quote]
ops… foi mal… pra quem desenvolve em Ruby realmente uma IDE é opcional. Uso Ruby on Rails e às vezes esqueço que tem uma galera que usa só o Ruby.
[quote=bylyko]amigos sou desenvolvedor .net como oficio a alguns anos…
tenho algum conhecimento de java tb um pouco menos que C#…
mas me interessei bastante pelo ruby… “programei” um pouco nele num tutorial que encontrei na internet que permite
fazer umas coisas basicas no proprio site e ver acontecer na hora…
mas quero me aprofundar e gostaria de saber qual a melhor IDE pra desenvolvimento em ruby…
e aonde posso baixar…
valeu galera
abraco[/quote]
Se você estiver em ambiente Linux, pode usar o GEdit com a suite de plugins GMate. Dá uma olhada:
Agora, se por algum motivo você quiser uma IDE mesmo, o NetBeans é bem interessante para Ruby.
Quando estudei o material de RoR do site javapassion.com, usei muito o Netbeans e achei excelente. Integração com diferentes servidores, facilidade para alternar entre implementações de Ruby, debuger, etc.
[/quote]
Agora que li, acho que não me expressei muito bem, o que eu quis dizer é que desenvolvedores Ruby normalmente não usam IDEs :)[/quote]
ops… foi mal… pra quem desenvolve em Ruby realmente uma IDE é opcional. Uso Ruby on Rails e às vezes esqueço que tem uma galera que usa só o Ruby.[/quote]
[/quote]
ops… foi mal… pra quem desenvolve em Ruby realmente uma IDE é opcional. Uso Ruby on Rails e às vezes esqueço que tem uma galera que usa só o Ruby.[/quote]
e o autocompletar? não é util? [/quote]
autocompletar nao funciona bem com linguagens dinamicas.
[/quote]
e o autocompletar? não é util? [/quote]
autocompletar nao funciona bem com linguagens dinamicas.[/quote]
mas mesmo para linguagens 100% interpretadas… tem como fazer uma analise lexica em uma ide para identificar os tipos… não precisa ser uma linguagem compilada para fazer este mecanismo… isto não baseia no fato de se conhecer seus tipos em tempo de compilação… isto se baseia em uma analise semantica… e algo extremamente complexo e trabalhoso de se fazer mas é possivel…
cada campo que vc adiciona na tela em tempo de execução (Nunca vai dar erro nesse caso) ele cria metodos nos modelos para cada campo
find_by_(atribuo do modelo)
Ou seja, se temos um modelo com nome e telefone vai gerar dois metodos
find_by_nome
find_by_telefone
imagine agora o autocomplete (O netbeans gera esses metodos), compilar arquivo por arquivo para ver quantos metodos gerados vão ter ou não? o tempo perdido nesse autocomplete pode ser usado para escrever mais uns 30 modelos mais ou menos, num editor comum.
[quote=Felagund]Cara imagine a situação do ActiveRecord do Rails.
cada campo que vc adiciona na tela em tempo de execução (Nunca vai dar erro nesse caso) ele cria metodos nos modelos para cada campo
find_by_(atribuo do modelo)
Ou seja, se temos um modelo com nome e telefone vai gerar dois metodos
find_by_nome
find_by_telefone
imagine agora o autocomplete (O netbeans gera esses metodos), compilar arquivo por arquivo para ver quantos metodos gerados vão ter ou não? o tempo perdido nesse autocomplete pode ser usado para escrever mais uns 30 modelos mais ou menos, num editor comum.
[quote=luistiagos]
Neste ponto eu concordo…[/quote]
Pelo menos eu acredito nisso né.
O problema é ruby on rails é muito marketing, coisas que os idealizadores do framework ditam como regra (Compre um Mac, e use Textmate, o resto não presta).
Mas no fim das contas a idea é bacana, programar em ruby é muito bom também.