Boa tarde pessoal, estou procurando uma alternativa aos frameworks Java para aplicações Web. Eu gostaria de fazer alguns experimentos por conta própria e constatei que as hospedagens Java, de maneira geral, chegam a custar 3x mais. Além da questão da hospedagem, sempre tive curiosidade em trabalhar com linguagens dinâmicas como Ruby ou Python, e estou avaliando qual dos 2 frameworks estudar por enquanto (Rails/Django). Sendo assim, eu gostaria de algumas opiniões sobre esses frameworks. Muito obrigado.
Posso lhe dizer que o Rails é de fácil aprendizado, não precisa ser nenhum gênio para fazer um “blog” relâmpago.
Se não me engano o Twitter foi inicialmente desenvolvido em Rails e depois só a parte Front-End do mesmo ficou com o Rails, a parte Back-End já é outra linguagem. Corrijam se eu estiver enganado.
Como nunca utilizei o Python por muito tempo, não posso te dar informações precisas sobre ele.
Mas posso garantir que trabalhar com Rails chega a ser prazeroso, pois sua sintaxe é bem elegante, assim como o seu “pai” Ruby.
Django e Rails tem propósitos bem semelhantes, acredito que o que pesa na decisão é se você se identifica mais com Python ou Ruby.
Muito obrigado pessoal.
Então Henrique, nesse tempo eu estudei um pouco de RoR pela apostila da Caelum. Gostei bastante da linguagem e do framework.
Tenho que confessar que acabei escolhendo o RoR por ser mais famoso. Mas eu também gosto da linguagem Python. Quem sabe em outra oportunidade …
Eu estudei Python por um tempo bacana (aproximadamente 7 meses) e comecei a ver Django.
Particularmente achei as configurações do Django bem complicadas para um iniciante, isso me desestimulou um pouco à tentar aprender esse framework.
Logo em seguida comecei a ver Ruby (atualmente estudo Ruby há 4 meses), devido ao estudo de Python consegui me identificar facilmente com a linguagem, tendo que adaptar somente na qustão da sintaxe.
Com 2 meses +/- eu comecei a ver Ruby on Rails (com indicação de um professor da faculdade) e achei MUITO mais fácil que o Django. Segui alguns bons tutoriais e tenho uma base legal no framework agora conseguindo criar aplicações interessantes.
Não consegui explorar o potencial dos dois frameworks, mas preferi ficar com RoR pelo fato do mercado de SP ser mais voltado para essa tecnologia (apesar de Django ser mundialmente mais usado).
Essa é a minha visão que tenho dos dois frameworks, pretendo sim mais pra frente voltar com os estudos de Python e Django. Mas por hora, meu foco é RoR.
Em termos de linguagem acho Ruby 100000 vezes melhor que Python. Só que foi-se o tempo que RoR era simples. Hoje tá bem complicadinho, com uma curva de aprendizado grande.
Vai de Ruby on Rails mesmo ou dá uma olhada no Mentawai que tem a mesma filosofia full-stack e acho que tá mais simples.
Que vantagens você vê no Ruby em relação ao Python?
Como não tem Java na comparação, acho que dá pra discutir isso aqui sem riscos de flames.
Que vantagens você vê no Ruby em relação ao Python?
Como não tem Java na comparação, acho que dá pra discutir isso aqui sem riscos de flames.
[/quote]
São detalhes do python que me irritam:
- precisa de parenteses em tudo
- precisa passar self como parametro dos métodos
- não existe string.length(), mas vc tem que fazer len(string)
- uso de tab como delimitador de bloco me irrita e não deixa o código mais claro
Ao invés de mudar para uma plataforma totalmente diferente, cheio de sacanagems, com uma curva de apredizado grande, recomendo ficar no Java e usar Ruby a vontade.
Dá uma olhada aqui para entender isso => http://www.mentaframework.org/mtw/Page/JRuby/mentawai-integracao-com-o-jruby
Estou querendo aprender uma segunda linguagem as pra falar a verdade não gostei de nenhuma das duas, não me identifico com elas, sou mais o Java mesmo, o decisão difícil.
Alguém tem algum exemplo de aplicação web desenvolvida em algumas das duas (Python e Ruby) ? Para que se possa ver o que a linguagem pode fazer.
http://www.python.org/about/apps/
Exemplos de projetos usando Django:
Disqus, Instagram, Mozilla, OpenStack, Pinterest.
http://www.python.org/
www.djangoproject.com
http://www.djangosites.org/
[],