"
[quote=marcosalex]
O número de gente que trabalha não vai diminuir, na prática só vai mudar seu título. O que faz o número de profissionais diminuir ou aumentar não é o título, mas o salário.[/quote]
Economia básica diz que o número de profissionais define o salário que o mercado oferece e não o contrário. Vc está trocando as bolas.
"
[quote=marcosalex][quote=mvargens][quote=marcosalex]
As profissões que exigem diplomas não tem problemas no exterior, até porque pra um curso ser válido lá fora é preciso ser co-validado por uma universidade naquele país, e vice-versa. [/quote]
Não entendi o que você quiz dizer, mas eu me refiro a quantidade de profissionais que podem exercer a profissão. Não tendo exigencia de baicharelado no exterior (e nem reserva de mercado), a mão de obra se torna muito maior e mais barata do que aqui, cuja a exigência vai ser baicharelado (pouquissima mão de obra comparado a demanda) com a lei do jeito que está.[/quote]
O número de gente que trabalha não vai diminuir, na prática só vai mudar seu título. O que faz o número de profissionais diminuir ou aumentar não é o título, mas o salário.[/quote]
Vai sim. Tira base pelo número de pessoas que começam CC e as que se formam em CC. Em todo o mundo se nota uma queda na procura desses cursos. Li uma pesquisa já faz algum tempo que no Brasil o número não era tão grande, mas já vinha diminuindo ano a ano. La fora (EUA, Europa) é muito pior porque consideram a profissão como coisa para nerds. Ser Advogado é mais “bonito” que ser um Cientista. Quem é que vai querer fazer faculdade de Tecnólogo se não vai poder ser Analista de Sistema o meio do caminho? Essas pessoas vão acabar migrando para outros cursos. Imagine quantos analistas vamos ter no Pais, se somente os Formados em 3 faculdades (que levam 4 anos para formar uma pessoa) puderem exercer o cargo. A profissão vai ficar mais inviável do que ela já é.
Se o governo vai fiscalizar ou não já é outra história, mas se ele decide fiscalizar, o mercado vai entrar em colapso. Dai acontece o que eu já vi acontecer aqui (É um caso meio isolado). Fazem toda a Analise aqui e mandam programar na India, porque além de ser mais barato (mais mão de obra barata), é um pais com empresas que cativaram multinacionais.
"
Aos Bons (Diplomados ou Não): Tenham calma, o conhecimento sempre os protegerá.
Ao fracos (Apenas Diplomados): Boa Sorte e meus Parabéns.
Aos fracos (Agora os não Diplomados): …
Eu ate seria a favor da regulamentação se tivesse certeza que seria algo sério, poderia até ter algo como a prova da OAB, pra atestar que o profissional tem condicoes de exercer a profissao, mas de novo, que fosse algo sério, e não tivesse nada pra facilitar uma meia duzia de incompetentes que nao conseguem emprego em lugar nenhum.
Mas como duvido muito que isso venha a acontecer e no fim das contas estaremos apenas pagando a taxa, sou contra.
Medicina e Direito voce so tem como aprender em uma faculdade. Nao tem como o cara falar “comecei operando alguns parentes , depois operei uns gatos e hoje sou cirugiao”. Agora informatica a maioria dos programadores por exemplo comeca aprendendo em casa e na pratica. Meus amigos : faculdade eh uma parte da suas vidas , uma das mutias fontes de conhecimento para a computacao. Nao a unica. Aceitem a concorrencia e respeitem o direito de outras pessoas com caminhos diferentes dos seus de trabalharem.
Ainda bem que moro fora do Brasil aonde esse tipo de papo besta de regulamentacao nao existe. Tremendo atraso de vida.
O quanto a faculdade participa de na formacao de um profissional CISCO ?? Ou no meu caso que trabalho com billing ? Nem os professores das universidades federais no Brasil entendem de telecom!
Corram atras com talento e dedicacao e nao atras de leis atrasadas que no mundo civilizado nunca seriam levadas a serio !
"
[quote=marcosalex]O cara ressucitou um dos tópicos mais polêmicos do GUJ e ainda confundiu regulamentação com exigência de diploma.
Cadê o baralho do Magic?
[/quote]
Vamo tentar umas novas: