A proposta que regulamenta o exercício da profissão de analista de sistemas foi aprovada nesta quarta-feira, 19, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O projeto de lei (PLS 607/07), de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), segue agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.
hehehe, de novo esta conversa. este senador vai ganhar voto dos nerds
[quote=WFRA]
Eu na minha falta de entendimento, achai que fosse para organizar melhor a area, normatizando, tipo a engenharia (CREA) etc.
Qual será o impacto disso, ou beneficios? [/quote]
beneficios so a longo prazo mesmo, e mesmo assim não tão claros, de curto o meu bolso segue o link, para entender melhor da proposta
Fico imaginando se vou ter de achar uma faculdade (daquelas que você pega seu diploma “à distância”) só para arranjar um diploma desses exigidos pelo projeto.
(Minha esposa está em situação pior, porque ela nem terminou o curso de Matemática).
[quote=thingol]Fico imaginando se vou ter de achar uma faculdade (daquelas que você pega seu diploma “à distância”) só para arranjar um diploma desses exigidos pelo projeto.
(Minha esposa está em situação pior, porque ela nem terminou o curso de Matemática). [/quote]
[quote=thingol]Fico imaginando se vou ter de achar uma faculdade (daquelas que você pega seu diploma “à distância”) só para arranjar um diploma desses exigidos pelo projeto.
(Minha esposa está em situação pior, porque ela nem terminou o curso de Matemática). [/quote]
[quote=rubensdemelo][quote=thingol]Fico imaginando se vou ter de achar uma faculdade (daquelas que você pega seu diploma “à distância”) só para arranjar um diploma desses exigidos pelo projeto.
Você não é formado em CC ou afins?[/quote]
Sou engenheiro eletrônico, como a maior parte do pessoal da nossa área que tem uma certa idade.
Para ter uma idéia, só uns 5 anos depois que me formei é que criaram o curso de engenharia de computação na minha faculdade.
Bom talvez aconteça o mesmo que já aconteceu antes com outras profissões pro exemplo: educação física quando a profissão foi regulamentada e criaram o CREF quem já exercia a profissão a pelo menos 5 anos pode continuar exercendo sem ter que fazer a faculdade de Educação Física para tirar o CREF.
Acredito que façam a mesma coisa para as pessoas que já exercem a profissão de Analista e são formados em outras áreas como Administração, Engenharia, Contabilidade etc. e que poderão continuar exercendo.
O que vai acontecer com essa lei é que os picaretas vão fazer oq o thingol falou aí (não q o thingol seja picareta) e arrumar diplomas em faculdades picaretas. A lei incentiva faculdade picareta, profissional acomodado e o pessoal dos conselhos q vai arrecadar a mensalidade dos profissionais. Eu postei umas semanas atrás minha opinião sobre o assunto no meu blog, para quem interessar: http://tisimples.wordpress.com/2009/07/28/contra-a-regulamentacao-da-profissao-de-analista-de-sistemas/
[quote]Art. 6° A jornada de trabalho dos profissionais de que trata esta Lei
não excederá quarenta horas semanais, facultada a compensação de horários e a
redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. [/quote]
huahahuahuahuahuahuahuauhhuauah
Sabado nunca mais!!!
Brincadeira, isso é só pra descontrair mesmo…
Na verdade, acho que isso não muda muito coisa, só o valor $$$$ que os conselhos vão cobrar pela anuidade.
[quote]Art. 6° A jornada de trabalho dos profissionais de que trata esta Lei
não excederá quarenta horas semanais, facultada a compensação de horários e a
redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. [/quote]
huahahuahuahuahuahuahuauhhuauah
Sabado nunca mais!!!
Brincadeira, isso é só pra descontrair mesmo…
Na verdade, acho que isso não muda muito coisa, só o valor $$$$ que os conselhos vão cobrar pela anuidade.
Abraços[/quote]
Sabado agora é hora extra não remunerada, que você é forçado a fazer ahuahuhuauhahuha.
Eu to tranquilo, so passar a setembro e já to formado
houve um despacho deferindo um mandado de segurança a respeito da polêmica da obrigatoriedade da carteirinha da OMB para o músico trabalhar.
achei bem sensato os argumentos. são eles:
[quote]1. Estabelece A Constituição, no ART. 5.º, XIII, que ?é livre o exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer?.
2. A regulamentação de uma atividade profissional depende da demonstração de existência de interesse público a proteger.
3. No caso do músico, atividade não se apresenta perigosa ou prejudicial à sociedade, diferentemente das profissões de médico, advogado ou engenheiro, que exigem controle rigoroso, tendo em vista que põem em risco bens jurídicos de extrema importância, como a liberdade, a vida, a saúde, a segurança e o patrimônio das pessoas.
4. Afigura-se, portanto, desnecessária inscrição em ordem ou conselho para o exercício da profissão de músico.[/quote]
“… atividade não se apresenta perigosa ou prejudicial à sociedade, diferentemente das profissões de médico, advogado ou engenheiro, que exigem controle rigoroso, tendo em vista que põem em risco bens jurídicos de extrema importância, como a liberdade, a vida, a saúde, a segurança e o patrimônio das pessoas.”
no caso, o X da questão é : A ATIVIDADE DO PROFISSIONAL DE TI APRESENTA O TAL PERIGO ?
Da ultima vez que li a proposta estava claro que os únicos cursos considerados para Analista de Sistemas eram Bacharelados. Todos com 4 anos. Os cursos de 2 ou 3 anos seriam considerados Técnicos, portanto não poderia exercer a função de Analista e sim de Técnico em informática.
Entendi também que sem faculdade não seria possível exercer a profissão, correndo os riscos de ser punido por lei com multas (inclusive ao empregador).
E la falava também que quem tem experiência comprovada na área a mais de 5 anos seria considerado Analista de Sistemas e não Técnico em informática mesmo não tendo faculdade.
Não li os links atuais sobre o assunto ainda, mas independente eu acho uma palhaçada. Não vão regularizar uma coisa que não pode ser fiscalizada. Se vai ser fiscalizada vai demandar recursos do governo. E os recursos precisam de captação para tal, portanto o que vai mudar é que teremos que pagar mais impostos, talvez seja obrigado a se filiar a um sindicato e talvez teremos aí um teto salarial que ajude pessoas que não são tão profissionais, mas são formadas a ganhar igual a todos.
O único ponto positivo que vejo é que agora será possível fazer greve, afinal seremos uma categoria. E também podemos ter o dia do Analista de Sistemas e o dia do Técnico em informática no calendário do mês, além de uma carteirinha para frequentar os mesmos lugares dos Arquitetos, engenheiros, Médicos e Advogados.