Regulamentação da profissão de analista de sistemas passa na CCJ

Peraí, e como eu fico? Tenho uns 4 anos como técnico de suporte (montagem, manutenção, administração de redes pequenas) e uns 6 anos com programação. E sempre como PJ ou como algum outro cargo que nada tinha com o que eu realmente fazia, que os patrões usavam para me pagar menos. Como eu vou comprovar esse trabalho?

E essa coisa de exigir diploma pra trabalhar é ridícula. Eu já tive que consertar a cagada de vários desses profissionais “qualificados”. E minha experiência? E os livros que eu li? Isso não conta nada? E as boas práticas, o know-how, o pragmatismo e outras coisas que eu venho acumulando em mais de 6 anos de programação? Tudo bem que não conheço a fundo Árvores B, mas isso é realmente o que importa?

Se a própria SBC é contra a regulamentação nos moldes da que está no senado, quem são esses panacas pra fazerem diferente? A questão é que há outros interesses nessa regulamentação. Interesses financeiros, de ganhar dinheiro de forma fácil. E interesse das faculdades também né.

E quem aqui no Brasil consegue pagar uma faculdade que custa R$800/mês? Eu não fiz faculdade por esse motivo, e quando eu já trabalhava na área, tentei fazer uma facul dessas que se consideram “a melhor faculdade de informática de São Paulo” e achei o curso uma grande bosta.

Esse eh mais um, tem um monte de projetos engavetado na Camara, onde força ocultas ditam o ritmo das coisas.

sou a favor…
chega das empresas acharem que somos peões (pois nao precisa nem de graduacao para fazer esse trabalhinho (eh isso q elas pensam))

Vou tentar dar uma parecer baseado no que o CREA faz e costuma ser padrão para CRM , CRO e CRC e tantos outros orgãos.

Eu naõ vou dizer que é bom nem que é ruim. Há certos casos que é importante a fiscalização. O CREA por exemplo cuida de obras para evitar que construam prédios sacanedados e outras coisas que envolvem riscos. (não citem por favor predios que caíram, não é o foco aqui debater isso rs rs rs). E tbm temos casos que só servem para cobrar anuidade.

Mas enfim…vou ficar neutro quero só apresentar os fatos que tenho visto nos últimos anos.

No passado, havia os ‘práticos’, ou seja, aqueles que não possuem formação via faculdade ou escola técnica, fazia uma prova ou algo que o valha comprovando a experiência e obtinha o registro de ‘prático de …’ no órgão da área.

Não sei se essa lei prevê isso, mas se prevê, aqueles que não tem formação oficial fique tranquilos, basta tirar a carteira de prático.

Antes que alguém comente, não tem práticos de medicina, fiquem tranquilos (e de engenheiros não existem mais há mais de 50 anos, podem entrar nos prédios sem medo de cair). Mas ainda existem alguns ‘práticos’ de diversas áreas. Essa lei pode ser que os abranja.

De qualquer forma, o profissional opta por se associar ou não. E mais ainda, as empresas que determinam se vão exigir carteira pra você trabalhar. Só 1 me pediu carteira até hoje.

Para se prestar concurso público, há muita chance de ser obrigatório. Para engenheiro com cargo na carteira como ‘engenheiro’ é obrigatório. Para outros cargos fica a critério da empresa.

As empresas costuma adotar a questão do cargo, e não da atividade. Por exemplo, para não seguir as regras do CREA contrata um eng. de computação como ‘consultor de tecnologia’. E alega que não são atividades de engenharia envolvidas. E sinceramente não se tem notícias de fiscalização nessa área de TI. É comum fiscalizar Civil etc…

Essa prática de ‘troca cargos’ é comum e provavelmente vai ser o que o mercado vai mandar…

Respeito a piso salarial, esquece…o mercado paga o que quiser. A única coisa é que abre prerrogativa pra você meter a empresa no pau quando você sair por ela não pagar o salário previsto em lei (que costuma ser bom).

Não estou querendo dizer que é legal ou não, só estou mostrando o que tem ocorrido na prática. Pode variar para estado e por área de atuação, mas é o que tenho visto comigo e com meu círculo de amigos.

A única coisa que aconselho os senhores é exigirem carteiras e habilitações NACIONAIS caso aprovem essa lei.

Hoje se vc é do CREA de SP e quer ir trabalhar em Santa Catarina voce tem que tirar uma carteira regional em SC e continuar pagando a de SP. Ou seja, falta de integração como se a engenharia mudasse ao mudar de estado.

Só um desabafo…
Estou bem chateada com a lei. Eu tenho duas graduações (administração de empresas, em que fiz todas as matérias optativas de TI, e matemática aplicada e computacional, em que os dois primeiros anos são quase idênticos ao da ciência da computação e também fiz várias optativas desse curso), em breve terminarei meu mestrado em ciência da computação (para o qual prestei poscomp e passei), estudo programação de forma autodidata há mais de 10 anos, porém como não tenho nem graduação nesses cursos listados e nem 5 anos de experiência profissional formal, não poderei continuar como analista de sistemas. Terei que “comprar diploma” em alguma faculdadezinha que não gaste meu tempo para poder dizer que sou “qualificada”.

[quote]Bani 24/08/2009 15:52:25
Só um desabafo…
Estou bem chateada com a lei. Eu tenho duas graduações (administração de empresas, em que fiz todas as matérias optativas de TI, e matemática aplicada e computacional, em que os dois primeiros anos são quase idênticos ao da ciência da computação e também fiz várias optativas desse curso), em breve terminarei meu mestrado em ciência da computação (para o qual prestei poscomp e passei), estudo programação de forma autodidata há mais de 10 anos, porém como não tenho nem graduação nesses cursos listados e nem 5 anos de experiência profissional formal, não poderei continuar como analista de sistemas. Terei que “comprar diploma” em alguma faculdadezinha que não gaste meu tempo para poder dizer que sou “qualificada”. [/quote]

Não acho que terá que fazer isso. Vai cair no que eu disse sobre o mercado. Vão te contratar como Analista administrativo por exemplo e você continua codificando. Só vai dar errado se alguém da área movimentar uma denúncia que você exerce atividade sem formação. E ainda assim terá que ter provas e acariação e depois ainda vai ter brecha pq vc tem mestrado na área. Ai fica a critério de um juiz, isso é, se alguém um dia lembrar que a profissão é legalizada… Na pratica todo mundo faz questão de por embaixo do pano, pq como eu disse, o piso salarial em lei costuma ser bom…ou seja, é melhor fazer vista grossa.

De fato acho improvável que eu seja demitida do meu emprego atual, porém eu ainda acredito nesse negócio de seguir as leis e tal, então se e não quiser correr o risco de ser multada por atuar como analista sem ser filiada ao conselho (que é o que iria requerer minha graduação em um daquele três cursos), o jeito é arranjar o diploma.

[quote=Renyo]E como fica quem cursa sistemas de informação ?
[/quote]
O curso de sistemas de informação está incluso no projeto de lei. São 3 cursos: Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Processamento de dados.

[quote=marcosalex][quote=djemacao]
E em países cujo a criatividade sempre rege a lei das novidades, como nos EUA, os diplomas são apenas… papéis. Steve Jobs, Bill Gates (é, ele ganhou um mas não cursou) e outros não possuem diploma universitário. Na boa, Brasil é o país das regulamentações. Vai ter nego dizendo-se analista e nem sabendo fazer o “Ó com o c…”, belo negócio estão fazendo.[/quote]

Não transforme as excessões em regras. Lá também é muito raro você achar quem não tem nem a faculdade, e mesmo esses são a maioria por questões muito específicas (no caso do Bill Gates, que mesmo assim hoje possui diploma) e outros por não terem tido oportunidade na época.

Que tem orgulho de não ter curso superior só vejo no Brasil…[/quote]

O problema marcosalex, é a quantidade de cursos ruins da área que existem. A regulamentação abraça os donos de faculodade picareta. Tem faculdade em que as pessoas saem sem saber programar, mas são formadas. Ou seja, basicamente aqui no Brasil, o diploma é um papel.

[quote=elciok][quote=Renyo]E como fica quem cursa sistemas de informação ?
[/quote]
O curso de sistemas de informação está incluso no projeto de lei. São 3 cursos: Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Processamento de dados.
[/quote]

Processamento de dados não existe mais… ao menos nunca mais vi este curso…
deveriam so incluir os cursos: Ciencia da Computação e Engenharia da Computação… tirando todos os SI, BCI e os PDs da vida…
dai sim pela quantidade de formados por ano nestes 2 cursos, iria tar lotado de empregos com salarios em torno de uns 15k… :twisted:

[quote=luistiagos][quote=elciok][quote=Renyo]E como fica quem cursa sistemas de informação ?
[/quote]
[/quote]

deveriam so incluir os cursos: Ciencia da Computação e Engenharia da Computação… tirando todos os SI, BCI e os PDs da vida…
dai sim pela quantidade de formados por ano nestes 2 cursos, iria tar lotado de empregos com salarios em torno de uns 15k… :twisted: [/quote]

Como se o curso de CC ou Engenharia preparasse melhor para Analise de Sistemas do que SI, PD, etc…

Quando o pessoal fala isso eu lembro de PT, CUT, essas coisas… companheiro companheiro…

Herere, essa historia eh antiga e dolorida, faz algum tempo que me interessei bastante por esse tema, mas hoje, pelo que ouvi de pessoas conhecedoras do assunto, caso essa pofissao seja regulamentada, eles acham e eu tambem vai certamente ocorrer o que aconteceu com regulamentação da profissão de jornalista, O Dr. Roberto Bigonha, mostra todos os projetos que rodam na Camara Federal: http://homepages.dcc.ufmg.br/~bigonha/Sbc/plsbc-tramita-camara.html.

[quote=fabim][quote=luistiagos][quote=elciok][quote=Renyo]E como fica quem cursa sistemas de informação ?
[/quote]
[/quote]

dai sim pela quantidade de formados por ano nestes 2 cursos, iria tar lotado de empregos com salarios em torno de uns 15k… :twisted: [/quote]

Como se o curso de CC ou Engenharia preparasse melhor para Analise de Sistemas do que SI, PD, etc…

Quando o pessoal fala isso eu lembro de PT, CUT, essas coisas… companheiro companheiro…[/quote]
Hehehehe, exatamente. O cara fala como se qualquer curso de CC ou EC fosse melhor que qualquer um de SI e por aí vai :S

Quanto os cursos de Processamento de Dados, a própria palavra já nem é mais utilizada.

Editado. O Texto foi equívocado…

Hahaha, isso vai dar um rolo lascado, os caras fazem uma lei e só citam CC, ANÁLISE DE SISTEMA E PROCESSAMENTO DE DADOS(NUNCA MAIS OUVI FALAR) e esqueceram outros cursos, como já vi Matemática com ênfase em computação, Sistema de Informação e claro o mais longo Engenharia da Computação, eu me graduei em Engenharia da Computação, mas agora quero saber quem vai ficar dono deste curso? o Conselho de Informática ou o CREA? que pago hoje e me autoriza a trabalhar com Hardware e Software? E tem até conselho de administração que andou colocando no guarda chuva deles alguns cursos de computação.

Esse lei na verdade é só pra cobrar taxas e colocar pelegos no cargo, aí vem taxa de sindicato também, e ninguém pode fiscalizar conselhos, sindicatos, é lei, eles fazem o que querem com o dinheiro arrecadado, a gente só vai saber do rombo depois, fiscalização nem vai existir, isso é só pra assustar, onde eu resido, o sindicato de informática só recebe de funcionários públicos lotados em informática, o pessoal que rala por si só passa longe deles.

Eu até concordo numa regulamentação, mas nesses moldes é ridículo, o cara que projetou essa lei é bem dinossauro, mas é esperto em arrecadar dinheiro, se todo mundo boicotar, essa lei cai, o problema que eles vão existir porque grandes empresas vão arrecadar pra eles por lei, e essas sim vão sofrer pressão, bom, como o mundo hoje é globalizado, não precisarão de mão de obra daqui com tanta burocracia, só analisar dados aqui e mandar fazer fora, e mais uma vez o Brasil deixa o bonde passar, porque sempre tem o vício e a mania de criar uma reserva de mercado burra, ow Korea, como você foi e nós ficamos, parabéns parlamentares, gastem o nosso dinheiro com a farra, vocês não tem limite para gastar, não precisa de estudo para legislar, qualquer orelha seca pode ser um senador, deputado, presidente do Brasil e por aí vai.

Engenheiro já é legalizado quem regula é o CREA independente da área. Engenheiro de computação é reconhecido pelo CREA.

O que acontece é que uma coisa é o orgão regulatório outra é o MEC ambos não se falam, apenas a faculdade que fala com o órgão solicitando a aprovação do curriculum e não do curso. Ou seja, a faculdade não vai melhorar regulando o curso, a não ser que faça provas como a OAB ou o CRC (o que acho válido).

[quote=paulo.f.rodriguez]Engenheiro já é legalizado quem regula é o CREA independente da área. Engenheiro de computação é reconhecido pelo CREA.

O que acontece é que uma coisa é o orgão regulatório outra é o MEC ambos não se falam, apenas a faculdade que fala com o órgão solicitando a aprovação do curriculum e não do curso. Ou seja, a faculdade não vai melhorar regulando o curso, a não ser que faça provas como a OAB ou o CRC (o que acho válido).[/quote]

Sim, isso já sei, só quero saber se o engenheiro da computação for designado a fazer um projeto completo de sistemas desde o software ao hardware, terá que ter a assinatura de um analista de sistemas? engraçado né, se o engenheiro é habilitado ele terá que ter aprovação do Analista? rsss, que piada, o cara vai lá projeta o hardware com um microcontrolador, desenvolve o assembly e no final o analista que aprova? Que lei mais confusa.

Knowledgebr

[quote=knowledgebr]
Sim, isso já sei, só quero saber se o engenheiro da computação for designado a fazer um projeto completo de sistemas desde o software ao hardware, terá que ter a assinatura de um analista de sistemas? engraçado né, se o engenheiro é habilitado ele terá que ter aprovação do Analista? rsss, que piada, o cara vai lá projeta o hardware com um microcontrolador, desenvolve o assembly e no final o analista que aprova? Que lei mais confusa.
Knowledgebr[/quote]
Quando vai construir uma casa precisa de Arquiteto? Sei que a prefeitura manda um engenheiro para dizer como deve ser a planta. Mas nunca ouvi falar do arquiteto. Acho que se foi o engenheiro que fez, não vão exigir a aprovação de um Analista, seguindo essa logica de Engenheiro de construção civil.
Mas o pior é o pessoal das faculdades de Tecnólogo. Pela nova lei se enquadram no cargo de Técnico em informática, exatamente como os que fizeram Colegial Técnico. Agora o que me deixou surpreso foi a situação dos Gerentes, Infra e Coordenadores. Todos vão ser considerados como Auxiliar de Informática. Portanto um Auxiliar de Informática (Gerente), vai ganhar mais e mandar mais que um Analista de Sistemas. KKK.

[quote=paulo.f.rodriguez]Engenheiro já é legalizado quem regula é o CREA independente da área. Engenheiro de computação é reconhecido pelo CREA.

O que acontece é que uma coisa é o orgão regulatório outra é o MEC ambos não se falam, apenas a faculdade que fala com o órgão solicitando a aprovação do curriculum e não do curso. Ou seja, a faculdade não vai melhorar regulando o curso, a não ser que faça provas como a OAB ou o CRC (o que acho válido).[/quote]

Paulo, no CRC não tem mais, tah suspenso e pelo andar da carruagem não sei se volta a ter prova, a area de contabilidade eh interessante, mas area de informatica eh muito desafiadora.

[quote=paulo.f.rodriguez]Quando vai construir uma casa precisa de Arquiteto? Sei que a prefeitura manda um engenheiro para dizer como deve ser a planta. Mas nunca ouvi falar do arquiteto. Acho que se foi o engenheiro que fez, não vão exigir a aprovação de um Analista, seguindo essa logica de Engenheiro de construção civil.
Mas o pior é o pessoal das faculdades de Tecnólogo. Pela nova lei se enquadram no cargo de Técnico em informática, exatamente como os que fizeram Colegial Técnico. Agora o que me deixou surpreso foi a situação dos Gerentes, Infra e Coordenadores. Todos vão ser considerados como Auxiliar de Informática. Portanto um Auxiliar de Informática (Gerente), vai ganhar mais e mandar mais que um Analista de Sistemas. KKK.
[/quote]

Imagina um analista tendo que “aprovar” um sistema de software. Que tipo de conhecimento ele vai invocar para garantir que algo esta livre de falhas? Magia negra?