Rede globo: Empresas procuram mão de obra na área de tecnologia da informação

[quote=cgrocha]Eu sou o inverso desta situação. Tenho 27 anos, moro no Rio de Janeiro, estou no 3º período de Sistemas de Informação na Unigranrio, a segunda melhor universidade privada do estado do Rio só ficando atrás da PUC, tenho experiência de 2 anos e 10 meses com suporte técnico na plataforma Windows, estou iniciando nas linguagens PHP e Java e também com BD Mysql, e estou a 8 meses desempregado!! Já participei de 12 processos seletivos, entre estágio e emprego CLT e até agora nada. Eu penso que as empresas estão vislumbrando um candidato mt além do que está disponível no mercado. Eu sei, trabalho com Windows e ainda não tenho certificação, mas como eu vou consegui-lá se não consigo primeiro um emprego!? Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Em um certo processo para uma vaga de estágio em programação, área que pretendo seguir, o entrevistador me perguntou: “Vc tem alguma experiência com C/C++, C#, VB, VB.net, PHP, JavaScript, Sql Server, Mysql e Oracle?” Bom a resposta que dei vcs já devem saber, de acordo com que eu escrevi acima. E o salário: hahahaha R$ 364,00!! Eu quero mt saber tudo isso, tenho vontade mesmo, estudo por conta própria quase que 12 horas por dia, além da faculdade, mas desse jeito não dá. Como vou me capacitar se não tenho trabalho e consequentemente dinheiro pra investir nos cursos!! Mas pra trabalhar preciso dos diplomas dos cursos, pois quando digo que estudo por conta própria torcem o nariz.
Bom gente, eu vou continuar lutando, estudando, insistindo pois sou mt teimoso mesmo e uma hora outra algo vai acontecer na minha vida. Eu digo a vcs que se me dessem uma chance em uma dessas milhares de vagas disponíveis no mercado, com certeza eu não desperdiçaria a oportunidade!! Eu e mts outras pessoas que estão na mesma situação que eu.

Abraços a todos os companheiros de TI.
Gustavo Rocha[/quote]
Gustavo, acho que a melhor solução para o teu caso é contribuir com algum projeto open source.
Isto vai teajudar a aprender e serve como esperiência.
Escolha algum projeto que te agrade, de preferência que você use, e comece a contribuir, com código, traduções, design, documentação, qualquer coisa …

Vai ver que isto vai te dar experi~encia, e networking, duas coisas essenciais para conseguir um bom emprego.

Bem no final de semana passado participei de uma palestra na area e até discuti com o palestrante que era dono de uma empresa, o cara tava falando que não consegue achar profissionais e as vezes tem que busca-los de fora do estado, questionei a ele quanto a treinar novos funcionarios, dai ele me falou que as faculdades que tem q treinar melhor as pessoas, questionei ele novamente sobre a dependencia que a empresa dele está tendo de terceiras ou seja as faculdades, dai ele falou sobre ensinar o cara e o cara me sai da empresa por causa de 100 reais a mais, isso eu concordei mas questionei sobre o como a empresa trata os funcionarios e incentiva eles, dai ele me disse q na empresa dele tem sinuca piscina video-game, mas eu acho questionavel isso do que adianta ter isso tudo o salario ser uma merda a chance de crescimento profissional quase nao tem, e que acho pelo menos pra mim antes disso tudo um tapinha nas costas e um bom trabalho dito pelo seu chefe vale muito mais do que isso tudo.

site da empresa da repostagem
ja q estam precisando tanto assim ne
e oferecem treinamentos …
ai esta o site http://www.brq.com/

Olhem isso… http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/videos/mercado-ti-mulheres-587271.shtml

Curiosamente, o mesmo presidente do video do início. Uma matéria na TV e outra no Você/SA. Mas o bom mesmo é a media de salario de um programador pleno, que é entre 6K e 7K. Se as informacoes dos posts anteriores conferem, a empresa em questão nos videos é uma das q eu nao envio o curriculo, nem se pintada de ouro. Enfim, me parece uma noticia divulgada em cima de uma necessidade de uma única empresa (ou poucas delas).

Agora conta a do português!!!
aeuhaeuihaeuihaeihuea

[quote=patetys]No meu ponto de vista o brasileiro reclama e fala demais e faz pouco, estou a 2 anos trabalhando com americanos, os caras trabalham muito, falam pouco, e colocam tudo na pratica, sempre estão atualizados, sempre saindo na frente, estudam muito, muito mesmo.
Agora se as pessoas acha que é só sair da faculdade e acha que vai ganhar 15 mil reais está enganado, existe outra coisa mais importante que faculdade, se chama postura, talento, mente aberta, saber falar, saber se expressar tiver conhecimento na área que vai atuar, sabe falar inglês hoje é o básico, as empresas querem contratar pessoas que elas possam confiar colocar os seus dados nas mãos de pessoas competentes, hoje vejo muito jovem que tem um certificado falando que sabe isso sabe aquilo, e na prática não sabe absolutamente nada, tem muita gente falando muito, e provando pouco, na hora da entrevista gagueja, não tem voz firme, não olha nos olhos, não sabe escrever um texto, ai realmente fica difícil contratar alguém assim, gente que fica em internet o dia todo, trabalho a 15 anos na área e agora que estou aprendendo, ´nunca sabemos tudo, mas os jovens de hoje sabem tudo né. Então uma dica, fale menos, faça mais.

[/quote]

Pois é. Muita gente que reclama sabe apenas o básico da tecnologia hoje em dia e fica esperando a empresa capacitar, a empresa pagar bem, reclama, reclama, reclama.

Onde trabalho meus funcionários reclamaram que eu ofereci salário de 2 mil reais pros analistas que apareceram, não encontrei o perfil então contratei alguém de São Paulo pra ganhar 6 mil. Argumentaram que por esse salário eu teria conseguido contratar aqui mesmo em Uberlândia. Só que divulguei apenas os requisitos que queria e deixei pra falar o salário quando entrevistasse a pessoa. E NENHUM dos candidatos merecia ganhar esse valor. Tinha uns que não pagaria nem os 2 mil. hehhehe

Se a pessoa quiser ganhar bem, que se capacite e faça valer o salário que acha justo merecer e não fique esperando as empresas. É assim nos países desenvolvidos, não podemos ficar dependendo de empresa, governo ou de qualquer outra pessoa que não seja nós mesmos

[quote=marcosalex][quote=patetys]No meu ponto de vista o brasileiro reclama e fala demais e faz pouco, estou a 2 anos trabalhando com americanos, os caras trabalham muito, falam pouco, e colocam tudo na pratica, sempre estão atualizados, sempre saindo na frente, estudam muito, muito mesmo.
Agora se as pessoas acha que é só sair da faculdade e acha que vai ganhar 15 mil reais está enganado, existe outra coisa mais importante que faculdade, se chama postura, talento, mente aberta, saber falar, saber se expressar tiver conhecimento na área que vai atuar, sabe falar inglês hoje é o básico, as empresas querem contratar pessoas que elas possam confiar colocar os seus dados nas mãos de pessoas competentes, hoje vejo muito jovem que tem um certificado falando que sabe isso sabe aquilo, e na prática não sabe absolutamente nada, tem muita gente falando muito, e provando pouco, na hora da entrevista gagueja, não tem voz firme, não olha nos olhos, não sabe escrever um texto, ai realmente fica difícil contratar alguém assim, gente que fica em internet o dia todo, trabalho a 15 anos na área e agora que estou aprendendo, ´nunca sabemos tudo, mas os jovens de hoje sabem tudo né. Então uma dica, fale menos, faça mais.

[/quote]

Pois é. Muita gente que reclama sabe apenas o básico da tecnologia hoje em dia e fica esperando a empresa capacitar, a empresa pagar bem, reclama, reclama, reclama.

Onde trabalho meus funcionários reclamaram que eu ofereci salário de 2 mil reais pros analistas que apareceram, não encontrei o perfil então contratei alguém de São Paulo pra ganhar 6 mil. Argumentaram que por esse salário eu teria conseguido contratar aqui mesmo em Uberlândia. Só que divulguei apenas os requisitos que queria e deixei pra falar o salário quando entrevistasse a pessoa. E NENHUM dos candidatos merecia ganhar esse valor. Tinha uns que não pagaria nem os 2 mil. hehhehe

Se a pessoa quiser ganhar bem, que se capacite e faça valer o salário que acha justo merecer e não fique esperando as empresas. É assim nos países desenvolvidos, não podemos ficar dependendo de empresa, governo ou de qualquer outra pessoa que não seja nós mesmos[/quote]

Olha sinceramente num é bem assim não, eu aceito ganhar 500 reais sem problema nenhuma pra trabalhar em uma empresa que me de valor pelo menos de começo isso, e que esteja disposta a me ajudar no meu crescimento e valorize meu perfil, vejo hoje em dia varios problemas na triagem de profissionais, as vezes to fazendo entrevistas e o que ja ocorreu o cara me vira e fala que o defeito dele é por que ele gosta muito de trabalhar, ou que não consegue parar até conseguir resolver o problema, eu num tenho o minimo de paciencia com isso viro e falo algo como meu problema é que eu so preguiçoso ou que eu brinco muito ou que so imaturo ou até mesmo que eu nao faço horario depois do meu horario so pra ir contra o que o cara acabou de mentir, ahh vei dai c ve que o cara tem um script todo pronto ali pra falar na hora ai fala que conhece tudo começa a falar que participou de um projeto que valia num sei quantos que migrou uma base inteira ou desenvolveu um programa, e um cara desse fazendo entrevista pra um estágio e as mulheres do RH ainda ficam impressionadas, teve um que eu ouvi ele falando de um desafio dele que foi migrar toda a base em produção da TIM pra outra base deixando o sistema so 10 minutos off, ahh vei para aposto que ele tava la trabalhando de suporte e ouviu o povo falando isso… saca eu acho que a triagem tem que ser mais bem feita, as vezes vejo algumas pessoas que tem potencial do caralho e num sabe falar que se ferram.

mas que nem você sitou, cara se capacitar não é tão facil assim tb nao neh? eu ja fiz varios cursos vo em todas as palestras que posso mas num tenho onde treinar, e aii? todos os cursos que eu fiz ja eram… esqueço nao coloco na pratica, isso pq nao tenho oportunidade de entrar em uma media/grande empresa como uma merda de um estagiario e tentar crescer la dentro, sempre quando me perguntam qual minha pretençao salarial eu falo a pra mim o importante é o aprendizado e mesmo assim não levam a serio e contratam um cara que simplesmente fala bem um tanto de mentira se perguntar a ele se ele sabe programar em linguagem de maquina ele fala que ja viu um pouco huahua

Comunicação é uma qualidade muito importante pra um profissional. Se ele tem conhecimento técnico e não consegue nem se vender, realmente não vai ganhar um salário razoável, anão ser que dê muita sorte.

[quote=marcosalex][quote=guialeixo]
… as vezes vejo algumas pessoas que tem potencial do caralho e num sabe falar que se ferram.
[/quote]

Comunicação é uma qualidade muito importante pra um profissional. Se ele tem conhecimento técnico e não consegue nem se vender, realmente não vai ganhar um salário razoável, anão ser que dê muita sorte.[/quote]

Bem concerteza mas por exemplo no meu caso eu me comunico muito ahuahuhuahuahua tenho um leve defeito toda entrevista que faço saio rindo com a entrevistadora com o gerente e tals mas nunca consigo a vaga huahuahua

[quote=guialeixo][quote=marcosalex]
Comunicação é uma qualidade muito importante pra um profissional. Se ele tem conhecimento técnico e não consegue nem se vender, realmente não vai ganhar um salário razoável, anão ser que dê muita sorte.[/quote]

Bem concerteza mas por exemplo no meu caso eu me comunico muito ahuahuhuahuahua tenho um leve defeito toda entrevista que faço saio rindo com a entrevistadora com o gerente e tals mas nunca consigo a vaga huahuahua[/quote]

Bom, então não é defeito, é qualidade e um ponto positivo na entrevista.

Mas devagar as empresas estão melhorando o nível de salário da nossa área, pelo menos aqui na região, até uns 6 anos atrás com 2 anos de experiência o máximo que conseguia ganhar era entre 1200 e 1500, salvo raras excessões. Hoje essa mesma faixa já está nos 2000, ainda muito pouco, mas pelo menos a curva está subindo.

[quote=marcosalex][quote=guialeixo][quote=marcosalex]

Bem concerteza mas por exemplo no meu caso eu me comunico muito ahuahuhuahuahua tenho um leve defeito toda entrevista que faço saio rindo com a entrevistadora com o gerente e tals mas nunca consigo a vaga huahuahua[/quote]

Mas devagar as empresas estão melhorando o nível de salário da nossa área, pelo menos aqui na região, até uns 6 anos atrás com 2 anos de experiência o máximo que conseguia ganhar era entre 1200 e 1500, salvo raras excessões. Hoje essa mesma faixa já está nos 2000, ainda muito pouco, mas pelo menos a curva está subindo. [/quote]

sinceramente não acho tanto que eu nunca passei em uma entrevista de emprego ou estagio ahuahuahu, as vezes seja um ponto positivo pra você e não para uma pessoa do RH, mas uberlandia no caso tem grandes empresas instaladas ai como a algar e tals entao a procura de mao de obra é grande

[quote=Maracuja][quote=marcosalex]

Mas devagar as empresas estão melhorando o nível de salário da nossa área, pelo menos aqui na região, até uns 6 anos atrás com 2 anos de experiência o máximo que conseguia ganhar era entre 1200 e 1500, salvo raras excessões. Hoje essa mesma faixa já está nos 2000, ainda muito pouco, mas pelo menos a curva está subindo. [/quote]

Bom se a tal faixa era de 1500 reais 6 anos atrás, e agora seriam 2000, então aparentemente seja apenas um rejuste devido a inflação. Na realidade, acho que a alguns anos atrás pagava-se melhor. (minha humilde opinião).

[]'s[/quote]

heheh
Baseou pelo teto de um com piso do outro pra forçar a estimativa.
A renda subiu mais que a inflação. Fora que hoje é comum as empresas pegarem gente no último ou penúltimo período antes de formar, coisa que não se via antes. Agora, cabe ao profissional se diferenciar dos demais pra ter um salário diferenciado e não ficar esperando alguma empresa passar a mão na cabeça e te capacitar sozinho.

que empresas são essas? :shock:

É bem mais simples do que isso mas a sobrevivência na área de TI e puramente individualista , você tem que se sobresair sobre os outros de alguma forma mas nada convencional o mercado usurpa consultores exigindo alta qualificação e muitas tecnologias que o consultor precisa se alinhar “não dão treinamento ou transformam em fonte de ganho pra produção de curso” a corporação traz implementações prontas pra produção ferramentas de pouco acesso , a situação é muito mais caótica do que se imagina, o mais incrivel e que mesmo assim ainda conseguimos fazer por onde, mas com um sacrificio estupido.

Galera, eu acho isso uma sacanagem também.

Os caras pedem um funcionário que não existe! Eles querem um cara que saiba C/C++, C#, VB, VB.net, PHP, JavaScript, Sql Server, Mysql e Oracle, somado a modelagem de dados e negócios? Com tudo isso ao mesmo tempo não dá pra ganhar “experiência de no mínimo 2 anos” como se vê por aí.
Se eles querem um funcionário assim, que contrate e invista nele!

Como outros colegas disseram, como nós vamos ter experiência se não nos dão chance para ganhá-la?

Finalmente, se eles encontrarem esse Superman da TI, duvido que paguem o que o cara merece!

Não é só TI, toda área é assim. A impressão que dá é que só o pessoal de TI fica lamentando, enquanto as outras áreas correm atrás.
Uma dúvida: alguém contrataria um recém formado pra desenvolvimento em Java pra Web se ele não conhecesse HTML?

[quote=Thiago Senna]Olhem isso… http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/videos/mercado-ti-mulheres-587271.shtml

Curiosamente, o mesmo presidente do video do início. Uma matéria na TV e outra no Você/SA. Mas o bom mesmo é a media de salario de um programador pleno, que é entre 6K e 7K. Se as informacoes dos posts anteriores conferem, a empresa em questão nos videos é uma das q eu nao envio o curriculo, nem se pintada de ouro. Enfim, me parece uma noticia divulgada em cima de uma necessidade de uma única empresa (ou poucas delas).[/quote]

A afirmação “Não existe desemprego em ti” é comédia e cascata das grandes.

Pelo visto o desespero é tanto que eles querem atrair as mulheres. Mas, em um dos últimos empregos em que trabalhei existiam mais mulheres do que homens no setor de TI. :shock:

Não é só TI, toda área é assim. A impressão que dá é que só o pessoal de TI fica lamentando, enquanto as outras áreas correm atrás.
Uma dúvida: alguém contrataria um recém formado pra desenvolvimento em Java pra Web se ele não conhecesse HTML?[/quote]

Eu contrataria como treinee, pois ele ainda não tem experiência na área web. Após 6 meses, se ele desse resultado, contrataria ele.

Eu vejo que a maioria das empresas de TI estão sugando o sangue de seus funcionários, pagando muito bem para alguns e muito pouco para outros.
GARANTO que um funcionário bem remunerado e feliz com o que trabalha rende 2 vezez mais.

Pois é. Se eu quisesse um trainee ou pudesse esperar alguns meses pra ele aprender HTML+CSS, Java e JSF, poderia até contratar.

Mas quando preciso de pelo menos um Junior, não contrato se a pessoa não tiver pelo menos noção de HTML e da linguagem Java, de preferência que saiba um pouco de servlets. CSS, Javascript, JSF, Hibernate e leitura em inglês posso deixar que aprenda estudando com o resto da equipe. Isso se for Junior, que considero ter uma capacidade de aprendizado e proatividade maior que um trainee. Claro, que esse é o conhecimento mínimo do mínimo que espero, quanto mais ele souber, mais chance tem de pegar a vaga.

Olhando só a área técnica, logico e partindo do princípio que as outras qualidades os candidatos estejam no mesmo nível.

Só que o que se vê é gente com conhecimento de commodity querendo ganhar salário diferenciado.

Olha, eu estou passando por um momento na minha carreira profissional que jamais pensei que passaria.
Tenho 6 anos de experiência como Desenvolvedor J2EE, possuo a SCJP, não tenho fluência em inglês, tive que trancar a faculdade por motivos pessoais/financeiros.
Tenho participado nas últimas 3/4 semanas de diversos processos seletivos, porém sem sucesso, o motivo?! São vários, que eu sou muito sênior, ou porque eu não possuo fluência em inglês, não estou com a faculdade completa, “nós queríamos um profissional com experiência em Java e PL/SQL”! A última resposta foi de que eu sou considerado pleno devido ao meu nível de inglês. Bom, enfim! O fato é que eu tenho percebido que, além das exigências serem cada vez maior, porém o salário não acompanha tais exigências! Só a faculdade, é uma grana tremenda, certificação também vai dinheiro e tempo! Inglês então, nem se fale. Já vi empresas me perguntar sobre o meu conhecimento sobre UML e na hora do vamos ver, não tinha um diagrama sequer, nem um rabisco! Ao meu ver, falta um pouco de organização e da empresa conhecer a sua real necessidade! Por isso de certa forma eu fico indgnado com essas notícias! Profissional para o mercado tem, mas o que não tem é profissional barato!