[quote=cgrocha]Eu sou o inverso desta situação. Tenho 27 anos, moro no Rio de Janeiro, estou no 3º período de Sistemas de Informação na Unigranrio, a segunda melhor universidade privada do estado do Rio só ficando atrás da PUC, tenho experiência de 2 anos e 10 meses com suporte técnico na plataforma Windows, estou iniciando nas linguagens PHP e Java e também com BD Mysql, e estou a 8 meses desempregado!! Já participei de 12 processos seletivos, entre estágio e emprego CLT e até agora nada. Eu penso que as empresas estão vislumbrando um candidato mt além do que está disponível no mercado. Eu sei, trabalho com Windows e ainda não tenho certificação, mas como eu vou consegui-lá se não consigo primeiro um emprego!? Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Em um certo processo para uma vaga de estágio em programação, área que pretendo seguir, o entrevistador me perguntou: “Vc tem alguma experiência com C/C++, C#, VB, VB.net, PHP, JavaScript, Sql Server, Mysql e Oracle?” Bom a resposta que dei vcs já devem saber, de acordo com que eu escrevi acima. E o salário: hahahaha R$ 364,00!! Eu quero mt saber tudo isso, tenho vontade mesmo, estudo por conta própria quase que 12 horas por dia, além da faculdade, mas desse jeito não dá. Como vou me capacitar se não tenho trabalho e consequentemente dinheiro pra investir nos cursos!! Mas pra trabalhar preciso dos diplomas dos cursos, pois quando digo que estudo por conta própria torcem o nariz.
Bom gente, eu vou continuar lutando, estudando, insistindo pois sou mt teimoso mesmo e uma hora outra algo vai acontecer na minha vida. Eu digo a vcs que se me dessem uma chance em uma dessas milhares de vagas disponíveis no mercado, com certeza eu não desperdiçaria a oportunidade!! Eu e mts outras pessoas que estão na mesma situação que eu.
Abraços a todos os companheiros de TI.
Gustavo Rocha[/quote]
Gustavo, acho que a melhor solução para o teu caso é contribuir com algum projeto open source.
Isto vai teajudar a aprender e serve como esperiência.
Escolha algum projeto que te agrade, de preferência que você use, e comece a contribuir, com código, traduções, design, documentação, qualquer coisa …
Vai ver que isto vai te dar experi~encia, e networking, duas coisas essenciais para conseguir um bom emprego.