Rede globo: Empresas procuram mão de obra na área de tecnologia da informação

[quote=Rafael Marques]eu sei que tem um monte de problemas na área, etc… vendem a imagem de sobrar vagas, pagar muito bem, etc…
também tem vagas querendo pagar pouco e cobrar muito, estagiario com exp e coisas do tipo…

mas eu vi alguém achando ruim de vaga para jr exigindo 2 anos de exp.

Eu tenho cerca de 2 anos de exp e não me considero nada além do que um jr. A questão é que ser jr/pleno/sr não se mede por tempo de exp e nem por salário, mas sim por conhecimento adquirido ao longo do tempo de experiência…

Não tenho vergonha de me considerar um jr, mas sei que sou melhor que muito sr por ai com 5/6 anos de exp…[/quote]

Parabéns, precisamos mais de profissionais assim!!!

Tem um Gerente desses aqui… o cara é formado em Administração de Empresas, e a minha chefe segue a mesma linha…
e tem mais trabalho em uma empresa enorme… ela é 1° no mundo em seu segmento.

[quote=Felagund]
Caramba até me assustei com isso, infelizmente devo concordar, a quantidade de “gerentes de TI” que não entendem nada de TI é enorme principalmente em grandes empresas onde a tia do RH analisa os curriculum para contratação. Não adianta trazem grandes nomes, quem vai pra essas palestras são jovens, dispostos a mudar a cultura do país, mas tem muito macaco velho que não tem interesse algum em melhorar a cultura do seu ambiente de trabalho, mas nem sempre podem fazer isso…[/quote]

Resolvi retormar o meu curso de Sistemas de Informação :slight_smile:

Olha, por exemplo, ter aulas de introdução a programação, eu acho que é mais difícil pra um arquiteto ver isso (náusea ** 2) do que um cara que nunca viu programação na vida. Dá vontade de desistir, isso na primeira aula.

Mas ter o canudo é o menor dos benefícios na minha opinião.

Ótima, me passa teu e-mail pra eu mandar o curriculum, hehehe.

[quote=RafaFloripa]cara mas pedir tanto assim é normal
mas eu tenho certeza que nenhuma empresa realmente espera isso de um junior

mas isso é uma maneira de filtrar espertalhões que não sabem nem o basico, e aqueles que tem medo de se aventurar em novas tecnologias

[/quote]

Pra mim isso é só memso uma desculpa pra pagar pouco.

É o que acontece por aqui… a cidade tem aproximadamente 300 mil de população com 5 faculdades (acho que é 9 o total…) que formam na área de TI. No final de ano se forma uma galera… e se quiser trabalhar no mercado local já viu o que acontece :?

É o que acontece por aqui… a cidade tem aproximadamente 300 mil de população com 5 faculdades (acho que é 9 o total…) que formam na área de TI. No final de ano se forma uma galera… e se quiser trabalhar no mercado local já viu o que acontece :? [/quote]

Mas sobre isso, aqui na cidade(+/- 250 mil habitantes) onde moro, tem uns 3 cusrsos de Sistemas de Informação e acho que 2 de Ciencia da Computação espalhados entre as universidades ou faculdades daqui.
Mas o nº de formandos no final deve ser algo em torno de 20% da turma que entra, muitos largam no caminho.
Mas a cidade não oferece muitas oportunidades nessa area, então as poucas empresas que tem por aqui, acabam exigindo um curriculo que tenha N experiencias em N coisas, dai acabam muitas vezes ficando com vagas em aberto, fora que vc pede um salario entre 1000 e 1200 reais os caras tem um enfarte.
E é assim inclusive para estagiarios, querem estagiarios com muito conhecimento e bolsa estagio de 400, 500 reais, mas na verdade querem profissinais com experiencia para "trabalhar’ como estagiarios.
Muitas vezes chega a ser ridiculo os requisitos que pedem para um estagiário por aqui.

Ótima, me passa teu e-mail pra eu mandar o curriculum, hehehe.

[quote=RafaFloripa]cara mas pedir tanto assim é normal
mas eu tenho certeza que nenhuma empresa realmente espera isso de um junior

mas isso é uma maneira de filtrar espertalhões que não sabem nem o basico, e aqueles que tem medo de se aventurar em novas tecnologias

[/quote]

Pra mim isso é só memso uma desculpa pra pagar pouco.[/quote]

vc sempre pode recusar e
a empresa paga pelo o q ela quer…

A Culpa é nossa. enquanto tiver profissional mediocre e desesperado se sujeitando ganhar pouco, as empresas vão deitar e rolar.

Eu conheço um cara que aceitou um salario que é metade do que ele ganhava em outra empresa so para exibir o crachá de que é funcionário da IBM. Ai eu penso porque uam empresa que sabe que tem gente que quer trabalhar nela a qualquer custo vai pagar bem e não vai exigir coisas loucas ao candidato ?

Se o cenário é ruim com empresas pagando pouco e exigindo coisas que nunca vão usar, pode ter certeza de que vai haver gente se sujeitando a isso.

Lembro de uma época que um desenvolvedor java pleno achava facil uma vaga pra ganhar R$ 45,00 hora, hoje trabalho do lado de um que ganha 35 e ta feliz.

Bom, aqui a cidade tem 350 mil habitantes.

Tem cerca de 6 faculdades, sendo 5 com cursos voltado a area de TI.

Bem, aqui em jundiaí conheço 3 empresas médias que trabalham com desenvolvimento, principalmente em automação comercial, o resto é software-house.

Graças a Deus consegui esse estágio de suporte, e agora eu aprendendo desenvolvimento, eu ja vou ser estágiario de Java.
Na verdade, acho que meu chefe apostou em mim, para eu apreender a desenvolver, começando do 0.

Pretendo prestar vestibular para o ITA daqui 2 anos (quando tiver 17 anos, no final do ano, na época dos vestibulares) e se eu conseguir, estarei muito feliz em entrar em um dos mais conceituados instituo de técnologia do pais. Se não conseguir essa vaga, ai eu presto para Usp, Unicamp, UNESP. Ou se for o caso faço uma particular, e continuo trabalhando, pegando experiencia. Um dos meus objetivos também e fazer um intêrcambio, se possivel para a Austrália, ou então trabalhar nas grandes desenvolvedoras de Games, EA, Maxis, Ubisoft etc… Esse é o meu maior desejo, ser desenvolvedor de games, e pelo o que eu vi, esse mercado é bem concorrido…

[quote=rogeriosantos77]A Culpa é nossa. enquanto tiver profissional mediocre e desesperado se sujeitando ganhar pouco, as empresas vão deitar e rolar.

Eu conheço um cara que aceitou um salario que é metade do que ele ganhava em outra empresa so para exibir o crachá de que é funcionário da IBM. Ai eu penso porque uam empresa que sabe que tem gente que quer trabalhar nela a qualquer custo vai pagar bem e não vai exigir coisas loucas ao candidato ?

Se o cenário é ruim com empresas pagando pouco e exigindo coisas que nunca vão usar, pode ter certeza de que vai haver gente se sujeitando a isso.

Lembro de uma época que um desenvolvedor java pleno achava facil uma vaga pra ganhar R$ 45,00 hora, hoje trabalho do lado de um que ganha 35 e ta feliz.

[/quote]
6000 pila é bastante dinheiro cara

Para um desenvolvedor java e para suportar tudo que se passa nos projetos hj em dia 6000 é pouco

Não vejo somente como culpa das empresas. A grande maioria dos profissionais tem seu conhecimento em fazer cruds, relatórios e alguma noção de arquitetura e padrões de projetos. Se você só souber o básico, em qualquer lugar do mundo vai ganhar… o básico.

E as margens de lucro das empresas não são tão grandes quanto tanta gente pensa.

[quote=marcosalex]
E as margens de lucro das empresas não são tão grandes quanto tanta gente pensa.[/quote]

Pois é! Quanto uma consultoria padrão cobra por cabeça por hor? 70-90 reais? Nao da pra pagar 60 reais a hora cobrando isso.

Na reportagem tem uma parte que o cidadão fala:

““Há uma defasagem tecnológica entre os profissionais que são formados e a tecnologia que é aplicada no mercado. Então precisa haver essa sintonia fina entre universidades, centros formadores de mão de obra e as necessidades das empresas”, afirma o diretor da Associação, Sérgio Sgobbi.”

sintonia no que? as faculdades pararam de ensinar delphi e cobol tem bastante tempo, vai fazer a academia “parar” no tempo para formar técnicos

Pessoal, que existem boas vagas na área de tecnologia da informação, isso é verdade!

Que que essas vagas exigem muito conhecimento técnico até mesmo para vagas jr., isso também é verdade!

Que as faculdades estão dando um preparo diferente do que o mercado necessita, bem isso eu já não sei só posso falar da minha faculdade que é uma merda.

O que eu aprendi, aprendi sozinho e na prática, apanhando tido dia pois na empresa quando entrei me jogaram na fogueira!

Hoje em dia trabalho em uma excelente empresa e tenho um bom salário, mas não entrei lá por ter n certificações, ou ainda por que tenho experiência

de 2, 4 anos, inclusive ainda nem terminei meu curso.

Saibam por que eu entrei nesta empresa:

POR TER UM BOM QI, r por falo inglês fluente!

Isso mesmo “quem indique”.

Tenho um bom networking, uma boa e grande rede de contatos.

E isso pessoal fez toda a diferença na hora da seleção, disputei a vaga com caras com mais conhecimento técnico do que eu.

O mais difícil e o que faz o diferencial é saber lidar com pessoas…

Pessoas não são seres lógicos como as nossa máquinas de trabalho, pessoas são arrogantes e vaidosas, erram o tempo todo e todo mundo sempre a cha que está certo. Isso é normal, a natureza humana é assim.

A minha dica é se preocupe com certificação em Java e em conseguir sua experiência, mas saiba que isso não é tudo tenha sempre bons contatos, seja
comunicativo, seja extrovertido e saiba lidar com pessoas.

Isso é um diferencial em todas as áreas, muito mais em TI.

Se você está mesmo interessado existe um livro chamado “Como fazer amigos e influenciar as pessoas”, em inglês “How to influnence people and win friends”.

Pois é não tem pdf dele, vão ter que comprar rssrsrsrsrsrsr…

Ahh, e falem outra lingua, mas falem pra valer mesmo, isso vale mais do que a certificação máxima em todas as linguagens. E sabe por que? Porque o software que nós fazemos, fazemos para pessoas, e algumas das que pagam melhor não são brasileiras, não falam e não vão falar português.

Sucesso a todos!

Só p vcs terem noção, estou estagiando na TI de uma multinacional, e ninguém aqui da TI é formado na área, é como se enchergassem a profissão como um cursinho q qlqer um com um certificado na mão possa exercer!

Houve uma época que eu mandava emails sobre vagas para VARIOS amigos e conhecidos meus, alem de indicar varias pessoas para vagas internas.

Com o tempo eu fui me arrependendo, tinha quem estava desempregado e tratava a oportunidade com desdem, outros me faziam passar vergonha nos processos seletivos. Percebi que existe um quesito básico para indicar alguem: confiança. E não falo em cofiar nas habilidades técnicas, seu meu amigo do peito ou ser honesto com grana – tem quem vá fazer M@#$% e, se vc indica, isso te prejudica indiretamente.

Hoje eu penso muito se confio em uma pessoa a ponto de trabalhar com ela e enfrentar os perrengues do dia-a-dia e cada vez sinto que são poucas pessoas. E estamos falando só em QI.

[quote=peczenyj]Houve uma época que eu mandava emails sobre vagas para VARIOS amigos e conhecidos meus, alem de indicar varias pessoas para vagas internas.

Com o tempo eu fui me arrependendo, tinha quem estava desempregado e tratava a oportunidade com desdem, outros me faziam passar vergonha nos processos seletivos. Percebi que existe um quesito básico para indicar alguem: confiança. E não falo em cofiar nas habilidades técnicas, seu meu amigo do peito ou ser honesto com grana – tem quem vá fazer M@#$% e, se vc indica, isso te prejudica indiretamente.

Hoje eu penso muito se confio em uma pessoa a ponto de trabalhar com ela e enfrentar os perrengues do dia-a-dia e cada vez sinto que são poucas pessoas. E estamos falando só em QI.[/quote]

Nem me fale. Encaminhei o currículo do irmão de um amigo meu pra uma empresa de telecom aqui de Uberlândia. Confiei no currículo pelo que eu sabia do irmão dele, que realmente era muito bom.

Resultado: o cara hackeou a senha de um monte de gente, desviou a conta dele pra um telefone público e “vendia” acesso gratuito à Internet pros amigos. No final da história ainda ficou ruim foi pra mim.

Nesse ponto eu concordo com as empresas: gente querendo trabalhar tem de sobra, mas está faltando sim, bons profissionais.

falou bonito: bons profissionais.

Para mim um bom profissional é diferente do cara ter uma boa faculdade. Tem quem ache que merece um bom emprego pq acabou de se formar em uma faculdade renomada. Na boa… um bom profissional tem experiência (seja remunerada ou não, como no caso de voluntários de grupos open-source) em primeiro lugar.

Mas ai é lenha na fogueira: mas as consultorias 3 letrinhas querem pessoas certificadas + faculdade + inglês fluente para pagar 900 reais CLT + cartão de credito de 9000 reais para trabalhar com CRUDs complexos em sistemas heterogêneos. Paciência, nessa vida a gente vê de tudo.

No meu ponto de vista o brasileiro reclama e fala demais e faz pouco, estou a 2 anos trabalhando com americanos, os caras trabalham muito, falam pouco, e colocam tudo na pratica, sempre estão atualizados, sempre saindo na frente, estudam muito, muito mesmo.
Agora se as pessoas acha que é só sair da faculdade e acha que vai ganhar 15 mil reais está enganado, existe outra coisa mais importante que faculdade, se chama postura, talento, mente aberta, saber falar, saber se expressar tiver conhecimento na área que vai atuar, sabe falar inglês hoje é o básico, as empresas querem contratar pessoas que elas possam confiar colocar os seus dados nas mãos de pessoas competentes, hoje vejo muito jovem que tem um certificado falando que sabe isso sabe aquilo, e na prática não sabe absolutamente nada, tem muita gente falando muito, e provando pouco, na hora da entrevista gagueja, não tem voz firme, não olha nos olhos, não sabe escrever um texto, ai realmente fica difícil contratar alguém assim, gente que fica em internet o dia todo, trabalho a 15 anos na área e agora que estou aprendendo, ´nunca sabemos tudo, mas os jovens de hoje sabem tudo né. Então uma dica, fale menos, faça mais.

e pra deixar claro, não sou o dono da verdade, e também não sei tudo, mas estou aprendendo, e outra, as pessoas tem que parar de olhar para o lado, deixar os outros e olhar pra sí mesmo. deixem o amigo do lado, se o cara estuda se o cara não faz nada, se o cara ganha bem, se ele ganha é por que ele fez por merecer.

Abraço e boa sorte a todos.