[quote=thiago.correa]Olha, eu estou passando por um momento na minha carreira profissional que jamais pensei que passaria.
Tenho 6 anos de experiência como Desenvolvedor J2EE, possuo a SCJP, não tenho fluência em inglês, tive que trancar a faculdade por motivos pessoais/financeiros.
Tenho participado nas últimas 3/4 semanas de diversos processos seletivos, porém sem sucesso, o motivo?! São vários, que eu sou muito sênior, ou porque eu não possuo fluência em inglês, não estou com a faculdade completa, “nós queríamos um profissional com experiência em Java e PL/SQL”! A última resposta foi de que eu sou considerado pleno devido ao meu nível de inglês. Bom, enfim! O fato é que eu tenho percebido que, além das exigências serem cada vez maior, porém o salário não acompanha tais exigências! Só a faculdade, é uma grana tremenda, certificação também vai dinheiro e tempo! Inglês então, nem se fale. Já vi empresas me perguntar sobre o meu conhecimento sobre UML e na hora do vamos ver, não tinha um diagrama sequer, nem um rabisco! Ao meu ver, falta um pouco de organização e da empresa conhecer a sua real necessidade! Por isso de certa forma eu fico indgnado com essas notícias! Profissional para o mercado tem, mas o que não tem é profissional barato![/quote]
Bom, enquanto você não pode terminar a faculdade, tá aí uma oportunidade pra aprender inglês, que realmente é muito valorizado em várias empresas. PL/SQL é muito simples, não é difícil você se capacitar pra melhorar suas chances.
Outra dúvida: por que você tirou apenas a SCJP e não continuou com as outras? Essa é só a primeira certificação…
Se seu conhecimento for apenas o de commodity, o salário que as empresas vão oferecer vai ser sempre o do mercado mesmo.