Rede globo: Empresas procuram mão de obra na área de tecnologia da informação

[quote=thiago.correa]Olha, eu estou passando por um momento na minha carreira profissional que jamais pensei que passaria.
Tenho 6 anos de experiência como Desenvolvedor J2EE, possuo a SCJP, não tenho fluência em inglês, tive que trancar a faculdade por motivos pessoais/financeiros.
Tenho participado nas últimas 3/4 semanas de diversos processos seletivos, porém sem sucesso, o motivo?! São vários, que eu sou muito sênior, ou porque eu não possuo fluência em inglês, não estou com a faculdade completa, “nós queríamos um profissional com experiência em Java e PL/SQL”! A última resposta foi de que eu sou considerado pleno devido ao meu nível de inglês. Bom, enfim! O fato é que eu tenho percebido que, além das exigências serem cada vez maior, porém o salário não acompanha tais exigências! Só a faculdade, é uma grana tremenda, certificação também vai dinheiro e tempo! Inglês então, nem se fale. Já vi empresas me perguntar sobre o meu conhecimento sobre UML e na hora do vamos ver, não tinha um diagrama sequer, nem um rabisco! Ao meu ver, falta um pouco de organização e da empresa conhecer a sua real necessidade! Por isso de certa forma eu fico indgnado com essas notícias! Profissional para o mercado tem, mas o que não tem é profissional barato![/quote]

Bom, enquanto você não pode terminar a faculdade, tá aí uma oportunidade pra aprender inglês, que realmente é muito valorizado em várias empresas. PL/SQL é muito simples, não é difícil você se capacitar pra melhorar suas chances.

Outra dúvida: por que você tirou apenas a SCJP e não continuou com as outras? Essa é só a primeira certificação…

Se seu conhecimento for apenas o de commodity, o salário que as empresas vão oferecer vai ser sempre o do mercado mesmo.

[quote=marcosalex]
Bom, enquanto você não pode terminar a faculdade, tá aí uma oportunidade pra aprender inglês, que realmente é muito valorizado em várias empresas. PL/SQL é muito simples, não é difícil você se capacitar pra melhorar suas chances.

Outra dúvida: por que você tirou apenas a SCJP e não continuou com as outras? Essa é só a primeira certificação…

Se seu conhecimento for apenas o de commodity, o salário que as empresas vão oferecer vai ser sempre o do mercado mesmo.[/quote]

Marcos, pelos seus comentários vc contrata ai na empresa que trabalha, é interessante o ponto de vista de alguém que faz as contratações, saber que existem profissionais que gostam de ludibriar os contratantes, que podem acabar ficando com um pé atraz. no caso anuncia uma vaga júnior, com alguns conhecimentos previos, como você mesmo citou, e o candidato bom de papo leva a vaga, e na hora do vamos ver, ele não era nada aquilo que disse na entrevista, somente era bom de papo (já ouvi relatos de situações parecidas), e a empresa para uma nova vaga, acaba exagerando nos requisitos buscando evitar esse tipo de profissional “bom de papo”, porém podem estar afastando alguém que poderia ser o profissional ideal pra empresa.

A situação usada acima, é somente algo para ilustrar o que imagino que possa acontecer em alguns casos, como existem casos que a empresa precisa de um profissional, mas nem sabe por que, ou pra que, ou o que ele vai fazer, e acabam aparecendo coisas assim…

Eu acho que as vagas devem ser coesas e direto ao assunto. Uma coisa que acho intrigante e a falta de valorização a profissionais auto didatas como eu. Que são eliminados direto nos quesitos de experiência minima de XXX anos, posso ser um excelente programador Python sem nunca ter 1 hora de trabalho profissional com Python.

[quote=marcosalex][quote=thiago.correa]Olha, eu estou passando por um momento na minha carreira profissional que jamais pensei que passaria.
Tenho 6 anos de experiência como Desenvolvedor J2EE, possuo a SCJP, não tenho fluência em inglês, tive que trancar a faculdade por motivos pessoais/financeiros.
Tenho participado nas últimas 3/4 semanas de diversos processos seletivos, porém sem sucesso, o motivo?! São vários, que eu sou muito sênior, ou porque eu não possuo fluência em inglês, não estou com a faculdade completa, “nós queríamos um profissional com experiência em Java e PL/SQL”! A última resposta foi de que eu sou considerado pleno devido ao meu nível de inglês. Bom, enfim! O fato é que eu tenho percebido que, além das exigências serem cada vez maior, porém o salário não acompanha tais exigências! Só a faculdade, é uma grana tremenda, certificação também vai dinheiro e tempo! Inglês então, nem se fale. Já vi empresas me perguntar sobre o meu conhecimento sobre UML e na hora do vamos ver, não tinha um diagrama sequer, nem um rabisco! Ao meu ver, falta um pouco de organização e da empresa conhecer a sua real necessidade! Por isso de certa forma eu fico indgnado com essas notícias! Profissional para o mercado tem, mas o que não tem é profissional barato![/quote]

Se seu conhecimento for apenas o de commodity, o salário que as empresas vão oferecer vai ser sempre o do mercado mesmo.[/quote]

Bom, vamos as resposta,

faculdade exige $$$, aqui no RS a mensalidade de todas as cadeiras está em torno de R$ 1000~1200
Se eu ficar aprendendo tudo que é linguagem, eu vou ser medíocre senão em todas em quase todas, as empresas querem que além de saber, experiência, isso para mim demonstra ausência de foco naquilo que se quer trabalhar!
Quanto ao inglês concordo que é essencial na área da TI (e até em outras áreas) que é importante, não tenho fluência, leio, escrevo e me comunico em inglês, porém, esse último, não tão bem como alguém que tem a vivência!
Quanto a SCJP, tirei ano passado, logo depois veio a compra da Sun pela Oracle, esperei para ver o que a oracle pretende(ia) fazer com a Sun education ou se ia incorporar o seu modelo de certificação!

Ou seja, a tua visão, é bem parecida com a dos recrutadores, exigem por um profissional capacitado e de qualidade, mas na hora de tratar da remuneração, querem pagar, entre R$ 2.100,00~2300,00 CLT!

Agora eu te pergunto, um profissional que tenha fluência em inglês, possui certificação(ões), formado, que possui conhecimento e experiência em N linguagens de programação, merece um salário desses?! Eu particularmente acho que não!

Esse é um problema sério na nossa área e, como sempre, os justos pagam pelos desonestos. O duro é que depois que o cara entrou, às vezes até perceber que ele era exagerou no currículo e conseguiu enganar os entrevistadores, já passou um tempo e muita gente prefere arriscar deixar o cara e ver se ele aprende. Não tenho ideia de como isso poderia ser melhorado, teoricamente a certificação ajudaria, mas todo mundo aqui sabe que na prática não é bem assim…

Você precisa ter uma iniciativa individual e ainda contar com a sorte, empresas de TI se perdem nos processos e profissionais especializados devem fazer malabarismo pra se manter seja como consultor ou CLT, é algo louco esse raciociono que encontro aqui no fórum pois transformam a Linguagem no fator decisivo e desprezam o que uma pessoa inteligente seria capaz de fazer sem mesmo nunca ter visto uma linguagem de programação, será que um economista teria melhor condições de fazer um software financeiro que um programador Java ? “eu respondo já quais ferramentas e equipe envolvida”, “Software não é projeto de uma pessoa só” , O que se percebe o minimo necessário é treinar o profissional da produção e usar tecnicas e metodologias com profissionais colaboradores e experiente, “Voce não cria soluções você entende os recursos para melhor desenvolve-lo” , ou seja você deve ter cultura sobre aquilo que faz e porque faz, precisa pensar sobre e como resolver no que já esta ai a sua disposição.
Brasil em Ciências talvez funcione bem em outras áreas mas na computacional é muito atrasada e retrogada demais e isso é que gera o contraste.

[quote=thiago.correa]
faculdade exige $$$, aqui no RS a mensalidade de todas as cadeiras está em torno de R$ 1000~1200[/quote]
Como eu disse antes, até você puder concluir precisa buscar outros meios de capacitação. Se o curso aí é caro, as empresas sabem que não é qualquer um que vai conseguir pagar e eu não sei como funciona o crédito educativo no RS. Mas o fato de você ter a meta de voltar assim que tiver condições, provavelmente vai ser levado em consideração.

Concordo plenamente que não boa ideia aprender tudo que é linguagem que aparece, já comentaram sobre isso um monte de vezes no GUJ. Mas depender de uma única linguagem também não é o melhor caminho, como também já se falou muito por aqui. Se você tem um foco muito específico em trabalhar somente com uma coisa, o seu mercado também vai ser muito específico. Não posso falar pela sua região, mas em várias cidades que conheço, PL/SQL é muito requerido em empresas que trabalham com Java, .NET, Delphi, etc. E como é uma linguagem muito simples, não vejo porque não estudar, se o objetivo for se capacitar. Agora, se você não deseja trabalhar com ela, é só ter consciência que seu mercado vai ficar sim, mais restrito e seu salário TENDE a ficar sim, mais achatado.

Como é uma linguagem fácil, se aparecer alguém com domínio você vai ser preterido da vaga.

Bom, o mais comum na nossa área é ler e escrever mesmo. Vai te atrapalhar a comunicação somente em empresas que exigem isto e geralmente pagam melhor porque sabem que é difícil encontrar.

Esse é complicado, eu também esperaria.

Se você não tiver um diferencial na sua região, você vai sim virar commodity, como em qualquer outra área. Você mesmo citou as suas deficiências nas entrevistas, tomo isso como referência pra superá-las. Fora o curso superior, que daí não depende só da disposição.

[quote=thiago.correa]
Agora eu te pergunto, um profissional que tenha fluência em inglês, possui certificação(ões), formado, que possui conhecimento e experiência em N linguagens de programação, merece um salário desses?! Eu particularmente acho que não![/quote]

Se você perguntar pra 1 milhão de pessoas se eles merecem ganhar mais, provavelmente as 1 milhão vão responder que sim. Mas o mercado é desigual entre regiões, a concorrência é apurada, as empresas tem margens reduzidas… os profissionais diferenciados ganham muito bem, os que se tornam medianos, a tendência é nivelar por baixo. Seje diferenciado.

Para estes e outros problemas existe o networking.

Eu sei 10 linguagens de programação, por exemplo, mas tenho mais experiência em 2 delas. Para varias vagas eu serei mediocre, para outras eu serei desejável (e não tem haver com a fluência), mas com varias pessoas conhecendo o meu perfil eu posso descobrir vagas mais adequadas para a minha pessoa, onde valorizam aprendizado rápido ou soluções de integração de tecnologia diferentes.

Por exemplo, um programador Java/JSF + Hibernate + Websphere + Jasper que trabalha de terno e gravata tem um perfil talvez um tanto diferente de um Railer que trabalha com Cucumber + RSpec + Will paginate + mongoDB + NGinX que usa camiseta e bermudas. Dependendo do seu perfil algumas vagas abrem, outras fecham. Em alguns lugares não querem olhar para vc e sim para suas certificações e aonde vc se graduou, outros lugares querem saber o seu github, que gems vc ja fez, que projetos vc ja atuou, etc. Tem vaga até pra programador PHP, basta saber aonde isso leva vc.

[quote=peczenyj]Para estes e outros problemas existe o networking.

Eu sei 10 linguagens de programação, por exemplo, mas tenho mais experiência em 2 delas. Para varias vagas eu serei mediocre, para outras eu serei desejável (e não tem haver com a fluência), mas com varias pessoas conhecendo o meu perfil eu posso descobrir vagas mais adequadas para a minha pessoa, onde valorizam aprendizado rápido ou soluções de integração de tecnologia diferentes.

[/quote]

Falou tudo. E como o mercado varia de região pra região, a primeira coisa é conhecer melhor onde pretende trabalhar pra encontrar o melhor lugar pra você ou se adaptar ao que você achar melhor.

Não existe regra geral.

Cada vez mais que leio esses depoimentos tenho menos vontade de trabalhar em empresas privadas que querem que você saiba mil coisas, porém não te valorizam e ainda te escravizam.

O que realmente compensa hoje é concurso.

[quote=bozo25]Cada vez mais que leio esses depoimentos tenho menos vontade de trabalhar em empresas privadas que querem que você saiba mil coisas, porém não te valorizam e ainda te escravizam.

O que realmente compensa hoje é concurso.[/quote]

Se seu negócio é ganhar sem trabalhar, espero que não passe em concurso pra não ser sustentado pelo meu dinheiro. hehehehe

Deixe o concurso público pra quem quiser trabalhar pra melhorar o país e não deixar os políticos acabarem com ele.

[quote=marcosalex][quote=bozo25]Cada vez mais que leio esses depoimentos tenho menos vontade de trabalhar em empresas privadas que querem que você saiba mil coisas, porém não te valorizam e ainda te escravizam.

O que realmente compensa hoje é concurso.[/quote]

Se seu negócio é ganhar sem trabalhar, espero que não passe em concurso pra não ser sustentado pelo meu dinheiro. hehehehe

Deixe o concurso público pra quem quiser trabalhar pra melhorar o país e não deixar os políticos acabarem com ele.[/quote]