um grande problema também que vejo, é simplesmente falta de tempo para poder pegar alguém inexperiente e ensinar…
e é fato, quem não tem experiência profissional, mesmo se dedicando muito, tem que aprender muito ainda… as coisas são diferentes…
em consultorias o ritmo é extremamente acelerado, sempre pra ontem o serviço. Por isso a maioria anuncia vagas pedindo uma certa experiência…
atualmente eu tenho 2 empregos, os 2 está precisando de gente, e como eu estou na faculdade eu pergunto se eles aceitam gente com um certo conhecimento mas sem experiência, e em nenhum dos dois lugares eles querem, justamente por precisar de alguém que resolva o problema…
o que eu acho importante é se dedicar e não desanimar… o começo é dificil, foi bem dificil pra eu conseguir o meu estágio, mas depois as coisas começam a fluir… O meu segundo emprego eu fui convidado… não é tão dificil assim eu receber telefonema ou email perguntando se tenho interesse em determinada vaga também… isso porque não tenho muita experiencia… mas lembrem-se também que fazer o básico, todos sabem fazer! o que vocês precisam é procurar algo mais específico, que não tenha muita gente que entende do assunto…
estudem java, hibernate, struts, jsf, etc, mas tenham algo a mais para oferecer… quanto mais diferenciado dentro do nicho que vocês estão procurando, mais fácil será conseguir algo melhor…
em nem 2 anos de experiência eu já trabalhei com ANSI C + ISO 8583 + Ist/Switch, Java, jsf, struts, C#, C++, php, um pouquinho de grails e ruby on rails… tenho um certo conhecimento de transações bancárias, sistema de pagamento brasileiro, inteligência artificial, desenvolvimento de jogos, etc… e eu sei que conheço muito pouco de cada coisa, e preciso estudar muito mais…
mas o segredo está em se dedicar e não desanimar… e ter uma boa dose de sevirol também ajuda muito!