Rede globo: Empresas procuram mão de obra na área de tecnologia da informação

Isto só comprova a minha teoria de que as empresas não fazem a mínima idéia do que elas precisam de um profissional, então os gerentes pedem todas as siglas que eles por ventura já ouviram falar.

Além disso, um cara com experiência em todas estas tecnologias deveria começar ganhando, no mínimo, uns R$ 5.000,00.[/quote]

Fora também que alguém neste nível não procura emprego… o emprego o procura.

Fora que a empresa da reportagem é aquela que te paga 1.000 CLT e o resto como empréstimo de 2 em 2 meses.

um grande problema também que vejo, é simplesmente falta de tempo para poder pegar alguém inexperiente e ensinar…
e é fato, quem não tem experiência profissional, mesmo se dedicando muito, tem que aprender muito ainda… as coisas são diferentes…
em consultorias o ritmo é extremamente acelerado, sempre pra ontem o serviço. Por isso a maioria anuncia vagas pedindo uma certa experiência…
atualmente eu tenho 2 empregos, os 2 está precisando de gente, e como eu estou na faculdade eu pergunto se eles aceitam gente com um certo conhecimento mas sem experiência, e em nenhum dos dois lugares eles querem, justamente por precisar de alguém que resolva o problema…

o que eu acho importante é se dedicar e não desanimar… o começo é dificil, foi bem dificil pra eu conseguir o meu estágio, mas depois as coisas começam a fluir… O meu segundo emprego eu fui convidado… não é tão dificil assim eu receber telefonema ou email perguntando se tenho interesse em determinada vaga também… isso porque não tenho muita experiencia… mas lembrem-se também que fazer o básico, todos sabem fazer! o que vocês precisam é procurar algo mais específico, que não tenha muita gente que entende do assunto…

estudem java, hibernate, struts, jsf, etc, mas tenham algo a mais para oferecer… quanto mais diferenciado dentro do nicho que vocês estão procurando, mais fácil será conseguir algo melhor…
em nem 2 anos de experiência eu já trabalhei com ANSI C + ISO 8583 + Ist/Switch, Java, jsf, struts, C#, C++, php, um pouquinho de grails e ruby on rails… tenho um certo conhecimento de transações bancárias, sistema de pagamento brasileiro, inteligência artificial, desenvolvimento de jogos, etc… e eu sei que conheço muito pouco de cada coisa, e preciso estudar muito mais…

mas o segredo está em se dedicar e não desanimar… e ter uma boa dose de sevirol também ajuda muito!

[quote=Rafael Marques]um grande problema também que vejo, é simplesmente falta de tempo para poder pegar alguém inexperiente e ensinar…
e é fato, quem não tem experiência profissional, mesmo se dedicando muito, tem que aprender muito ainda… as coisas são diferentes…
em consultorias o ritmo é extremamente acelerado, sempre pra ontem o serviço. Por isso a maioria anuncia vagas pedindo uma certa experiência…
atualmente eu tenho 2 empregos, os 2 está precisando de gente, e como eu estou na faculdade eu pergunto se eles aceitam gente com um certo conhecimento mas sem experiência, e em nenhum dos dois lugares eles querem, justamente por precisar de alguém que resolva o problema…[/quote]
Concordo. O principal motivo das empresas evitarem isto é o consumo de recurso. O pensamento é que se já está faltando gente se colocar alguém que está aprendendo vai faltar mais ainda, pois quem vai ter que ensinar é que já está no negócio, e atolado de tarefa.
Por outro lado, se não arriscar contratar pessoas com pouca ou sem experiência pode causar um efeito dominó, e ser pior ainda a longo prazo.

Este recomendo :smiley:

Quando entrei na faculdade éramos em 59 alunos, formaram 8 e desses 8 quem nunca levou pau em alguma matéria foram somente 3 (eu e + 2). No fim do curso éramos referência na turma, fomos até indicados para vagas em empresas pequenas. Assim que formamos (os 8 sobreviventes) achamos que iríamos ganhar bem, em torno de uns R$2000,00 inicial. Eu demorei 6 meses pra entrar no mercado de trabalho enquanto isso fui estudando pra tirar a SCJP. Quando a 1ª oportunidade veio, ganhava R$765,00 - (R$80,00 onibus + R$250,00 aluguel + R$90,00 refeição) por mês, e ainda trabalhava numa empresa que o cara queria me registrar como auxiliar de escritório, afi… sem contar que eu trabalhava com uma das tecnologias mais antigas e bem pagas do mercado: COBOL. Como as coisas (R$) estavam muito ruins resolvi me arriscar em outra cidade e empresa, agora trabalho com Delphi 7 + Sql Server 2008 estou ganhando um pouquinho a mais, pagando mais de aluguel e alimentação, pra mexer num código construido utilizando os maiores recursos de POG incluindo if 1 = 1 then e outras coisinhas mais… Estou a 7 meses sem criar uma rotina sequer, só corrigindo erros ou seja, não estou aprendendo nada de novo e vejo meu gerente que também programa sentado na minha frente mexendo com C#, isso é judiação!!!

Resumindo, as empresas exigem um super-profissional, pagam pouco, geralmente tem um código-fonte que uma gambi em cima da outra. As empresas precisam contratar mais novatos para área e treiná-los conforme a necessidade e filosofia da empresa e valorizar os funcionários que já estão nela e parar de fazer matérias enganosas como essa ai G1, na minha opinião essas matérias só servem para causar sensacionalismo falso.

As empresas precisam investir também em controle de qualidade interna de seus produtos, isso faz muita diferença.

Pois é, a maioria ou grande parte do trabalho é sobre sistemas legados ou novos com prazos apertados devido a contratos falhos. E o que acontece é que acabam usando de XGH praticamente http://gohorseprocess.wordpress.com/extreme-go-horse-xgh/.

Nem vi a propaganda… mas falta mesmo no mercado profissionais…
Aqui onde trampo (SP Capital) estamos precisando de profissional que conheça o café com leite… Java, EJB, MDB , Servlets, JSP, MAVEN, JUNIT e INGLÊS FLUENTE…
Quem souber pode me mandar email que os caras estão implorando para mim… rs detalhe não estou nem uma semana neste trampo e os caras ja entrevistaram uns 20 negos e não atenderam os requisitos…

galera o negócio é estudar e trampo não vai faltar…

To falando sério quem quiser me contactar pelo email wandersonxs@yahoo.com.br é só enviar o CV que repasso la no trampo.

Abraços
Wanderson

Minha opinião é que temos problemas de todos os lados !
1-) Empresas não sabem o tipo de profissional que precisam nem como buscar um no mercado, vide alguns posts acima. A empresa precisa de alguém que conheça JSP e Servlets, mas bota na vaga tudo que acha de referencia de tecnologia java no requisito da vaga.
2-) O Candidato tem que estar preparado, também saber o que busca, tudo bem você é programador Java, mas para que ? Web, Desktop etc… não adianta falar que sabe tudo que isso é dificil você geralmente vai conhecer uma bem e ter noção da outra, procure sempre vagas naquilo que é bom para ganhar bem !
3-) Segunda Lingua, todas as vagas quase estão pedindo isso, então corra atrás se não quiser ficar se emprego, mas isso não serve para alguém que ta saindo da facul para ganha 1.500,00 serve para os pleno para cima.
4-) Existe sim gente no mercado e muita só que não temos no perfil que as empresas procuram o cara tem que ser polivalente, fazer tudo e mais um pouco e ainda falar varias linguas, esse profissional custa muito caro e nenhuma empresa que tem quer perder o seu.

Eu estou feliz com isto :slight_smile:

eu resolvi criar vergonha na cara e começar (denovo) uma faculdade

TODOS os professores vem com o mesmo papo: “No mercado de TI no Brasil existem 70K vagas para serem preenchidas” (…)

[quote=Leozin]eu resolvi criar vergonha na cara e começar (denovo) uma faculdade

TODOS os professores vem com o mesmo papo: “No mercado de TI no Brasil existem 70K vagas para serem preenchidas” (…)[/quote]

peça pra eles citarem 1K dessas vagas :slight_smile:

[quote=Leozin]eu resolvi criar vergonha na cara e começar (denovo) uma faculdade

TODOS os professores vem com o mesmo papo: “No mercado de TI no Brasil existem 70K vagas para serem preenchidas” (…)[/quote]

Acredito que a faculdade só é boa para entrar na área?

Isso é maior mentira!!!
Quem está a procura de emprego hoje em dia sabe que NÃO faltam profissionais no mercado!!! Apesar de estar trabalhando, atualmente estou em busca de novos desafios, já fiz diversas entrevistas e enviei vários curriculuns, e garanto a vcs sou um profissional capacitado. O problema não está nos profissionais e sim nas empresas, basta olhar o APInfo ou similares, sempre tem vaga concordo mas vejam a descrição da vaga, geralmente é assim:

“ANALISTA DE SISTEMAS JUNIOR
Formado em Ciencia da Computação.
Fazendo pós-graduação na area de tecnologia.
Saber JAVA (SE e EE), .NET, ASP, SQL, ORACLE.
Webservises, EJB, Servlets, jsp, jsf, jpa Struts, Hibernate, PQP.
Ter afinidade com Design Patterns e ser auto-didata.
Minimo de 4 anos de experiencia.
Ingles fluente e espanhol avançado.”

POOOOOORR*, vá se fud*!!! Tem centenas de vagas assim lá, só que eu pergunto: Como um JUNOIR vai ter toda essa bagagem???
Isso ocorre porque as empresas querem profissionais super-homem, que faça tudo, saiba dezenas de tecnologias, duas linguas fluente, e ainda sabe chupar cana e assobiar ao mesmo tempo … ah, mas detalhe, tem que ser JUNIOR pra gente pagar pouco!!!

Esse é o pensamento das empresas hoje em dia … e quem tem toda essa bagagem não se submete a ser JUNIOR, logo, ficam dezenas de vagas em aberto.

A culpa tambem eh dos desenvolvedores que aceitam trabalhar por migalha e pela cultura de reclamar de sobrinhos e exigir regulamentacao.
Se voce acha que o salario eh pouco, nao aceite a vaga. Sei que existem casos mais extremos em que isso nao eh possivel, mas na grande maioria dos casos que eu vejo, nego aceita qualquer coisa.

Enquanto houver cavalo Sao Jorge nao anda a pe.

Pra quem nunca teve experiência na área, nunca trabalhou etc, pode sim ser uma boa.

Mas pra mim não faz diferença nesse sentido, pois eu já trabalho na área há 6 anos.

Pra quem nunca teve experiência na área, nunca trabalhou etc, pode sim ser uma boa.

Mas pra mim não faz diferença nesse sentido, pois eu já trabalho na área há 6 anos. [/quote]

Que curso você mudou?

Mas pra mim não faz diferença nesse sentido, pois eu já trabalho na área há 6 anos. [/quote]

Então vai só para ter o canudo, você assistirá as aulas nauseado rrs

Ter o canudo na minha opinião, sempre é bom, independentemente se vc trabalha na area ou não.
O fato de ter a graduação completa sempre te dá uma vantagens, pontos a mais em concursos publico, em seletivas de grandes empresas e diversos outros casos. Sei de algumas, poucas, mas boas empresas que por causa de quererem determinada certificação exigem que seus funcinários tenham no minimo graduação, e em alguns casos até uma cota de mestrados, pois a certificação/politica de qualidade da empresa pede isso.

O mercado no Brasil é mau distribuído. Em algumas cidades faltam gente, outras sobram. E o pessoal daqui não é muito de sair de suas raízes e dar a cara em outra cidade, ao contrário da Europa e Estados Unidos onde o pessoal muda pra longe por diferença de 10% de salário.

Mas isso é um sinal que o mercado está bom pra nós, sim. Se não acham gente pagando pouco é porque não tem desempregado, senão encontravam. E tem muita gente que forma já querendo ganhar horrores. Já fiz testes seletivos e encheu de currículos, só que era gente que mal tinha visão de lógica de programação nem de web e queria salário alto, assim não dá mesmo, que continue desempregado até se capacitar melhor…A empresa pode até ajudar na capacitação, mas a pessoa tem de saber o mínimo, nenhuma empresa vai dar curso básico pra funcionário.

Não sei se as Universidades atuais estão ruins ou o que está acontecendo, mas muita gente forma totalmente despreparada. O profissional que consegui contratar entrou na faculdade sem nunca ter mexido com programação e saiu sabendo HTML, um pouco de javascript, linguagem Java e servlets e vê-se que é uma pessoa que aprende fácil e é pro ativo. É o perfil mínimo que eu contrato e posso capacitar no que falta.

cara mas pedir tanto assim é normal
mas eu tenho certeza que nenhuma empresa realmente espera isso de um junior

mas isso é uma maneira de filtrar espertalhões que não sabem nem o basico, e aqueles que tem medo de se aventurar em novas tecnologias