Red Hat desiste de competir no mercado desktop domestico com Linux

dá-lhe Ubuntu

[quote=RaulCarlin]Eu sou do tipo que não curto cracekar/piratear software em casa, procuro muito bem uma ferramenta Freeware que faça o que preciso…e, até ano passado, usava Ubuntu em casa e era lindo…

Maaaas, troquei a máquina e ela vem com o Vista(HP Pavillion), desde então, nunca mais usei Ubuntu…

Aí eu pergunto à vocês, quem tem Windows original(não importa se comprou, se achou, enfim…), ainda prefere Linux? E mesmo se seja à favor da pirataria e tenha em casa ele crackeado, deixaria de usar para usar Linux por achar melhor ou suficiente?

Minha primeira exp. com Linux foi o Red Hat 7.2 há milenios atrás, e até hoje depois de várias experiências não consigo fazer tudo que consigo no Windows em um pc com Linux…[/quote]

meu caso e parecido com o do raul, sempre preferi linux, mais qnd chego meu hp pavillion com vista nao tive coragem de formatar o bichinho :frowning: é sendo o vista original nao tem problemas manter o mesmo.

sem falar q nunca pude abandonar o XP pq sempre tinha algo q nao rodava no linux e mesmo se rodasse as vezes nao compensaria o trabalho de configurar para mexer por 15 min.

isso era esperando

existe outras distribuições linux mto boa por sinal para compenir no mercado de desktop domestico

vlws

Bom, utilizo meu Slackware 12.0 sem problemas aqui, roda fino. Instalei sem o KDE nem Gnome nenhum pois o XFCE é o que há, rapidinho e tudo. Pra compilar programas no Netbeans 6.0 é uma bala que só… Agora, que chato esse trem do Red Hat, já usei ele demais, era uma época boa…

Ubuntu também é uma distro boa, para desktops, não gostei nem um pouco para servers, mas gosto é gosto.
Eu não sou contra a população (em sentido de crescimento) do Ubuntu. Mais máquinas linux no futuro, menos Windows. Só acho que o Ubuntu devia ser um pouco mais leve. Precisar de 256 MB para dar um boot é fodaz. Kurumin, Suse e outros dão boot bem rápido, com 128, 192…
Bom, sei lá, Só espero que com essa chegada forte da Canonical o pessoal continue dizendo que usa Linux e não que usa Ubuntu, para não repetir o que aconteceu com o GNU e o Linux, onde o pessoal achava que usava Linux mas era GNU…


Se alguém tiver dúvidas, por favor assistam o filme “The Code” onde conta a história de Linus Torvalds.

Abraços!

[quote=eduveks][quote=jopss]me parece que o cedega é melhor que o wine, ou estou enganado?

jopss :stuck_out_tongue: [/quote]

eu nao tenho certeza, mas creio que o cedega foi descontinuado, e o wine passou a ter tudo e mais um pouco que o cedega tinha, basta ver o appdb no site do wine:

http://appdb.winehq.org/

todos os jogos q antigamente eram suportados apenas pelo cedega, rodam no wine, a ultima versao do wine esta muito boa… mas ainda nao esta perfeita, um dia quem sabe, como ja disse :stuck_out_tongue: [/quote]

Não senhor, o Cedega continua ativo até hoje e com suporte muito superior ao Wine para a maioria dos jogos novos.

O problema é que isso incomoda a comunidade open source, já que ele é proprietário e pago e se beneficiou com as bibliotecas criadas inicialmente para o wine (que depois criou um branch do projeto chamado “WineX” e finalmente “cedega”, que significa uma safra de uvas selecionadas). Ele já deu dor de cabeça para a comunidade do Gentoo e deve continuar por aí por um bom tempo.

Agora quanto ao início da conversa, não entendo o espanto geral sobre o Red Hat, há anos que ele deixou a comunidade e se dedicou apenas para servidores, e com isso ganhou apoio de empresas grandes como a Oracle. O projeto Fedora veio justamente para tirar o nome “Red Hat” de linux que roda em desktop, eles mesmos declararam isso publicamente.

E quem adora falar mal do linux ou windows vista, por favor pelo menos use por um tempo qualquer um desses dois antes de sair xingando.

Quando comprei meu note, ele veio com o XP Media Center. Formatei e instalei um XP pirata mesmo. Depois de um tempo fiquei cansado de fazer gambiarra para poder atualizar o sistema e comprei uma licença OEM do Vista. Uns 3 ou 4 meses depois de ter o Vista instalado, formatei e instalei o Mandriva.

Achei o cúmulo um sistema operacional ocupar 8 gigas de disco, com um monte de programas que eu jamais usarei, e sem a menor possibilidade de removê-los. Sem contar que para fazer tanto o XP quanto o Vista funcionarem direito com todos os periféricos do note (touchpad, wifi, rede, leitor de cartões SD/MMC/Memory Stick/etc., portas USB) tive que baixar todos os drivers do site da HP. No Mandriva não precisei instalar absolutamente nada de fora…foi tudo perfeita e automaticamente reconhecido.

Até um dongle USB bluetooth que funcionava apenas nas noites de sexta-feira com lua cheia no Windows, funciona muito bem, obrigado, no linux.

Para quem me pergunta se o linux está pronto para o desktop, eu respondo: para o usuário comum, que sabe apenas os “next-next-finish” da vida, definitivamente, NÃO! Sem um mínimo de conhecimento, o linux será uma roubada.

O Ubuntu é uma distro derivada do (velho e bom) Debian. O fato de o Ubuntu ter um forte aceite e penetração na comunidade se deve à política de destribuição e incentivo ao uso da distro pela Cononical.
Particularmente, utilizo o Open Suse 10.3, e gosto muito do sistema.
Um abraço. :wink:

Na minha opinião, falta uma divulgação do sistema junto ao usuário doméstico. A princípio só quem trabalha com informática conhece Linux.
Um abraço. :wink: