[quote=eduveks]Ubuntu é dos Linux mais bugados q eu conheço… para fazer atualizações tem que fazer reza brava antes, para tudo continuar funcionando… ainda mais quando vai atualizar o xorg…
Linux para desktop = utilizador leigo, esta muito longe, o que chega mais perto e que a minha mulher consegue usar sem dificuldades é o OpenSuse, na minha opinião muito superior e mais fiável que o Ubuntu.
Pumpkin, me explica uma coisa, como faço para conseguir instalar/usar o Gentoo na boa sem se deparar com erros malucos??? Já tentei várias vezes, e a poucas semanas atrás resolvi tentar outra vez, e o problema desta vez foi, quando fui fazer emerge, no meio tinha alguns links quebrados e não passava dai, depois de alguns dias fui tentar de novo, e continuava tudo na mesma… outra vez a uns tempos atrás o problema foi que o sshd não instalava nem a pau, dava erro na compilação, e depois nos certificados… estou traumatizado com o Gentoo… falta de vontade não faltou, que já insisti bastante nele.
Atualmente tenho usado o CentOS para servidor, gostava de usar o FreeBSD, mas o problema do FreeBSD é na instalação a configuração dos discos é muito arcaica, ter que definir setores e cabeças é muito pré-histórico, dos BSDs só consigo usar o OpenBSD, que uso para servidores com tarefas, tipo SVN, roteador, etc… e o DragonFlyBSD quero testar qualquer dia destes…
Para desktop tenho usado o OpenSuse, mas para desktop de trabalho, para programar em Java por exemplo…
Mas para Jogos, continuo com um PC com Windows XP só para jogos, e o Linux substituir o Windows ai, apesar dos grandes avanços do Wine, não sei se vai chegar lá… mas espero q sim.
Quanto a notícia da RedHat tenho muita pena, por que até nem era dificil competir com o Ubuntu, exemplo bem sucedido pra mim é o OpenSuse, e a RedHat conseguiria o seu espaço na boa, como já tem fama era só manter algo bom e competitivo pelo menos ao nível dos outros, mas levando em conta esforço + custos / lucro, os servidores dão mais dinheiro com certeza…[/quote]
Tentei instalar o Gentoo no laptop mas tbm me ferrei com links quebrados… :?