Red Hat desiste de competir no mercado desktop domestico com Linux

Mas os usuários domésticos querem apenas algo que funcione, que não precise ir no terminal ficar dando comandos, ter que mexer a mão no /etc/*, apenas que clique e aconteça, que conecte e funione, e o Linux tem alguma dificuldades ai a anos, tem melhorado, mas ainda longe do ideal.

Um Linux que incorpore bem o Wine, que trate os exes como executáveis mesmo, e que facilite a vida de quem corre aplicações windows, e que facilite as configurações para leigos, tendo bons programas de configuração, onde as pessoas conecte impressoras, webcams, etc e funciona, quem conseguir preencher estas lacunas tem sucesso garantido, é o que todo mundo quer, acho eu…

Tentei instalar o Gentoo no laptop mas tbm me ferrei com links quebrados… :?[/quote]

Ainda bem… fico feliz em saber isto… assim já sei que o problema não é comigo :stuck_out_tongue:

Eu realmente gostaria muito de utilizar o Gentoo, mas não consigo, simplismente não consigo, sempre tem alguma coisa que dá errado…

Isso sim seria um Linux que eu teria!! Rodar jogos sem problemas!! Conectar os divresos periféricos de qualquer marca e funfar! O Windows nestes requisitos desktops são imbátiveis, e talves serão por muito tempo.

Mas vejo aí uma lacuna dos próprios fabricantes de periféricos/games… se estes fossem compatíveis 100% com o linux, todo mundo já estaria usando, mesmo que fosse num slack… e sem ficar instalando wines da vida e emulatores “.exe” bugados e limitados.

jopss :stuck_out_tongue:

Experiencia minha:
Nunca tive problemas com o Ubuntu, sempre foi ótimo, rápido, funcional, compatível com TODO o meu hardware, e nunca tive problemas com bugs e atualizações.
Hoje utilizo ubuntu em todos os Pcs lá de casa (são 2 desktops e 2 notebooks), ou seja, minhã mãe usa, minha irmã e meu pai também.

Tirando o meu pai, as outras sequer imaginam o que seja uma linha de comando por exemplo, mas mesmo assim utilizam sem problemas (afinal, se vc for ver bem mesmo,os ditos usuários windows, também não sabem usar windows, e como sempre digo, clicar em um ícone no desktop do explorer e do gnome é a mesma coisa pro usuário leigo). Hoje minha irmã prefere o linux, porque não pega vírus (leia-se menos bronca do pai, rsrs), pode ficar cor-de-rosa (o windows tbm, mas ela não sabe instalar proraminhas de terceiros ou hackear o sistema de temas do XP) e tem um monte de frescurinhas gráficas (leia-se compiz). Pra minha mãe não faz diferênça (desde que a impressora funcione, rsrs).

Tentei usar várias distros, incluindo fedora e openSuSE, mas não gostei dessas duas por serem “betas” das versões pagas, ou seja, cobaia, se der pau em algo, não vai pra versão paga, e isso é péssimo.

Não acho que o Linux deveria substituir o windows, mas creio que os dois poderiam coexistir, cada um com suas vantagens (apezar de eu não ver nenhuma no windão :twisted: ).

Acho que hoje o linux já é usavel, inclusive para usuários leigos (por experiência própria). Mas se para VOCÊ, ele não serve ou não atende as suas necessidades, é simples, não use (só não vale meter o pau e dizer que ainda não está “maduro” suficiente, reveja seus conceitos e constate que o problema pode estar em você, e não no SO).

[quote=jopss]

Isso sim seria um Linux que eu teria!! Rodar jogos sem problemas!! Conectar os divresos periféricos de qualquer marca e funfar! O Windows nestes requisitos desktops são imbátiveis, e talves serão por muito tempo.

Mas vejo aí uma lacuna dos próprios fabricantes de periféricos/games… se estes fossem compatíveis 100% com o linux, todo mundo já estaria usando, mesmo que fosse num slack… e sem ficar instalando wines da vida e emulatores “.exe” bugados e limitados.

jopss :stuck_out_tongue: [/quote]

Quanto a periféricos, sinceramente, tenho menos problemas com o linux do que no windows. Ainda me lembro dos finais de semana perdidos pra configurar um winmodem motorola no XP (tenho até pesadelos). Pensei que isto tinha melhorado, mas há algum tempo, minha namorada (que usa Vista) reclamou que o volume do microfone não funcionava. Fui verificar e “bingo”, o driver não suportava corretamente o Vista (e olha que ela comprou uma maquina montada e já com o SO Instalado).

Quanto à games, resolvi meu problema: Comprei um video-game :wink: !
Mas não sou contra (caso goste), manter um dual boot pra games, pois como já disse, se o Windows te atende, use-o (mas tenha a dignidade de comprar um original, pois já que é tão bom, vale o valor que cobram)!

Alguém aqui usa ou usava Mandriva e OpensSUSE?
Gostaria que fizessem uma comparação com o Ubuntu, pois muito tempo atrás fiz um curso onde usei SUSE. Em casa cheguei a mexer por um curto espaço de tempo com o Mandrake, hoje Mandriva, e sinceramente já naquela época eles já possuiam um ambiente bem “amigável”.

Mais uma coisa,
vocês não acham que há uma quantidade excessiva de “distros” Linux?

Abraço!

Exatamente isso que ajudou matar o OS/2 da IBM, que era infinitamente melhor que o Windows.

Tive uma esperiência recente que mostra bem o caminho das coisas…
uma pessoa leiga, estava olhando computadores para comprar, em magazines, tinham ofertas mais baratas com Linux, ai sugeri, porque não pega esses mais baratos com Linux? resposta:
Esse tal de linux é um lixo, horrível, não consegui “mexer” em nada, muito feio, ruim.

A pessoa acabou comprando um máquina com o Vista.

Uso (usava) Linux desde 1997, e desde antes eu “ovo” esse papinho furado de Linux em desktop, conheço 7 pessoas que comprar computador com Linux nas casas bahia da vida, TODAS instalaram o XP ou Vista na primeira semana de uso.

THE END.

Lá em casa funciona, e muito bem! Ninguem reclama de nada.

E outra, não é por que todo mundo usa que é o melhor pra mim. Na minha casa, o linux foi o SO que melhor se adequou as nossas necessidades. E ponto :slight_smile:

[quote=rafagil]Experiencia minha:
Nunca tive problemas com o Ubuntu, sempre foi ótimo, rápido, funcional, compatível com TODO o meu hardware, e nunca tive problemas com bugs e atualizações.
Hoje utilizo ubuntu em todos os Pcs lá de casa (são 2 desktops e 2 notebooks), ou seja, minhã mãe usa, minha irmã e meu pai também.
[/quote]

Eu acreito perfeitamente… des que:

:arrow: Não tenha placa 3D configurada e 2 monitores e XGL, q na primeira atualização do xorg, já era a configuração toda, o q salva é um backup.

:arrow: Se tens a sorte de ter um notebook que a placa wireless é supordada e o bluetooch tb, maravilha, que lá em casa no meu até agora não consegui fazer funcionar, Ubuntu, OpenSuse, etc…

:arrow: Se não Joga jogos 3D descentes de última geração, então blz, por que se quiser, vai ser complicado, aventuras com Wine talvez consiga rodar o jogo mais ou menos… e se for online precisa ter muita sorte.

:arrow: Um exemplo simples, no Ubuntu vem com os mirrors Universe desabilitado, acha que um utilizador leigo consegue ir lá encontrar e habilitar isto? E sem os pacotes non-free fica complicado… instalar e desinstalar é muito simples, mas para um utilizador leigo, configurar repositórios… o que é mesmo repositório?

:arrow: WebCams já funcionam bem? Qualquer webcam?

:arrow: Impressoras USB só se for de 1 ano atrás, as novinhas q saem só se tiver sorte de algum drive antigo suportar…

Conectar hardware e funcionar, sim sim funciona, mas não qualquer um, ja vi que tens a sorte de ter tudo compatível, mas é pena o linux ser compativel só com coisas mais antigas, as novas que vão saindo tem que esperar até conseguirem suportar, claro que é culpa dos fabricantes, mas pow, eu compro o bagulhe e quero usar e ai? É a realidade na casa de um usuário leigo…

Não gosto do Ubuntu por que já passei muito mas muito stress com as atualizações, parace que não são bem testadas, mas o maior problema foi sempre com o xorg…

Eu sou do tipo que não curto cracekar/piratear software em casa, procuro muito bem uma ferramenta Freeware que faça o que preciso…e, até ano passado, usava Ubuntu em casa e era lindo…

Maaaas, troquei a máquina e ela vem com o Vista(HP Pavillion), desde então, nunca mais usei Ubuntu…

Aí eu pergunto à vocês, quem tem Windows original(não importa se comprou, se achou, enfim…), ainda prefere Linux? E mesmo se seja à favor da pirataria e tenha em casa ele crackeado, deixaria de usar para usar Linux por achar melhor ou suficiente?

Minha primeira exp. com Linux foi o Red Hat 7.2 há milenios atrás, e até hoje depois de várias experiências não consigo fazer tudo que consigo no Windows em um pc com Linux…

[quote=pecosta]Alguém aqui usa ou usava Mandriva e OpensSUSE?
Gostaria que fizessem uma comparação com o Ubuntu, pois muito tempo atrás fiz um curso onde usei SUSE. Em casa cheguei a mexer por um curto espaço de tempo com o Mandrake, hoje Mandriva, e sinceramente já naquela época eles já possuiam um ambiente bem “amigável”.

Mais uma coisa,
vocês não acham que há uma quantidade excessiva de “distros” Linux?

Abraço!
[/quote]

Eu usei e por bastante tempo o Mandrake 10, que depois passou a ser o Mandriva, e na altura era o Linux com o melhor suporte a Hardware, e pelo que sei ainda é o melhor neste ponto pelo menos, mas o problema q é muito voltado para o marketing, e ter um Mandriva gratuito esquece, quando era Mandrake eles sempre mantinham as versões da Comunidade bem atualizada, agora não sei como anda a os produtos voltados pra Comunidade se é que ainda tem, que a uns tempos atrás fui atras e não havia, e é um sistema bem pesado, mas acho que deve ser dos mais completos.

O OpenSuse é o que eu tenho usado atualmente, e estou bastante satisfeito, mas para trabalho apenas, e uso geral, diversão ainda é no Windows…

[quote=eduveks][quote=rafagil]Experiencia minha:
Nunca tive problemas com o Ubuntu, sempre foi ótimo, rápido, funcional, compatível com TODO o meu hardware, e nunca tive problemas com bugs e atualizações.
Hoje utilizo ubuntu em todos os Pcs lá de casa (são 2 desktops e 2 notebooks), ou seja, minhã mãe usa, minha irmã e meu pai também.
[/quote]

Eu acreito perfeitamente… des que:

:arrow: Não tenha placa 3D configurada e 2 monitores e XGL, q na primeira atualização do xorg, já era a configuração toda, o q salva é um backup.

:arrow: Se tens a sorte de ter um notebook que a placa wireless é supordada e o bluetooch tb, maravilha, que lá em casa no meu até agora não consegui fazer funcionar, Ubuntu, OpenSuse, etc…

:arrow: Se não Joga jogos 3D descentes de última geração, então blz, por que se quiser, vai ser complicado, aventuras com Wine talvez consiga rodar o jogo mais ou menos… e se for online precisa ter muita sorte.

:arrow: Um exemplo simples, no Ubuntu vem com os mirrors Universe desabilitado, acha que um utilizador leigo consegue ir lá encontrar e habilitar isto? E sem os pacotes non-free fica complicado… instalar e desinstalar é muito simples, mas para um utilizador leigo, configurar repositórios… o que é mesmo repositório?

:arrow: WebCams já funcionam bem? Qualquer webcam?

:arrow: Impressoras USB só se for de 1 ano atrás, as novinhas q saem só se tiver sorte de algum drive antigo suportar…

Conectar hardware e funcionar, sim sim funciona, mas não qualquer um, ja vi que tens a sorte de ter tudo compatível, mas é pena o linux ser compativel só com coisas mais antigas, as novas que vão saindo tem que esperar até conseguirem suportar, claro que é culpa dos fabricantes, mas pow, eu compro o bagulhe e quero usar e ai? É a realidade na casa de um usuário leigo…

Não gosto do Ubuntu por que já passei muito mas muito stress com as atualizações, parace que não são bem testadas, mas o maior problema foi sempre com o xorg…
[/quote]

É o que disse, se ele não serve para você, não use, mas não precisa falar q é ruim ou que não serve para ninguem, pois para mim serve e:

sim, tenho rede wireless, e funciona bem (instalou sozinho em todas as maquinas)
sim, tenho XGL/Compiz nas maquinas, também não precisei configurar nada
sim, os repositorios universe já vem habilitados por padrão sim (qual versão do ubuntu vc usou? usou a última?)

e a pergunta: e a placa de som da minha namorada (que não aumenta o volume do mic)? no linux funfa, já no windows, nem com os drivers oficiais. E aí? senta e chora? espera pelos fabricantes atualizarem (minha namorada sabe atualizar o driver de som?)?

Volto a repetir, se não serve pra você, não use.

olha eu já utilizei o ubuntu(ekubuntu) e não me agradei.
Utilizo o fedora desde a versão 1. A te digo q a distro evolui pra caramba e hj é um grande SO para desktop.[/quote]

concordo com vc giu, já usei ubunto e kubunto e tbm não me agradei, estou usando o fedora desde a versão 5 e estou cada ves mais satisfeito!!

[quote=RaulCarlin]Eu sou do tipo que não curto cracekar/piratear software em casa, procuro muito bem uma ferramenta Freeware que faça o que preciso…e, até ano passado, usava Ubuntu em casa e era lindo…

Maaaas, troquei a máquina e ela vem com o Vista(HP Pavillion), desde então, nunca mais usei Ubuntu…

Aí eu pergunto à vocês, quem tem Windows original(não importa se comprou, se achou, enfim…), ainda prefere Linux? E mesmo se seja à favor da pirataria e tenha em casa ele crackeado, deixaria de usar para usar Linux por achar melhor ou suficiente?

Minha primeira exp. com Linux foi o Red Hat 7.2 há milenios atrás, e até hoje depois de várias experiências não consigo fazer tudo que consigo no Windows em um pc com Linux…[/quote]

isso vai de cada um, faz uns 3 anos que não uso mais windows na minha máquina (quando comprei tinha windows original), hoje uso o fedora, pelo menos pra mim e pro que eu faço não tem nada que me prenda no windows, nem me lembro a última vez que precisei formatar minha máquina…
claro que se você quer uma máquina pra jogar e ver filme fica no windows mesmo…
gosto é gosto, eu vi a dificuldade de iniciar no linux como um desafio, e hoje mesmo não sendo um expert em linux vi que fiz uma boa troca!

Entao es um grande sortudo… :stuck_out_tongue:

Mas duvido q tenhas hardware recentes, pois entao eu sou muitooo mas muitooo azarado…

E eu nao estou dizendo que linux nao presta, ve o que eu ja disse, e eu uso Linux no meu dia-a-dia, mas acho que o Linux esta longe de ser o ideal para utilizadores leigos, e tambem para substituir por completo, principalmente nos Jogos, que pode nao ser importante pra ti, mas todos que conheço jogam tambem, e acaba por ser importante…

Eu acompanho sempre com espectativa a evoluçao do wine, e tem feitos grandes avanços, mas sendo realista ainda nao esta bom o suficiente, acredito que vai chegar a um ponto que seja realmente muitooo bom, a ultima versao esta excelente, roda exe do Flash CS 3 na perfeiçao, videos, som, envia e recebe dados para o servidor via http, perfeito, o que ja ´e muito bom, que a ate entao exe do Flash no Linux era impossivel, agora ja ´e possivel… mas grandes jogos atuais, ainda falta mais um pouco, e espero que chegue la.

Linux ´e bom, mas nao ´e o substituto do Windows na perfeiçao por agora, esta melhorando, mas ainda falta… eu boto muita fe no Linux mas nao sou tapado ao ponto de dizer para um amigo que usa windows a anos, que o windows nao presta e q ele deve passar a usar o Linux ja q ´e muito mas muito melhor, o que ´e mentira, e ele no mesmo dia vai voltar a instalar o windows. Linux ´e bom mas ainda nao ´e para todos.

me parece que o cedega é melhor que o wine, ou estou enganado?

jopss :stuck_out_tongue:

[quote=eduveks]

Entao es um grande sortudo… :stuck_out_tongue:

Mas duvido q tenhas hardware recentes, pois entao eu sou muitooo mas muitooo azarado…

E eu nao estou dizendo que linux nao presta, ve o que eu ja disse, e eu uso Linux no meu dia-a-dia, mas acho que o Linux esta longe de ser o ideal para utilizadores leigos, e tambem para substituir por completo, principalmente nos Jogos, que pode nao ser importante pra ti, mas todos que conheço jogam tambem, e acaba por ser importante…

Eu acompanho sempre com espectativa a evoluçao do wine, e tem feitos grandes avanços, mas sendo realista ainda nao esta bom o suficiente, acredito que vai chegar a um ponto que seja realmente muitooo bom, a ultima versao esta excelente, roda exe do Flash CS 3 na perfeiçao, videos, som, envia e recebe dados para o servidor via http, perfeito, o que ja ´e muito bom, que a ate entao exe do Flash no Linux era impossivel, agora ja ´e possivel… mas grandes jogos atuais, ainda falta mais um pouco, e espero que chegue la.

Linux ´e bom, mas nao ´e o substituto do Windows na perfeiçao por agora, esta melhorando, mas ainda falta… eu boto muita fe no Linux mas nao sou tapado ao ponto de dizer para um amigo que usa windows a anos, que o windows nao presta e q ele deve passar a usar o Linux ja q ´e muito mas muito melhor, o que ´e mentira, e ele no mesmo dia vai voltar a instalar o windows. Linux ´e bom mas ainda nao ´e para todos.[/quote]

Bem, meu hardware é recente sim, porém quase todo o meu hardware é intel (placa mãe, chipset processador, etc), e talvez seja por isso que tenho “sorte”.

Bem, o Linux não é para todos, assim como o Windows também não é. Agora, o linux jamais irá “substituir o windows na perfeição”. Não mesmo, pois não é esse o objetivo. Mesmo porque, de que adiantaria criar outro sistema igual à um que já existe? só pra dizer: “eu que fiz”?

O intuito do linux, ou melhor do GNU/Linux, é criar um sistema operacional realmente livre, completo e funcional, e ponto. Não está nos planos do GNU/Linux substituir ou sequer competir com o windows.

Se você está esperando o linux “substituir” o windows, nunca vai usá-lo, pois ele nunca o fará. Agora, se deseja um SO bom, que funcione, que seja rápido, livre, e personalizável, use linux, e se não quiser nada disso, mas quer jogos ou sei lá o que, use Windows ou qq outro SO que te atenda.

O importante é ser feliz, rsrs, não importa o que tens instalado no PC.

PS. Definitivamente o windows não é para mim.

[quote=rafagil][quote=eduveks]
PS. Definitivamente o windows não é para mim.[/quote]

Olha eu usava o windows a coisa entre 3 e 4 anos atraz e mudei para Linux
devido aos serios problemas do windows, como virus, "Este programa executou uma operacao ilegal"
falta de seguranca e por ai vai…

To usando o kurumin 7.0 e tem tudo o que eu preciso , e recentemente comprei um pentium 4 novinho
e coloquei linux nele, e pra mim voltar pra windows nem no sonho !!!

e por falar em usuarios leigos, tem varios fabricantes que tem acordo com alguma distribuicao especifica do linux, e ja vem com tudo basicamente, isso compreende , internet , videos, openoffice,
drivers de impressoras, webcam e muito mais.

Recentemente um colega tinha uma maquina com windows XP, que o microfone nao funcionava nem a pau; fiquei procurando drivers e correcao por uns 3 dias e nada de funcionar, resultado devolvi a maquina. entao esse meu colega, pagou 100 reais pra loja onde ele comprou o micro e eles ficaram com a maquina mais 1 semana tentando resolver e nada, no final falaram que teria que formatar o micro.

fala serio !!!

[quote=jopss]me parece que o cedega é melhor que o wine, ou estou enganado?

jopss :stuck_out_tongue: [/quote]

eu nao tenho certeza, mas creio que o cedega foi descontinuado, e o wine passou a ter tudo e mais um pouco que o cedega tinha, basta ver o appdb no site do wine:

http://appdb.winehq.org/

todos os jogos q antigamente eram suportados apenas pelo cedega, rodam no wine, a ultima versao do wine esta muito boa… mas ainda nao esta perfeita, um dia quem sabe, como ja disse :stuck_out_tongue: