Quero voltar para o Brasil

e eu com esperanças de ir pra irlanda :frowning:

Olá

[quote=ViniGodoy]Você deve pensar se quer voltar pro Brasil por motivos financeiros ou não. Nem sempre são eles que contam numa decisão como essa.
Existem boas oportunidades no país, o mercado é ótimo está aí para quem se destaca e para quem corre atrás.

Mas países da Europa ainda tem um índice de qualidade de vida melhor do que os daqui. Você vê cidades mais pavimentadas, tem um grau de segurança que é impensável no Brasil (na Alemanha, por exemplo, você pode estacionar sua bicicleta na rua, sem medo de ser roubado). Acesso a serviços de saúde e polícia também são melhores e, geralmente, você tem um poder aquisitivo maior no exterior, sobretudo no mercado de eletrônicos.[/quote]

Já era. A Europa vive dias difíceis que ainda vão piorar mais. De onde sairão os bilhões para a Grécia? E a dívida da Inglaterra? Bancarrota a vista. Uma coisa parece certa: recrudescerão os movimentos xenofóbicos e racistas. A perseguição aos imigrantes será maior.

É óbvio que aqui temos problemas e ainda podemos piorar. Ninguém ficará imune a esta crise. E daqui a alguns anos poderemos passar por situação semelhante aos países europeus que se endividaram acima da capacidade de pagar. Temos compromissos enormes (copa do mundo, Olimpiada, pré sal, pagar rombo da previdência, etc.) e os financiamentos não serão fáceis. Mas no momento acho melhor ficar por aqui.

Quanto a questão de serviços de saúde acho que há controversias. Em alguns países europeus isto funciona muito pior do que no Brasil. E dentista é outra coisa complicada. Sei de gente que fazia tratamento fora do país em que residia. E nos States também o aperto está piorando o atendimento aos convênios. Minha cunhada disse que é cada vez mais complexo conseguir que o plano de saúde aprove um tratamento. Às vezes demoram meses para aprovar um simples RX talvez para forçar o cara a desistir.

[]s
Luca

Olá!

Portugal não era nem para entrar na União Européia… entrou “de favor”, a Grécia simplesmente estava levando uma vida superior da que podia, a Alemanha teve que injetar uma ótima grana pra segurar a Grécia, e não fez de favor não, pq grande parte dos títulos da dívida grega são da Alemanha.

Quando estava na Inglaterra eu pude ver a quantidade exagerada de estrangeiros, com java então, nem se fala. talvez com ruby e c# a chance seja maior. Embora o Brasil esteja se tornando um país razoavelmente próspero, nada como a qualidade de vida européia. Com todo o prazer eu pagaria metade do meu salário para ter tal coisa.

Mas atualmente eu estou preferindo tentar países não tão procurados como Holanda, Suécia, Islândia e Noruega (Inclusive, se alguém souber de oportunidades, sou todo ouvidos :P)

[quote=Luca]Estão de serviços de saúde acho que há controversias. Em alguns países europeus isto funciona muito pior do que no Brasil. E dentista é outra coisa complicada. Sei de gente que fazia tratamento fora do país em que residia. E nos States também o aperto está piorando o atendimento aos convênios. Minha cunhada disse que é cada vez mais complexo conseguir que o plano de saúde aprove um tratamento. Às vezes demoram meses para aprovar um simples RX talvez para forçar o cara a desistir.

[]s
Luca [/quote]

Não é a toa que muitos americanos vão para méxico/cuba se tratarem, mesmo com os custos de hospedagem, sai muito mais barato.

[quote=fantomas]

:twisted: Então acho que já dá para concluir que logo teremos um mercado cheio de profissionais com aqueles curriculos turbinados (vários idiomas, cursos malucos no exterior, experiencia internacional e etc…) disputando vagas com os que nunca sairam do país e “male male” fala o português direito; isso sem falar nos gringos e no amor que os brasileiros tem por coisas que vem de fora não importa o quê seja. :twisted:

:shock: O valor hora pode despecar heim galerinha! :shock:

O que acham?

Minha opinião: Não vai rolar nada, e corre o risco de melhorar por causa dos investimentos; porem fica aí a idéia sobre uma das possíbilidades.

flws[/quote]

Antes de tudo, não pense que aqui no Brasil é diferente de países com Inglaterra, Canadá ou EUA. Não é simplesmente assim: “Quero ir pro Brasil e trabalhar”. Isso não é possível. A não ser que o gringo tenha ou família brasileira ou que se case com uma brasileira, porque de resto, precisa de visto que não é concedido por qualquer motivo banal.

Não duvido que logo seremos nós o país que será invadido por gente do mundo todo como acontece nos EUA.

Só uma observação. O Brasil pode ser mais caro comprar iPods, Kindle ou produtos eletrônicos, mas é muito, muito mais barato comprar alimento e a mão de obra aqui é muito mais barata que na Europa, onde até pra cortar cabelo é uma fortuna.

O país tem os prós e contras.

[quote=marcosalex]Só uma observação. O Brasil pode ser mais caro comprar iPods, Kindle ou produtos eletrônicos, mas é muito, muito mais barato comprar alimento e a mão de obra aqui é muito mais barata que na Europa, onde até pra cortar cabelo é uma fortuna.

O país tem os prós e contras.[/quote]

macos, vamos por partes:

• compra alimentos no brasil? sao paulo é absurdo de caro, até mesmo o que nao é importado é caro, a única coisa que é cara na europa sao frutas e carde de boi, no mais nao vejo diferenca, fica tudo na mesma e aqui voce compra um pote de Nutella por 3 Eur e no Brasil? 10 Reais? Absurdo por exemplo!
  • e voce gosta de ser mao de obra barata? quando voce fala em mao de obra barata, inclui seus servicos de desenvolvimento por exemplo, PORÉM isso também nao é verdade. Aqui eu pago 12 Eur pra cortar o cabelo, num salao legalzinho, no Brasil quando fui de férias, paguei 30 TRINTA!!! TRINTAAA! num salaozinho mixuruca dentro do supermercado Extra!

Além do mais falam que tratamentos dentais na europa sao caros. Eu tirei meus 4 dentes do ciso e meu plano de saúde (80 Eur por mes) cobriu TUDO. Agora me diz, qual plano de saúde no Brasil por 80 Reais cobre esse tipo de cirurgia?

Aqui as coisas podem ser até um pouco mais carinhas as vezes, mas voce tem um retorno, entende?

Pode acreditar, o Brasil ainda ta fraquinho e sem moral em relacao aos países da Europa mesmo com crise. Nao falo isso porque moro aqui nao, até porque vou voltar, mas sim porque conheco a realidade de ambos os lados, trabalho aqui, trabalhei ai, estudo aqui, estudei ai e etc!

Mas posso dizer que na área de TI as empresas no Brasil estao pagando tao bem quanto aqui, as vezes até melhor, a diferenca é que o acesso as coisas é mais difícil! Um exemplo clássico: aqui com um salário de 3000 Eur por mes morando sozinho voce pode até comprar um Audi TT zero, mesmo pagando em prestacoes, MAS COMPRA!..no Brasil com um salário, seja de 6000 Reais voce sonha em comprar um Fiat TIPO, manja? Hehehe… :lol:

Abracos

Quanto você paga por carne mesmo? E por frutas? E por legumes? Quando estive na alemanha, pagava nesses itens quase o quintuplo do que pago aqui. Sem falar que a qualidade da carne bovina era muitíssimo menor. Muitas frutas eram só em compota ou cristalizadas, ou de qualidade inferior (como o caso da banana). Como esses itens são praticamente a base da alimentação diária, dá para dizer sim que você paga muito mais caro em alimento.

Sem falar que vc comparou com o preço em SP, que é um dos mais caros do país todo.

Salãozinho caro, hein? Eu pago R$10,00 para cortar o cabelo. Sem falar que 12 euros vc provavelmente pega naquelas barbearias alemãs geridos por pessoal estrangeiro, considerado de baixa qualidade aí na Alemanha. Pq, pelo menos onde eu estava, um salão alemão normal não saia por menos de 20 euros.

O meu cobriu. E foi TUDO também. O plano é empresarial, e tem um custo de R$60,00 por mês (contando a co-participação da empresa).

O que é realmente melhor no exterior é o acesso a eletrônicos. Automóveis nem se fala, na Alemanha uma Mercedez é carro nacional e as praticamente ausência de barreiras alfandegárias vai baratear muito o custo dos veículos dos outros países da comunidade européia. Aqui também pagamos caríssimo por combustível.

O que mais me impressionei no exterior foi a infraestrutura. As cidades tem asfalto no chão, não anti-pó. São bem cobertas por calçadas e ciclovias, bem servidas de trem, metrô, bonde, ou seja lá que outro meio público. Realmente dá gosto de ver, e quanto a isso ainda estamos bastante para trás.

Mas o brasileiro também gosta de reclamar e fazer pouco caso do próprio país.

os caras fika comparando 1 mundo com 3 mundo sem essa!

++

Nossa cara como tu argumentas bem, parabéns!

Agora me conveceu que somos uma bosta.

Boa champz

Nossa cara como tu argumentas bem, parabéns!

Agora me conveceu que somos uma bosta.

Boa champz[/quote]

E das GRANDES!!

boa lek!

ate concordo !!!

mas ficaria com o BRASIL foi onde eu nasci e onde tenhu meus lazer e etc lá fora pode ser apenas uma zuação apenas pra fazer uma bagunça com as mulheres lorinhas kkkkk

voltando ao topico cara se vc gosta de ficar ai não venha pra cá, acho que isso depende de vc não da respostas dos outros e sim de vc, se esta sentindo bem ai esse tipo de coisas, não vá por impulso de niguem sempre tem gente querendo o mal de vc mas vc não enxenga!

bom, finalizando cada um faz o que quer da vida todos temos liberdades pra fazer o que bem intender.

Sendo prático e objetivo, aqui em SP você vai ganhar provavelmente melhor que em Portugal, pelo simples fato do mesmo ser como o nordeste brasileiro, onde o salário é mais baixo. Se for pra outro país, como Inglaterra, terá um aumento substancial no seu salário.

Não vou argumentar sobre diferenças de países, pois você conhece ambos. Aqui um desenvolvedor com sua experiência ganha na faixa de uns 35 reais hora o que dá uns 6300 reais por mês.

Se alguém desse fórum com experiência similar ganha menos, desculpe-me a franqueza, mas negociou muito mal.

º´~

Kenobi

Vini, sem arrogancia, mas da pra perceber que sua experiencia aqui na Alemanha foi bem bem pouca!

Exatamente foi isso que disse, que frutas aqui sao mais caras, por serem importadas! Em relacao a legumes, depende da época do ano, eu nao como muito legumes, nem aqui e nem no brasil entao nao posso falar de preco, mas cenoura, cebola, alho, essas coisas, sao tao baratos quanto no brasil!

Entao voce nao comeu carne bovina aqui Vini, ou te deram carne de cabra e falaram que era bovina e te enganaram, porque a carne bovina aqui é importada da argentina ou uruguay e as carnes importadas, sao as de melhor qualidade, até melhor do que as quem voce compra no acougue no brasil, mas sim, sao mais caras!

E eu vou comparar com qual estado Vini? Eu vou morar la e trabalhar la e sao paulo é onde paga melhor, ou seja, da na mesma!
Posso falar entao por Berlin que é a cidade mais barata da Alemanha…resolvido!

Isso em curitiba né ? hehehe vai pra sao paulo…e NAO…isso nao tem nada a ver com nacionalidade Vini, tem turco aqui cobrando 20 pra cortar o cabelo! Onde corto sao alemaes mesmo…
E mesmo que seja “considerado” de baixa qualidade aqui na Alemanha, nao quer dizer que seja de baixa qualidade, ou sim? vc acha que seu cabelereiro no brasil de 10 Reais é de alto padrao ou o que? hehehehe

Tipo Vini, sua passagem aqui foi de turista ou de no maximo 6 meses…nao vem querer dar uma entendido de exterior nao…hehehehe, principalmente quando o assunto é alemanha!

:wink:

ta tão caro vai na favela e corta é tão barato …qq da vontade eu vo gasto 7 ou 9 conto já era…do que fikar se infeitando pagando caro por ai!

Hahaha com esse exemplo da Nutella me lembrei de uma situação.

Minha mulher adora Nutella, muito. Uma amiga dela passou um tempo na Alemanha (o marido dela é repórter da Globo) e quando veio aqui de passagem trouxe um pote grande de Nutella pra ela. Óbvio que ela detonou rsrs. Quando a Nutella alemã acabou minha mulher foi no mercado comprar outra, só que ela teve uma decepção imensa, porque a Nutella brasileira é de qualidade infinitamente inferior à feita na europa. Chega a ter um gosto sintético, sei lá, é difícil explicar. Ela tentou depois comprar Nutella em outros supermercados, mas a qualidade era a mesma da primeira Nutella brasileira. Ela chegou a ligar pro SAC da empresa que faz e disseram, meio que indiretamente, que é isso mesmo, além do que a matéria-prima é diferente, fornecedores diferentes etc (tá, meio óbvio isso). E enfim, ainda tem a questão da diferença de preço mesmo.

Resumindo, normalmente no Brasil a gente paga mais por produtos de qualidade bem inferior. O que é bom vai pra fora e a sobra vem pra cá. Vide carros por exemplo, nós fabricamos os mesmos modelos de carro, só que com mais acessórios, que aqui são opcionais, só que vão pro exterior e são vendidos a preços bem menores. Aqui um Gol ou um Palio furreca com acabamento ridículo e pouquíssimos acessórios saem quase a 30 mil reais. Faz-me rir né.

Isso acontece até internamente como, por exemplo, entre RJ e SP. Existem restaurantes em ambas cidades e é normal ver que a versão paulista tem uma qualidade muito superior à do RJ. Isso acontece também em lojas de outros ramos, além de alimentos, como lojas de departamentos etc, sem falar que o atendimento no RJ em geral é um lixo, com pessoas desinteressadas, que acham que estão te fazendo um favor em te atender etc.

Bom, vou dar o meu pitaco…hauhauah

Europa não sei pq nunca fui, e oq vejo nos jornais é que a situação está brava…não iria para lá no momento, estou bem em SP.

O que eu posso falar sobre esse assunto “internacional” é sobre o EUA.

Morei la um tempo e conheci bem o norte do país. Minha conclusão foi que é um excelente lugar para se viver. Hoje paga-se o equivalente ou um pouquinho mais do que aqui (sem esquecer que é tempo de vacas magras lá). Achei barato viver la, pois sempre morei em SP e o custo de vida aqui é incrivelmente alto, entao acabei achando bacana. Realmente é td mais barato do que aqui, eletronicos, roupas, carro, comida (com exceção de carne de boi e frutas). Só casa que eu era um pouco mais caro e aluguel era razoavel. Mas dava pra discolar uns “Inn” da vida e pagar barato…Com relação as pessoas, são mto educados e quando percebem que vc é brasileiro trocam mó ideia, te tratam super bem. Até em Chicago que é uma cidade super grande as pessoas me davam bom dia nas ruas, como q nunca me aconteceu em mais de 20 anos em SP. Cidades super limpas tb. Fora outros aspectos positivos, como especialmente pra mim, la futebol americano é o esporte numero 1 (nao, nao é o basquete)…rsrsrs

Como aspecto negativo, o pior de tudo sem comparação é vc deixar sua familia aqui, isso faz vc sofrer de “homesick” as vezes. Tambem tem mto mexicano la em todo lugar, é empesteado…kkkkkk…

Concluindo, é mto bom viver fora do pais, visando o EUA, e claro, isso é NA MINHA OPINIÃO. Tem seus prós e contras. Fiz muitos amigos e estou tendo algumas oportunidades para voltar e em breve volto para la. Porem o que pesa é o fator familia, o fato de ficar longe deles, me incomoda demais, me faz até querer nao ir. Porem, esse é o unico motivo que me prende aqui. Realmente SP é mto bacana com relação a trampo de java, eu tenho uma vida bacana, mas a cidade tem milhares de problemas (não que “abroad” não tenha, mas…) que me fazem querer “vazar” o mais rapido possivel daqui.

bom fica ai minha opiniao
abs!!

[quote=groh]

Isso em curitiba né ? hehehe vai pra sao paulo…e NAO…isso nao tem nada a ver com nacionalidade Vini, tem turco aqui cobrando 20 pra cortar o cabelo! Onde corto sao alemaes mesmo…
E mesmo que seja “considerado” de baixa qualidade aqui na Alemanha, nao quer dizer que seja de baixa qualidade, ou sim? vc acha que seu cabelereiro no brasil de 10 Reais é de alto padrao ou o que? hehehehe
;)[/quote]

Eu pago R$15,00 para cortar o cabelo também, e não tenho o que reclamar, em São Paulo você corta por R$7,00 (:

Acho que isso de deixar levarem o que é nosso, é um pouco de culpa da população, que não vai atrás, que não briga, que acha que está indo tudo às mil maravilhas.

O Brasileiro, tem essa mania de sempre achar que a grama do vizinho é mais verde, e acaba exaltando muito os outros paises.

Muitos esquecem dos milhares de produtos que exportamos…