Quero voltar para o Brasil

Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.

É o seguinte, eu estou morando em Portugal a 10anos e estou pensando em voltar para São Paulo, minha terra natal.

De momento encontro-me Licenciado em Engenharia Informática e trabalho no desenvolvimento de aplicaçõs para Seguros (seguro automóvel, pessoal, comércio, acidentes de trabalho, etc) em .NET/SQLServer e em AS/400.

O problema é que estou com algum receio de voltar porque neste momento estou “de olhos vendados”, ou seja, não sei o que me aguarda quando chegar à São Paulo.

A minha pergunta concretamente é: como anda a área de Seguros aí no Brasil? Será que poderei encontrar emprego com uma certa “facilidade” na área de TI?

Agradeço qualquer tipo de ajuda/comentário.

Obrigado.

[quote=Forreta]Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.

É o seguinte, eu estou morando em Portugal a 10anos e estou pensando em voltar para São Paulo, minha terra natal.

De momento encontro-me Licenciado em Engenharia Informática e trabalho no desenvolvimento de aplicaçõs para Seguros (seguro automóvel, pessoal, comércio, acidentes de trabalho, etc) em .NET/SQLServer e em AS/400.

O problema é que estou com algum receio de voltar porque neste momento estou “de olhos vendados”, ou seja, não sei o que me aguarda quando chegar à São Paulo.

A minha pergunta concretamente é: como anda a área de Seguros aí no Brasil? Será que poderei encontrar emprego com uma certa “facilidade” na área de TI?

Obrigado.[/quote]

Certeza, aqui tem a Porto Seguro Mafre e um monte de outras contratando, o problema é q n sei se compensa $$$$ :smiley:

[quote=Eduardo Bregaida][quote=Forreta]Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.

Obrigado.[/quote]

Certeza, aqui tem a Porto Seguro Mafre e um monte de outras contratando, o problema é q n sei se compensa $$$$ :smiley: [/quote]

Como assim cara, tão pagando mal aí? Já me disseram justamente o contrário… que aí tão com falta de recursos no mercado, então as empresas estão pagando bem. é mentira?

[quote=Forreta][quote=Eduardo Bregaida][quote=Forreta]Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.

Obrigado.[/quote]

Certeza, aqui tem a Porto Seguro Mafre e um monte de outras contratando, o problema é q n sei se compensa $$$$ :smiley: [/quote]

Como assim cara, tão pagando mal aí? Já me disseram justamente o contrário… que aí tão com falta de recursos no mercado, então as empresas estão pagando bem. é mentira?[/quote]

Tudo vai depender do que você considera “pagar bem”.
Qual é a faixa de salário para um analista/programador com as suas caracteristicas aí em portugal ?

Oi.
O mercado é muito irregular. Tem regiões que estão pagando mal, outras pagando bem, outras faltando gente, outras sobrando gente e faltando salário que preste.

Vivência no exterior é muito valorizado e a área de seguros em particular está passando por um boom no país. Muito poucas pessoas aqui tinham cultura de contratar seguradoras pra algo que não fosse o carro, mas de uns anos pra cá o governo adotou políticas pra incentivar esse mercado (uma das coisas boas que o PT fez na área financeira), além da quebra do monopólio estatal do resseguro, que atraiu muito investimento estrangeiro no país.

O que te aconselho é procurar serviço antes por aqui e analisar as propostas antes de voltar pra cá pra ver se compensa.

Não disse q paga mal não sei qto vc ganha :slight_smile:

[quote=m4rkk][quote=Forreta][quote=Eduardo Bregaida][quote=Forreta]Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.

Obrigado.[/quote]

Como assim cara, tão pagando mal aí? Já me disseram justamente o contrário… que aí tão com falta de recursos no mercado, então as empresas estão pagando bem. é mentira?[/quote]

Qual é a faixa de salário para um analista/programador com as suas caracteristicas aí em portugal ?[/quote]

entre 1000 e 1500 euros é o que se paga por aqui para um programador…
Neste momento estou ganhando 1300 euros com 2 anos de experienca na área de seguros (desenvolvimento direto para a área de negócios) programando em .NET, T-SQL e RPG (AS/400)

Para mim “pagar bem” seria conseguir pagar prestação da casa, carro, luz, telefone, comida, etc… acredito que aí em São Paulo uns 3000 reais já dá pra começar qualquer coisa né?

[quote=marcosalex]Oi.
O mercado é muito irregular. Tem regiões que estão pagando mal, outras pagando bem, outras faltando gente, outras sobrando gente e faltando salário que preste.

Vivência no exterior é muito valorizado e a área de seguros em particular está passando por um boom no país. Muito poucas pessoas aqui tinham cultura de contratar seguradoras pra algo que não fosse o carro, mas de uns anos pra cá o governo adotou políticas pra incentivar esse mercado (uma das coisas boas que o PT fez na área financeira), além da quebra do monopólio estatal do resseguro, que atraiu muito investimento estrangeiro no país.

O que te aconselho é procurar serviço antes por aqui e analisar as propostas antes de voltar pra cá pra ver se compensa.

[/quote]

Oi!

Hmmm talvez seria melhor enviar primeiro CV’s para as empresas avisando as datas em que estarei por aí de visita, para caso queiram marcar entrevista comigo. Acho que seria uma boa maneira de não “me jogar de cabeça” rsrsrs…

Meu chefe também é brasileiro e me falou que aí a área de seguros está crescendo muito mesmo. Espero ter alguma sorte na procura. Vou tentar pesquisar nome de seguradoras daí para enviar o CV!

Já reparei que pelas respostas a área de TI não parece ser um mar de rosas heheheh

[quote=Forreta][quote=marcosalex]Oi.

[/quote]

Oi!

Hmmm talvez seria melhor enviar primeiro CV’s para as empresas avisando as datas em que estarei por aí de visita, para caso queiram marcar entrevista comigo. Acho que seria uma boa maneira de não “me jogar de cabeça” rsrsrs…

Meu chefe também é brasileiro e me falou que aí a área de seguros está crescendo muito mesmo. Espero ter alguma sorte na procura. Vou tentar pesquisar nome de seguradoras daí para enviar o CV!

Já reparei que pelas respostas a área de TI não parece ser um mar de rosas heheheh[/quote]

Procure aki:
Onde Trabalhar
Tbm
Net Carreiras

[quote=Forreta][quote=m4rkk][quote=Forreta][quote=Eduardo Bregaida][quote=Forreta]Fala galera do GUJ, não costumo escrever aqui no fórum, apesar de o frequentar já a algum tempo, mas estou precisando da vossa ajuda.

Obrigado.[/quote]

Qual é a faixa de salário para um analista/programador com as suas caracteristicas aí em portugal ?[/quote]

entre 1000 e 1500 euros é o que se paga por aqui para um programador…
Neste momento estou ganhando 1300 euros com 2 anos de experienca na área de seguros (desenvolvimento direto para a área de negócios) programando em .NET, T-SQL e RPG (AS/400)

Para mim “pagar bem” seria conseguir pagar prestação da casa, carro, luz, telefone, comida, etc… acredito que aí em São Paulo uns 3000 reais já dá pra começar qualquer coisa né?[/quote]

3000 em SP é pouco, só venha por mais de 5000, senão não compensa. Só de aluguel vc já vai pagar mais de 1000 dependendo o lugar.

[quote=jorge_mgr]

3000 em SP é pouco, só venha por mais de 5000, senão não compensa. Só de aluguel vc já vai pagar mais de 1000 dependendo o lugar.[/quote]

Caraca…mais de 5000 reais? Isso não é “muito” pra um cara com dois anos de experiencia? rsrsrs

Já não vou ao Brasil a 10 anos… naquela época 5000 reais era salário de gente rica! hahaha

[quote=Forreta][quote=jorge_mgr]

3000 em SP é pouco, só venha por mais de 5000, senão não compensa. Só de aluguel vc já vai pagar mais de 1000 dependendo o lugar.[/quote]

Caraca…mais de 5000 reais? Isso não é “muito” pra um cara com dois anos de experiencia? rsrsrs

Já não vou ao Brasil a 10 anos… naquela época 5000 reais era salário de gente rica! hahaha[/quote]

Pra encarar São Paulo hoje não dá pra aceitar muito menos que isso não. Mesmo com apenas 2 anos de experiência.

[quote=Forreta][quote=jorge_mgr]

Já não vou ao Brasil a 10 anos… naquela época 5000 reais era salário de gente rica! hahaha[/quote]

Cara, tudo aumentou de 10 anos pra cá, o dinheiro encurtou muito, 5000 agora é a mesma coisa de 2500 uns 5 anos atras, to chutando, mas é mais ou menos isso mesmo.

[quote=jorge_mgr][quote=Forreta][quote=jorge_mgr]

Cara, tudo aumentou de 10 anos pra cá, o dinheiro encurtou muito, 5000 agora é a mesma coisa de 2500 uns 5 anos atras, to chutando, mas é mais ou menos isso mesmo.[/quote]

5mil reais no mínimo?
Achou que deu uma exagerada, com 3mil da para se virar mt bem…

[quote=Frango][quote=jorge_mgr][quote=Forreta][quote=jorge_mgr]

Cara, tudo aumentou de 10 anos pra cá, o dinheiro encurtou muito, 5000 agora é a mesma coisa de 2500 uns 5 anos atras, to chutando, mas é mais ou menos isso mesmo.[/quote]

5mil reais no mínimo?
Achou que deu uma exagerada, com 3mil da para se virar mt bem…[/quote]

Se exagerou ou não eu não sei, mas acho que não consigo emprego por 5mil reais não kkkkkk Tou vendo vagas de empregos e até acho que aí no Brasil a nossa área nem é tão mal paga…

[quote=Frango][quote=jorge_mgr][quote=Forreta][quote=jorge_mgr]

5mil reais no mínimo?
Achou que deu uma exagerada, com 3mil da para se virar mt bem…[/quote]
Depende de onde vai morar (se terá que pagar aluguel ou não), da distância do lugar do trabalho, se ele tem mais alguém para sustentar, se ele vai trabalhar de carro (que é um gasto tremendo também), e mais N variáveis.
Com qualquer quantia se vira, mas para se ter um mínimo de conforto, chuto 5000 pra cima. 2500 dá pra ter uma vida legal no interior.

Exatamente

Qualquer apzinho num lugar consideravelmente “bom” hoje em dia em SP é 1.5k

Os 5K que tu vai receber, tu podes fazer o seguinte cálculo:

• Tira uns 15% de imposto
  • 1.5k em média para aluguel
  • resto de gastos (alimentação, transporte e os gastos pessoais restantes)

SP não é barato não, mas na boa, esse salário que tu ganha em Portugal é menor do que de um programador java jr. em São Paulo. Com 1.3k euros dá pra viver bem na europa?!

[quote=Leozin]Exatamente

Qualquer apzinho num lugar consideravelmente “bom” hoje em dia em SP é 1.5k

Os 5K que tu vai receber, tu podes fazer o seguinte cálculo:

• Tira uns 15% de imposto
  • 1.5k em média para aluguel
  • resto de gastos (alimentação, transporte e os gastos pessoais restantes)

SP não é barato não, mas na boa, esse salário que tu ganha em Portugal é menor do que de um programador java jr. em São Paulo. Com 1.3k euros dá pra viver bem na europa?![/quote]

Qual salário médio de um prog. jr em SP?

:shock:

1. Por que vir para o Brasil quando muitos querem sair ou ao menos trabalhar em projetos que envolvam o exterior?

2. Por que vir para o Brasil estando na porta de entrada para a europa com paises de economia supostamente mais estavel?

3. Por que vir para o Brasil quando se ganha em EUROS (sei que se gasta em EUROS também)?

4. Por que vir para o Brasil se, aparentemente, tem a oportunidade de economizar em EUROS e comprar uma boa casa em um lugar rozável aqui no Brasil pagando a vista em REAIS?

5. É por causa do tédio?

:shock:

flws

Olha, a uns 4 anos atrás, estava entre 3K e 4K PJ

Hoje não sei quanto está mais.

O post do amigo acima, apesar de triste, demonstra perfeitamente o pensamento dos brasileiros a respeito ao próprio país e do exterior. É muito comum achar que só pelo fato de estar fora do Brasil e ganhar em euroes/dólares/libras é a coisa mais “de esperto” que existe. É também comum achar que tudo que é fora é simplesmente mais animal, perfeito, “rico” e “estável” do que aqui.

Isso num passado distante dava certo, já ouvi muitas histórias de gente assim. Inclusive eu conheci um professor de inglês, mas isso em meados de 2004, que morou nos eua por uns 3-4 anos, juntou uma boa grana e comprou uns 3-4 apartamentos em Curitiba e Bal. Camboriú. Mas ele foi por volta de 1997, 1998, aí acho que de fato dava pra fazer dinheiro. Hoje eu questiono muito esse fator.

Mas na verdade eu não condeno quem pensa assim, pois é um senso comum. Muita gente que nunca foi pra fora do Brasil pensa assim. Como todos os lugares, há prós e contras mas em especial sobre a nossa nação, aqui é o inferno e no resto do mundo é o paraíso.

Ah, e não esqueçam da situação que o “país porta de entrada da Europa” está tão fud*** quanto os nossos hermanos argentinos. A economia de lá não está às mil maravilhas (estável? […]), mas para grande parte dos brasileiros, “é europa”.

Para quem pensa assim, por favor se mude pra lá, gente que não acredita no Brasil eu prefiro que vá pra fora mesmo mas de preferência que não volte mais.