Qual curva de aprendizagem é menor: Java ou C#?

Bom dia Srs.

Primeiramente, quero dizer que o problema não é resistência a tecnologia. Eu estou em um projeto C# e gostaria de saber, nos dias atuais, qual dessas linguagens possui a menor curva de aprendizagem.

O tempo sem mudanças no Java tem contribuído para que seja maior a curva de aprendizagem do C# em comparação ao Java, nos dias atuais?

[]'s

C#, possui mais avanços que trazem mais facilidades.

Mas qual seu objetivo real? Quem trabalha com C# dependendo do tipo de aplicação aprende rápido Java, só vai achar Java mais chato pelo costume com os avanços do C#.

C# sem dúvida.

Primeiro pela IDE ser muito mais amigável para o iniciante, encapsulando muitas informações as quais são exigidas ao desenvolver em JAVA.

Segundo pelas variadas formas de se programar em JAVA, produzindo ambientes de desenvolvimento diferentes.

[quote=javaflex]C#, possui mais avanços que trazem mais facilidades.

Mas qual seu objetivo real? Quem trabalha com C# dependendo do tipo de aplicação aprende rápido Java, só vai achar Java mais chato pelo costume com os avanços do C#.[/quote]

Olá amigo, obrigado pela sua atenção.

Eu sempre trabalhei com Java e agora estou alocado em um projeto C#, trata-se de uma aplicação similar a um ERP.

[]'s

[quote=JoaquimGM]C# sem dúvida.

Primeiro pela IDE ser muito mais amigável para o iniciante, encapsulando muitas informações as quais são exigidas ao desenvolver em JAVA.

Segundo pelas variadas formas de se programar em JAVA, produzindo ambientes de desenvolvimento diferentes.[/quote]

Obrigado pela atenção, eu desconfio que sim, não estou encontrando grandes problemas com C#, o maior desafio tem sido a disposição dos arquivos, estrutura de projeto, etc.

[]'s

[quote=getAdicted][quote=JoaquimGM]C# sem dúvida.

Segundo pelas variadas formas de se programar em JAVA, produzindo ambientes de desenvolvimento diferentes.[/quote]

Obrigado pela atenção, eu desconfio que sim, não estou encontrando grandes problemas com C#, o maior desafio tem sido a disposição dos arquivos, estrutura de projeto, etc.

[]'s[/quote]
Blz, de Java pra C# é mais tranquilo ainda. Essas particularidades de estrutura com tempo acostuma.

Um dos itens importantes para estudar que falta em java é LINQ. Além de async await, e muito mais…

Python ou Ruby MILLLLLLLL VEZES

A questão dele é sobre adaptação ao que ele trabalha hoje, não para brincar de linguagens.

Java não tem curva de aprendizagem. Tem uma reta vertical.

Acho que a curva de aprendizado do C# é relativamente menor. A biblioteca do .Net Framework, ao meu ver, foi desenhada objetivando prover ao desenvolvedor uma grande produtividade. Outra vantagem é que fica tudo integrado num único lugar. Quer desenvolver Desktop? New Project > Windows Forms Project. Quer desenvolver web? New Project > Asp.Net Web Project. Diferentemente, no caso do Java, fica tudo muito espalhado, sendo necessário instalar componente A ou B e resolver uma série de bugs quando A ou B não trabalham bem e isso toma muito tempo.

Só não se torne um Programador de ferramentas… Por favor…

Recentemente um colega teve que ensinar 2 programadores .NET que é possível mudar a URL de consulta de um WS tudo porque o que o cara sabia sobre Web Services era: “Eu gero aqui no Visual Studio e ele gera as classes pra mim”.

Aí perguntamos se quando o Serviço mudava de endereço, se eles tinham que mandar gerar de novo e subir versão. SIM, foi a resposta.

Tudo porque os caras deixaram o trabalho deles tão somente executado pela ferramenta, que ele não sabia mudar um endereço de URL de um WS… Pior ainda, não sabiam nem que era possível.

Não caia nessa armadilha, procure entender o o que o VS faz por você, assim quando precisar sair da caixinha, vai saber.

Abs e sucesso no projeto, pelo que ouço falar e por quem fala, acredito que C# é massa. :wink:

hum? se você já trabalhou com Java, e não C#, advinha qual terá curva de aprendizado maior pra vc?

[quote=adriano_si]Só não se torne um Programador de ferramentas… Por favor…

Recentemente um colega teve que ensinar 2 programadores .NET que é possível mudar a URL de consulta de um WS tudo porque o que o cara sabia sobre Web Services era: “Eu gero aqui no Visual Studio e ele gera as classes pra mim”.

Aí perguntamos se quando o Serviço mudava de endereço, se eles tinham que mandar gerar de novo e subir versão. SIM, foi a resposta.

Tudo porque os caras deixaram o trabalho deles tão somente executado pela ferramenta, que ele não sabia mudar um endereço de URL de um WS… Pior ainda, não sabiam nem que era possível.

Não caia nessa armadilha, procure entender o o que o VS faz por você, assim quando precisar sair da caixinha, vai saber.

Abs e sucesso no projeto, pelo que ouço falar e por quem fala, acredito que C# é massa. :wink: [/quote]

Basta mudar a url no arquivo config lol

[quote=Júlio Murta][quote=adriano_si]Só não se torne um Programador de ferramentas… Por favor…

Abs e sucesso no projeto, pelo que ouço falar e por quem fala, acredito que C# é massa. :wink: [/quote]

Basta mudar a url no arquivo config lol[/quote]

Pois é, bizarro isso.

As ferramentas são sempre bem vindas quando de fato ajudam num determinado caso, portanto que a pessoa faça a manutenção da forma correta. Não que também isso tudo impeça de procurar entender como fazer por conta própria quando for necessário. Mas quando não tem pelo menos uma pessoa experiente no time, acaba rolando mesmo essas bagunças no projeto, não só por usar ferramentas. Mesmo alguém do time vindo de experiência de outra tecnologia acharia muito estranho ter que regerar código só pra mudar endereço, logo iria procurar saber como mudar. Enfim, não existe nada a prova de bagunças.

De acordo, não podemos nos deixar levar pela facilidade da ferramenta ao ponto de não entendermos seu real propósito, quando der pau, eh preciso ter para onde correr.

Obrigado a todos pela contribuição.

Eu sempre tive isso comigo rs…

[]'s

Vertical? Isso seria aprendizado instantâneo!

Vertical? Isso seria aprendizado instantâneo! [/quote]

Hauhauhauahuaau no final das contas creio que assim como eu todo mundo leu vertical e imaginou horizontal…

Porém não concordo com a afirmação extrema…

:wink:

Hauhauhauahuaau no final das contas creio que assim como eu todo mundo leu vertical e imaginou horizontal…

;)[/quote]

Pra quem não me conhece, olá, meu nome é Josenaldo e eu faço uso da hipérbole em minhas afirmações com a pretensão de fazer as pessoas refletirem sobre o assunto e rirem ao mesmo tempo. Assim, se elas não concordarem comigo, não me fazem ameaças de estupro com objetos fálicos espinhosos. A internet é má. Paz de Não Treta pra você, irmão.

;)[/quote]

Pra quem não me conhece, olá, meu nome é Josenaldo e eu faço uso da hipérbole em minhas afirmações com a pretensão de fazer as pessoas refletirem sobre o assunto e rirem ao mesmo tempo. Assim, se elas não concordarem comigo, não me fazem ameaças de estupro com objetos fálicos espinhosos. A internet é má. Paz de Não Treta pra você, irmão.[/quote]
:wink:

;)[/quote]

Pra quem não me conhece, olá, meu nome é Josenaldo e eu faço uso da hipérbole em minhas afirmações com a pretensão de fazer as pessoas refletirem sobre o assunto e rirem ao mesmo tempo. Assim, se elas não concordarem comigo, não me fazem ameaças de estupro com objetos fálicos espinhosos. A internet é má. Paz de Não Treta pra você, irmão.[/quote]
;)[/quote]
O problema, no caso, é que a hipérbole por ser tão hiperbólica (se posso me expressar assim) foi entendida ao contrário: a maioria deve ter entendido mesmo que era vertical (por ser tão lento o aprendizado…)