Caros Amigos,
Venho do mundo server-side JEE e estou interessado em entender um pouco do “micro” mundo dos dispositivos móveis. Possuo algumas dúvidas bem rasteiras que compartilho com os amigos. Sei que o OS do iPhone é baseado em Objective-C, do G1 é o android, outros usam C++ que se não me engano é o caso dos aparelhos que o OS é Symbian.
Existe mais algum tipo de tecnologia no mundo ME, fora as listadas acima e o quase morto OS da MicroSoft?
Existe um contrato entre marcas para cada tipo de tecnologia do tipo Nokia só trabalha com Symbian ou pode acontecer de uns aparelhos Nokia trabalhar com JME, outros com Symbian e outros com Android?
Quais são as marcas que usam cada tecnologia? Ex.: Google usa Android, iPhone usa Objective-C, Nokia usa Symbian, JME e Android.
Quais tipos de transmissões me possibilitam comunicação com a internet (fora o wifi)? Ex.: GSM, Edge.
As dúvidas são muitas, por isso não vou me prolongar, sigo mantenho meu processo de pesquisa, posto essas perguntas básicas aqui para ajudar a enriquecer nosso fórum e me proponho a responde-las caso encontre respostas, e aguardo resposta dos amigos.
Cara fiz o mesmo caminho que você vim de JEE. Vale a pena.
[quote=jbjares]2) Existe um contrato entre marcas para cada tipo de tecnologia do tipo Nokia só trabalha com Symbian ou pode acontecer de uns aparelhos Nokia trabalhar com JME, outros com Symbian e outros com Android?
[/quote]
Como disse o Boone, é questão estratégica. No geral, as fabricantes não se prendem a um OS. O que nós temos que nos preocupar é até onde queremos levar o sistema que vamos desenvolver.
A linguagem mais flexível é JME, por que independe do sistema operacional. Lógico que as vezes tem algumas adaptações especificas, mas no geral é a mais flexível.
Essa lista também quero…rsrsrsrsr. Acrescenta na sua lista, Android usa JME tb.
rodi, boone,
Valeu! Na verdade o Android é um framework JME através do qual foi construída a OS Android, não é isso? São dois conceitos que utilizam estrategicamente o mesmo nome.
Aproveito para perguntar como vocês enxergam o mercado de dispositivos móveis com esse bum do iPhone? Eu to iniciando o desenvolvimento de um produto com JME justamente por ser mais flexível, mas ao mesmo tempo percebo que o iPhone ta tomando o mercado muito rápido. Tem como rodar JME no iPhone, ou terei que ter duas versões do meu sistema?
Quanto a lista, é uma boa ideia iniciarmos um repositório de informações, acredito que juntos possamos criá-la bem mais rápido, e certamente terá uma utilidade tremenda. Pode iniciar até aqui por essa thread mesmo, depois a gente formata e disponibiliza em um formato mais organizado. Oque acham?
Realmente o mercado hoje esta sendo dominado pelo iPhone, mas o Android também esta chegando muito forte e em um futuro próximo acredito que irá dominar.
Além de ter um menor custo de venda ele possui facilidades no desenvolvimento de aplicativos.
Temos varias empresas (Como nokia, motorola, LG e etc) com celulares com o OS Android.
O iPhone é só Apple.
[quote=rodi_ramos]É um modo de entender o Android.
Realmente o mercado hoje esta sendo dominado pelo iPhone, mas o Android também esta chegando muito forte e em um futuro próximo acredito que irá dominar.
Além de ter um menor custo de venda ele possui facilidades no desenvolvimento de aplicativos.
Temos varias empresas (Como nokia, motorola, LG e etc) com celulares com o OS Android.
O iPhone é só Apple.
De fábrica nem o flash. Tambem nao estava sabendo do android rodando no iPhone. Só o jailbreak e a instalação do JRE resolve a parada ou precisa de mais alguma coisa?
[quote=rodi_ramos]É um modo de entender o Android.
Abraço,[/quote]
Quem sabe ano que vem é o ano do android no mobile.
Galera,
Já consegui configurar um ambiente de desenvolvimento para JME utilizando o eclipse, maven e o wtk. Estou agora tentando montar um ambiente para o iPhone. Só que eu não tenho nem quero comprar as quinquilharias da apple só para fazer deploy de aplicação, acho isso o fim da picada. Alguém aqui conhece uma maneira alternativa de se instalar o macOSX em PC, ou qualquer outro meio de se desenvolver para iPhone, sem ter que comprar qualquer coisa?
[quote=jbjares]Galera,
Já consegui configurar um ambiente de desenvolvimento para JME utilizando o eclipse, maven e o wtk. Estou agora tentando montar um ambiente para o iPhone. Só que eu não tenho nem quero comprar as quinquilharias da apple só para fazer deploy de aplicação, acho isso o fim da picada. Alguém aqui conhece uma maneira alternativa de se instalar o macOSX em PC, ou qualquer outro meio de se desenvolver para iPhone, sem ter que comprar qualquer coisa? :)[/quote]
Sim. Voce pode desenvolver aplicações web. Além disso, com o advento do iAd, em breve havera uma grande demanda por designers/programadores HTML5.
O Android é um SO baseado em Linux e moldando em cima de um fork do Java ME.
Várias marcas hoje rodam o SO Android em seus aparelhos.
O iPhone é o único que trabalha com Objective-C, também é possível desenvolver pra ele em C/C++, OpenGL.
O Symbian embora tenha uma base relativamente ainda grande de aparelhos, esta morrendo aos poucos. É possível rodar nele Java ME, Python, C/C++ e mais outras coisas.
Devido a gigante plataforma, hoje o iPhone (iOS) é uma grande oportunidade para quem deseja desenvolver apps mobile, e também claro a plataforma Android, quem já tem uma fatia de mercado e esta em crescimento constante.
PS: Cuidado com os termos, porque pode confundir muito, muita gente esta confundindo sistema operacional com linguagem/framework de desenvolvimento.
[quote=Luiz Aguiar]O Android é um SO baseado em Linux e moldando em cima de um fork do Java ME.
Várias marcas hoje rodam o SO Android em seus aparelhos.
[/quote]
Que eu saiba os primórdios do Android surgiram de uma outra empresa que o Google adquiriu…essa coisa apps baseadas em Intents veio de lá…Discordo que o Android é fork do JavaME.
Para o Android vc desenvolve em Java com o SDK e em C++ com o NDK.
Não vejo futuro para este super S.O. Infelizmente ele demorou muito para ser o que o Android já é naturalmente (facil para desenvolver, grande base de desenvolvedores,etc…)
Concordo.
Quando falei sobre o Android no Iphone, me referia o software no hardware, ou seja, o S.O. Android rodando no hardware IPhone.
[quote=boone][quote=Luiz Aguiar]
O Symbian embora tenha uma base relativamente ainda grande de aparelhos, esta morrendo aos poucos. É possível rodar nele Java ME, Python, C/C++ e mais outras coisas.
[/quote]
Não vejo futuro para este super S.O. Infelizmente ele demorou muito para ser o que o Android já é naturalmente (facil para desenvolver, grande base de desenvolvedores,etc…)
[/quote]
A questao é, essa base é de desenvolvedores “opensource”?
Não entendi sua colocação, mas não importa se desenvolvem ou não closed-source ou opensource, a questão é que a decisão de adoção do Java como linguagem de desenvolvimento demonstrou inteligencia em capacitar rapidamente o desenvolvimento de aplicações para o Android. Ainda que o bytecode seja o DEM e não um CLASS, não é isto que o desenvolvedor enxerga, então para ele tanto faz se há ou não uma tradução do byte Java para Dalvik para daí depois novamente para o nativo do processador do aparelho.
Agora a Apple adotar o Objetive-C isto sim foi uma grande frustração para quem se interessou em desenvolver para IPhone e foi procurar detalhes.
Ao perceber que a Apple insistiu no erro do Symbian em se manter no C, vários desenvolvedores desistiram de entrar neste mercado ou esperaram soluções como a do desenvolvimento baseado em Flash que infelizmente foi barrada pela Apple.
Por outro lado isto gera um nicho, uma valorização de salário para quem desenvolve nisto, mas tb tem o efeito contrário de ir matando o ecosistema aos poucos.
boone eu não disse que o Android é um fork do Java ME, eu fui bem claro, disse que ele é um SO baseado em Linux.
Para desenvolver para ele, oficialmente, se usa uma versão de Java que é basicamente um fork bem mais completo do Java ME, pois não é o Java SE “full”, é isso que eu disse lá em cima.