Prova PosComp

Fico embasbacado com a capacidade de certos indivíduos de balbuciarem tanta besteira de uma só vez.

Olá

Concordo com o Tiago de que infelizmente no Brasil o vestibular seleciona aqueles que por um motivo ou outro tiveram mais condições de estudar. Um pobre que mora mal e longe de tudo, oriundo do atual ensino público precisa ter MUITO talento para conseguir entrar para uma boa faculdade. Mas isto foge do tópico e não é sobre isto que quero opinar.

Meu conselho a vocês todos que são jóvens é investir MUITO na pós graduação ou no mestrado. Só com a faculdade vocês podem ser bons técnicos. Mas isto pode significar ser substituídos por outro recem formado daqui a no máximo 10 anos.

Uma pós graduação de qualidade pode exigir muitos sacrifícios e eventualemente sacrificar um pouco dos seus atuais ganhos. Mas a abertura de horizontes pode ser enorme.

Para aqueles com perfil eminentemente técnico sugiro mestrado que pode conduzir a uma futura carreira acadêmica que em termos salariais não é tão ruim quanto dizem por aí. O passo seguinte do mestrado é o doutorado que abre a possibilidade de ser professor titular com ganhos médios ao longo da vida superiores ao da carreira muito técnica em TI. Até hoje me arrependo de ter saido da COPPE porque meus amigos que ficaram estão todos muito bem e com melhor qualidade de vida do que eu.

Para os demais uma opção mais voltada para administração, finanças ou marketing pode criar as oportunidades de crescimento na carreira que evitem serem sugados e descartados como normalmente ocorre com todos os técnicos puros.

Pensem bem no seguinte: programar é muito bom, é lúdico e estimulante. Porém pouca gente consegue se valorizar nesta área por muito tempo. A maioria ganha uma mixaria e mesmo assim, só quando consegue se manter empregado. Preparem seu futuro para não terminarem isolados no cubículo dos fundos cuidando de software legado.

[]s
Luca

Sei não. Como tudo, a área acadêmica é mais uma questão vocacional (ou deveria ser) do que uma questão de retorno financeiro. Correr atrás de uma pós-graduação strictu-sensu só porque ela pode lhe garantir mais ganhos é algo tão ruim quanto este monte de gente que está entrando para o mercado de TI pela “porta dos fundos” sem preparação adequada só porque “TI dá dinheiro”. Mas, baah!, melhor deixar quieto e sair um pouco do meu “mundinho das maravilhas” :frowning:

O problema, que já foi comentado várias vezes por aqui, é que quem tem vocação para tecnologia e não tem vontade e/ou talento para gerência tem dificuldades em subir na carreira no Brasil. O mundo acadêmico pode ser uma alternativa para quem deseja passar a vida produzindo tecnologia e não tem saco para ler o PMI book.

Pelo que sempre ouvi, na realidade esse pos-comp não é tanto o problema. O que todo mundo reclama é do pré projeto. Porque, creio eu, que para iniciar um mestrado é necessário que você mostre que tem capacidade de pesquisar e escrever artigos.

Me parece que muita gente aqui tem vontade de fazer um mestrado. Durante um tempo eu fiquei em dúvida se tentava ou não o mestrado já que na área academica geralmente os salários são menores.

Não, isso é apenas minha teoria.

Na boa, apadrinhamento funciona ainda e muito, nem conta muito a sua nota na POSCOMP.
Fiz a prova há 2 anos atrás obtive 52 pontos, a média foi de 49 se não me engano na época. Participei de 2 anos na Maratona de Programação, estudei Computabilidade por fora e mais bando de mátérias de matemática e meu TCC foi sobre Grafos… Tinha 3 cartas de professores Doutores com grande reconhecimento na região de Campinas. Mas, nada disso contou, porque primeiro… me formei em Tecnologia de Processamento de Dados (na Fatec - Americana), e segundo… não tive muito contato com os professores QI.
Não sei como as coisas tão hoje… desisti do meu mestrado e fui fazer Engenharia Mecatrônica. Pelo menos, na “panelinha” que é o IC da Unicamp eu não me meto mais. Talvez eu tente alguma coisa na Engenharia Elétrica lá.

Voltando ao assunto original do tópico…
Alguém por acaso já achou mais algum material para estudar para a prova?
Eu comprei as apostilas da Central de Ensino, mas estou odiando.
A impressão que dá é que tentaram fazer a apostila totalmente às pressas e sem dúvida não teve revisão alguma. Erros de digitação, frases em português que não fazem o menor sentido, erros nos exemplos, etc.
Serve pra quem já estudou o assunto dar uma relembrada, mas para alguém que como eu está se formando em outra área (no caso Matemática Aplicada), realmente muita coisa da matéria fica meio obscura.
Nunca foi minha intenção aprender todo o conteúdo de um curso de computação em 1 mês e meio, mas para fazer uma prova teste eu acho que daria pra aprender o suficiente para conseguir uma nota boa se eu encontrasse um material melhor escrito.

Acho melhor você pegar mais ou menos a matéria que cai e estudar por livros dando uma geral nos assuntos. Estude circuitação, maquina de turing, computabilidade, grafos, matemática computacional no geral. Sistemas Operacionais, um pouco de redes distribuidas e centralizadas. Banco de Dados, modelo relacional, Orientação a Objeto. Se você souber uma geral de tudo acho que não precisa se preocupar com esta ou aquela apostila específica… e acho mais confiável. Confie no que você já sabe e tome por base algumas das publicações da SBC. Muitas das coisas dá pra responder usando lógica e bom senso, se você souber o geral.

Sugestão de livros pelo ICMC:
http://www.icmc.usp.br/~posgrad/index.php?id=69#biblio

Mas creio que para fazer uma prova teste já ajuda ter uma base das matérias citadas no post acima.

[quote=Bani]
Nunca foi minha intenção aprender todo o conteúdo de um curso de computação em 1 mês e meio, mas para fazer uma prova teste eu acho que daria pra aprender o suficiente para conseguir uma nota boa se eu encontrasse um material melhor escrito.[/quote]

Vanessa, o material realmente não é dos melhores, mas ajuda principalmente por ter as questões da prova corrigidas.

Se vc tiver tempo de ler livros sobre o assunto, recomendo os livros da Sagra Luzzatto, que é a editora da UFRGS.

Vc não terá tempo de ler o livro de Sistemas Operacionais do Tanenbaum de 760 páginas, então é melhor ler o resumido da editora Sagra de 240.

Eu li e gostei.(Apesar das trocentas páginas)
Putz… eu tenho altos resumos aqui do tanembaum da época da facul, coisa de umas 30-40 páginas bem-feitas, se eu achar(acho que vai ser difícil) eu posto no meu blog para a Bani ler.

Estou reunindo textos, apostilas e notas de aulas tiradas de diversas universidades, referentes às disciplinas do programa do POSCOMP 2006, e colocando em meu site. O endereço é: http://www.adsystems.com.br nos grupos “POSCOMP - Fundamentos de Computação” e “POSCOMP - Tecnologia da Computação”. Estou acrescentando os tópicos conforme vou achando material interessante. Notem que o intuito não é ter uma referência completa sobre os assuntos, mas apenas disponibilizar material para complementação dos conhecimentos obtidos em nossos cursos universitários. Ou pelo menos uma forma de recordarmos conceitos já esquecidos.

Puxa, André, muito legal mesmo! >) Estou procurando oportunidades para por também alguns materiais sobre Álgebra matemática, não só para o Poscomp mas para tudo :slight_smile: O povo apenas estuda o que vai cair, o que nao é o correto. Todos os dias pipocam por aí teorias novas, e ‘velhas’ mas nao conhecidas.

Tem que estar antenado a isso tudo!
Eu fiz a prova da semana passada no IME e só tenho a dizer que lembrei de 1997, quando fazia o Christus em Fortaleza. Muita, mas muita coisa nao mudou. Mas ainda hoje é assunto de escolas particulares :frowning: Voce nao encontra nem em algumas universidades particulares (eu fiz O RESTANTE do ‘curso’ de Ciencia da Computaçao na Unibennett). O que aprendi lá nao chega nem aos pés dos primeiros semestres da UERJ. Dos 17 livros que me referenciaram, durante as aulas 5% é falado :evil:

Uma vez formado, nao vou parar na vida fazendo projetos para empresas, seja em banco de dados, linguagens de programação ou suporte Linux. Muita gente diz que ´ah vou ganhar bem porque Linux é pouco explorado´ e esquece os automatos finitos nao determinísticos, as noçoes de integral segunda e todo aquele mundo mágico da álgebra que tornou possível milagres hoje.

Empresas mestras das novas tecnologias nem é mais a NASA, mas sim a Microsoft, a Siemens e outras grandes empresas. E nós aqui, lutando para fazer uma pós, um mestrado, um doutorado, PARA Aí sim ´COMEÇAR a viver´ MESMO! :slight_smile: Essa é a verdade.

  1. grau -> técnico para sempre
  2. grau -> tecnico, criaçao de casos de uso, programador Java, banco de dados relacionais. Ainda há mta ´cultura do conformismo´.
    mestrado -> ciencia
    doutorado -> ciencia

[quote=boaglio][quote=Bani]
Nunca foi minha intenção aprender todo o conteúdo de um curso de computação em 1 mês e meio, mas para fazer uma prova teste eu acho que daria pra aprender o suficiente para conseguir uma nota boa se eu encontrasse um material melhor escrito.[/quote]

Vanessa, o material realmente não é dos melhores, mas ajuda principalmente por ter as questões da prova corrigidas.

Se vc tiver tempo de ler livros sobre o assunto, recomendo os livros da Sagra Luzzatto, que é a editora da UFRGS.

Vc não terá tempo de ler o livro de Sistemas Operacionais do Tanenbaum de 760 páginas, então é melhor ler o resumido da editora Sagra de 240.
[/quote]

o projeto e implementacao do tannenbaum nao tem nem 300, no total tem umas 900 por que colocaram o codigo fonte de minix no final… (nao sei pra que)

Problema acabado, depois de tanto tempo finalmente decidiram liberar as provas. Olhem no site oficial (em publicações) que estão todas lá (fora 2006).
http://www.sbc.org.br/index.php?subject=189

As provas estão todas em um zip para download, na página da Central de Ensino:

http://www.centraldeensino.com.br/poscomp.asp

A propósito… estou vendendo minhas apostila da Central de Ensino.
As três juntas por R$100,00.
A de matemática está em estado de nova, pois realmente acabei nem lendo, já as outras duas estão sublinhadas com marca texto amarela, destacando as partes mais importantes do texto (agregação de valor totalmente grátis! :stuck_out_tongue: ). As repostas dos exercícios não estão marcadas no enunciado, propiciando melhor auto-estudo.

Contato por e-mail: vanessasabino@yahoo.com.br
Por favor não respondam no fórum para não poluir e terem que trancar o tópico.

Eu já fiz, achei muito ruim!

Eu estava fazendo facul ainda quando prestei, fiz sem estudar nem nada, pra ver como era. Tive uma nota mediana, Não acho que ela represente grau de qualificação de alguém, msm pq, as provas são alternativas e não dissertativas! Ou seja, se o kra “der sorte” e tiver um “chutômetro” calibrado ele acerta mais questões que vc que pode ter estudado e vai ficar em dúvida entre os itens das alternativas…

Prova alternativa não qualifica ngn!

Provas de 2002 a 2005

http://www.centraldeensino.com.br/download/Poscomp/Provas_2002_a_2005_POSCOMP.zip