Prova PosComp

Estou fazendo o curso de póscomp oferecido pela Central de Ensino.

O curso em si é bom, os professores são pessoas que estão estudando mestrado/graduação lá no IME, mas as apostilas tem alguns erros.

Então se vcs forem comprar as apostilas, lembre-se disso.

Ano passado a média geral de acertos foi 20 (a prova tem 70 questões),
ano retrasado foi 22.

Esse ano a prova é dia 17/9, vamos ver no que dá…

Alguém sabe dizer se é possível fazer essa prova mesmo depois de um certo tempo de formado ?

Tem um limite de idade de 999 anos.

obrigado pela sua resposta! Foi muito útil, aliás, qual o prazer que você teve de responder essa babaquice no fórum ? Estou perguntando isso, porque pretendo me formar agora e não estou com expectativas de fazer essa prova em seguida, mas se não puder fazer depois de um certo tempo formado , faço agora,pois não to com um pouco de paciência para estudar calculos e algebras novamente…

Fazer a prova é uma coisa, fazer o mestrado é outra, quem decide isso é seu futuro orientador… converse com ele antes.

Pelo que fui informado poucos lugares pedem POSCOMP, muitas outras universidades até consideram o POSCOMP mas tem exame próprio (exemplo: IPT-USP).

Eu me formei há 10 anos. Avalie bem se vc quer fazer um mestrado… todo mundo que faz fala pra vc pensar 10x antes… mas eu te digo por experiência própria: quer fazer? Não demore muito pois essas coisas q vc não usa no dia a dia q a gente aprende na faculdade vão saindo do nosso cérebro com a velocidade da luz!

[quote=danieldestro]

O que não tira ainda o mérito das “escolhas” duvidosas.[/quote]

Sinceramente nao sei o que voces tanto acham “duvidoso”.

No IME-USP tem gente fazendo mestrado em computacao da UNIP, da Anhembi Morumbi, da FEI, da USP, da Unicamp, da UEM, da UFRN e da PUC. gente fazendo E concluindo, o que é mais importante.

Quem quer fazer um mestrado realmente academico tem que se sujeitar a matematica…

E as faculdades publicas estao cada vez mais abertas as outras faculdade, é nitido isso.

Aproveito a oportunidade pra perguntar: quais são os melhores cursos de mestrado do país atualmente? Mestrados em universidades particulares, como PUC, Mackenzie são bem vistos?

Valeu…
[]s
Eduardo

E ai blz, moçada ja fiz duas provas poscomp e Este Site pode ajuda pouco mas ajudar

http://www.di.ufpb.br/~ulysses/poscomp/index.htm#sites

estou lendo tudo sobre o assunto e se alguem sob de mais informações manda ai, blz

t+

Por quê?

Porque eu não vou bem. Hahahaahahahaah…

Mas veja bem, é como um vestibular. Nem sempre é justo.

[quote=danieldestro]Porque eu não vou bem. Hahahaahahahaah…

Mas veja bem, é como um vestibular. Nem sempre é justo.[/quote]

Uma dúvida a matéria do curso de Ciência da Computação é fixada para todas as faculdades, nem mais nem menos? Ou seja, teoricamente todas deveriam dar aquilo que está na prova?

Ou foi a prova elaborada tendo em mente a exata matéria de determinadas faculdades epenas?

Se o segundo caso é correto talvez não seja justo mesmo.

[quote=Paulo Silveira][quote=danieldestro]

O que não tira ainda o mérito das “escolhas” duvidosas.[/quote]

Sinceramente nao sei o que voces tanto acham “duvidoso”.
[/quote]

Acredito que o pessoal acha “duvidoso” é o processo de “apadrinhamento” para se conseguir um mestrado.

Um camarada meu, que trabalha numa área totalmente diferente de computação, ficou espantado quando eu disse que não faria mestrado, pois na facu dele, uma universidade federal, o professor apenas precisava convidar o aluno a fazer o mestrado. Portanto, o aluno apenas continuava na faculdade após o término do curso normal para fazê-lo.

Outro caso, esse eu ouvi de um ex-aluno de uma universidade de nome do estado de São Paulo, era que para fazer um mestrado você precisava conhecer algum professor lá de dentro para ele te indicar.

Agora se o POSCOMP veio para tornar o processo não tão escandaloso, já é uma evolução ao meu ver.

[quote=Thiagosc]…
Um camarada meu, que trabalha numa área totalmente diferente de computação, ficou espantado quando eu disse que não faria mestrado, pois na facu dele, uma universidade federal, o professor apenas precisava convidar o aluno a fazer o mestrado. Portanto, o aluno apenas continuava na faculdade após o término do curso normal para fazê-lo.[/quote]

Mas é assim mesmo que funciona.
O POSCOMP não é classificatório, mas sim para “desempate”.

Mas quem tem o orientador-padrinho praticamente nem precisa de boa nota no POSCOMP.

[quote=danieldestro]
Mas é assim mesmo que funciona.
O POSCOMP não é classificatório, mas sim para “desempate”.
Mas quem tem o orientador-padrinho praticamente nem precisa de boa nota no POSCOMP.[/quote]

Não é bem assim, na realidade o interessado no mestrado deve passar por algum filtro em algum momento. O aluno do IME já fez o vestibular e já tem condições de acompanhar o mestrado.

Quanto aos alunos do fora, o IME não tem como verificar se eles tem condições de acompanhar o que for ensinado. O POSCOMP é justamente pra isso… é um filtro alternativo, além da FUVEST.

Mas não é radical assim, dado nota X vc passa, se for X-1 leva pau… tem que conversar com o orientador…cada caso é um caso.

REITERANDO: Mas quem tem o orientador-padrinho praticamente nem precisa de boa nota no POSCOMP.

[quote=boaglio]
Não é bem assim, na realidade o interessado no mestrado deve passar por algum filtro em algum momento. O aluno do IME já fez o vestibular e já tem condições de acompanhar o mestrado. [/quote]

Então na verdade a Fuvest não é apenas uma vaga para um curso superior, mas também para um mestrado?

Não entendo o que aquelas matérias do ensino médio “provam” sobre alguém para um mestrado de Ciência da Computação.

Sim.

Elas provam que você consegue aprender e usar o que aprendeu da maneira correta. Não está sendo medido o conhecimento, mas a capacidade de aprender. Essa avaliação na realidade é feita ao longo dos anos pelo professor, logo essa regra não se aplica a todos, apenas os alunos que o professor achar que conseguem tocar o mestrado.

[quote=boaglio][quote=Thiagosc]
Então na verdade a Fuvest não é apenas uma vaga para um curso superior, mas também para um mestrado?
[/quote]

Sim.

[/quote]

Fernando e Thiago, tem VARIAS pessoas que se graduaram na usp e NAO acompanharam/aguentaram o mestrado.

Todo mundo sabe que o vestibular não prova nada disso.

Isso está escrito no manual do candidato e nos meios oficiais como objetivo do vestibular?

Se não está escrito não é.

Eu discordo. O vestibular prova quem teve financiamento paterno para:

1 - estudar em escola particular a maior parte, senão toda a vida;
2 - ter tempo livre para cursinhos;
3 - ter como única resposabilidade na vida estudar, e mais nada;
4 - morar numa república (o que as vezes envolve se mudar para outros estados) e sobreviver (aluguel, comida, roupas, etc) até os 25 anos sem precisar trabalhar;

MAS ainda não é impossível entrar na faculdade sem esses pré-requisitos, mas você concorda que tem gente que corre atrás muito mais do que outras?

O mundo é assim e sempre será, principalmente em se tratando de Brasil, onde o público é privado (vide as universidades públicas, são “privadas”!), mas apenas quis elucidar a tamanho da falta de senso de alguns comentários aqui.

No mundo normal, ou seja, não-Brasil, as insitituições públicas geralmente são para aqueles que realmente não possuem os meios e não para favorecimentos pessoais e Q.I. (quem indica). O problema da “avaliação do professor ao longo do curso” é que não provê transparência alguma para um processo que se passa numa insitituição pública, o que acredito ser errado.

Se o POSCOMP realmente fosse um exame classificatório, ainda não seria perfeito, pois seria elaborada por esses mesmos professores que indicam, mas seria um começo.