Prova PosComp

Desculpe minha ignorancia mas o que é e para que serve esta prova?
pelo que vejo tem bastante matematica e isto realmente nao e meu forte…

Luis,

Digamos que é um “vestibular”, para entrar no programa de mestrado das principais universidades públicas do país.
Resumindo, é mais ou menos isso.

[quote=boaglio][quote=Bani]
Nunca foi minha intenção aprender todo o conteúdo de um curso de computação em 1 mês e meio, mas para fazer uma prova teste eu acho que daria pra aprender o suficiente para conseguir uma nota boa se eu encontrasse um material melhor escrito.[/quote]

Vanessa, o material realmente não é dos melhores, mas ajuda principalmente por ter as questões da prova corrigidas.

Se vc tiver tempo de ler livros sobre o assunto, recomendo os livros da Sagra Luzzatto, que é a editora da UFRGS.

Vc não terá tempo de ler o livro de Sistemas Operacionais do Tanenbaum de 760 páginas, então é melhor ler o resumido da editora Sagra de 240.
[/quote]

Muito bons mesmo para a prova. Eu também não sou muito da área de computação (por formação) e quanto prestei ano passado tirei uma nota que eu realmente não esperava que fosse tirar…
Se ajudar alguém segue lista de livros que eu usei:

TODOS os livros de computação da sagra Luzzatto;

Estruturas de dados em C - Tenembaum;
Algoritmos: Teoria e Prática CHARLES E. LEISERSON CLIFFORD STEIN RONALD L. RIVEST THOMAS H. CORMEN

Cálculo - vol. 1 JAMES STEWART
Cálculo - vol. 2 JAMES STEWART

Vetores e Geometria Analítica PAULO WINTERLE (muito bom esse livrinho)

Engenharia de software - PRESSMAN

Os outros eu posto depois com mais calma… Tive alguns problemas com cálculo e Geometria Analítica, uma vez que não tive sequer o cheiro delas na graduação…

Calculo e geometria e coisa do capeta

pode crer, mas cai na prova e bastante!

Finalmente meus sacrifícios deixarão de ser em vão :smiley:

Bom, por ironia do destino estava googlando sobre poscomp e acabei achando um tópico aqui no guj, para não criar outro tópico estou meio que revivendo esse, perdão pelo incomodo.

Sinceramente, a parte de matemática peca bastante, eu curso ciência da computação e acho ridiculamente fácil o conteúdo abordado na prova e até tive que estudar grande parte dele até para passar no vestibular.

A prova realmente não parece ser difícil, se começar a estudar um ano antes com dedicação, considero como certeza você tirar uma nota boa.

O que eu gostei é que ela cobra algumas coisas de eletronica, ultimamente ando estudando um pouco só por diversão e agora descobri que não vai ser em vão heheh!

Alguém tem uma ideia de como conseguir cartas de recomendação? Eu ainda não estou no último ano, mas já estou começado a me preocupar, pois meus professores não ligam para a capacidade dos alunos e sim p/ os salários deles. E por alguns posts que eu li, parece que ela tem um peso até maior do quê a prova.

Também alguém sabe se porventura eu gabaritar a prova ou chegar perto disso, eu seria aceito com facilidade mesmo sem cartas de recomendação?

Obrigado.

Bicho…Gabaritar? Conheço um cara que acertou 55…E ele era maluco…Gabaritar, acho brabo…

Estou pra fazer este ano também…Comecei a estudar agora! :wink:

Cara, ela tem 70 questões. A média NACIONAL gira em torno de 21 a 24.

A prova é extremamente difícil. Sei porque já a fiz três vezes, em 2005 acertei 33, em 2006 acertei 38 e em 2007 acertei 41 questões. O tempo da prova é de quatro horas, o que dá menos de 4 minutos por questão, mas há muitas questões que se precisa de pelo menos uns 20 minutos para resolver.

A prova não é elaborada para você tirar uma média e passar, ela é elaborada para tirar uma medida do seu nível em relação a outras pessoas, não existe aprovado ou reprovado. Por isso as questões são super ferradas e extremamente difíceis. As provas do POSCOMP são sem a menor dúvida as mais difíceis que já fiz em toda a minha vida. Muito, muito, muito mais difíceis que provas de certificação ou vestibulares.

Se você acertar 60 questões, então você realmente é um gênio brilhante (ou então colou na prova ou teve uma sorte excepcional no chutômetro).

Gabaritar então, você tem que ser o maior e melhor gênio em computação que já apareceu na face da Terra.

É dificil mas não tao dificil como vc diz… dúvido que se vc preparar bem em quanto faz faculdade nao consegue uma nota boa. Prova sempre foi totalmente dependente de dedicação.

Já comecei a estudar pra parte de matemática e os tópicos e as questões não tem nível muito alto… mas pelo o que vi, tem MUITA matéria… ou seja, é necessário começar a se preparar com uma boa antecedencia, só isso.

Isso é claro se o cara trabalha fica meio difícil conseguir uma nota boa, visto a falta de tempo para se dedicar aos estudos, mas se alguem está se preocupando só em fazer uma pós, que normalmente é a tarde(usp), e realmente quer isso, realmente n vejo limites pra nota em prova :stuck_out_tongue:

Bom, cada um cada um… prometo que quando fazer a prova eu do um toque ;p

[quote=Gauss]É dificil mas não tao dificil como vc diz… dúvido que se vc preparar bem em quanto faz faculdade nao consegue uma nota boa. Prova sempre foi totalmente dependente de dedicação.

Já comecei a estudar pra parte de matemática e os tópicos e as questões não tem nível muito alto… mas pelo o que vi, tem MUITA matéria… ou seja, é necessário começar a se preparar com uma boa antecedencia, só isso.

Isso é claro se o cara trabalha fica meio difícil conseguir uma nota boa, visto a falta de tempo para se dedicar aos estudos, mas se alguem está se preocupando só em fazer uma pós, que normalmente é a tarde(usp), e realmente quer isso, realmente n vejo limites pra nota em prova :stuck_out_tongue:

Bom, cada um cada um… prometo que quando fazer a prova eu do um toque ;p[/quote]

Uma coisa é conseguir uma nota boa. No POSCOMP 30 já é uma nota considerada boa (mesmo sendo menos que 50% de acerto). Tem um colega meu que está fazendo mestrado e tirou 30.

Outra coisa beeeeeem diferente é gabaritar (ou chegar perto, tipo errar 2 ou 3). Tem que ser extremamente genial.

[quote=Gauss]Bom, por ironia do destino estava googlando sobre poscomp e acabei achando um tópico aqui no guj, para não criar outro tópico estou meio que revivendo esse, perdão pelo incomodo.

Sinceramente, a parte de matemática peca bastante, eu curso ciência da computação e acho ridiculamente fácil o conteúdo abordado na prova e até tive que estudar grande parte dele até para passar no vestibular.

A prova realmente não parece ser difícil, se começar a estudar um ano antes com dedicação, considero como certeza você tirar uma nota boa.

O que eu gostei é que ela cobra algumas coisas de eletronica, ultimamente ando estudando um pouco só por diversão e agora descobri que não vai ser em vão heheh!

Alguém tem uma ideia de como conseguir cartas de recomendação? Eu ainda não estou no último ano, mas já estou começado a me preocupar, pois meus professores não ligam para a capacidade dos alunos e sim p/ os salários deles. E por alguns posts que eu li, parece que ela tem um peso até maior do quê a prova.

Também alguém sabe se porventura eu gabaritar a prova ou chegar perto disso, eu seria aceito com facilidade mesmo sem cartas de recomendação?

Obrigado.[/quote]

Cartas de recomendação são pré-requisitos em quase todos os programas de mestrado decentes. Sem elas você nem consegur se inscrever…

Mesmo que seus professores não liguem muito, peça pra eles escreverem uma carta baseado nas suas notas por exemplo. Acho dificil algum professor se recusar a escrever.

Acertando 40 você tá dentro, mesmo com cartas fracas.

Pois é…É amanhã gurizada…

E então…O que acharam da prova deste ano?

Estava um pouco (só um pouco) mais fácil que a do ano passado. Pegaram mais leve em matemática.

Acho que fui bem. Superando a minha pontuação de 2007, fico feliz. :slight_smile:

Cara aew nesse site que encontrei tem todas as provas …

Blz

Espero que isso te ajude ate mais !!

Cara aew nesse site que encontrei tem todas as provas …

Blz

Espero que isso te ajude ate mais !![/quote]