Proposta de um novo Forum

Gostaria de propor que o GUJ criasse um novo Forum dirigido a discussões referentes à carreira em TI.
O forum Carreira poderia agrupar todas as discussões sobre salários, trabalho com clientes , estratégias comerciais e outros assuntos deste tipo. Onde trabalhar, onde não trabalhar, etc… Uma especie de off-topic glorificado já que estes assuntos não são assim tão off topic.

Este tipo de assunto tem sido recorrente no GUJ e acho que tão importante para o Javaneiro quanto o prórpio Java. Afinal, ninguem aprende Java só porque é a melhor plataforma do mercado … o pessoal quer fazer dinheiro e ter um vida profissional dedicada a isso.

Não, não se trataria de criar um forum para oferecer empregos.

Então aqui fica a proposta.

kra, muito fera sua idéia!!!

Apoiado!!! i++

Gostei da sua idéia. Vou propor a criação de um outro forum também: SOA/BPM.
Desculpe aproveitar seu tópico mas gostaria de deixar esta idéia pois vejo a carencia nesta área de foruns na net.
Só conheço o OTN hoje em dia e ele não é lá muito convidativo… :lol:

Apóio,
seria bom para separar estes tópicos em uma area propria já que é um grande assunto aqui do GUJ.

Att
Ricoldi

[quote=sergiotaborda]Gostaria de propor que o GUJ criasse um novo Forum dirigido a discussões referentes à carreira em TI.
O forum Carreira poderia agrupar todas as discussões sobre salários, trabalho com clientes , estratégias comerciais e outros assuntos deste tipo. Onde trabalhar, onde não trabalhar, etc… Uma especie de off-topic glorificado já que estes assuntos não são assim tão off topic.
[/quote]
A ideia é boa, mas pode virar um fórum de denuncias, o que acaba ficando perigoso pois vão aparecer nomes de empresas, nomes de pessoas ligado a decisões de contratação e de poder, sem dizer de sindicatos e até centros de educação em TI.

[quote]
Este tipo de assunto tem sido recorrente no GUJ e acho que tão importante para o Javaneiro quanto o prórpio Java. Afinal, ninguem aprende Java só porque é a melhor plataforma do mercado … o pessoal quer fazer dinheiro e ter um vida profissional dedicada a isso.

Não, não se trataria de criar um forum para oferecer empregos.

Então aqui fica a proposta.[/quote]
“Sugiro que entrem anônimos, pois não vejo vantagem a exposição aqui, é como dar murro em ponta de Faca”

Boa idéia, principalmente o “Onde não trabalhar” essa parte poderia ter alguma coisa variável que permitisse a empresa que fosse considerada ruim para trabalhar pudesse passar a ser boa e vise versa.

flws

[quote=fantomas]Boa idéia, principalmente o “Onde não trabalhar” essa parte poderia ter alguma coisa variável que permitisse a empresa que fosse considerada ruim para trabalhar pudesse passar a ser boa e vise versa.

flws
[/quote]
Concordo com a idéia da nova seção mas não de um tópico “Onde não trabalhar”. Isso pode gerar vários infortúnios para as empresas com os nomes ali.
Primeiro: veracidade. Quem atesta a veracidade da informação? E se alguém firmar a verdade, não pode ser anonimamente.
Segundo: contemporaneidade. Quem garante que a empresa não mudou e os dados ali estão desatualizados?
Terceiro: constrangimento ilegal. É como se tivesse uma lista de mau-empregadores aberta. Esse ato se caracteriza em crime segundo alguns artigos do código civil.

Deve ter mais motivos que não me vem a memória agora, portanto, esqueçam dessa lista e fiquem só nas dicas colocadas em partes aleatórias de tópicos específicos sobre a empresa.

Até!

Acho valido POREM acho que nao eh soh eu mas muita gente ta de saco cheio de topicos como: “quanto ganha um programador jr em paraiba da serra do macaco gordo e molhado?”, “accenture ruined my life!!!”, “qual carreira seguir: Torneiro mecanico, desenvolvedor jr. java ou .NET??”, “A sun vai fechar e eu vou me lascar!” e coisas do tipo.
O forum tem muitos usuarios e provavelmente muito mais gente que nao eh usuario mas sempre le os topicos. Muita gente aqui eh empregador, muito muita gente de empresas olhando as mensagens e isso pode prejudicar o forum e todos os seus participantes.

Alem disso, vcs ja perceberam sempre que tem esse tipo de topico termina em baixaria?

//Daniel

Aqui já demonstra a ineficácia, e mau começou o tópico

Sabemos que não vai ter controle, até quem lhe respondeu já respondeu anonimamente.

Nada vai ser tão rápido aqui nos instrumentos ou quem queria questionar alguém legalmente a responsabilidade é dos criadores desse fórum no máximo.

[quote=Marcio Duran][quote]
Concordo com a idéia da nova seção mas não de um tópico “Onde não trabalhar”. Isso pode gerar vários infortúnios para as empresas com os nomes ali.
[/quote]
Aqui já demonstra a ineficácia, e mau começou o tópico[/quote]
Comentei sobre a criação da seção de carreiras, pois os off-topics estão ficando lotados que tópicos assim.

Então mais um motivo para não ter um tópico assim. Falar besteira sem ter a responsabilidade de ser processado é bom né?

Mais outro motivo. Se alguém for questionado serão os administradores, que definitivamente não merecem arcar com custos de advogado para defender algo que nem sabem se procede.

Até!

Pelo menos tudo isso poderia estar num unico forum que vc pode ignorar por completo :wink:

[quote=sergiotaborda]
Pelo menos tudo isso poderia estar num unico forum que vc pode ignorar por completo ;)[/quote]
Infelizmente aqui no Brasil não se ganha em euros, e também o ritmo de mercado e contratações não é quem nem a de Portugal, não acredito que não ocorra um flameware por parte de quem na certa vai ser exaltar por insatisfação, “mas por curiosidade você hoje se encontra em um País Europeu alocado por alguma consultoria brasileira ? ; Ou tem planos para se estabelecer no Brasil viver os desafios que todos nós aqui batalhamos engolindo tudo que é sapo da má politica financeira e suas asneiras”.

[quote=maquiavelbona]Concordo com a idéia da nova seção mas não de um tópico “Onde não trabalhar”. Isso pode gerar vários infortúnios para as empresas com os nomes ali.
Primeiro: veracidade. Quem atesta a veracidade da informação? E se alguém firmar a verdade, não pode ser anonimamente.
Segundo: contemporaneidade. Quem garante que a empresa não mudou e os dados ali estão desatualizados?
Terceiro: constrangimento ilegal. É como se tivesse uma lista de mau-empregadores aberta. Esse ato se caracteriza em crime segundo alguns artigos do código civil.

Deve ter mais motivos que não me vem a memória agora, portanto, esqueçam dessa lista e fiquem só nas dicas colocadas em partes aleatórias de tópicos específicos sobre a empresa.
[/quote]

Talvez “Onde não trabalhar” seja um pouco forte, mas a questão é que:

a) As empresas são “unidas” e nós (trabalhadores) não.
b) Muita gente quer saber quem são as “100 melhores” mas não sabem nada sobre a veracidade desta informação.
c) O que é feito dentro da lei, com boas intenções dificilmente levará alguem pra cadeia.
d) A indicação (boa ou ruim) funciona para nós, para as empresas não tem a mesma eficácia (eu já presenciei lideres de projetos queimar bons profissionais por telefone).
e) Assim como os profissionais, se elas cuidarem melhor dos seus contratos se tornarão melhores empresas para se trabalhar de fato.
f) Uma empresa que realmente se preocupa com estas questões não teria “medo” de um forum deste tipo.
g) As empresas e o governo (lista negra, cpf, rg, cnh etc…) querem saber se vc é honesto e bom profissional, e NÓS não queremos saber nada de nossos senhores…muito conviniente ao meu ver.
h) O forum, se entendi bem, não seria para denegrir nenhuma empresa e nem ninguem seria apenas para dar uma pontuação ou algo assim os comentarios seriam opicionais.
i) Os politicos em debates fazem coisa pior em rede nacional dizendo “O Senhor faltou com a verdade!” ou ainda "Não respondeu sobre os milhões de dinheiro que desapareceram etc…)

flws

[quote=Marcio Duran][quote=sergiotaborda]
Pelo menos tudo isso poderia estar num unico forum que vc pode ignorar por completo ;)[/quote]
[i]Infelizmente aqui no Brasil não se ganha em euros[/quote]

Mas ganha-se muito mais do que em euros. Não é só fazer a conversão. Tem que ver o custo de vida, e o limite máximo de salários

3500 reais (que é quase um minimo no brasil) equivale a 1000 euros que é quase um máximo na europa (salvaguardando as diferenças entre os paises, claro). 6000 reais equivale a 1700 euros um valor que ninguém paga a menos que vc seja o inventor da tecnologia. É por isso que o brasil é um polo de desenvolvimento muito maior que a europa.

Não sei do que vcs se queixam…

O forum seria apenas para agrupar as várias mensagens sobreCarreira que existem no resto dos foruns de forma desordenada e às vezes nem sequer são colocadas como off topic.

Eu apoio a idéia.
Aliás, cria uma seção pra todos ficarem brigando também. Vai facilitar a vida de quem quer ler coisa decente e construtiva.

quote=sergiotaborda
Não sei do que vcs se queixam… [/quote]
Só São Paulo tem em sua dimensão territorial espaço que você pode colocar dentro Portugal, Espanha e Iglaterra e Suécia e ainda deve sobrar espaço, querer se situar em aspecto financeiro somente fazendo conversão de moedas é um absurdo, fora que o bloco economico europeu favorece de forma que a economia permite que até cidadões portugueses se estabeleçam e trabalhem em toda a Europa.

Então o euro é reflexos de vários Países, quanto a tecnologia é algo que se sustenta pela organização que também brota de processos ISO de qualidade avançados não é o que se tem por aqui (visão de fabrica é algo sulrreal ainda e processos estão engatinhando a passos bem timidos).

Quem vem aqui se instalar no Brasil são as multi-nacionais que tercerizam tudo o que podem para avilar gastos financeiros, finalizando você tem uma visão muito simplicafada para querer discultir algo que vocÊ nesse País não vive, então não se sustenta a sua colocação.

O assunto não éra o forum?

da pra perceber que a maior parte do trabalho dos moderadores está justamente em assuntos fora da área técnica. Atrair gente só para discutir isso é encrenca na certa.
Do jeito que está as pessoas vem aqui procurando programação e por consequencia conversam sobre outras coisas, mudar a ordem das coisas é um incauto, na minha opinião.

[quote=fantomas]Talvez “Onde não trabalhar” seja um pouco forte, mas a questão é que:

a) As empresas são “unidas” e nós (trabalhadores) não.
b) Muita gente quer saber quem são as “100 melhores” mas não sabem nada sobre a veracidade desta informação.
c) O que é feito dentro da lei, com boas intenções dificilmente levará alguem pra cadeia.
d) A indicação (boa ou ruim) funciona para nós, para as empresas não tem a mesma eficácia (eu já presenciei lideres de projetos queimar bons profissionais por telefone).
e) Assim como os profissionais, se elas cuidarem melhor dos seus contratos se tornarão melhores empresas para se trabalhar de fato.
f) Uma empresa que realmente se preocupa com estas questões não teria “medo” de um forum deste tipo.
g) As empresas e o governo (lista negra, cpf, rg, cnh etc…) querem saber se vc é honesto e bom profissional, e NÓS não queremos saber nada de nossos senhores…muito conviniente ao meu ver.
h) O forum, se entendi bem, não seria para denegrir nenhuma empresa e nem ninguem seria apenas para dar uma pontuação ou algo assim os comentarios seriam opicionais.
i) Os politicos em debates fazem coisa pior em rede nacional dizendo “O Senhor faltou com a verdade!” ou ainda "Não respondeu sobre os milhões de dinheiro que desapareceram etc…)
[/quote]

Disse melhor do que eu diria. Sim, somos avaliados, medidos, listados de todas as formas. Seja nas empresas e suas listas negras, seja pelo governo ou por órgãos de crédito (Serasa). Todos desejam saber se somos “bons isso” ou “bons aquilo”.

Acredito que uma discussão entre profissionais e suas experiências com empresas seja positiva. Oras, se eles podem por que não podemos?

Eu também já presenciei gerentes queimando profissionais por quase nada. Lembro-me de uma vez onde apenas porque o profissional não aceitou a proposta da consultoria, já foi motivo para acusá-lo de “tentar dar um golpe”. Sim, ele usou essas palavras ao telefone quando foi questionado se conhecia a pessoa. Provavelmente essa pessoa estava tentando um outra vaga em outro lugar.

Nunca fui gerente, mas também fui questionado por outros gerentes sobre profissionais. Um exemplo, um gerente provavelmente estava avaliando um candidato e, não sei como, conseguiu me encontrar para perguntar o que eu achava. O profissional em questão não era meu amigo, mas era bom. Não tinha do que reclamar. Por isso disse apenas que ele havia deixado o emprego anterior por causa do salário, pois queria ganhar mais.

O cara não gostou de ouvir isso! Ficou perguntando para saber se tinha algum podre dele. Tipo, ele ficou meio contrariado que eu não queimei o filme do cara.

Desse tipo de gente o mercado está cheio. Empresas, gerentes, outros profissionais, não pensam duas vezes antes de queimar um profissional pelos motivos mais idiotas. Um novo fórum não serviria para queimar ninguém, seria apenas uma forma de trocar experiências e para nos ajudarmos, visto que se dependermos das empresas “PJ-corrupção” seremos sempre diminuídos e bullied.