:arrow: Só estamos opinando. Eu não sou experiente o bastante para definir o que o podemos fazer primeiro, por mim tanto faz. Codar ou UML, tô dentro. Só quis opinar o que eu acho, e de qualquer forma já temos que definir quem vai trabalhar com Swing e quem com JSP/Servlets.
:arrow: Por falar nisso, ninguém do projeto se manifestou quanto a minha proposta de colocar um módulo RH e um de notas fiscais no projeto, pô, assim não dá, vamos levar o projeto a sério, vamos ler os posts de cada um !!!
:arrow: Daniel, cadê vc cara ??? Vc é o coordenador, não se esqueça de postar aqui, nem que se seja para nos xingar, mas dê sinal de vida !!!
:arrow: Só estamos opinando. Eu não sou experiente o bastante para definir o que o podemos fazer primeiro, por mim tanto faz. Codar ou UML, tô dentro. Só quis opinar o que eu acho, e de qualquer forma já temos que definir quem vai trabalhar com Swing e quem com JSP/Servlets.
:arrow: Por falar nisso, ninguém do projeto se manifestou quanto a minha proposta de colocar um módulo RH e um de notas fiscais no projeto, pô, assim não dá, vamos levar o projeto a sério, vamos ler os posts de cada um !!!
:arrow: Daniel, cadê vc cara ??? Vc é o coordenador, não se esqueça de postar aqui, nem que se seja para nos xingar, mas dê sinal de vida !!![/quote]
Não estou nervoso não, q isso é q acho q poderiamos render mais, em relação aos módulos q vc citou na verdade locadora emite um cupom como aqueles de supermercado com aquelas impressoras pequenas, o de RH sei lá acho q é muita coisa para uma locadora, pois não são tantos funcionários… Mas pode ser como aprendizado tudo vale…
Tive uma idéia de naquele usercase gestão catálogos fazer como se fosse um fórum com o forenecedor interagindo juto ao gerente da locadora, pois fui em uma locadora e eles me informaram q tem fornecedor q por ter uma grande área de venda passa uma vez por mês cito o da Butman…
Eu acho assim, comecem a definir funcionalidades básicas do sistema e , tomem como base o projeto do GUJ2, se vc´s olharem bem, foi definida quase que toda a estrutura do GUJ2. Façam +/- assim
public String addFilm() throws java.lang.Exception {
/**@todo Implement this method*/
throw new java.lang.UnsupportedOperationException("Method addFilm() not yet implemented.");
}
Eu já fiz o pedido para o povo no java.net. Agora é sentar e esperar eles resolverem.
Eu simplesmente não passei módulos para que vocês desenvolvam porque eu não tenho idéia do que vocês querem desenvolver. Mas, ok… vamos a algumas idéias:
:arrow: na visão web, montem um catálogo de itens (fitas/DVDs) disponíveis para locação. Cada item deve pertencer a uma categoria (comédia, suspense, drama…), e dentro de cada categoria, deve haver uns 3 destaques (destaques estes que vão para a home da locadora).
:arrow: desenvolvam o módulo de cadastro de clientes. Lembre-se que este módulo deve ser o mesmo tanto para o sistema web quanto para o swing. DICA: veja alguns patterns como DAO, Transfer Object e Business Delegate.
[quote=“rocha”]Bom pessoal, como está sendo definido parece q já estão querendo codar, acredito q seria mais interessante descrevermos mais um pouco, mas não posso fazer nada hehe… Acredito q se todos pelo menos não entrarmos em um denominador comum ficará dificil, pois para cada um uma locadora pode funcionar de uma maneira, pois no User Case q eu fiz será q todos entenderão da mesma forma, pois ninguém perguntou por exemplo do caso de uso de reserva, pois este sistema terá de ter um modulo de reserva né? Bom mas se vcs já querem ir codando tb, mas acho q não seria um bom caminho, concordo sim q não devemos nos exaustar com a UML apesar q se eu puder aprender um pouquinho mais dela neste projeto tb não me fará mal algum…
Agora Acho q se pararmos de discutir o q um acha ou deixa de achar e durante tres dias discurtirmos sobre o q deve ou não deve ter será mais lucro… Pois fiz uma refência a questão de imagens na descrição do gestão mídias acho aquilo super importante mas como faço isso em sistema web…Será q é viável fazer isso… Agora não adianta ficarmos achando q é td maravilha pq daqui a três meses paramos e olhamos q todo o código q foi feito não serve p/ o projeto tb teremos aprendido um pouco mais idai sem nada? Agora proponho o seguinte vcs os mais experientes não querem a elaboração de uma boa documentação td bem mas então q assumam a coordenação pois acredito q fazendo isso vcs estão sendo mais coerentes, pois então pra q é q foi nomeado o Daniel como coordenador, pois ele mesmo deixou bem claro a nescessidade de uma boa documentação! Agora se não querem usar a UML tb mas que especifiquemos alguns pontos…
A proposito prefiro JCP/Servlets
Rocha[/quote]
Ninguém aqui disse que documentação não é importante. Mas o que quiseram dizer (e que eu concordo) é que não é preciso passar por toda a masturbação da UML para fazer este projeto. Se tivermos um documento que descreva o que o sistema deve ser já basta.
p.s.: embora vocês tenham me nomeado coordenador do projeto, minha palavra não é a final. Meu papel é de apenas mantê-los no caminho e PONTO.
Ninguém aqui disse que documentação não é importante. Mas o que quiseram dizer (e que eu concordo) é que não é preciso passar por toda a masturbação da UML para fazer este projeto. Se tivermos um documento que descreva o que o sistema deve ser já basta.
p.s.: embora vocês tenham me nomeado coordenador do projeto, minha palavra não é a final. Meu papel é de apenas mantê-los no caminho e PONTO.[/quote]
Daniel eu não disse q sua palavra era final apenas comentei algo q vc falou no começo, e tb disse q não precisamos de uma documentação toda feita em UML e sim algumas descrições…
Bom já disse só gostaria q já q vamos começar a codar q vc com mais experiencia comentassem bastante o código para q nós iniciantes possamos entender…
Nós não vamos fazer o projeto implementando MVC? Eu acho que só vale a pena fazermos essa separação depois de já termos o M. Quando formos fazer o C e o V a gente separa o grupo.
Acho que isso pode ficar pra versão 2.0, senão vai surgir tanta idéia e nunca vai sair da versão beta.
Quanto a documentação, tb acho que não dá pra esperar ficar tudo pronto. Não adianta botar cinco pra fazer UML e não sei mais o que se até eles terminarem de fazer isso os outros já até esqueceram do projeto
Acho que devemos separar módulos (Gestão de Mídia, Reserva de Fitas, Gestão de Clientes, etc) pra cada um (ou mais de um, no máximo 3) e falar qual o padrão a ser usado, a pessoa vai lá estuda o padrão e faz o que tem que ser feito, os coordenadores ficam olhando o que os outros tão fazendo no CVS só pra ver se alguém tá saindo do padrão, se tá fazendo basteira, essas coisas.
Gostaria de ser sub coordenador mais voltado para o projeto de swing, pode ser? :lol:
No entanto, quero que me “utilizem” da forma que for melhor…se for necessário, fico na equipe de JSP/Servlets tb, sem problemas.
Sei la, gosto mais de swing e trabalhei mais com ele…no entanto, para eu aprender, será legal tb estar acompanhando a equipe de JSP-Servlets…sinto que vou aprender muito! :lol:
Acho que tem alguma coisa errada na dinamica da coisa aqui. Temos coordenadores, sub-coordenadores, participantes, sub-participantes, interessados… daqui a pouco o projeto comeca a ter soldado, cabo, tenente, comandante, capitao, general…
Parem com isso! Projetos open-source são uma meritocracia, diacho! Quem faz mais, merece mais. Portanto, parem de se organizar e FAÇAM! Peguem a arquitetura que o rocha fez, estudem ela e sugiram alterações, ou implementem alguns pequenos protótipos até ter uma idéia clara de como o sistema de uma locadora deve se parecer.
Foi mal dar uma de tio chato, mas pra um projeto que era pra ser voltado a iniciantes, ter hierarquias já é demais…
Acredito que no projeto JLoc não existe hierarquia e sim uma “estrutura organizada”. O problema de estar demorando um pouco para sair é devido a forma de comunicação nossa, ou seja, estamos longe um do outro e tal…mas independente disso, este projeto vai sair.
Não existe ninguem que “manda” ou dá uma de “chefe” aqui…apenas estruturou-se desta forma para organizar as coisas…Não sei se esta organização passou a você algo que mostra que isso seja uma “quartelada”, porem, não é nada disso…aqui, ninguem manda em ninguem.
Eu acho que não deveria ter uma equipe para a aplicação stand alone e para a web eu acho que todos deveriam fazer tudo!
Tipo primeiro agenco começava a fazer uma e depois agente fazia outra aproveitando o que agente já fez na primeira…
Acredito que teremos uma parte central do nosso projeto que será utilizado tanto pelo JSP qto para o SWING. Acho que nesse núcleo as duas equipes devem estar empenhadas no seu desenvolvimento já que ambas irão utilizá-lo.
É verdade, então não estendendo essa discussão acho que temos que definir logo o que o sistema vai fazer, os casos de uso que foram feito já dão uma boa idéia, dividir as tarefas e meter a mão na massa.
Não dá pra todo mundo fazer tudo, se for assim é mais fácil cada um aqui bolar um projeto pra fazer sozinho e no máximo posta as dúvidas no fórum.
Mas pelo o que eu pude ver o sistema vai ser composto de:
:arrow: Controle de Clientes
:arrow: Controle de Fornecedores
:arrow: Controle de Mídias
:arrow: Controle de Funcionários
:arrow: Controle de Locação
O Daniel deu a idéia de começarmos fazendo o Controle de Clientes, mas acho que 15 pessoas fazendo isso é muita coisa, então podíamos dividir e colocar umas 4 ou 5 pessoas fazendo cada item desses. Mas isso é só regras de negócios, depois dessa fase pronta um grupo implementa tudo numa aplicação swing e outro numa aplicação web.
Bom, pro pessoal já ir vendo os possíveis patterns que podemos usar aí vai um link com alguns deles:
Eu quero ficar no grupo de swing… se for pra escolher a equipe…Porém , acho que deveríamos primeiro fazer a parte stand alone… e depois fazer JSP + Servlets… pois daria uma +otima base pra todos os iniciantes… e depois que concluirmos o projeto, podemos escolher no que queremos meter a cara…
Mas acho tambem que a ideia de ja codar é bastante interessante,devido ao estímulo que dar já pegar no pc p/codar… senao , começa a morgar, esse é o fator que fez o outro projeto fracassar na minha opinião…ficamos muito apegados à UML,organização e tal…(+ 1 vez reforçando…obvio q eh + q interessante ) , e como n chegamos a codar… afundou tudo…aehehe.a Jangada…rss… Mas depois la na frente depois de concluído e tal…ai sim poderiamos ver a questao do projeto (refazer pegando pesado em UML).
Bom gostaria de em 1º lugar dizer q concordo com o q o cv disse sobre a hierarquia, mesmo q precisemos de uma organização não precisamos ficar nos apegando a títulos, pois os verdadeiros lideres sempre se destacam por seus meritos em qualquer área.
Tb concordo q deveriamos realizar 1º um para depois outro, bom a principio minha idéia era do sistema web, mas quero aprender e aprender então não vou me incomodar nenhum pouco se o stand lone rolar, outra coisa existe alguns users case interessante como o de gestão mídias q até fiz um diagram de sequência do cenário cadastro de títulos será q alguém olhou, o q achou? Será q a parte de imagem vai rolar legal, será q é possível ter um método interagindo com o scanner para obter por exemplo a capa do filme…
Uma idéia de hieraquia que o sistema poderia seguir
br.com.jloc.daos.
AbstractDao
DaoCustomers
DaoSuppliers
DaoMedia
DaoEmployees
DaoLocation
br.com.jloc.beans.
BeanCustomers
BeanSuppliers
BeanMedia