Projeto de Regulamentação de Analista de Sistemas volta a tramitar no Senado

Isso está com cara de dono de empresa[/quote]

Acho q piso salarial e reserva de mercado está com cara de quem não se garante no mercado.
Existem distorções, sim existem, mas não será um piso definido artificialmente ou uma reserva de mercado que será burlada de forma ostensiva que irá resolver.

Pizo salárial garante a valorização profissional, assim você não vai ver analista de sistemas ganhando menos de 1k

e também vai acabar com a feira do quem trabalha pro menos, o pizo só garante o minimo a ser pago, o seu salário você é quem negocia

Valorização do ‘profissional’ que não sabe nada, mas irá receber o piso.
Valorização de profissional ruim não é valorização.

Cara talvez você esteja em um mercado bom onde profissional ruin acha vaga, aqui no norte e nordeste os bons profissionais ganham uma mixaria os ruins pegam o diploma para fazer concurso. Conheço muita gente que diz que odeia a desenvolvimento e tudo mais, se formou em uma faculdade mais ou menos e acabou virando gestor de equipe. Os cara que desenvolvem ganham uma merreca e eles tem o salário lá em cima.

É destes desenvolvedores que eu estou falando q precisam ser valorizados.

[quote=volnei]Concordo com a regulamentação, desde que não mexa no bolso de ninguem. Com relação as pessoas que atuam na área sem serem graduadas, me poupe, essa conversa de que a profissão é mais artesanato do que engenharia é ridícula, vai dar manutenção em um projeto de um analista formado e de um não formado e veja as diferenças. Você faria uma cirurgia com um ‘médico’ que não é formado? Não? Mas colocaria os dados da sua empresa nas mãos de um ‘expert’ que não tem conhecimento sequer de normalização?

Nossa, dói meus ouvidos ouvir falar que a profissão está mais para o artesanato, eu fico imaginando aquelas bizarrices com tabelas no banco de dados, telas sem qualquer noção de usabilidade, com fundo azul claro (ciano).

Se vc não tem uma graduação, então já passou da hora de ter.

Sejam coerentes nos comentários… [/quote]

É difícil mais eu concordo… A pessoa se mata pra concluir o ensino superior, em alguns casos se mata pra entrar em uma universidade pública(Duplo suícidio)

Trabalhei cerca de 6 anos sem formação superior. Estou correndo atrás do preju e sei que isso é importante para carreira. O ensino superior é importante e creio que a regulamentação irá forçar muitos a sentar na cadeira e estudar.

Agora, será que as pessoas são autodidatas suficientes para consumir a grade de um curso bacharel sem passar pela universidade???

As vezes um curso superior abre as portas para coisas que nunca teve acesso, um novo conhecimento… Sempre existirá algo novo… Até para os mais experts!!!

Quanto a isso só posso dizer q tem bacharel que termina o curso e não sabe metade do que está na ementa, quanto mais o que o mercado pede. Eu acho q nivel superior é importante sim, só que isso não quer dizer que o auto didata é pior ou melhor que o graduado.

O ideal é que todo graduado seja um auto-didata, mas com as faculdades que compram livro e fazem modulo mastigadinho para os alunos os graduados estão ficando cada dia mais acomodados.

o mercado de TI ta uma bosta… a grande diferença salarial por exemplo daqui de ctba para sp… em muitas empresas pagam um salario vergonhoso simplismente pq pela alta concorrencia e desemprego na area os desenvolvedores trabalham por salarios cada vez mais vergonhosos… se ao menos esta regulamentação fixasse um piso justo salarial… não duvido q meia duzia de empresas pagariam menos do que foi estipulado… porem grande parte destas empresas e principalmente dos trabalhadores irão saber o minimo quanto a categoria vale… e com o passar do tempo todos seriam concientizados de seu proprio valor… e isto de empresas pagarem merreca iria acabar… se ao menos fixassem a media salarial de SP para todo brasil isto seria bom demais para todos nos…

certamente… se a coisa continuar como esta no dia de hj… ela so tem a piorar… e a tendencia e o brasil virar a nova india…

[quote=luciano@@]Quanto a isso só posso dizer q tem bacharel que termina o curso e não sabe metade do que está na ementa, quanto mais o que o mercado pede. Eu acho q nivel superior é importante sim, só que isso não quer dizer que o auto didata é pior ou melhor que o graduado.

O ideal é que todo graduado seja um auto-didata, mas com as faculdades que compram livro e fazem modulo mastigadinho para os alunos os graduados estão ficando cada dia mais acomodados.[/quote]

Infelizmente isso existe em todas as áreas… Os bons profissionais se destacam pelas suas habilidades.

Ninguém é obrigado a saber tudo, os blocos se fragmentam em diversas áreas, é difícil querer que o bacharel formado seja muito bom em Hardware, Software, Banco Dados, Matemática, etc… É questão de aptidão, o aluno vai reconhecer sua área de atuação e será habilidoso em determinado segmento. É lógico que existem exceções, mais como disse anteriormente, existe em todas as áreas.

[quote=luciano@@]Cara talvez você esteja em um mercado bom onde profissional ruin acha vaga, aqui no norte e nordeste os bons profissionais ganham uma mixaria os ruins pegam o diploma para fazer concurso. Conheço muita gente que diz que odeia a desenvolvimento e tudo mais, se formou em uma faculdade mais ou menos e acabou virando gestor de equipe. Os cara que desenvolvem ganham uma merreca e eles tem o salário lá em cima.

É destes desenvolvedores que eu estou falando q precisam ser valorizados.[/quote]

Ok, então nesse mesmo exemplo que vc deu.
Temos uma empresa ficticia A, a qual prefere contratar seus funcionários unicamente com base no valor que eles querem ganhar. Essa mesma empresa emprega funcionários de baixa qualidade, o que faz os funcionários de qualidade ficarem de fora. Além disso, imagino eu, é uma empresa que não deve valorizar e nem investir em treinamento para seus funcionários, pois se fizesse isso seria louvável e faria sentido ela pegar profissionais ruins e assim treina-los deixando-os no nivel de qualidade que a empresa quer. Além disso ela não acompanha a evolução dos funcionários sendo assim é só entrar e não se preocupar com qualidade e/ou produtividade, ela nunca percebe que tem funcionários ruins.

Em resumo a empresa é ruim e vc quer trabalhar para ela ?
Pq a sua reclamação é:

[1] que os funcionários ruins, sem qualificação, estão tirando a sua vaga em empresas ruins. hummm
[2] é ruim trabalhar para ela pq ela paga pouco. Vc quer que ela pague mais e assim vc possa trabalhar numa empresa ruim recebendo um salário ‘digno’ ?

Não faz sentido.

Poderia me explicar como o piso salarial iria melhorar esta situação ?
E também me explicar como a reserva de mercado iria ajudar nessa situação ?

[quote=luistiagos]o mercado de TI ta uma bosta… a grande diferença salarial por exemplo daqui de ctba para sp… em muitas empresas pagam um salario vergonhoso simplismente pq pela alta concorrencia e desemprego na area os desenvolvedores trabalham por salarios cada vez mais vergonhosos… se ao menos esta regulamentação fixasse um piso justo salarial… não duvido q meia duzia de empresas pagariam menos do que foi estipulado… porem grande parte destas empresas e principalmente dos trabalhadores irão saber o minimo quanto a categoria vale… e com o passar do tempo todos seriam concientizados de seu proprio valor… e isto de empresas pagarem merreca iria acabar… se ao menos fixassem a media salarial de SP para todo brasil isto seria bom demais para todos nos…

certamente… se a coisa continuar como esta no dia de hj… ela so tem a piorar… e a tendencia e o brasil virar a nova india…[/quote]

Existem um valor humano que deve ser analisado, se for para o bem, que seja para o bem de todos!!!

Isso está com cara de dono de empresa[/quote]

Acho q piso salarial e reserva de mercado está com cara de quem não se garante no mercado.
Existem distorções, sim existem, mas não será um piso definido artificialmente ou uma reserva de mercado que será burlada de forma ostensiva que irá resolver.

[/quote]

Vc não conhece a politica das empresas e nem o mercado… a leis do mercado são simples… e a lei da oferta e da procura… e não a lei da experencia…
vc podendo ser o bom o suficiente naquilo que faz… pode ter a certeza que poucas empresas vão valorizar sua experencia profissional… a primeira coisa valorizada e seu preço em seguida a experencia… empresas tentam tirar o melhor entre custo x beneficio… ou seja entre seu preço e sua experencia… mas o que quase sempre pesa mais e o preço… e se vc acha q não existe gente mais experiente que vc e que ganha bem menos esta sendo no minimo ingenuo… ou seja a preferencia são dos mais baratos… e com isto o nosso salario cai cada dia mais… e enche de neguinho inexperiente trabalhando por merreca… e softwares cada vez com menas qualidade no mercado… e com isto os investidores de fora vão passar longe do brasil…

só acho injusto tirar quem ja esta na area… mas e justo exigir o minimo de qualificações para quem quer entrar na area… e fixar um piso minimo…
senão isto aqui vira uma bagunça… como ja esta… se eu como engenheiro de software comprar um livro de medicina ler um pouco e resolver virar um medico… pq eu não posso ser medico? porem se um medico le um livrinho de java e fazer um curso basico de java pode sair porai programando não? acho q o mesmo deve se aplicar a nossa area…

Se um profissional e/ou pessoa precisa que o governo passe a mão na cabeça e diga o qto ele vale o problema é bem pior. Uma pessoas dessas pode trabalhar, mas não é um profissional …

[quote=luistiagos][quote=Edufa]

[/quote]

Vc não conhece a politica das empresas e nem o mercado… a leis do mercado são simples… e a lei da oferta e da procura… e não a lei da experencia…
vc podendo ser o bom o suficiente naquilo que faz… pode ter a certeza que poucas empresas vão valorizar sua experencia profissional… a primeira coisa valorizada e seu preço em seguida a experencia… empresas tentam tirar o melhor entre custo x beneficio… ou seja entre seu preço e sua experencia… mas o que quase sempre pesa mais e o preço… e se vc acha q não existe gente mais experiente que vc e que ganha bem menos esta sendo no minimo ingenuo… ou seja a preferencia são dos mais baratos… e com isto o nosso salario cai cada dia mais… e enche de neguinho inexperiente trabalhando por merreca… e softwares cada vez com menas qualidade no mercado… e com isto os investidores de fora vão passar longe do brasil… [/quote]

Se um profissional e/ou pessoa precisa que o governo passe a mão na cabeça e diga o qto ele vale o problema é bem pior. Uma pessoas dessas pode trabalhar, mas não é um profissional …[/quote]

eu concordo com vc… mas infelizmente o mercado esta cheio destes bebes que o governo tem que fazer isto… e estes bebes afundam com a gente e jogam nosso salario e nosso valor no lixo… então que se for para o bem de todos que o governo passe a mao na cabeça de todos e digam o seu valor minimo… que isto seja feito para todos… ao menos nosso mercado não sera afundado por alguns q fodem nosso mercado…
e não se iluda que quem diz o quanto nos profissionais de verdade valemos são estes bebes…

[quote=Edufa][quote=luciano@@]Cara talvez você esteja em um mercado bom onde profissional ruin acha vaga, aqui no norte e nordeste os bons profissionais ganham uma mixaria os ruins pegam o diploma para fazer concurso. Conheço muita gente que diz que odeia a desenvolvimento e tudo mais, se formou em uma faculdade mais ou menos e acabou virando gestor de equipe. Os cara que desenvolvem ganham uma merreca e eles tem o salário lá em cima.

É destes desenvolvedores que eu estou falando q precisam ser valorizados.[/quote]

Temos uma empresa ficticia A, a qual prefere contratar seus funcionários unicamente com base no valor que eles querem ganhar. Essa mesma empresa emprega funcionários de baixa qualidade, o que faz os funcionários de qualidade ficarem de fora. Além disso, imagino eu, é uma empresa que não deve valorizar e nem investir em treinamento para seus funcionários, pois se fizesse isso seria louvável e faria sentido ela pegar profissionais ruins e assim treina-los deixando-os no nivel de qualidade que a empresa quer. Além disso ela não acompanha a evolução dos funcionários sendo assim é só entrar e não se preocupar com qualidade e/ou produtividade, ela nunca percebe que tem funcionários ruins.

Pq a sua reclamação é:

[1] que os funcionários ruins, sem qualificação, estão tirando a sua vaga em empresas ruins. hummm
[2] é ruim trabalhar para ela pq ela paga pouco. Vc quer que ela pague mais e assim vc possa trabalhar numa empresa ruim recebendo um salário ‘digno’ ?

Não faz sentido.

E também me explicar como a reserva de mercado iria ajudar nessa situação ?[/quote]

Ninguem está falando em reserva de mercado, eu sou contra a reserva de mercado. O que quero dizer é se tiver piso salarial, mercados como norte e nordeste vão ter que se desenvolver ou morrer de vez. Os profissionais capacitados daqui estão todos fugindo, na ultima empresa onde trabalhei tinha 170 quando eu entrei, quando eu sa de lá tinha uns 60. Os mais capacitados foram todos para sul, sudeste e exterior tudo porque o mercado daqui está uma droga. A empresa não tem obrigação de pagar um salário digno logo ou vc trabalha pra ela ou não trabalha.

Quanto a empresa ser ruin, isso quem faz é o profissional. Eu já vi sistema lançando query do javaScript, usando todo tipo de gambiarra, armazenando milhões de coisas na sessão, mas se vc tive-se feito esses sistemas você teria feito assim? A empresa não liga se o sistema está assim ou assado a empresa grande quer que o software seja entregue se o cliente reclamar você toma exporro se não vc vira heroi.

Você é que torna a empresa boa ou não.

Se um profissional e/ou pessoa precisa que o governo passe a mão na cabeça e diga o qto ele vale o problema é bem pior. Uma pessoas dessas pode trabalhar, mas não é um profissional …[/quote]

eu concordo com vc… mas infelizmente o mercado esta cheio destes bebes que o governo tem que fazer isto… e estes bebes afundam com a gente e jogam nosso salario e nosso valor no lixo… então que se for para o bem de todos que o governo passe a mao na cabeça de todos e digam o seu valor minimo… que isto seja feito para todos… ao menos nosso mercado não sera afundado por alguns q fodem nosso mercado…
e não se iluda que quem diz o quanto nos profissionais de verdade valemos são estes bebes…[/quote]

Então, profissional ruim ou q não se valoriza, notoriamente, existe em todo lugar. Inclusive nas profissões regulamentadas e com piso. Quem duvida é só perguntar para quem fez direito, conheço várias advogados e as reclamações são as mesmas. Carinha não estou na faculdade, passou na OAB e está bem empregado não sabendo nada. A OAB tem uma tabela de honorários que muito, muito advogado em inicio de carreira ignora solenemente para conseguir clientes, e depois que está firme no mercado cobra acima pq se valoriza. E assim por diante você verá em todos os lugares

Então, definitivamente, esta não é a solução para valorizar o profissional.

Vamos a um cenário prático, é apenas um exemplo!!!

O cara vem do Rio de Janeiro, lá ganhava 1.500,00. Chega em São Paulo ganhando o dobro, cerca de 3.000,00 pela mesma função.

Um detalhe, a média em São Paulo é 5.000,00. Veja que apenas a empresa saiu no lucro, as vezes o cara não tem noção que poderia ganhar mais, acaba desvalorizando a média de mercado por pura inocência… Se o governo definir um teto acabou o problema.

Devemos ganhar tão bem quanto um médico ou engenheiro. Todas as áreas possuem suas particularidades… Um pequeno detalhe, todas dependem de nós… A tecnologia é o futuro e vive em inovação constante, creio que esta na hora de inovar valorizando o nosso passe!!!

Hoje CLT não é uma realidade, os salários são baixos. As pessoas acabam recorrendo ao PJ. Só a empresa que sai no lucro!!!

[quote=luciano@@][quote=Edufa][quote=luciano@@]Cara talvez você esteja em um mercado bom onde profissional ruin acha vaga, aqui no norte e nordeste os bons profissionais ganham uma mixaria os ruins pegam o diploma para fazer concurso. Conheço muita gente que diz que odeia a desenvolvimento e tudo mais, se formou em uma faculdade mais ou menos e acabou virando gestor de equipe. Os cara que desenvolvem ganham uma merreca e eles tem o salário lá em cima.

Pq a sua reclamação é:

Não faz sentido.

E também me explicar como a reserva de mercado iria ajudar nessa situação ?[/quote]

Ninguem está falando em reserva de mercado, eu sou contra a reserva de mercado. O que quero dizer é se tiver piso salarial, mercados como norte e nordeste vão ter que se desenvolver ou morrer de vez. Os profissionais capacitados daqui estão todos fugindo, na ultima empresa onde trabalhei tinha 170 quando eu entrei, quando eu sa de lá tinha uns 60. Os mais capacitados foram todos para sul, sudeste e exterior tudo porque o mercado daqui está uma droga. A empresa não tem obrigação de pagar um salário digno logo ou vc trabalha pra ela ou não trabalha.

Quanto a empresa ser ruin, isso quem faz é o profissional. Eu já vi sistema lançando query do javaScript, usando todo tipo de gambiarra, armazenando milhões de coisas na sessão, mas se vc tive-se feito esses sistemas você teria feito assim? A empresa não liga se o sistema está assim ou assado a empresa grande quer que o software seja entregue se o cliente reclamar você toma exporro se não vc vira heroi.

Você é que torna a empresa boa ou não.
[/quote]

Quem faz uma empresa ruim não é apenas o profissional é a gerencia, uma gerencia que não liga e não sabe nada de boas praticas irá colocar qq um para programar. Sem testes, sem controle e cheio de POG é obvio que a coisa vai funcionar por mágica e um dia vai explodir, pode demorar um release como ficar anos no ar sendo remendado. E sim esta é uma realidade em muitas empresas.

O que faz a empresa ruim é o ambiente, um ambiente pernicioso sem controle faz uma empresa ruim.
Um bom ambiente costuma eliminar os maus elementos, pq eles não conseguem ser produtivos, eles não querem e nem sabem aprender.

E exato, muitas empresas não ligam se o software é bom ou ruim o que importa é entregar, por mim estas empresas que explodam, quero mais que elas paguem salarios baixos fiquem com profissionais ruins e afundem de vez. Trás mais possibilidade para quem quer fazer direito.

Não será implementando um piso numa empresa ruim que a situação para o profissional e para o mercado irá melhorar, vai continuar ruim e é capaz que piore.

Pois, a partir do momento que vc estabelece um piso artificialmente, vc cria vários problemas. Ainda mais numa área dinamica como informática. Exemplo vc, indignado com a baixa qualidade resolve juntar tres amigos, tb indignados e resolvem abrir uma pqna startup de informática para fazer alguma coisa que notoriamente as empresas da sua região fazem mal feito. Ótimo, ao meu ver este é o caminho, pegam alguns clientes crescem, e assim que vc tiver de pagar o piso vc verá que não terá condições a não ser que a sua empresa tenha sorte e já esteja com uma boa carteira de cliente ou com dinheiro em caixa graças a um financiador [se este for o caso de um passo atrás quando vc tinha pouco dinheiro, mas precisava de mais um programador/analista/etc para poder crescer]. Você terá de pagar abaixo do piso, e ficará sujeito a multa que podem levam a empresa a falencia.

Considerando que a maior parte dos empregados na área de informática estão em micro empresas o piso irá matar a maioria, e a maioria irá burlar o piso.

Se o piso elevar o salário dos profissionais o preço dos pontos de função também vai subir, então se seu projeto não cobre contratar um novo analista e vc quer contratar então isso é erro de gerência.