[quote=luciano@@][quote=Edufa][quote=luciano@@]Cara talvez você esteja em um mercado bom onde profissional ruin acha vaga, aqui no norte e nordeste os bons profissionais ganham uma mixaria os ruins pegam o diploma para fazer concurso. Conheço muita gente que diz que odeia a desenvolvimento e tudo mais, se formou em uma faculdade mais ou menos e acabou virando gestor de equipe. Os cara que desenvolvem ganham uma merreca e eles tem o salário lá em cima.
É destes desenvolvedores que eu estou falando q precisam ser valorizados.[/quote]
Ok, então nesse mesmo exemplo que vc deu.
Temos uma empresa ficticia A, a qual prefere contratar seus funcionários unicamente com base no valor que eles querem ganhar. Essa mesma empresa emprega funcionários de baixa qualidade, o que faz os funcionários de qualidade ficarem de fora. Além disso, imagino eu, é uma empresa que não deve valorizar e nem investir em treinamento para seus funcionários, pois se fizesse isso seria louvável e faria sentido ela pegar profissionais ruins e assim treina-los deixando-os no nivel de qualidade que a empresa quer. Além disso ela não acompanha a evolução dos funcionários sendo assim é só entrar e não se preocupar com qualidade e/ou produtividade, ela nunca percebe que tem funcionários ruins.
Em resumo a empresa é ruim e vc quer trabalhar para ela ?
Pq a sua reclamação é:
[1] que os funcionários ruins, sem qualificação, estão tirando a sua vaga em empresas ruins. hummm
[2] é ruim trabalhar para ela pq ela paga pouco. Vc quer que ela pague mais e assim vc possa trabalhar numa empresa ruim recebendo um salário ‘digno’ ?
Não faz sentido.
Poderia me explicar como o piso salarial iria melhorar esta situação ?
E também me explicar como a reserva de mercado iria ajudar nessa situação ?[/quote]
Ninguem está falando em reserva de mercado, eu sou contra a reserva de mercado. O que quero dizer é se tiver piso salarial, mercados como norte e nordeste vão ter que se desenvolver ou morrer de vez. Os profissionais capacitados daqui estão todos fugindo, na ultima empresa onde trabalhei tinha 170 quando eu entrei, quando eu sa de lá tinha uns 60. Os mais capacitados foram todos para sul, sudeste e exterior tudo porque o mercado daqui está uma droga. A empresa não tem obrigação de pagar um salário digno logo ou vc trabalha pra ela ou não trabalha.
Quanto a empresa ser ruin, isso quem faz é o profissional. Eu já vi sistema lançando query do javaScript, usando todo tipo de gambiarra, armazenando milhões de coisas na sessão, mas se vc tive-se feito esses sistemas você teria feito assim? A empresa não liga se o sistema está assim ou assado a empresa grande quer que o software seja entregue se o cliente reclamar você toma exporro se não vc vira heroi.
Você é que torna a empresa boa ou não.
[/quote]
Quem faz uma empresa ruim não é apenas o profissional é a gerencia, uma gerencia que não liga e não sabe nada de boas praticas irá colocar qq um para programar. Sem testes, sem controle e cheio de POG é obvio que a coisa vai funcionar por mágica e um dia vai explodir, pode demorar um release como ficar anos no ar sendo remendado. E sim esta é uma realidade em muitas empresas.
O que faz a empresa ruim é o ambiente, um ambiente pernicioso sem controle faz uma empresa ruim.
Um bom ambiente costuma eliminar os maus elementos, pq eles não conseguem ser produtivos, eles não querem e nem sabem aprender.
E exato, muitas empresas não ligam se o software é bom ou ruim o que importa é entregar, por mim estas empresas que explodam, quero mais que elas paguem salarios baixos fiquem com profissionais ruins e afundem de vez. Trás mais possibilidade para quem quer fazer direito.
Não será implementando um piso numa empresa ruim que a situação para o profissional e para o mercado irá melhorar, vai continuar ruim e é capaz que piore.
Pois, a partir do momento que vc estabelece um piso artificialmente, vc cria vários problemas. Ainda mais numa área dinamica como informática. Exemplo vc, indignado com a baixa qualidade resolve juntar tres amigos, tb indignados e resolvem abrir uma pqna startup de informática para fazer alguma coisa que notoriamente as empresas da sua região fazem mal feito. Ótimo, ao meu ver este é o caminho, pegam alguns clientes crescem, e assim que vc tiver de pagar o piso vc verá que não terá condições a não ser que a sua empresa tenha sorte e já esteja com uma boa carteira de cliente ou com dinheiro em caixa graças a um financiador [se este for o caso de um passo atrás quando vc tinha pouco dinheiro, mas precisava de mais um programador/analista/etc para poder crescer]. Você terá de pagar abaixo do piso, e ficará sujeito a multa que podem levam a empresa a falencia.
Considerando que a maior parte dos empregados na área de informática estão em micro empresas o piso irá matar a maioria, e a maioria irá burlar o piso.