Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

[quote=pcalcado]Eu nao me trataria com um medico nao formado unicamente porque nao conheco a area medica. Nao sei o quanto pode se aprender sem ensino formal.
[/quote]

Da mesma maneira, nenhum cidadão é obrigado a conhecer TI. Mas um profissional “regulamentado” pode diminuir a chance dele entrar numa roubada.

Não generalize. Da mesma maneira, generalizando, eu poderia afirmar que todos que não têm formação na área não são aptos a trabalhar nela, e isso seria uma grande injustiça.

Vc tem formação? Se não tiver, entendo seu ponto de vista.

Quem não tem competência não se estabelece.

[quote=julianostr]Quem não tem competência não se estabelece.
[/quote]
Acho que na teoria isso é verdade, mas na prática não.

Acho que estudar nunca é demais, mas exigir diploma é demais sim… então eu estou em cima do muro… como disse nosso colega ali atrás, seja o que Deus quiser.

A maior das verdades escrita nessa thread. E o QI obviamente não é só na área de TI que exerce essa influência.

flw

[quote=balarini][quote=julianostr]Quem não tem competência não se estabelece.
[/quote]
Acho que na teoria isso é verdade, mas na prática não.[/quote]
Resumindo: Oferta e procura…
Demanda Alta oferta Baixa : Até faxineiro serve para ser treinado.
Oferta Alta Demanda Baixa : Formados no MIT chamados para fazer dinâmica de grupo com 100 pessoas para um salário de 800 reais.

[quote=fmeyer]A regulamentacao só agrada aqueles que fizeram uma faculdade meia boca, e nao conseguem competir em qualidade com as pessoas que estao no mercado a um bom tempo.

O cara fica tao revoltado de estar sentado do lado de um cara nao formado que sabe muito mais que ele que fica buscando jeitos de afetar o outro em qualquer instancia. [/quote]

Esta regulamentação é o que faltava para transformar desenvolvedor em commodity. Se isso pegar, vou me transformar em clandestino!

[quote=Taz]
Da mesma maneira, nenhum cidadão é obrigado a conhecer TI. Mas um profissional “regulamentado” pode diminuir a chance dele entrar numa roubada.[/quote]

Pode? Por quê?

Contratar um profissional de nível superior pode diminuir a chance disso acontecer HOJE? Se não, o que adianta a regulamentação, que vai fazer basicamente isso?

Eu, como profissional de informática, sei que regulamentação/certificação/faculdade não prova nada sobre a competência de um profissional. os colegas engenheiros que entraram no debate parecem ter opiniões parecidas sobre sua área.

Se não agrega nada não há como o cidadão comum se beneficiar. Não posso falar por medicina mas posso falar por informática. Se os médicos acham que a área deles deve ser regulamentada e exigir faculdade, eu confio neles, mas na informática eu entendo o suficiente para ter uma opinião que não garante nada.

Bom, vou ter uma aula magna na faculdade, na semana que vem, a respeito disso. Não sei se com o autor do projeto de lei, enfim, semana que vem coloco aqui minhas impressões.

Assim sendo, o governo deveria se preocupar mais com o bordéu que está a área de informática, com essas consultorias de RH que não fazem nada além de dizer “você tem interesse na vaga” (não, mandei meu curriculum pra que?), “vamos estar encaminhando o seu curriculum pro cliente” e outros nhenhenhes que muitos já conhecem… ganham rios de dinheiro em cima dos profissionais e ficam miguelando no salário!

[quote=peczenyj]> Sou a favor da regulamentação.
Ok, mas os paises que gastam bilhões de dólares com softwares que poem em risco a vida de muitas pessoas - como software de controle de aeronaves - lidam como com esta questão?[/quote]

No meu último local de trabalho, faziam sistemas de controle de aproximação de aeronaves para aeroportos. A equipe era composta por alguns físicos, matemáticos e engenheiros, além de desenvolvedores. Não é todo profissional de informática que tem a capacidade de transformar a regra de negócio, no caso algoritmos matemáticos complexos, em sistemas.

Os autodidatas e técnicos que me perdoem, mas fui um durante 5 anos de minha vida, posso garantir que pelo menos a graduação se faz necessário.

Mesmo que o intuito seja de ser apenas desenvolvedor, é preciso, pois tem coisas que não se aprende em mesa de bar ou porta de boate.

O contato com professores, o bombardeio de dados no seu cérebro, isso é impactante na qualidade dos softwares que serão escritos pós graduação.

A graduação me tornou mais virtuoso. Hoje tenho mais feeling para desenvolver, antes era muito mecânico e na maioria das vezes, na base do CTRL + C e CTRL + V. Talvez tenha utilizado estrutura de dados sem nem saber como, nem para que servia.

[quote=tricano]Os autodidatas e técnicos que me perdoem, mas fui um durante 5 anos de minha vida, posso garantir que pelo menos a graduação se faz necessário.

Mesmo que o intuito seja de ser apenas desenvolvedor, é preciso, pois tem coisas que não se aprende em mesa de bar ou porta de boate.

O contato com professores, o bombardeio de dados no seu cérebro, isso é impactante na qualidade dos softwares que serão escritos pós graduação.

A graduação me tornou mais virtuoso. Hoje tenho mais feeling para desenvolver, antes era muito mecânico e na maioria das vezes, na base do CTRL + C e CTRL + V. Talvez tenha utilizado estrutura de dados sem nem saber como, nem para que servia.[/quote]
vou arrumar gerra agora, mas isto é por que tu era um autoditdata preguiçoso …
se tu te auto entitula um autodidata, tu tem que estudar qual a melhor maneira de fazer as coisas …
e não simplesmente aceitar a primeira forma que tu encontrar …

[quote=urubatan]vou arrumar gerra agora, mas isto é por que tu era um autoditdata preguiçoso …
se tu te auto entitula um autodidata, tu tem que estudar qual a melhor maneira de fazer as coisas …
e não simplesmente aceitar a primeira forma que tu encontrar …[/quote]

É isso mesmo :smiley:

Repetindo mais uma vez, tem formação quem procura por ela, se o cara fez universidade e não correu atrás, não tem milagre que faça ele ser bom.

[quote=urubatan][quote=tricano]Os autodidatas e técnicos que me perdoem, mas fui um durante 5 anos de minha vida, posso garantir que pelo menos a graduação se faz necessário.

A graduação me tornou mais virtuoso. Hoje tenho mais feeling para desenvolver, antes era muito mecânico e na maioria das vezes, na base do CTRL + C e CTRL + V. Talvez tenha utilizado estrutura de dados sem nem saber como, nem para que servia.[/quote]
vou arrumar gerra agora, mas isto é por que tu era um autoditdata preguiçoso …
e não simplesmente aceitar a primeira forma que tu encontrar …[/quote]

Ofensas são desnecessárias em qualquer ocasião, e agora não seria diferente.

Peço desculpas se em algum ponto de meu relato contrariei o conceito de alguns sobre a área. Apenas expressei em palavras uma experiência real.

Hoje o acesso à informação está à mão para qualquer pessoa, mas à alguns anos atrás era muito dificil. Era quase impossivel conseguir algo interessante, tanto era que se vc for análisar os software antigos desenvolvidos em clipper, cobol, etc… para empresas de pequeno e médio porte, verá que na grande maioria não foi aplicado ciência nenhuma devido as limitações do mundo real e binário.

Sempre fui muito dedicado, mas existiam como havia dito antes limitações reais e binárias.

Hoje sobra tecnologia e informação, mas existe a ausência de RH com o intuito de consumir.

Essas coisas se aprendem em livros, pesquisas na internet e experência profissional, não nescessariamente numa faculdade.

[quote=tricano]Os autodidatas e técnicos que me perdoem, mas fui um durante 5 anos de minha vida, posso garantir que pelo menos a graduação se faz necessário.

[/quote]

Com certeza. A base vc aprende na faculdade.

O problema é que os caras que aprenderam a desenvolver na raça (e têm alguns aqui, e têm seus méritos por isso) falam apenas por eles. Quantos desenvolvedores que não têm qualquer formação na área e vão atrás de informação?! 2%, 3%, no máximo 5%. Nem os que têm formação buscam!!!

Acho que falta um pouco de consciência coletiva para chegar à conclusão de que se faz necessário fechar a porta para iniciantes de áreas alheias. As consultorias estão fazendo a festa nesse mercado, que a princípio deveria ser para profissionais altamente qualificados.

Não sei pq os profissionais sem formação estão preocupados. Quem já trabalha na área a mais de 5 anos também seria abraçado pelo Conselho.

[quote=mvcsouza]Se eu quisesse ser um economista e tivesse aprendido economia da mesma forma que ele aprendeu informática, eu nunca ia conseguir, senão indo sentar a bunda na cadeira de uma faculdade. Regras…
[/quote]

Pois é, se vale para vc, tem que valer pra ele tb, não importa o quão bom ele seja. Um peso, uma medida.

Com quantos não-formados incapacitados vc já trabalhou? Vale a pena trocar todos eles pelo seu bam-bam-bam!?

[quote=Taz]
Com quantos não-formados incapacitados vc já trabalhou? Vale a pena trocar todos eles pelo seu bam-bam-bam!?[/quote]
eu ja trabalhei com muito mais formados não capacitados do que não formados não capacitados …

Vamos ver se alguém favorável à regulamentação responde a esta pergunta, vou reformular já que é a terceira vez que tento tocar enste assunto:

Por que a regulamentação (1) é importante e (2) vai funcionar no Brasil se os maiores produtores de software do mundo não regulamentam a profissão e se a maior associação mundial sobre computação (ACM) já desistiu do processo faz tempo?

[quote=urubatan][quote=Taz]
Com quantos não-formados incapacitados vc já trabalhou? Vale a pena trocar todos eles pelo seu bam-bam-bam!?[/quote]
eu ja trabalhei com muito mais formados não capacitados do que não formados não capacitados …
[/quote]

Muito bem. Vc é sortudo!! Se vc avaliar mais profundamente existem outras variáveis que interferiram no seu julgamento. Será que os seus “não formados” tinham mais experiência do que os “formados”? Essa comparação não seria injusta?

Vou repetir. Se não houvesse prostituição no mercado, eu até seria contra a Regulamentação. O grande problema são as consultorias picaretas que contratam mão-de-obra desqualificada por uma bagatela. Felizmente, eu nem me preocupo em concorrer com esses caras, mas isso prejudica (e muito!!!) o mercado como um todo!!

Ahh… já pararam para pensar!? Países desenvolvidos não precisam de Regulamentação pq não existem atravessadores na contratação, ou seja, não existe o “jeitinho brasileiro”. O cara ganha um valor X por cada contratação bem-sucedida. Aí sim, ele vai procurar o melhor recurso para a vaga.

[quote=pcalcado]Vamos ver se alguém favorável à regulamentação responde a esta pergunta, vou reformular já que é a terceira vez que tento tocar enste assunto:

Por que a regulamentação (1) é importante e (2) vai funcionar no Brasil se os maiores produtores de software do mundo não regulamentam a profissão e se a maior associação mundial sobre computação (ACM) já desistiu do processo faz tempo?[/quote]
Valeww shoes, eu tava querendo responder mas como o teu post ficou em outra pagina deixei quieto.

1 ) Se é importante vai depender de como for feito, se for para base salarial, oq um profissional especializado em ferramenta A deve saber e oq não precisa saber para exercer determinada função é valido sim.
ex: A empresa XYZ quer q o cara saiba programar em varias linguagens, seja DBA em 2 ou 3 bancos, seja expert em estruturas de redes e ainda por cima por um salario ridiculo.

Tbm é valido para Valorizar a Formação Academica e/ou Educação. Tbm para tirar os picaretas do mercado.

2 ) Impossivel comparar o resto do mundo com o Brasil, vc falou de EUA, lá é 1º mundo entao não serve como comparação. Como falaram que Engenharia e Medicina nao serve de comparação, embora eu acho este argumento ridiculo.

Respondido Shoes?