Concordo plenamente.
E digo que
Regulamentar não vai unir a nossa classe, mas vai garantir niveis minimos de justiça.
Pensar no agora e muito facil, dificil e pensar no amanhã!
bom, se a empresa quiser trocar qualidade por quantidade, azar é deles …
os profissioais é que tem que se valorizar …
e des de quando uma profissão regulamentada quer dizer classe unida? acho que vcs tão viajando …
classe unida tem que começar por baixo …
regulamentação começa por cima, são coisas completamente diferentes …[/quote]
Acho que quem tá viajando és tu. Não disse que tem que haver regulamentação ou criação de sindicato, disse apenas que alguma coisa deve ser feita.
Com relação aos profissionais se valorizrem, talvez tu faça isso, mas a partir do momento que as pessoas que vivem apenas do seu próprio trabalho passarem necessidades, elas vão ceder, isso é natural, ocorre com em todas as profissões onde não ná um representação forte da classe perante as corporações. Não há ideologia que segure.
Para finalizar não sou contra que pessoas de diversas áreas atuem, desde que estas tenham competência pra isso. Se não o mercado ficará cada vez mais prostituído. Aliás as pessoas da área, formadas ou não também não devem ser classifcadas apenas por diplomas… devem apresentar competência de fato.
Isso é apenas a minha opinião, pricipalmente com relação ao mercado…
errado, quem quer mudança tem que provar pq isso de ve ser feito…
mas é so ler os posts.
do outro lado so vejo a mesma historia: tirar os enganadores do mercado.
nenhum outro argumento convincente.
[]'s
[/quote]
Serve esse ??
Obrigar que se crie um padrão de ensino nas universidades, de forma a oferecer ao mercado um profissional que tenha o mínimo de conhecimento sobre determinado assuto…
Com a regulamentação, as empresas saberão o que o cara aprendeu na faculdade e tb estarão seguras sobre quem esta contratando.
Do jeito que esta hoje, mesmo que as empresas apliquem testes e mais testes ao candidatos, elas estarão dando um tiro no escuro, pois só depois de um tempo verão se aquele profissional sabe os conceitos além de desenvolver.
Por exemplo…
Quando vc vai no dentista, vc já procura na parede pelo diploma do cara, pra saber onde ele se formou e tudo mais… pq isso ??? Para se sentir seguro…
Imagine se vc descobre que o cara não eh formado, vc vai se arriscar ?? O cara pode ser um dos melhores dentistas do mundo… mas vc não se arriscaria tão fácil… se foce possível, vc aplicaria uma prova ao cara pra ver se ele eh bom mesmo… ^^
Acho que esse seria um bom argumento para se criar a regulamentação…
Mas ai vc vem e me diz… “se o cara mostrar as Certificações dele para a empresa, isso tb eh uma prova do seu conhecimento…”
Perfeito… portanto, o mercado deve impor isso na hora de contratar… inves de ficar catando qlqr um por ai… exigir o mínimo do cara… como um diploma ou uma certificação… e convenhamos, cara que eh bom mesmo… não fica muito tempo sem tirar alguma certificação… mesmo pq ela da um aumento no seu salário… hehe
Pelo que conheço do mercado… apenas as grandes empresas exigem algo so profissional, algum “comprovante” de conhecimento… pq ?? Pq elas podem bancar um cara desses e não querem correr riscos de contratar um zé que vai atrapalhar o projeto…
Mas como grande parte das empresas ñão agem assim… acabam contratando o cara mais barato… os desesperados ou aqueles que terminaram de ler um livro e acham que mil reais eh um salário a altura de um profissional de informática !
Classe desunida?
claro que não… afinal todo dia vejo as outras profissões falando abertamente que se graduar nesse país na vale nada, ou que o “eu me viro bem” é melhor que 5 anos de estudo.
A faculdade (as boas) não é pra formar programador não, ninguem, eu disse NINGUÉM tem a menor necessidade de sair sabendo java, ruby, .net ou etc de uma faculdade, a faculdade da base sobre a amplitude total da área de TI, e cada um que se especialize naquilo que se identificar melhor.
A Faculdade prova competência?
não… mas prova a capacidade intelectual da pessoa, a capacidade pessoal de superar limites, ou alguém acha que a pessoa que entra numa grande universidade pública não tem méritos pra isso? e pra quem nunca pisou numa faculdade, se formar é muitas vezes mais difícil ainda do que entrar.
Isso pra mim é mais do que suficiente pra comprovar que a pessoa é capaz, seja programando, gerenciando, fazer o que for, é por isso que muitas empresas preferem qualificar tecnicamente seus funcionários, porque sabem da capacidade deles.
Tem muita gente vendo as coisas de maneira minimilista, pensando em programador, a áre de TI é muito, mas muito maior que só os desenvolvedores.[/quote]
Como já respondi ao outro colega, não acho que o cara deva ser formado na área, mas sim de ve ser competente, acho que você não entendeu bem o que eu havia dito. Agora a partir do momento que você estiver empregado ou trabalhando para alguém e tiver várias pessoas do mesmo nível que você desempregadas, ou você se sujeita a trabalhar pelo que as pessoas te contratam pagam, ou eles contratam outros para o seu lugar que se sujeitam e pode ter certeza, sempre vai ter alguém esperando você sair para tomar seu lugar, se sejeitando a receber salários medíores, isso acontece em outras áreas. A necessidade faz com que as pessoas deixem de pensar no coletivo e passem a pensar em si próprias em detrimento do bem de todos, justificando o ditado “Farinha pouco, meu pirão primeiro”.
Mas isso é a minha opinião baseado no que aconteceu com o mercado de trabalho com a maioria das outras profissões, com algumas excessões, como advogados e bancários, que se uniram em busca do bem coletivo.
Meu Deus, eu sabia que esse tópico ia ser grande, mas fiquei um tempo fora e já ta com 7 páginas.
Fiquem tranquilo. Nunca irão aprovar uma lei dessas no Brasil! Lembrem-se que nosso pais não é sério.
Edit: 8 páginas
Tsc, tsc, tsc acorda.
Quem disse que o cara aprendeu realmente? Eu tinha varios amigos de faculdade que ao invez de irem pra aula ficavam jogando sinuca no bar da faculdade e mesmo assim conseguiam ser aprovados. De duas uma ou eles eram muito bons ou eles passavam na base do empurrao, mas isso pra saber so depois de um tempo tambem.
Nao querendo polemizar, quantos profissionais tu ja teve que selecionar?
Quando fez isso pediu o curriculo de faculdade dele e pensou, bom ele sabe isso, mais isso, mais isso…e este que preciso.
]['s
Galera acorda,
isto iria afetar mais os cargos de confiança da empresa ex: Gerente de TI e Diretor de TI, para a ralé vai continuar na mesma.
Quem quer ser Gerente ou Diretor tem q fazer faculdade e se chegou a ser selecionado para entrevista neste cargo é pq algo de bom além da faculdade ele tem. E não podem se contentar só com a faculdade, tem q fazer especialização, doutorado. Educação e conhecimento nunca é demais.
Tsc, tsc, tsc acorda.
Quem disse que o cara aprendeu realmente? Eu tinha varios amigos de faculdade que ao invez de irem pra aula ficavam jogando sinuca no bar da faculdade e mesmo assim conseguiam ser aprovados. De duas uma ou eles eram muito bons ou eles passavam na base do empurrao, mas isso pra saber so depois de um tempo tambem.
Nao querendo polemizar, quantos profissionais tu ja teve que selecionar?
Quando fez isso pediu o curriculo de faculdade dele e pensou, bom ele sabe isso, mais isso, mais isso…e este que preciso.
]['s
[/quote]
Ngm disse que o cara aprendeu… mas eh uma garantia de que algo ele sabe…
Não estou defendendo a regulamentação nem que não haja… Isso soh seria bom se a educação no Brasil fosse levada a sério… uma coisa que esta longe de ocorrer…
Eu nunca precisei selecionar um profissional… mas qndo esse dia chegar, ele não será contratado pelo que esta escrito no curriculo… em uma entrevista, soh de conversar com o cara vc jah tem uma ideia do que ele realmente sabe…
Soh estou dizendo que um diploma ou uma certificação eh uma garantia de que o cara conhece do assunto…
Se vc fosse contratar alguém… pegasse uns 5 curriculos pra avaliar…
quem vc chamaria pra fazer uma entrevista ???
Um cara que acabou de se formar em Ciências da Computação e tem uma Certificação em Java
ou
Um cara que trabalha a 4 anos na área, que diz manjar de JAVA e que fez um sistema pro mercadinho do bairro
???
Quem manja mais nesse caso ??? Qual o melhor ??? Vc se arriscaria no segundo ??? Ou no primeiro ???
Eh isso que to falando…
Ai vc pensa… bom, vou chamar os dois e aplicar uma provinha… bah !
Eu não teria dito melhor. Enfim um comentário inteligente em meio à discussão sem sentido…
Eu acho q todos os comentarios sao validos, apenas nao concordo com alguns, e isto nao faz deles menos inteligente. Galera, aprendam a discutir (Trocar ideias)
Eu já sou sindicalizado, então esse blablabla de regulamentação rpa ‘unir a classe’ é besteira. Quem conhece o SINDPDRJ sabe muito bem o que ele NÃO faz por você, incluindo o maldito regime CLT/Flex que deixa as empresas conseguirem cotnratos estatais e não te dão anda em troca. Mas enfim, se vocês acreditam, companheiros, continuem. O importante na vida é acreditar em algo.
Quanto á facudlade, quantos temas sãot ratados nela? Muitos né? Como posso saber se o candidato conhece o básico deles? Não dá porque são muitos temas diversos? Então vamos limitar o escopo. prova SCJP, APENAS uma linguagem de programação e meia dúzia de conceitos. Ela prova algo?
Isso é um e-mail real:
É, esse não sabe. E se você olhar as pergutnas de muitos certificados aqui do fórum vaiv er que não é só ele.
Ok, então qual o ponto em uma prova?
Ok, ignoremos a prova e o sindicato, vamos supor que teremos apenas regulamentação, um CRI com dientidadezinha bonitinha como a do CREA (imrpessão minha ou neste tópico quem efetivamente TEM CREA reclama dele enquanto que não tem fala bem?).
Meu sistema deu pau, matou as 456 galinhas do frigorífico. O cliente processa a consultoria, a consultoria processa o programador por incompetência. Por que isso não pode acotnecer hoje?
Ok, ignoremos o CRI. Vamos simplesmente criar um caramalhaço de leis sobre quem desenvolve sistemas. Pra que? Novamente: Índia, nosso maior concorrente, e EUA, o maior produtor de Sofwtare do mundo, não regulamentaram. A ACM (organização mais importante no ramo de Ciência da Computação) desistiu de regulamentar.
Por que o Brasil novamente quer inventar leis sobre um mercado o qual não é sequer o líder?
Eu acho q todos os comentarios sao validos, apenas nao concordo com alguns, e isto nao faz deles menos inteligente. Galera, aprendam a discutir (Trocar ideias) [/quote]
Usando em sua assinatura uma mensagem como esta “The use of COBOL cripples the mind; its teaching should, therefore, be regarded as a criminal offense.” ("O uso de COBOL aleija a mente; seu ensino deve, conseqüentemente, ser considerado como uma ofensa criminal. ") realmente te dá crédito para chamar alguém para trocar idéia…
O Philip ta certo e olha q eu sempre fui um super defensor da faculdade.
Vamos ser diretos…Quem vc contrataria, o Shoes q nao tem faculdade e se nao me engano
tb nao tem certificacao, ou eu, q tenho faculdade e certificacao?
O cara manja muito mais q eu. É fato. Consegue estar sempre mais atualizado, mesmo q eu ja trabalhe com java há uns 3 anos.
É lógico q eu vou continuar estudando, tirando outras certificações, tudo tem seu valor, mas essa história de CREA e tudo mais conta mais pra satisfação pessoal.
Que fique claro q eu tenho maior orgulho da faculdade, inclusive concordo muito com o que o Luiz Aguiar falou nuns posts atrás.
Olá,
Bom voce ta falando isso sem conhecimento de causa.
Normalmente o que vale é o que ta no curriculo, se ele diz que sabe X na entrevista da pra descobrir isso com meia duzia de perguntas, nao vai ser um diploma e ou uma certificacao ou mesmo a experiencia num projeto que definira.
Pelo menos é assim que eu faco.
Pra mim essa regulamentacao é so um motivo pra ter mais receita pro governo.
]['s
Bem off-topic isto neh? Coisa de criança, ou melhor, de Troll, mas vamos la, vou perder meu precioso tempo te respondendo.
Se vc soubesse a razao pela qual eu coloquei isto na minha assinatura vc nao falava nada, mas como vc nao sabe vou relevar este seu comentario infeliz. Nao acredito na minha assinatura, mas coloquei por outros motivos. Como a discussao aqui é sobre outro assunto vou voltar ao topico.
Acho q todos devem ter a aportunidade de fazer uma faculdade, isso faz o país crescer, faz empresas crescerem, gera empregos, etc…
Vc’s estao vendo o micro do assunto, pensem mais no macro.
[quote=cado]Acho q todos devem ter a aportunidade de fazer uma faculdade, isso faz o país crescer, faz empresas crescerem, gera empregos, etc…
Vc’s estao vendo o micro do assunto, pensem mais no macro.
[/quote]
Entre fazer uma faculdade de ter uma boa formação acadêmica existe um abismo absurdo. Uma coisa não tem nada haver com a outra.
E o que nós precisamos aqui é de formação e isso é responsabilidade de cada um, não adianta só fazer faculdade não.
Concordo plenamente com isso, claro q vai de cada um, mas geralmente este cara que nao quer nada com nada vai estar fora do mercado.
Mas a missao de uma Universidade é:
“desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura e promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade.” Isso eu copiei do site de uma Universidade, é muito mais do que copiadores de codigos e pessoas que sabem procurar no google. Mas eu nao vejo muitas coisas novas sairem de uma universidade, que tbm deveria ter extensao e pesquisa. Mas isto é outro assunto.
Só estou querendo resaltar por ex, que se o cara é um otimo profissional de TI e nao tem ensino superior, ele deveria fazer para ter outras visoes, seria um profissional mais completo. Ao menos teoricamente a Universidade serve pra isso.
Serve, eu não me arrependo nem um pouco dos meus dois cursos e quero muito começar um mestrado no ano que vem, mas só a faculdade ou fazer prova não vai atestar a competência de seu ninguém. 15 minutos de fórum do GUJ deixam até o mais crédulo de cabelos em pé com a quantidade de absursos e dúvidas simples que são postadas. Nas listas de discussão da vida, nem se fala…
Agente vê diariamente “programadores Java” com dúvidas sobre conceitos básicos de orientação a objetos, criando modelos que fariam até o mais xiita programador estruturado ter dor de barriga, mas esse profissional um dia capota, porque um dia ele não vai entregar o sistema, um dia ele não vai implementar a funcionalidade e um dia o chefe dele vai pensar “como teria sido melhor se eu tivesse contratado aquele cara que cobrou o dobro pelo trabalho…”.
Eu, pessoalmente, acredito que as coisas aqui vão mudar um bocado com a chegada dessas várias multinacionais do desenvolvimento (especialmente da Índia) aqui no Brasil. Eles vão simplesmente contratar os melhores e ou as empresas brasileiras acordam e começam a valorizar mais o seu pessoal e a formação deles, ou eles vão ficar sem mão de obra capacitada e vão ter que viver de vender software pra a padaria da esquina., porque profissional bom não tá fácil de encontrar não e quem acha, é melhor “amarrar”, porque no dia que o cara for embora, não tem RUP que segure as pontas não.
Serve, eu não me arrependo nem um pouco dos meus dois cursos e quero muito começar um mestrado no ano que vem, mas só a faculdade ou fazer prova não vai atestar a competência de seu ninguém. 15 minutos de fórum do GUJ deixam até o mais crédulo de cabelos em pé com a quantidade de absursos e dúvidas simples que são postadas. Nas listas de discussão da vida, nem se fala…
Agente vê diariamente “programadores Java” com dúvidas sobre conceitos básicos de orientação a objetos, criando modelos que fariam até o mais xiita programador estruturado ter dor de barriga, mas esse profissional um dia capota, porque um dia ele não vai entregar o sistema, um dia ele não vai implementar a funcionalidade e um dia o chefe dele vai pensar “como teria sido melhor se eu tivesse contratado aquele cara que cobrou o dobro pelo trabalho…”.
Eu, pessoalmente, acredito que as coisas aqui vão mudar um bocado com a chegada dessas várias multinacionais do desenvolvimento (especialmente da Índia) aqui no Brasil. Eles vão simplesmente contratar os melhores e ou as empresas brasileiras acordam e começam a valorizar mais o seu pessoal e a formação deles, ou eles vão ficar sem mão de obra capacitada e vão ter que viver de vender software pra a padaria da esquina., porque profissional bom não tá fácil de encontrar não e quem acha, é melhor “amarrar”, porque no dia que o cara for embora, não tem RUP que segure as pontas não.[/quote]
É isso ai, falou tudo. Concordo com vc
Um conselho poderia ser útil para outros fins desde que fosse democrático e opcional, e sem exigencia de graduação.
Gostaria de ver um conselho lutando, obrigando o governo a usar ferramentas de qualidade, atuando no financiamento de pequenas empresas de computacao, lutando pelo investimento em companhias e tecnologias locais e insenção de impostos de hardware não fabricados no brasil.
Se for depender de CNPq, MEC, etc, nunca vai acontecer nada e as boas cabeças vão continuar caindo fora do Brasil ou seus projetos terminam pela metade. Quem não se lembra do windowmaker? Melhor wm para xfree que existia na epoca, acabou por que as pessoas tambem precisam de dinheiro pra sobreviver.
E isso nem precisa ser um conselho, se alguem criar uma ONG te garanto que o negócio já avança.