Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

Cara ultimamente estava revendo meus valores quando me deparo com isso:

acho que você subiu pra cima não?! =S

Sou graduado e hoje to me matando pra conseguir um mestrado e ainda sou obrigado a ler isso. Sempre gostei de ver as opnioes/blog do shoes e os seus comentarios mas depois dessa ele caiu muito no meu conceito. É de meu conhecimento que ele não tem faculdade e tambem sei o bom profissional que ele é mas ele ter a moral de chegar e dizer que meus 5 anos de estudo, noites de mau dormidas não quer dizer nada … sinto muito!

Me parece que no brasil há um inversão de valores. Todo mundo valoriza o futil, o facil, o comodo enquanto o estudo e esforço são para os “manes”. O que vale no brasil é o “se vira nos trintas”, “jeitinho brasileiro” e como shoes mesmo disse faculdade não quer dizer nada o que vale é o jeitão de “malandro do morro carioca” que ele tem ne?!

Li o pessoal falando que bill gates não tem estudo. Não conheco a formação dele nem me interessa mas meu primo trabalha na microsoft e para ele entrar na MS exigiram o mestrado. Por que alguem que não tem estudo so aceita pessoas com mestrado em sua empresa?! =S

Sinto muito se não concorda comigo mas… onde eu falei sobre este tal ‘jeitão malandro’? Quem é você para dizer que eu não estudei? Quem é você para me chamar de malandro?

Acorda meu caro, faculdade não é o único modo de se adquirir conhecimento. Eu não disse que seu estudo não valeu de nada, eu disse que facudlade não conta nada. Se você estudou para passar numa prova, para conseguir uma vaga ou porque não tinha nada melhor para fazer você teve benefícios mas o canudo não consegue atestar isso.

[quote=danielgatis]
Li o pessoal falando que bill gates não tem estudo. Não conheco a formação dele nem me interessa mas meu primo trabalha na microsoft e para ele entrar na MS exigiram o mestrado. Por que alguem que não tem estudo so aceita pessoas com mestrado em sua empresa?! =S[/quote]

Mestrado é um modo fácil de conseguir atestar algum nível de conhecimento, não o único. Eu conheço algumas pessoas da MSFT e outras muitas que recusaram convite, a maioria não tem graduação, muito menos em tecnologia.

[quote=danielgatis]Cara ultimamente estava revendo meus valores quando me deparo com isso:

acho que você subiu pra cima não?! =S

Sou graduado e hoje to me matando pra conseguir um mestrado e ainda sou obrigado a ler isso. Sempre gostei de ver as opnioes/blog do shoes e os seus comentarios mas depois dessa ele caiu muito no meu conceito. É de meu conhecimento que ele não tem faculdade e tambem sei o bom profissional que ele é mas ele ter a moral de chegar e dizer que meus 5 anos de estudo, noites de mau dormidas não quer dizer nada … sinto muito!

Me parece que no brasil há um inversão de valores. Todo mundo valoriza o futil, o facil, o comodo enquanto o estudo e esforço são para os “manes”. O que vale no brasil é o “se vira nos trintas”, “jeitinho brasileiro” e como shoes mesmo disse faculdade não quer dizer nada o que vale é o jeitão de “malandro do morro carioca” que ele tem ne?!

Li o pessoal falando que bill gates não tem estudo. Não conheco a formação dele nem me interessa mas meu primo trabalha na microsoft e para ele entrar na MS exigiram o mestrado. Por que alguem que não tem estudo so aceita pessoas com mestrado em sua empresa?! =S[/quote]

Não seja dramático…
Concordo com o Calçado nesse ponto, na área de TI principalmente onde a evolução é constante e rápida, se matar em faculdade é perda de tempo na minha opinião, fiz Processamento de Dados em 3 anos na FIAP e estou super satisfeito.
O grande segredo dos profissionais em informática é estarem sempre se reciclando com cursos, certificações.

Não disse que você não estudou. Disse que você não tinha curso superior.
Jeitão de malandro é uma expressão de linguagem nada pessoal.

Desculpa se fui agressivo ou muito pessoal.

Só me revolta ver como o ensino formal é sucateado no Brasil. Infelizmente a facudade/universidade ainda é a instituição que te da nivel superior. Se nós profissionais de TI não acreditamos nela acho que os cursos de TI deveriam fechar.

Do que vale um formando em algum curso de TI se ele não tem o respeito nem o reconhecimento dos seus companheiros? :frowning:

Entendi seu ponto de vista mas você se contra diz.

A coisa na verdade é simples, Daniel, um diploma diz que o cara teve algum trabalho para frequentar aulas (quase sempre, depende do lugar) e passar numa prova (quase sempre, depende do lugar).

Não indica nada sobre a qualidade do profissional ou o que ele sabe. Eu tenho o costume de só contratar conhecidos ou pessoas que eu consiga atestar a qualidade. Quem não tem tempo ou não pode fazer isso tem que ter um critério e geralmente adotam o critério da formação e certificação.

Certificado java é bom profissional Java? Quem garante? Agora imagine toda uma graduação em tecnologia.

No Brasil nós teríamos proibido as seguintes pessoas de trabalhar:

Larry Elison (Oracle)
Anders Hejlsberg (Criador do Turbo Pascal, do Delphi e do C#)
Paul Allen (Co-fundador da Microsoft)
Bill Gates (esse vocês conhecem, né?)
Linus Torvalds (Ou pelo menos teríamos proibido ele de começar a fazer um kernel no segundo ano da faculdade)
Stephen Wozniak (que largou a faculdade para criar o Apple e só voltou para se graduar em 86 depois de criar o Mac)
Tem gente que embora formada, também não poderia trabalhar por aqui, por ser formada em outra coisa:
Marc Fleury (Físico)
Edsger W. Dijkstra (Físico)

Mas, tudo bem. Nós somos um país foda, e não precisamos desses exemplos. Por isso eu vou concordar com essa lei, mas com algumas condições:

1. Execução sumária daqueles que passam a faculdade inteira colando
  2. Execução sumárias dos malditos decorebas que transformam a faculdade num segundo grau com suas malditas exigências de que o professor tem que dizer a matéria da prova, e de preferência tirar as questões da mesma de exercícios anteriormente corrigidos em sala.

Se essas condições forem aceitas, estou dentro!

Respeito, quem dá é o seu trabalho, as coisas que você realmente contribui para a sociedade. A sociedade não tem obrigação de recompensar seu esforço ou seu tempo, não é assim que as coisas funcionam no capitalismo. Você pode ter Pós-doutorado, mas a sua recompensa é derivada não do valor que você se dá, mas do valor que a sociedade dá as suas contribuições, ajustada pela escassez.
E que bom que as coisas são assim! Sociedade que dá privilégios pra pessoas baseadas em títulos é a aristocracia, e sinceramente, eu votei NÃO naquele plebiscito da monarquia, justamente porque não vejo qualquer motivo para alguém ter qualquer privilégio baseado em títulos.
Se alguem acha que está sendo pouco respeitado, apesar do título, eu recomendo que essa pessoa faça uma auto-análise para saber se ela realmente é tão boa quanto ela acha que é.

Esqueci da terceira e quarta condições:

1. Execução sumária das pessoas que plagiam trabalhos de faculdade
  2. Execução sumária das pessoas que postam no GUJ pedindo para os outros fazerem o trabalho por elas.

[quote=pcalcado]…
Eu tenho o costume de só contratar conhecidos ou pessoas que eu consiga atestar a qualidade.

[/quote]
Poderia dar alguns exemplos de como você atesta qualidade?
:?:

Eu respeito e reconheço uma pessoa que é competente pelo seu trabalho e conhecimento (como o phillip) e não um cara que fez uma faculdade estadual\federal e acha que sabe alguma coisa por causa disso.

Pelo visto, faculdade serve para te dar um startup e aumentar as chances de conseguir um melhor emprego\salário (dependendo da empresa).

Eu não fiz faculdade e trabalho junto com pessoas que fizeram faculdades boas. Não fico devendo nada por não ter diploma.

[quote=pcalcado]
Mestrado é um modo fácil de conseguir atestar algum nível de conhecimento, não o único. Eu conheço algumas pessoas da MSFT e outras muitas que recusaram convite, a maioria não tem graduação, muito menos em tecnologia.[/quote]

fácil? fácil de fazer ou voce quis dizer eficaz para atestar o conhecimento? porque facil de fazer definitivamente nao é.

[quote=microfilo]
Eu não fiz faculdade e trabalho junto com pessoas que fizeram faculdades boas. Não fico devendo nada por não ter diploma.[/quote]

Nao tenho duvidas que nao fica devendo por causa do diploma, mas voce REALMENTE acha que os 4 anos que a pessoa estudou nao acrescentou nada a ela? E que esses 4 anos de estudo A MAIS que ela teve em relacao a voce, nao vale porcaria nenhuma e tudo voce tira de letra???

Alguns dos melhores programadores que conheco aqui do GUJ nao tem faculdade, como o shoes, o steil, o lipe, o meu irmao, o cv entre outros. Outros melhores programadores TEM faculdade, como o louds, o luca e outros. Entao pra que essa discussao? Existe gente boa em TODO lugar. Quando voces tiverem um chefe que se formou na UNIP e voce sentir que ele é melhor com voce, vai perceber que o preconceito bobo que existe.

Quem faz a faculdade é o aluno.

O que eu nao tenho como concordar e é TOTALMENTE insano, é que uma pessoa que fez faculdade é pior por default que uma que nao fez. E pra alguns de voces falta um estalo para dizerem exatamente isso. E depois criticam o Lula…

Eu acho extremamente positivo.

Eu mesmo já apaguei incêndio de alguns “pseudo-programadores”. É extremamente complicado, pois as pessoas que foram atendidas por esses caras já vem com quatro pedras na mão para cima de você, vão pensar duas vezes em desenvolver outro sistema (afinal, já estouraram completamente o orçamento no primeiro) e, mesmo que você depois as surpreenda, vão ter uma imagem negativa dos profissionais da área.

Infelizmente, algum critério tem que ser criado para diferenciar o bom profissional do mau. (Quem aqui nunca pensou em fazer exame de certificação da sun?) E acho que exigir um curso, faculdade, técnico, etc, pode não ser perfeito, mas é um bom critério ainda assim.

O que eu acho é que não pode sair por aí o pessoal que não manja, desvalorizando nosso salário, tomando nossos empregos e, de quebra, queimando o filme da nossa área.

A entidade certificadora, como o CREA, na minha opinião é um mal necessário. Sabe a velha história “ruim com ele, pior sem ele”? Ele pode não fazer nada ativamente, mas só o fato de empresas maiores exigirem a presença do registro, já inibe a atuação de profissionais não graduados.

Sou a favor da regulamentação…

Esse negocio de faculdade é relativo…como o Paulo disse, quem faz a faculdade é o aluno…vc vai lá pra estudar…e penso como o Paulo no sentido de que pensar que um cara que ralou na carteira 4 anos é igual um cara que nunca fez uma faculdade é ilógico…a faculdade agrega SIM valor quando bem feita…não adiantar estar numa excelente faculdade se o cara só fica no barzinho…isso vai de cada um…eu ralei demais pra me formar e não aceito comparações com o cidadão que jamais fez uma faculdade…ele pode saber mais do que eu, pode ganhar mais do que eu…mas o conhecimento que adquiri na faculdade e minha diplomação ele não tem…por isso, REGULAMENTAR já!!!

Maioria das profissões é regulamentada, pq a nossa tem de ser bagunçada?

ate mais…

Cara, isso é uma merd*…vc vê gente que aprendeu a dar um ‘hello word’ e aceita trabalhar por um salário bem abaixo da média e com isso, vai desvalorizando nosso salário.

O que o Paulo Silveira falou é o que acontece no dia a dia. Vc ve pessoas que fazem faculdades que tem um conceito ruim e sabem muito mais do que vc. E essa questão de faculdade, acaba sendo um assunto complicado de se falar pq não somos todos que temos R$1.000,00 pra gastar com uma facul que tenha um bom nome no mercado. Eu acho que apenas um bom nome não é o suficiente, apesar de ajudar na hora de procurar um emprego, vc precisa tb ter uma boa base sólida e cursos / certificações sempre são bem vindos para ‘turbinar’ seu currículo.

Conheci pessoas que fizeram faculdade e era excelentes desenvolvedores, além de outras que não fizeram e também eram excelentes, isso é relativo, acredito que depende mais da pessoa em sí, do que instituições. Enquanto a regulamentação, acredito que não seja viável, informática é área MEIO e não área FIM como é o caso de direito, medicina e até mesmo engenharia, então a regulamentação não funciona para informática.

Bom dia!

O CREA ao invés de ser uma entidade de profissionais é uma entidade de profissão. O que eu quis dizer com isso? Que ao invés de ela proteger o trabalhador do mau empregador (parecido com um sindicato seria, algo como a OAB), ela protege o empregador do mau profissional (como o próprio CREA e o CRM). Estou procurando o texto que fala quais são os requisistos para se necessitar de uma entidade reguladora de profissão.

Até!

O diploma tudo bem, ele não tem… mas porque ele não pode ter o conhecimento que você adiquiriu na faculdade? Já ouviu falar em indivíduos “auto-didatas”? Alías, essa é uma característica imprescindível para os profissionais da nossa área.

Trabalho a mais de 17 anos na área, fui fazer faculdade muito tempo depois (anos) de ter começado a trabalhar na área… honestamente a faculdade não me acrescentou nada, tudo o que vi na faculdade eu já sabia e muita coisa além, que os alunos que só aprenderam com a faculdade, nem sonham. Fiz a faculdade só porque muita gente (o mercado) acha que isso é importante, se não, nem teria feito.

Mas enfim, o Paulo resumiu muito bem o assunto: “Existe gente boa em TODO lugar”

cara você falando assim você substima a facudade e instituição que ela representa hoje.

Se você antes de entrar na faculdade já dominova, autamatos, tinha um grande conhecimento em grafos, detonava em computação grafica e suas matrizes de transformação, já fazia seus algoritimos geneticos e suas redes neurais … nossa velho você devia ser aberto, estudado e catalogado ou talvez poderia dar uma ajudinha ao meu professor a fazer uma heuristica hibrida (a.g e rede neural) para previsão do tempo baseado nas nuvens.

Agora se você saiu da faculdade sabendo programar java, php e c#. Parabens cara você consegui jogar seu curso fora.

Não duvido que tem muita gente auto-ditada. Eu me considero auto-ditada mas tenho humildade de baixar minha bola quando sei que o cara teve uma formação com um professor preparado que diferente de muitos se graduou para ensinar.

É por isso que somos os maiores “USADORES” de tecnologia dos outros…

Porque enquanto muita gente fez 4 anos de faculdade, aprendendo sobre uma variedade muito maior de assuntos, de programação a redes, compiladores, sistemas distribuidos, programalçao concorrente, teoria dos grafos, redes neurais e IA em geral, bancos de dados distribuidos etc…
outros ficaram em casa lendo coisas práticas e mercadológicas… cada um faz o que quer da vida… e geralmente o mercado tem vagas apenas para “desenvolvimento” entao é como contratar o ronaldinho gaucho so pra fazer embaixadinhas… só que quem só sabe fazer embaixadinhas tambem pode ocupar essas vagas…

porporcionalmente, pela quantidade de “mão de obra de TI” no brasil, a nossa produção e inovação é ridicula…

somos usadores de coisas inventadas la fora… EU acho que se mais profissionais fizessem faculdade, talvez existisse MAIS gente gerando tecnologia…

então eu sou a favor…

mas é claro que quem já está no mercado NÃO deve ser prejudicado…

acho que isso deve valer pra quem irá começar a faculdade ainda…
porque muito aluno abandona pra ganhar dinheiro (se prostituir) e acaba entrando no mercado com meia formação… o que acontece? vira usador de coisa dos outros (é claro que existem exceções mas é minoria)

Fácil apra quem atesta, Paulo, é mais fácil confiar num diploma que a pessoa tenha do que utilizar outro meio.

4 anos amais? Será? Depende.

Eu (e tantos outros) estudo computação há bem mais tempo que isso e muitas pessoas que conheço estudam apenas para passar nas provas, não para aprender. Tudo depende, não dá pra dizer que alguém estudou 4 anos amais que outro só porque frequentou uma faculdade e fez provas.

O meu ponto é simples e já repeti aqui centenas de vezes: não é só faculdade que dá conhecimento e faculdade não garante conhecimento.

Exato.

A propósito, não é verdade que eu não fiz faculdade, eu larguei a faculdade, é bem diferente. E ainda assim um dia eu devo voltar para terminar as matérias que faltam… um dia.