Concordo que cada pessoa é diferente, porém porque o seu visinho consegue fazer aquela conta de cabeça e você não?
Simples, ele tem a inteligencia físico matemática bem desenvolvida.
Igualmente pessoas que conseguem aprender uma lingua apenas assistindo filme e ouvindo musica.
Mas tudo isso foi exposto a criança quando pequeno. Eu ja citei a criação de super dotados aqui. Então ela não nasceu sabendo tudo ela simplesmente foi submetida a muito estudo quando criança e o filho dela também é super dotado que fez a mesma coisa que a mãe.
E se eu quiser criar um filho programador? Desde pequeno ensino ele lógica de programação como o pai de Mozart fez!
É uma questão da educação que você da na infância para formar seu caráter.[/quote]
Já ouviu falar do Joshua Bell?
[quote]Um fato intrigante sobre Bell é que ele teve suas primeiras lições musicais quando tinha 4 anos de idade, em Bloomington, Indiana (EUA). Seus pais, ambos psicólogos, decidiram dar-lhe treinamento formal depois que viram que seu filho havia amarrado faixas de borracha nas gavetas de sua cômoda e estava replicando melodias clássicas apenas de ouvido, movendo as gavetas para variar o tom. Se isso não for uma criança prodígio, não sei o que é. Fonte:http://hypescience.com/pare-para-ouvir-a-musica/[/quote]
Sinceramente, você acha que conseguiria fazer isso com 4 anos? Acha que qualquer criança conseguiria? Eu sinceramente acho que não. Acho que existe dom sim. Talvez não predisposição genética, não acredito que temos o dom pra fazer aquilo que nossos pais, avós fazem, mas isso não quer dizer que não temos facilidade e afinidade com uma área.
Eu levei um bom tempo até conseguir afinar um violão usando meu ouvido, e ainda tenho dificuldades, pratiquei até conseguir, mas como podem ver, ele conseguia afinar borrachas em uma gaveta muito antes de mim.
Eu não acredito em dom. Também acho que todos podem desenvolver os vários tipos de inteligência, dependendo da sua vontade.
Não é porque não exite dom que as pessoas serão iguais. Cada pessoa é criada de uma forma diferente da outra, e isso define o caráter e as vontades dela.
Afinal, antigamente era bom ter o “dom” de ser cavaleiro, arqueiro ou ferreiro. Agora, com uma período de tempo minusculo de existência da informatica, já nascem pessoas com o dom de “programar”, outras com o dom de consertar computadores… Não parece ilógico?
[quote=giovanni_dalfre]Eu não acredito em dom. Também acho que todos podem desenvolver os vários tipos de inteligência, dependendo da sua vontade.
Não é porque não exite dom que as pessoas serão iguais. Cada pessoa é criada de uma forma diferente da outra, e isso define o caráter e as vontades dela.
Afinal, antigamente era bom ter o “dom” de ser cavaleiro, arqueiro ou ferreiro. Agora, com uma período de tempo minusculo de existência da informatica, já nascem pessoas com o dom de “programar”, outras com o dom de consertar computadores… Não parece ilógico?[/quote]
Eu pra mim acho que um dom é algo mais abstrato do que isso. Não é “Dom pra ser programador”, é facilidade com lógica matemática. Tem gente que tem facilidade pra se relacionar com pessoas, gente que tem criatividade pra produzir textos, enfim, são diversos.
E eu também não acho que não se possa aprender algo, muito pelo contrário, agora eu sempre segui aquilo que eu tinha maior facilidade e gostava mais, alguns chamam de dom, outros talvez não.
Na real toda pessoa desenvolve um “dom”, mas não necessariamente nasce com ele, envolve muitas outras variáveis, como por exemplo como o sujeito foi criado.
Tenho um primo que é um verdadeiro gênio para a programação, programa desda época do MSX quando ele tinha uns 12 anos de idade, hoje ele trabalha em uma empresa de jogos na Alemanha e tem mercado em vários outros países. Mas o que fez ele ser assim? Puxou do seu pai que tambem é um gênio na informática? Possivelmente, mas ele tambem foi criado desde pequeno junto com computadores, era um cara que não tinha uma vida social, o negocio dele era ficar o dia em casa programando ou jogando algum jogo.
Lógico que existem aqueles que já nascem com uma pré disposição a fazer alguma coisa, mas muitas vezes não é um fator determinante.
[quote=Hebert Coelho]Uma coisa seria ensinar crianças a jogar xadrez, ou algum outro modo de lógica como música.
Agora programação? Em que será útil a um cirurgião? A não xingar o PC? Ou até mesmo tomar mais ódio ainda por um PC?[/quote]
Mas ele só irá se tornar um cirurgião mais à frente. Poderia ser útil para entender como funciona, nem que a utilidade fosse descobrir que não tem afinidade e não deve seguir estudo naquela área.
Provavelmente as aulas de história foram inúteis a você, que seguiu carreira nas exatas, mas nem por isso você acha que não deveriam existir (pelo menos eu acho que não). Mas xadrez, música e outras são válidas também.
Concordo que cada pessoa é diferente, porém porque o seu visinho consegue fazer aquela conta de cabeça e você não?
Simples, ele tem a inteligencia físico matemática bem desenvolvida.
Igualmente pessoas que conseguem aprender uma lingua apenas assistindo filme e ouvindo musica.
Mas tudo isso foi exposto a criança quando pequeno. Eu ja citei a criação de super dotados aqui. Então ela não nasceu sabendo tudo ela simplesmente foi submetida a muito estudo quando criança e o filho dela também é super dotado que fez a mesma coisa que a mãe.
E se eu quiser criar um filho programador? Desde pequeno ensino ele lógica de programação como o pai de Mozart fez!
É uma questão da educação que você da na infância para formar seu caráter.[/quote]
Não entendi do que discorda. Na verdade acho que concordamos:
[quote=Schuenemann][quote=Hebert Coelho]Uma coisa seria ensinar crianças a jogar xadrez, ou algum outro modo de lógica como música.
Agora programação? Em que será útil a um cirurgião? A não xingar o PC? Ou até mesmo tomar mais ódio ainda por um PC?[/quote]
Mas ele só irá se tornar um cirurgião mais à frente. Poderia ser útil para entender como funciona, nem que a utilidade fosse descobrir que não tem afinidade e não deve seguir estudo naquela área.
Provavelmente as aulas de história foram inúteis a você, que seguiu carreira nas exatas, mas nem por isso você acha que não deveriam existir (pelo menos eu acho que não). Mas xadrez, música e outras são válidas também.[/quote]Então por que só ensinar programação? pq não ensina culinária? pq não ensinar a cuidar de animais?
Programação apenas não fará ninguém gostar/entender o que se passa em um programa…
[quote=Hebert Coelho]
Então por que só ensinar programação? pq não ensina culinária? pq não ensinar a cuidar de animais?
Programação apenas não fará ninguém gostar/entender o que se passa em um programa…[/quote]
Também penso que seria bem interessantes estes cursos.
O que vc se refere é que a pessoa não deve ter o direito de estudar alguma destas diciplinas, como por exemplo a programação ou que a pessoa tem o direito de escolher?
Eu acredito que estas disciplinas deveriam ser opções e que as pessoas tivessem o direito de escolher em faze-la ou não. Para a pessoa descobrir se tem o dom, tem que ter o direito de tentar.
[quote=rmendes08][quote]
A pessoa simplesmente acha que é gostar de entrar no facebook ou de mexer no computador que é isso que elas querem fazer. E acho que é por isso que há tanta desistência nas faculdades.
[/quote]
Há tanta desistência nas faculdades por que os alunos saem despreparados do ensino médio.
Programação nas escolas é um problema para países do do 1o mundo. Aqui no Brasil ainda temos que brigar para que os alunos saiam do ensino médio sabendo ler, escrever e efetuar as 4 operações aritméticas elementares .[/quote]
[quote=Hebert Coelho][quote=khemrajunior]tipo eu. hahahaha tou noobZAO mas pretendo programar um dia, por isso estou no forum. E ja vi pessoas desesperadas saindo de humanas pra TI[/quote]E eu já vi o contrário e até o extremo, saírem da área para virarem garçon. Pena que perdi a reportagem. -_-’’
O cara tem que gostar de lógica para desenvolver bem, tem gente que não gsota mesmo. E aí? Vai tomar pau na escola por algo tão específico? [/quote]
[quote=brunoeac][quote=Hebert Coelho][quote=khemrajunior]tipo eu. hahahaha tou noobZAO mas pretendo programar um dia, por isso estou no forum. E ja vi pessoas desesperadas saindo de humanas pra TI[/quote]E eu já vi o contrário e até o extremo, saírem da área para virarem garçon. Pena que perdi a reportagem. -_-’’
O cara tem que gostar de lógica para desenvolver bem, tem gente que não gsota mesmo. E aí? Vai tomar pau na escola por algo tão específico? [/quote]
Eu gostei da ideia proposta pelo Bill Gates e Mark Zuckerbeg.
Mas no Brasil, a prioridade seria fazer os alunos aprender a ler e escrever. E digo mais, saber o que esta lendo e o que esta escrevendo. Tendo com base nisso, com certeza a pessoa tera uma ideia do que quer ser na vida.
Eu por exemplo, em tempos de escola não era nem um CDF ou Genio, tirava umas notas mais ou menos, varias vermelhas…
Mas quando entrei na faculdade pela primeira vez, senti que tinha escolhido o curso e profissões certos para mim. Fui muito bem na faculdade, aprendi a programar, fiz estagios e hj trabalho em uma grande multi-nacional.
Acho que a escola básica, tem muito a melhorar. Como falta de professores qualificados, má administração, falta de vontade dos alunos e prof, etc, etc, etc…
Sim, mas o dom está justamente na capacidade de aprender determinada coisa, não em nascer sabendo.
Se uma pessoa precisa só de 2 horas de estudo em alguma coisa, enquanto outra 4 ou 8, essa de 2 tem algum tipo de dom para a área.
Hoje os estudos de superdotação já reconhecem que o indivíduo pode ser superdotado em uma área só.
Isso é observado em crianças, no início da alfabetização. Não se pode dizer que essas crianças estiveram submetidas a muito estudo antes disso.
O que é criticado hoje é o conceito de “talento inato”. Ou seja, dizer que alguém já nasce sabendo alguma coisa, ou poderia obter algo sem esforço.
Todos, para serem excelentes em algo, com dom ou não, vão ter que se esforçar. E muito. A ladeira para quem tem aptidão só vai ser um pouco menos íngreme.
E a ideia esta se tornando uma realidade, ao menos aqui no sul.
Campanha americana deflagra debate sobre ensino de programação de computador nas escolas
Avanço da tecnologia digital desperta mobilização de educadores e empresários nos EUA em favor de lições de computação na educação básica, e já provoca reflexos no Estado
Para min seria muito mais útil que as pessoas tivessem aulas de direito no ensino médio, programação é uma profissão como qualquer oura e não justifica ser ensinada assim aleatoriamente mas direito é uma coisa que esta ligada a todos nós, a maioria dos brasileiros não sabem quais são os seus direitos e deveres, deveria ser uma obrigação da escola ensinar isso. Pelo menos eu trocaria umas aulas de geografia por noções de direito constitucional, trabalhista, do consumidor etc.
Cara, eu sou um defensor ferrenho da ideia que uma materia de direito basico deveria ser incluida no curriculo. As pessoas hoje são passadas para trás ou simplesmente deixam de exigir seus direitos ou ainda cometem crimes sem saber, porque desconhecem o básico da nossa constituição e das leis.