Profissionais de TI pedem 10,51% de aumento

Trabalhadores paulistas de tecnologia da informação pedem reajuste salarial de 10,51% para 2013, o que significa aumento real de 4% além da reposição da inflação.

Link da matéria:
http://feedcarreira.com.br/profissionais-de-ti-pedem-1051-de-aumento/

Abraço!

Eu acredito que se os empregadores investissem no ambiente de trabalho ainda seria melhor para os funcionários, igual fazem as empresas onde todo mundo quer trabalhar, como SAS e Google.

Agora como não vejo isso acontecendo tão cedo, se o sindicato conseguir isso que disse na notícia, já vai ajudar bastante gente, principalmente na parte de reembolso de cursos.

Isso também para as empresas que se declaram como desenvolvedores de software e o sindicado ganha “poder” sobre elas né?

Conheço muita empresa que não se declara como que trabalhando em Software mas o foco é esse. [=

Eu concordo com tudo! mais acho que pode acabar gerando ainda mais desemprego com esse aumento.

Bom, vendo o quanto o setor de TI cresceu, eu acho justas as reivindicações.
O nosso setor cresce muito todos os anos, e as empresas faturam um dinheiro que a gente nem imagina.

Quem trabalha em consultoria (não todas, mas eu acredito que a maioria) percebe que o que o cliente paga pelos seus serviços é astronomicamente maior do que o salário que você recebe.

Concordo novamente… mais e as pequenas empresas de TI ?

Na minha opinião devem seguir a mesma linha. Não vão pagar o mínimo de VR só porque tem menos funcionários?

Pode ser até ignorância da minha parte, mas eu ainda acredito que empresas pequenas também tem uma renda alta, podem ter menos projetos, mas também tem menos gastos.

E essa é a proposta inicial do SINDPD, né, na alteração de 2012 todo mundo lembra como foi, na realidade tivemos 1% de aumento real, e algumas outras reivindicações só foram aplicadas à empresas com mais de 50 funcionários.

Ainda tem bastante negociação por vir.

Eu concordo novamente com você, mais volto a dizer não são todas. Realmente algumas pequenas tem ganhos astronomicos … mais outras tem grandes problemas para se manterem abertas, como você sabe manter uma empresa no Brasil é muito dificil. O culpado disso tudo é o nosso maldido Governo (Juros, taxas, impostos) Infelizmente acabamos pagando por isso tudo .

[quote=surfzera]Eu concordo novamente com você, mais volto a dizer não são todas. Realmente algumas pequenas tem ganhos astronomicos … mais outras tem grandes problemas para se manterem abertas, como você sabe manter uma empresa no Brasil é muito dificil. O culpado disso tudo é o nosso maldido Governo (Juros, taxas, impostos) Infelizmente acabamos pagando por isso tudo .

[/quote]

Na verdade, se a empresa fechar, quem acaba pagando é o dono da empresa.

Nós programadores, podemos dobrar a esquina e se candidatar pra outra vaga.

[quote=JoseIgnacio][quote=surfzera]Eu concordo novamente com você, mais volto a dizer não são todas. Realmente algumas pequenas tem ganhos astronomicos … mais outras tem grandes problemas para se manterem abertas, como você sabe manter uma empresa no Brasil é muito dificil. O culpado disso tudo é o nosso maldido Governo (Juros, taxas, impostos) Infelizmente acabamos pagando por isso tudo .

[/quote]

[/quote]

Como se tivesse vaga em cada esquina… :roll:

[quote=luistiagos]
Como se tivesse vaga em cada esquina… :roll: [/quote]

Figura de linguagem.

Meu ponto é que a relação entre profissionais de TI e empregadores é tradicionalmente promíscua. Duvido muito que as empresas vão querer arcar com os custos de capacitação desse tipo de funcionário.

[quote=JoseIgnacio]Figura de linguagem.

Meu ponto é que a relação entre profissionais de TI e empregadores é tradicionalmente promíscua. Duvido muito que as empresas vão querer arcar com os custos de capacitação desse tipo de funcionário.[/quote]
Realmente. Concordo com você.

Existem empresas que investem nisso, mas isso virar o “normal” eu acho muito difícil.

Não é qualquer empresa que arca com esse tipo de investimento, e também não é para qualquer profissional.

Acho que cada um deveria cobrar o que acha que vale. Se tu trabalha num cliente que paga 200/hr e tu ganha 30/hr. Faça o cálculo de quanto você vale. Virão pessoas dizer que as empresas tem gastos, tem contas e outras coisas. Ok, se a empresa gasta e tem custos exorbitantes, porque elas existem? Simples, porque mesmo com todos os gastos elas lucram. Então, não tenha pena da empresa ao cobrar seu salário. Cobre o que acha que você vale e ponto. Paga quem puder e quiser.

Espero estar errado, mas não creio que venha muito mais que 6%.

[quote=luistiagos][quote=JoseIgnacio][quote=surfzera]Eu concordo novamente com você, mais volto a dizer não são todas. Realmente algumas pequenas tem ganhos astronomicos … mais outras tem grandes problemas para se manterem abertas, como você sabe manter uma empresa no Brasil é muito dificil. O culpado disso tudo é o nosso maldido Governo (Juros, taxas, impostos) Infelizmente acabamos pagando por isso tudo .

[/quote]

[/quote]

Como se tivesse vaga em cada esquina… :roll: [/quote]

Mas tem vaga “em toda esquina”. O que não quer dizer que são boas vagas. Sabemos que o mercado está aquecido e é muito difícil ficar desempregado mesmo não tendo um grande conhecimento. O grande problema é o salário, vi um dia desses vaga para programador júnior pagando mil reais. Um profissional pouco qualificado pode até aceitar para entrar no mercado e tentar aprender, mas mesmo assim acho um absurdo, tudo que precisamos estudar e a cobrança que existe torna esse salário na minha visão inaceitável, uma verdadeira exploração.

Também concordo que a relação do profissional de TI com a empresa é meio promíscua, difícil ver alguém que fica muito tempo em uma empresa, mais fácil mudar para aumentar o salário, só que mil reais pela responsabilidade que temos é um absurdo.

Esse aumento de 10,51% acho que deveria até ser maior.

só o que tenho a fazer é concordar com vocês mesmo…

no sentido figurado é claro, tem vaga em toda esquina, rs, ao mnos aqui em sp tem muita, mas como disseram a porcentagem de vaga boa é baixa… eu acho curioso isso mas considero que a porcentagem de vagas que são ruins perto do total é igual a de profissionais ruins…

realmente, gostaria de acreditar que iriamos chegar a esses 10 %, mas não creio.

e essas vagas ai de 1000 reais ai seriam uteis para algumas pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho, mas nesse caso acho que discordo, isso não funciona por que a exigência de conhecimento/experiência não acompanha o valor pago ao “profissional”… exigem uma sopa de letrinhas que a maioria dos juniores não conhece, talvez um ou outro ja tenha visto tudo de forma superficial mas não conheça nada disso… por vezes eu ja vi gente falando aqui no guj que conhece certas coisas, pessoal legal para começar ai como júnior pelo que dizia conhecer (e parecia ser verdade mesmo) mas reclamando que estava a uns meses procurando e não tinha oportunidade.

uma coisa que eu brincava era que se for pegar as vagas para junior na apinfo e as para pleno, as descrições das de junior são normalmente maiores e pedem mais coisas…

triste isso mas esse ultimo não se aplica.

Tem que ver um detalhe. As empresas normalmente escrevem nas vagas as várias tecnologias em que trabalham, mas não esperam sinceramente que ninguém domine todas elas. É durante a entrevista e a analise de currículos que a empresa decide onde exatamente vai alocar o profissional, e quais profissionais vai mover para acomoda-lo.

Por isso, em vagas onde se exige menos conhecimento, se põe mais tecnologias. Quando você exige um profissional mais qualificado, geralmente vai querer nele algum tipo de especialização, para cobrir um gap que a empresa tenha. Profissionais mais seniores já tem um foco bastante definido, e isso se reflete no pedido da vaga.

[quote=maior_abandonado]só o que tenho a fazer é concordar com vocês mesmo…

no sentido figurado é claro, tem vaga em toda esquina, rs, ao mnos aqui em sp tem muita, mas como disseram a porcentagem de vaga boa é baixa… eu acho curioso isso mas considero que a porcentagem de vagas que são ruins perto do total é igual a de profissionais ruins…

realmente, gostaria de acreditar que iriamos chegar a esses 10 %, mas não creio.

e essas vagas ai de 1000 reais ai seriam uteis para algumas pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho, mas nesse caso acho que discordo, isso não funciona por que a exigência de conhecimento/experiência não acompanha o valor pago ao “profissional”… exigem uma sopa de letrinhas que a maioria dos juniores não conhece, talvez um ou outro ja tenha visto tudo de forma superficial mas não conheça nada disso… por vezes eu ja vi gente falando aqui no guj que conhece certas coisas, pessoal legal para começar ai como júnior pelo que dizia conhecer (e parecia ser verdade mesmo) mas reclamando que estava a uns meses procurando e não tinha oportunidade.

uma coisa que eu brincava era que se for pegar as vagas para junior na apinfo e as para pleno, as descrições das de junior são normalmente maiores e pedem mais coisas…

triste isso mas esse ultimo não se aplica.[/quote]

Quando vi tudo que pediam para começar pensei que não ia conseguir entrar nunca. Tudo bem uma vaga de mil reais, pode exigir conhecimento da linguagem e só, nenhum framework, ai tudo bem. Do jeito que está acho muito injusto.

[quote=maior_abandonado]e essas vagas ai de 1000 reais ai seriam uteis para algumas pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho, mas nesse caso acho que discordo, isso não funciona por que a exigência de conhecimento/experiência não acompanha o valor pago ao “profissional”…[/quote]Tenho um parceiro que pegou uma vaga dessa. Pagavam 1.200 no PJ para o cara. Depois de seis meses meteu o pé e hoje está em um lugar ponta firme.

Eu sei que ele saca, mas como não tinha experiência não estava conseguindo vaga alguma. =/

O jeito foi apelar para uma vaga dessa.

[quote=Hebert Coelho]Tenho um parceiro que pegou uma vaga dessa. Pagavam 1.200 no PJ para o cara. Depois de seis meses meteu o pé e hoje está em um lugar ponta firme.

Eu sei que ele saca, mas como não tinha experiência não estava conseguindo vaga alguma. =/

O jeito foi apelar para uma vaga dessa.[/quote]

Por causa disso não recomendo ninguém programar em Java.

Muito aventureiro disposto a trabalhar de graça pra provar seu valor == valor de todos profissionais lá embaixo