Profissionais de TI em São Paulo terão redução da jornada de trabalho

Uma boa notícia para os profissionais de TI de São Paulo:
Sindicato do setor de TI fecha acordo de 40 horas semanais http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2010/03/09/sindicato+do+setor+de+ti+fecha+acordo+de+40+horas+semanais+9422789.html

A partir de 1º de janeiro de 2011 a jornada de trabalho será reduzida para 40 horas semanais. E com aumento(o valor depende da categoria).

A notícia é do dia 9 de março, mas como não achei nenhuma referência aqui resolvi postar.

… e isso não tera impacto absolutamente nenhum para 99,99% dos profissionais de TI

Na empresa em que eu trabalhava no regime 44 horas …a gente fazia uma hora a mais por dia de segunda a quinta e na sexta “saia uma hora mais cedo”…

Psicológicamente só em pensar que vc ia sair uma hora mais cedo te deixava feliz…rss

Aqui em santa catarina são 44 horas. O expediente é de seg a sex das 08:00-12:00-13:30-18:18

mas como sou PJ…faço 8, 8,5… as vezes 7 :slight_smile:

ps: Filiais de empresas de outro estados e multinacionais são exceções.

É interessante essa redução de Jornada de trabalho em SP, mas como comentando anteriormente pelo Rubem Azenha, muitos não terão esse sucego! O bom é a parte do aumento. Essa poderia ser aplicada até aqui em SC…

Hum… como foi dito,
a) Os profissionais normalmente não são sindicalizados, e
b) Normalmente, se eles são CLT, são integrantes de outros sindicatos mais fortes (por exemplo, o dos bancários), já que o Sindpd mesmo não apita muito, e
c) Muitos são PJs e para eles nada de sindicato, férias ou outras coisas.

Reduzir o que? Esquece, isso só funciona pra CLT que trampa abaixo dos 2k/mês. Eu trampo algumas vezes até 9 horas em um dia. Meu banco de horas está quase chegando em 20 dias pra tirar, sabe Deus lá quando, sempre precisam.

Trabalho para uma grande consultoria de TI e aki o pessoal já trabalha a muito tempo 8 horas dia. E olha que mais de 90% da galera eh CLT.

Abços,

acho que mais de 8 horas por dia a cabeça já começa a fundir…

em sp a maioria é pj, mesmo considerando os que não são grande parte ainda tem horas extras não remuneradas e outras coisas não muito convencionais… pra não dizer outra coisa…

resumindo não acho que vai mudar muito, porém assim mesmo fico impressionado com o sindpd fazendo alguma coisa util…

Que legal fiquei feliz em saber que há movimento nesse sentido, os profissionais tem q se unir, e um sindicato consegue algo , é sempre bom, agora é a galera que tem que se sindicalizar e exigir…

Trabalhei em uma empresa em que fazia-se 22 min a mais por um determinado tempo, para poder fazer as famosas pontes (feriados na quinta, não se trabalhava na sexta, feriado na terça não se trabalhava segunda) isso já dava um outro ânimo, pois podia programar-se para uma viagem ou até para descançar mesmo! Hoje vejo que isso faz uma falta!

Porque eu escolhi a área de TI?

O acordo obtido hoje pelo Sindpd também reajustou os pisos salariais da categoria entre 6,7% e 12,5%. Desta forma, o salário mínimo recebido por um digitador será de R$ 820,00 (aumento de 6,7%), de um administrador da área será de R$ 650,00 (8,3%) e de um técnico será de R$ 910,00 (8,3%). O sindicato estima que haja 80 mil profissionais de TI no Estado e cerca de 650 mil no País.

Agora veja isso:

O advogado Antônio Alves Filho, do Sindicato dos Engenheiros, disse que: “Na audiência do dia 11 encaminharemos uma proposta de piso salarial de R$ 4.100,00, não havendo acordo o dissídio irá a julgamento”.

Uma pena.

8 horas.

Piada isso. :lol:

Não sei como é ai em sampa. Aqui no rio deve ter uns 20 sindicatos.

Estou em Florianopolis, na empresa onde trabalho sempre foi 40 horas.

[quote=cravejado]Porque eu escolhi a área de TI?

…o salário mínimo recebido por um digitador será de …[/quote]

Digitador ?!?! lol

Esse sindicato sempre inovando nas piadas, ainda bem que os profissionais de TI não se deixam enganar por essa baboseira de sindicato entre outras coisas.

E com relação a jornada de trabalho… podem colocar 10 horas ou 15 horas, isso só tem influencia negativa… E com essa redução fantasiosa, só estão oficializando o que já acontece na maioria dos lugares… Com raras exceções pras horas extra

Aqui em SP o PJ que trabalha menos de 10hs dia como escravo não dura 3 meses em qualquer consultoria.

CLT aqui é lenda, nem deveria ser usado como estatística de nada.

A área que trabalhamos é muito promissora, mas as condições estão muitos anos atrasadas em relação às profissões consolidadas. Uma prova disso é o próprio sindicato, defasado inclusive em sua abordagem sobre os problemas. Redução de jornada de trabalho já é um tema abordado, mas visando principalmente o trabalhador que trabalha na fábrica, um exercício altamente desgastante e propenso à acidentes.

O que nosso sindicato precisa definir são salários mais justos para o desempenho da profissão. Com exceção de alguns afortunados empregados em multinacionais ou poucas empresas que valorizam o desenvolvedor, a maioria de nós é obrigada a aceitar trabalhos subvalorizados… por n motivos.

Pra que serve um digitador?? :smiley: