Profissão e Tatuagens

Olá Galera tudo bom ?
Não sei se já foi assunto de debate aqui, mas queria levantar a questão
Tatuagens e Carreira Profissional…
E saber a opinião da galera também.
Se o mercado de trabalho da programação tem muito preconceito em relação a tatuagens
Sei que varia de empresa a empresa, e também as áreas que tem contato direto com o Cliente.
Então gostaria de saber a opinião de vocês
Tatuagens atrapalha a carreira na área de programação ?

Obrigado.

Jovem, a menos que vc tenha o logo do windows na testa, acredito que se vc usar camisas compridas e ser discreto, vai dar tudo certo.
Noto que a cada dia o ambiente de trabalho esta ficando mais flixivel e aceitando diferentes perfis.
Na minha opiniao, o mais importante é a competencia e a forma como vc se comporta(como trata e convive com as pessoas no trabalho, atencioso, educado, paciente…)
O resto é muito pequeno.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
… logo do windows na testa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu tenho 2 tatoos nas costas…
acho q o p essoal nem sabe q eu tenho…

o cara q trabalha comigo tem uma tatoo no braço.

tranquilo7

Se o lugar for muito formal, sim. [=

Ola,

Eu tenho os dois bracos fechados com tatuagem, comecei a fazer quando tinha 23 anos, hoje tenho 35 e quase 15 anos trabalhando na area de informatica, nunca tive problemas com as minhas tatuagens.

Acho que a pessoa tem que ter bom senso. Por exemplo, ia ser ridiculo uma pessoa ir trabalhar numa empresa super formal vestindo uma camiseta de time de futebol ou uma roupa inapropriada, como mini saias, shorts, chinelo e etc. Mesma coisa com tatuagem, eu mostro minhas tatuagens, mas se eu precisar nao mostra-las eu nao vou deixar elas visiveis.

Eu trabalhava no Lehman Brothers que era um ambiente super formal, eu ia de camiseta, participava de reunioes e etc sem problemas. Quando eu fui trabalhar por um tempo em Londres eu ia de social, mas nao era porque eu queria esconder as minhas tatuagens mas porque o ambiente de trabalho em Londres principalmente no mercado financeiro eh bem mais formal do que aqui na Suecia, mas mesmo assim, todo mundo sabia que eu tinha bastante tatuagens. Na minha empresa atual eu tambem nao escondo, todo mundo acha legal ate.

Quando eu trabalhava ai no Brasil, tambem nao tive problemas, mas eu sei no Brasil o povo geralmente eh mais “careta” que aqui na Europa, lembro ate hoje quando eu trabalha numa empresa que tinha varios servidores Solaris e nos tivemos a visita de um tecnico da Sun dos EUA para dar manutencao, instalar sistema etc… o cara tinha muitas tatuagens, ate no pescoco e todo mundo ficou impressionado achando estranho um profissional de TI ter tatuagens.

De qualquer forma, eu acho que tatuagem hoje em dia eh uma coisa mais normal, tipo 10 anos atras quando eu terminei os meus bracos, quem fazia tatuagem era mais o pessoal que curtia rock, skate, tinha banda. Hoje em dia tem um monte de gente “nada a ver” com tatuagem.

Pra quem quer fazer e tem medo de ter problemas no futuro eu diria: NAO FAZ!!! Ou se a pessoa pensa em fazer uma tattoo em um local que “da pra esconder”: NAO FAZ!!!
Porque, se a pessoa tem esse tipo de duvida eh porque nao tem certeza se realmente quer fazer uma e ai soh vai sentir arrependimento no futuro. Tem uma diferenca grande entre achar legal, bonito e querer ter uma em voce.

E nao me arrependo e nunca me arrependi, eu nem lembro como eu era sem tattoos e eu vou fazer mais durante os anos. :slight_smile:

//Daniel

Dependendo do país em que você for trabalhar, tatuagens podem ser problema. Por exemplo, no Japão normalmente você não pode entrar em um banho público com tatuagens porque você pode ser confundido com alguém da Máfia.

eu mesmo fiz a minha quando estava no serviço , aqui na empresa é cheio de nego com tatto e mesmo mostrando , n falam nd!

Isso se estende a empresas cuja sede é em determinado país e cuja estrutura hieráraquica é deste ou daquele canto do mundo.
Eu trabalho alocado no cliente e, o gerente da área aqui, é nipônico. A única restrição que se tem quanto a qualquer coisa é horário. Pontualidade para ele é mais importante que qualidade de código.
Quanto a tatuagens, nunca vi ninguém ser discriminado, porém, como falei, se o teu chefe vier do Japão, onde esta arte é atribuída a membros da máfica, a situação pode ser complicada.
Culturas européias em geral aceitam, as americanas, nem se fala.

Depende da empresa, aqui tem alguns que tem em lugares que sempre estão a vista.

Eu mesmo pretendo desenhar um atomo em cada pulso em breve.

PS: Mensagem 6000!

Gostei da resposta de todos , a do Daniel se destaca pois era o que esperava…
Agora em questão de não fazer é um pouco tarde , pois já comecei a fechar o braço , e pretendo logo menos partir pro outro.
Não me arrependo , mas confesso que pintou essa duvida.
Sou da área de TI também mas nao na área de programação que eu quero seguir.
Tenho alguns amigos tatuados , mas nao com o braço fechado hehe
Valeu Daniel , e valeu a todos…

Esse topic serviu mto pra mim pois também tenho muita vontade de fechar o braço com tatuagem, não gostaria de tatuar só em um lugar que uma camiseta de manga curta escondesse, e sim fazer a tatoo que realmente quero.

Aproveitando o assunto, a situação se complica se o ambiente for academico? Pois tenho futura pretensão de dar aulas em faculdade.

é esse papo era serio tbm ,pensava assim , mas percebi que hj é relax , pois tinha gente com mentalidade que achava quem tinha tatto era um pessoa que n keria nd da vida…e ficava meio chato assim, mas hj estão de boas as coisas…

a foto ao lado eu não tinha ainda,fiz ela esse ano em fevereiro!

aqui segue a tatto que peguei de uma montagem

No Brasil pelo menos, tatuagem já virou carne de vaca. É mais difícil achar quem não tem do que quem tem. Brincadeiras a parte, acho que hoje em dia esse tipo de preconceito não existe tanto. Eu particularmente acho legal, mas nos outros. Eu não faria. Se precisar esconder, basta usar uma camisa de manga longa e pronto. É claro, se vc fizer uma na testa ou no pescoço, ai vai ficar difícil de esconder :smiley:

[]'s

O problema as vezes não são nem as empresas, mas alguém do RH que não goste…
Não tenho tatuagem mas tenho cabelo comprido e já notei em RHs que houve um certo preconceito por causa do cabelo e acredito que acontece a mesma coisa com tatuagem (e diversas outras coisas também, piercing, roupa diferente, corte de cabelo, barba muito grande, etc)…
Só acho que se privar do que gosta pelo trabalho é uma coisa um pouco delicada… temos que tentar nos encaixar em lugares que possamos ser quem realmente somos! Porém, não podemos passar fome, então alguns abusos são complicados (por exemplo tatuagem no rosto vai diminuir suas possibilidades)!
A coisa costuma complicar mais quando se precisa visitar clientes. Alguns cargos de gestão também costumam ser problema. Nestes casos as empresas procuram o perfil “padrão”… e inclusive pode-se levar em conta muita coisa como peso… cor… raça… infelizmente é a triste realidade!

Mas acho que isso vem mudando a cada ano… já foi bem pior…

Depende do local, do tamanho e do conteúdo.

E se o emprego for no Reino dos Céus esquece. A bíblia fala que tatuado não pode entrar lá.

PS: Não tenho nenhuma tatuagem, mas nada contra.

Essa discussão me lembrou uma empresa em que trabalhei, onde um dos donos tinha diversas tatuagens e fui descobrir meses depois, em um happy hour promovido pela empresa, já que no ambiente de trabalho este sempre comparecia de social, cobrindo todas as tatuagens. Acredito que usando um pouco de bom senso, não há problema algum.

E por que nestes casos os candidatos possuem interesse em ficar mostrando tatuagens, roupas diferentes, piercings, cabelos compridos de maneira extravagante, etc… em um processo seletivo? Será que isso realmente é um gosto pessoal ou uma grande vontade de chamar a atenção? São nesses casos que pessoas capacitadas podem rodar de bobeira. Eu já tive cabelo comprido, e nunca senti nenhum tipo de discriminação, porque ia trabalhar com o cabelo amarrado, passava um gel para deixá-lo mais baixo, consequentemente não chamava a atenção. Mas infelizmente não é o que eu vejo sempre.

[quote=CarlosEduardoDantas][quote=jmmenezes]
Não tenho tatuagem mas tenho cabelo comprido e já notei em RHs que houve um certo preconceito por causa do cabelo e acredito que acontece a mesma coisa com tatuagem (e diversas outras coisas também, piercing, roupa diferente, corte de cabelo, barba muito grande, etc)…
[/quote]

E por que nestes casos os candidatos possuem interesse em ficar mostrando tatuagens, roupas diferentes, piercings, cabelos compridos de maneira extravagante, etc… em um processo seletivo? Será que isso realmente é um gosto pessoal ou uma grande vontade de chamar a atenção? São nesses casos que pessoas capacitadas podem rodar de bobeira. Eu já tive cabelo comprido, e nunca senti nenhum tipo de discriminação, porque ia trabalhar com o cabelo amarrado, passava um gel para deixá-lo mais baixo, consequentemente não chamava a atenção. Mas infelizmente não é o que eu vejo sempre.
[/quote]

eu tenho cabelo comprido, mas sempre fui nas entrevistas de social (social básico, sem terno e gravata) com o cabelo amarrado, a barba feita no dia anterior ou mesmo dia para estar “recém feita”, unhas curtas, todo arrumadinho certinho, entrando na empresa com 15 minutos de antecedência, já fui muito bem atendido más já fui recebido de formas ofensivas, as quais não vejo outra explicação… a pessoa vai procurando alguma coisa de errado em você ficando cada vez mais arrogante enquanto não encontra… isso já aconteceu comigo algumas pouquíssimas vezes, e não foi só pessoa de RH não gerente de projetos já teve este comportamento…

claro que nem por isso eu vou deixar das minhas particularidades por causa de uns poucos (bem poucos mesmo) ignorantes por ai, emprego para desenvolvedor é o que mais tem por ai…

[quote=Luque_M]Gostei da resposta de todos , a do Daniel se destaca pois era o que esperava…
Agora em questão de não fazer é um pouco tarde , pois já comecei a fechar o braço , e pretendo logo menos partir pro outro.
Não me arrependo , mas confesso que pintou essa duvida.
Sou da área de TI também mas nao na área de programação que eu quero seguir.
Tenho alguns amigos tatuados , mas nao com o braço fechado hehe
Valeu Daniel , e valeu a todos…
[/quote]

Sem problemas,

Mesmo que alguem respondeu que hoje em dia tatuagem eh uma coisa comum, eu continuo achando que eh uma decisao muito importante. Eu tenho muitas e mesmo assim eu acho quem vai fazer uma tem que pensar, pensar e pensa varias vezes antes de fazer, por exemplo:

1. Ver se vc realmente gosta de tatuagem. Eh facil confudir gostar nos outros e gostar em voce. Ja vi casos de gente que amava tatuagens, ficava morrendo de vontade de fazer uma quando via alguem com tattoos, mas quando fez a primeira se arrependeu.

2. Se voce tomar a decisao de fazer uma, pense um pouco no futuro, tem algumas profissoes que realmente sao complicadas de ter tatuagem, na area de informatica eu nao vejo muito problema na verdade, mas eu conheci uma menina que tinha alargador nas orelhas e ela queria ser aero moca, no final ela teve que fazer operacao plastica para tentar trabalhar com isso.

3. Quando for escolher uma tatuagem, escolha algo nao ofensivo, que nao seja de epoca, time futebol, nome de bandas, namorada(o) e nem leve suas proprias ideas no estudio porque na maioria das vezes sao “bad ideas”. Tem gente que faz tribal que eh muito anos 90 totalmente cafona, ou essas minazinhas que faz flores, fadas, gnomos e outras porcarias.

4. Procure um bom artista, mesmo que tiver que pagar mais caro, porque higiene e qualidade nao tem preco.

5. Como eu ja disse anteriormente nunca faca tattoos se vc pensa em fazer em locais que vc pode esconder.

//Daniel

[quote=CarlosEduardoDantas][quote=jmmenezes]
[/quote]

[/quote]
Não vejo como esconder o cabelo comprido em uma entrevista (diferente de uma tatuagem no braço), mas sempre fui de social, gravata, cabelo amarrado, etc…
Vai depender muito de quem te atender do outro lado… do perfil da empresa… e não é regra geral (se fosse eu não estaria empregado hoje)!

Com certeza tem gente que quer chamar a atenção e acaba atrapalhando muito mais…

Mas tem casos que a pessoa tem que achar algum motivo (como o maior_abandonado disse). Já aconteceu de na entrevista a pessoa me perguntar por que usava cabelo comprido de forma ofensiva. Mas já teve casos também de ser elogiado por pessoas de RH por ter algo diferente e isso mostrar personalidade. (isso aconteceu com a ex-gerente do RH de onde trabalho atualmente), porém é obvio que o motivo da contratação foi estar apto para a vaga e isso acontece em muitas empresas independente se você tem tatuagem, cabelo comprido, etc… e que não seja também exagerado demais!

Já tem alguns empregos que ter algo “diferente” é obrigação!