Problemas com metodologias agile

Bom dia, na empresa onde trabalho não usamos nenhuma metodologia para desenvolvimento de sistemas, gostaria de implementar alguma metodologia agile para facilitar as coisas, mas li algumas matérias onde diziam que se eu utilizasse agile eu não teria como dar um prazo para a conclusão do projeto uma vez que o projeo é entregue aos poucos. Como faço para calcular o prazo de entrega de um projeto utilizando metodologia agile?

Valeu…

Primeiramente vc tem que tomar cuidado para não entrar no ciclo de desenvolvimento eterno.

Mas costumamos fazer o seguinte: Mesmo que um projeto seja dividido, vc sabe onde ele vai chegar e quando vai ser o fim… então estabeleça prazos para entrega dos módulos e assim vc terá um prazo final, que não deve ser superior caso vc não estivesse usando a metodologia (pq não seria agil… rsrsrs). E lembre-se que após a partir do segundo módulo deve ser reservado um tempo tbm para realizar as modificações que o cliente solicitou.

Espero ter ajudado.

Abs

mas desta forma a metodologia não seria mais demorada? Pois nas outras metodologias o cliente aprova o escopo e depois só terá acesso quando estiver pronto, desta forma tenho um prazo fixo, agora na metodologia agile divido o projeto em varias partes e para cada parte desenvolvida tenho que contar com um tempo a mais para mudanças que o cliente solicite. E quando o cliente solicita mudanças, isto não seria a implementação que acontece após a entrega do projeto?

O problema é que o cliente tem pouca noção do que quer no início do desenvolvimento. Ele entende muito do negócio dele, mas pouco de software. Você também não pode garantir que seus analistas vão entender com perfeição o que o cliente diz. Some dos dois fatores e, com certeza, seu projeto terá diversos erros que o tornarão inútil para o cliente. Feedback é fundamental.

Em todas as metodologias, mesmo nas mais conservadoras como o RUP, existem ciclos iterativos, onde você entrega só partes para o cliente, revalia e faz mudanças.
Pega mal para sua empresa se você tentar enfiar para o cliente goela abaixo um produto que não serve para ele, só pq ele assinou um papel há vários meses atrás.

O melhor é montar um modelo de contrato flexível com o seu cliente. Se isso não for possível, mantenha o processo ágil. Um dos princípios fundamentais da agilidade é melhorar o contato com o cliente. Ele deve ser parte do processo de desenvolvimento, acompanhar a criação do software de perto. Isso dá a possibilidade de você conversar francamente com ele, de fazer ele entender o impacto das mudanças que pede, e o que isso afetará no cronograma. Não é raro o cliente mesmo propor um modelo de contrato mais flexível depois de uns meses trabalhando na metodologia.

deixa eu ver se entendi, a metodologia agile não foca em entregar o projeto todo pronto o mais rapido possivel, mas sim entregar uma parte por vez o mais rápido possivel?

Sim, o desenvolvimento é super incremental. Ciclos pequenos (2 ou 3 semanas), com entregas para o cliente final. E com a maior qualidade possível. Tudo passível de feedback e alteração.

Maravilha, vc conhece algum livro onde eu consiga obter mais detalhes?
ViniGodoy, vc utiliza agile? Se sim, quais são os pontos positivos de sua experiencia? e os negativos?

[quote=Renato_natos]Maravilha, vc conhece algum livro onde eu consiga obter mais detalhes?
ViniGodoy, vc utiliza agile? Se sim, quais são os pontos positivos de sua experiencia? e os negativos?[/quote]

Sim, tem vários no mercado. Você precisa decidir qual metodologia ágil usar, e então procurar um livro sobre ela.

Eu já usei o XP, por 4 anos, e o SCRUM, por outros 2.
Hoje em dia não vejo muitas razões para não se usar ágil. Não vi nenhum ponto negativo, só positivos. Só não pode ser implementado nas coxas.

O XP é mais ágil e agressivo que o SCRUM. Por isso o nome “extreme”.

Um bom material gratuito é esse aqui:

ViniGodoy, valeu pela dica!