Problemas com componente table Ireport

boa noite, estou estudando o Ireport a pouco tempo e estou com uma duvida, consegui de boa usar o componente table porem eu estou tentando fazer algo diferente fazer algo um pouco diferente, estou tentando fazer um table dentro do outro, no caso estou fazendo para estudar eu sei q a cardinalidade está errada mas quando comecei estava sem ideias então fiz isso mesmo:

categoria -> aluno -> livro
        (1..n)   (1..n)

1 categoria possuem varios alunos e um aluno apenas uma categoria, 1 aluno possuem vários livros e um livro somente a um aluno(deveria ser “n…n” + era pra aprender Ireport só, então não dei importância a tal detalhe)

sendo que no relatório eu quero usar um table para listar todos os alunos por categoria, ou seja o 1ª sql do Ireport é para listar todas as categorias, os alunos daquela categoria e dentro da segunda coluna da 1ª table eu quero colocar outro table passando o id do aluno como parâmetro para pegar todos os livros do mesmo e listar de forma organizada.

o problema é que o seguinte table não enxerga os parâmetros nem os campos do sql do 1º table, apenas os parâmetros e campos do sql global(o 1º sql q vc define).

pensei em usar subrelatorio, porem apresentou o mesmo problema, ele só enxergava os campos do 1º sql

:oops: sei que a duvida é muito boba, mas eu não sabia como pesquisar isso, eu até tentei mas não achei nada… :oops:

alguem sabe como ajudar?