Problema ao salvar jFormattedTextField de Data Vazio

E ae galera,beleza?

Uso um jFTF para receber a data do jFrame convertendo para o formato do banco(sql) dessa forma:

java.sql.Date DataNascimento = new java.sql.Date(formato.parse(ftfDataNascimento.getText()).getTime()); pessoal.setDataNascimento(DataNascimento);

Funciona,mas quando esse jFormattedTextField é deixado vazio( / / ) gera a seguinte exceção:
java.text.ParseException: Unparseable date: " / / "

No uso do sistema haverá situações em que esse campo de data realmente não será preenchido.Como posso corrigir isso?

Como o campo não é obrigatório, eu geralmente faço isto:

if(ftfDataNascimento.getText().trim().length() == 10){ try{ java.sql.Date DataNascimento = new java.sql.Date(formato.parse(ftfDataNascimento.getText()).getTime()); pessoal.setDataNascimento(DataNascimento); }catch(ParseException pe){ // informa ao usuário que a data é inválida } }else{ pessoal.setDataNascimento(null); }

Valfrido,

Com o try e catch realmente funciona,mas eu ja tinha descoberto uma outra solução:

String text = ftfDataNascimento.getText(); java.sql.Date DataNascimento; if (!text.equals(" / / ")) { DataNascimento = new java.sql.Date(formato.parse(text).getTime()); } else { DataNascimento = null; } pessoal.setDataNascimento(DataNascimento);

Muito obrigado pela atenção cara,
Abraço!