Ainda não passei por projetos que utilizam o PrimeFaces, estou utilizando ICEFaces em dois grandes clientes em São Paulo, área Financeira e Telecom.
[]´s
PUTZzzzzzzzz…
ainda bem que eu ja fiz a copia da documentacao para o meu pc.
mas eu acho que vão lancar uma nova documentacao mais refinada, que será paga
Estou trabalhando hoje em um projeto que utiliza primefaces.
A opção por usar o primefaces veio porque ele ainda é o único que tem suporte a jsf 2.0
Ele é legal, tem muitos itens interessantes, porém tivemos problemas de compatibilidade com jquery, tínhamos um jquery no nosso projeto e o primefaces incluia o dele.
No final tínhamos alguns componentes do primefaces que não funcionavam devido a isso.
Existem também alguns componentes que são um pouco instáveis.
Mas no geral é legal, só precisa amadurecer um pouco.
[quote=Hildebrando Pedroni]Estou trabalhando hoje em um projeto que utiliza primefaces.
A opção por usar o primefaces veio porque ele ainda é o único que tem suporte a jsf 2.0
Ele é legal, tem muitos itens interessantes, porém tivemos problemas de compatibilidade com jquery, tínhamos um jquery no nosso projeto e o primefaces incluia o dele.
No final tínhamos alguns componentes do primefaces que não funcionavam devido a isso.
Existem também alguns componentes que são um pouco instáveis.
Mas no geral é legal, só precisa amadurecer um pouco.
Documentação comercial?
Eles estão sonhando.
O JFreeChart (que é um projeto muito mais popular) não conseguiu obter recursos vendendo a documentação mesmo tendo apenas um desenvolvedor, tanto é que o David Gilbert faz tempo tem um “day-time job”.
Serviços de consultoria, no entanto, são bem mais rentáveis. Talvez eles acabem vendo que a renda oriunda da documentação não é suficiente.
Meio estranho isso… acho que eles vão deixar o user guide atual como está e vão criar um outro mais detalhado…
Eu estou utilizando o prime com o rich… mas nos próximos projetos já vou utilizar o prime sozinho… gostei bastante da forma que eles
abstraem o JQuery…
mas eu ainda acho que gera muito lixo … assim como jsf…
só lembrando, são apenas nove euros pela documentação. valor insignificante para as empresas que vão fazer lucro com isso. preço aceitável até mesmo para desenvolvedores que já deveriam estar acostumados a pagar por livros de programação.
Há um comportamento bastante idiota em projetos open source: todo mundo te ajuda enquanto nada é cobrado.
Basta fazer um primeiro pedido de contribuição para ouvir coisas como “Putz! Agora tem de pagar???”, “Ferrou o projeto”, “Não vai dar certo”, etc.
Nestas horas aqueles que lucraram com o projeto (muito mais que o autor) deveriam ter ao menos o bom senso de dar uma contribuição. 9 Euros? Convenhamos: por um livro de programação de qualidade, isto é dado.
Mesmo porque, se vai ajudar no desenvolvimento da ferramenta que VOCÊ usa pra fazer dinheiro, é até investimento.
Espero que deja certo. Comecei um projeto pequeno pessoal em prime, conversei até com Cagatay sobre algumas features interessantes, ele até disse que poderia estar disponível em na próxima versão.
É um projeto bem interessante e espero que eles tenham bastante sucesso.
Tem uma equipe profissional na empresa que esta usando, mas não tenho contato com eles.
[quote=kicolobo]Há um comportamento bastante idiota em projetos open source: todo mundo te ajuda enquanto nada é cobrado.
Basta fazer um primeiro pedido de contribuição para ouvir coisas como “Putz! Agora tem de pagar???”, “Ferrou o projeto”, “Não vai dar certo”, etc.
Nestas horas aqueles que lucraram com o projeto (muito mais que o autor) deveriam ter ao menos o bom senso de dar uma contribuição. 9 Euros? Convenhamos: por um livro de programação de qualidade, isto é dado.
Mesmo porque, se vai ajudar no desenvolvimento da ferramenta que VOCÊ usa pra fazer dinheiro, é até investimento.
[/quote]
Concordo plenamente…Usei por muito tempo o JFreechart. Assim que comecei a utilizá-lo em produtos para venda, comprei o tutorial dele. O mesmo fiz para o JasperReport e IReport. Principalmente o Tutorial do JFreechart, que vem com todos os códigos fontes dos exemplos ajudaram e muito na melhoria dos gráficos. Assim, considerando o custo benefício, o valor foi irrisório.
Também concordo plenamente em pagar por um material que vai ajudar o projeto se manter. Se alguma ferramenta esta gerando lucro para você, mas do que normal contruir para ajudar.
Concordo com a documentação ser paga para quem quer utilizar para fins comerciais… ou seja que vai fazer dinheiro com o Prime…
mas se vc quer estudar/conhecer/utilizar em projetos não comerciais é ridiculo cobrar pela doc … pelo contrário, distribua e estimule uso e divulgação…