Também utilizo o PrimeFaces, posso dizer que é um excelente framework
Tenho a mesma experiência.[/quote]
(3)
Já ouvi falar que o Ice Faces é muito bugado e instável.
Usei um tempo ele pra substituir o wookdstock, da Sun. Tinha um plugin visual pro Icefaces no netbeans.
Só que achei ele muito…bugado e instavel :lol: :lol:
Soube que melhorou, mas já estávamos satisfeitos com o richfaces e não arriscamos voltar. Acho que projeto novo em JSF2 o pessoal vai de primefaces mesmo, mas quem já trabalhava com richfaces, talvez demore mais pra mudar, é uma chance do componente reagir.
Me disseram uma vez que o JSF 2 pegou o richfaces como referência, alguém sabe se é verdade
Usei um tempo ele pra substituir o wookdstock, da Sun. Tinha um plugin visual pro Icefaces no netbeans.
Só que achei ele muito…bugado e instavel :lol: :lol:
Soube que melhorou, mas já estávamos satisfeitos com o richfaces e não arriscamos voltar. Acho que projeto novo em JSF2 o pessoal vai de primefaces mesmo, mas quem já trabalhava com richfaces, talvez demore mais pra mudar, é uma chance do componente reagir.
Me disseram uma vez que o JSF 2 pegou o richfaces como referência, alguém sabe se é verdade[/quote]
Richfaces eu não sei, o que sei é que o JSF2 incorporou o facelets dentro dele. Mas pra ser sincero, faz tempo que não mexo com JSF, então estou meio por fora.
estou aprendendo a mecher com Richfaces aqui no serviço e acho muito loco … mais se vcs estão falando que o prime é melhor vou dar uma pesquisada sobre ele quando tiver tempo só pra estar atualizado com o mercado …hehe
um abraço!
PrimeFaces é o top do momento… sem dúvidas…
[quote=Adelar]Não acho que este tipo de pesquisa seja tão confiável. Na ocorrência de um bug quando liberada uma versão nova, por exemplo, aumentará a quantidade de buscas para solucionar o problema, mas não necessariamente a quantidade de usuários aumentou. Apesar disso é bom saber que o PrimeFaces está sendo bem aceito pela comunidade.
[]'s[/quote]
Isso é uma verdade. Vide smart gwt. Não tem praticamente nenhum suporte. Encontrei vários bugs em seus componentes. Isso tá me custando muita dor de cabeça.
PrimeFaces assim como os demais componentes… já estão bem maduros… o que viabiliza o uso deles…
Eu acho que o que mais chama a atenção no PrimeFaces é a quantidade de componentes que ele oferece…
E que por sinal, são muito úteis…
Na minha humilde opinião o RichFaces saiu na frente a alguns anos atrás, por isso até hoje acredito ser o mais usado nos projetos por estar maduro, mas vem perdendo espaço devido a demora de suas releases. Já o PrimeFaces embora ainda não esteja tão maduro ao meu ponto de vista, vem em suas releases evoluindo exponencialmente, com suporte a JSF 2.0 e uma ampla variedade de componentes vem tomando pouco a pouco espaço junto aos entusiatas da tecnologia.
Se a equipe do RichFaces não se ligar ficará para trás ligeirinho O.o …
[quote=caibate]Na minha humilde opinião o RichFaces saiu na frente a alguns anos atrás, por isso até hoje acredito ser o mais usado nos projetos por estar maduro, mas vem perdendo espaço devido a demora de suas releases. Já o PrimeFaces embora ainda não esteja tão maduro ao meu ponto de vista, vem em suas releases evoluindo exponencialmene, com suporte a JSF 2.0 e uma ampla variedade de componentes vem tomando pouco a pouco espaço junto aos entusiatas da tecnologia.
Se a equipe do RichFaces não se ligar ficará para trás ligeirinho O.O …[/quote]
Concordo.
Já usei os dois, mas atualmente a maioria dos projetos ainda utilizão jsf1.2 e por isso a utilização do Richfaces ai existe amplamente.
Agora Quando se fala de jsf2 primefaces está na frente.
Atualmente nos meus projetos pessoais utilizo PF. e o PF3 já está chegando ai.
Cagatay e cia resolveram aboliar as novas versões do Prime para o JSF 1.2, e isso, resultou em inovação no framework. Enquanto o RichFaces ficou MUITO tempo estacionado na versão 3.3.3 (this is devil man) e demoraram muito para lançar a versão oficial 4.0 que atendesse ao JSF 2.0
Acho que o que ajudou também foi a questão da quantidade de componentes, que no Prime é maior, a questão de uma boa documentação (que agora é paga, e acho bom eles fazerem isso também). A questão de customização de layout, que é melhor no Prime, a questão de componentes diversificados. Tudo isso ajudou a sua popularidade.
Mesmo assim, eu gosto muito do RichFaces, é sem dúvida, um ótimo framework para JSF. E não há dúvida que tanto o Prime quanto o Rich são os melhores para JSF.
Acho Richfaces fantástico porém defasado, sendo assim uma covardia comparar as possibilidades que se tem com PrimeFaces com qualquer outra biblioteca de componentes.
Hoje, enquanto Richfaces briga pra adequar sua versão 4 à realidade do JSF 2.0, vemos a versão 3 do Primefaces despontando com uma infinidade de novos recursos, incluindo compatibilidade com HTML 5, sem falar na alta produtividade no desenvolvimento.
#PRIMEFACESNACABECA :twisted:
Rich com jsf 1.2 nem se compra com prime 3 + jsf 2
Já havia utilizado em outros projetos o Richfaces e Icefaces, a pouco tempo quando iniciamos nosso primeiro projeto com jee6, começamos o projeto com richfaces, mas devido a bugs e falta de componentes começamos a utilizar o primefaces e foi uma ótima surpresa, de tal forma q eliminamos o richfaces e agora estamos usando apenas o primefaces, super simples de usar, muitos recursos, pouquíssimos bugs, produto de qualidade. Até agora só tivemos um probleminha com o fileUpload com multiple upload. Então pela experiência de já ter utilizado os 3, recomendo d+ o Primefaces, super estável, realmente disparou na frente lançando os componentes pra JSF 2.0 e com muita qualidade.
isso é apenas reflexo da resposta as mudanças de mercado(JSF 2.0) e a qualidade dos componentes
parabéns pro Primefaces
O Richfaces teve de ser praticamente reescrito pra poder ser compatível com a versão 2.0 do JSF. Até hoje tem componentes que não foram portados, como o rich:editor. E outros que ficaram bem mais limitados, como o rich:fileupload.
Quem sabe de agora pra frente eles tiram o prejuízo, porque o Primefaces está muito na frente. A única vantagem é que eu achei o Richfaces mais rápido e as páginas ficaram com menos código do que com o primefaces, mas pode ter sido impressão.
Falando em JSF2 => RichFaces ficou muito defasado, anos-luz atrás do PrimeFaces.
Falando em JSF1.2 => Na minha opinião grande parte (senão a maioria) dos projetos JSF ainda utilizam a versão 1.2, logo, acredito que o RichFaces predomina.
É claro que nessa tendência muito possivelmente o PrimeFaces ultrapassará o RichFaces em sistemas em produção.
Mas muita gente ainda reclama de falta de compatibilidade com o PrimeFaces:
http://www.guj.com.br/java/244644-resolvido-commandbutton-primefaces-nao-executa-action
Acho que a predominância do RichFaces também tem a ver com os browsers mais utilizados, neste caso o Internet Explorer.
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/06/03/internet-explorer-continua-lider-mas-perde-terreno-para-outros-navegadores-924607319.asp#ixzz1OFEd2hxs
:roll:
A única chance do RF reverter, é a facilidade de migrar do JSF 1.2 pro 2.0 pra quem já usava RF. Só que até agora, a migração pro RF 4.0 não está trivial e ainda tem componente que não foi portado. Ou foi portado faltando atributos.
Tô até o pescoço de trabalho num projeto pessoal. Desde que abandonei o RichFaces e corri pro Prime a produtividade… sei lá, não medi, mas tá voando a coisa. É absurda a diferença.
Além, é claro, do resultado visual, que é estupidez o negócio. Tô bastante satisfeito.
Ainda tem umas coisas a melhorar, é claro… alguns problemas com escopo e algo que quase me fez abandonar o bichinho: o mínimo que se espera de componentes visuais é que tenham o mesmo comportamento em todos os browsers. Óbvio que é sempre o IE que escangalha com tudo, mas no IE 9 ele renderiza igual à minha cara hehehe
Abraço!
Ja trabalhei com JSF 1.2 com rich … era bem legal … não tinha muito do que reclamar … atualmente estou em um projeto com JSF 2 com primefaces … estou encantado com o primefaces tbm … cada um no seu quadrado =]